Do Contrato Social

Do Contrato Social Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - O Contrato Social

Italo 19/03/2023

é um livro fantástico, uma leitura obrigatória, mas só é capaz de agradar esses malucos que gostam de ciências do estado e direito. muito completo e, por isso, muito denso. como disse, gosto do Rousseau ate o ponto que ele termina de falar sobre não monogamia, depois fica chato. Todavia, sentia e, quando terminei de ler, tive certeza de que esse livro pode agregar - como me agregou - muito, principalmente levando em conta o meu viés socialista e que Rousseau é uma das bases do pensamento marxista.

giovanna.miriel 17/03/2023

Muitas ideias geniais, bem articuladas e essenciais pro estudo sociologico; várias observações muito úteis na construção de um bom estado. mas ao mesmo tempo também muita abobrinha, ideias mal organizadas, fala uma coisa numa página e se contradiz na seguinte, divaga demais, etc. leitura foi cansativa em alguns pontos porque eu só pensava "jesus, o que esse mano ta falando". mas em outros momentos tambem muito proveitosa.

alntbr 15/03/2023

Rosseau
Tive que adiantar a leitura por se tratar de um autor que eu estou estudando no curso de Direito e qual a professora passou um trabalho sobre.
Um bom livro para quem se interessa por política.

Maluzeraaa 09/03/2023

Estou começando a entender melhor esses tipos de livros, n engolir as vírgulas e ler com mais calma parece q está ajudando kkkk

as religiões, os diversos tipos de governos e organizações da sociedade, possui um conteúdo bem didático, q é muito bom de ler

sarah.taylors 08/03/2023

Rousseau te amo
"O Contrato Social" é um livro incrível, que envolve política, cultura e história. Ele te faz compreender muito melhor a ideia de Rosseau, que nós vemos na escola (não com tanta profundidade). texto bem escrito e bem dividido. para mim, o único problema foi que em alguns momentos ficava um pouco perdida, pelo vocabulário desconhecido ou pela leitura maçante mesmo.
Recomendo muito, principalmente se você é de humanas!!

lareS2 26/02/2023

Tive que ler esse pra facul, bem complicadinjo de ler em algumas partes, confesso que patinete bastante no começo, mas te todo ebom pra ampliar a concepção sobre as ideias dele

Samuel236 25/02/2023

Base das estruturas de hoje
Livros traz propostas de estruturas políticas no passado que muito se refletem hoje

Linguagem e linha de raciocínio às vezes um pouco complicada, mas para pessoas fora da área vejo como possível de entender os principais pontos trazidos

Ana 22/02/2023

Da série: lendo mangás que são adaptações de obras complexas
A leitura da obra é uma alternativa para quem procura uma boa adaptação do texto de Rousseau. Eu, que não sou familiarizada com a teoria do autor em questão, consegui compreender bem as ideias e conceitos cunhados há tanto tempo. O estilo característico da história em quadrinhos com certeza ajuda a esquematizar a obra em linhas gerais e a manter a linha de raciocínio até o fim.

Charly.nunes 15/02/2023

Ótimo livro. É um livro de filosofia liberal, mas com criticas imteligentes ao Estado, faz todo sentido do porque o Marx e etc usaram da filosofia do Rousseau para fazer a sua, Rousseau foi bem inteligente ao interligar os males humanos com o estado e de como isso corropia toda a sociedade

Romeu Felix 15/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Do Contrato Social" é uma obra fundamental do pensador suíço Jean-Jacques Rousseau, publicada em 1762. O livro apresenta uma teoria política que parte do pressuposto de que a organização da sociedade deve ser estabelecida a partir de um contrato entre os indivíduos que a compõem. Segundo Rousseau, o objetivo do contrato social é criar uma sociedade justa e igualitária, em que o poder seja exercido pelo povo e em benefício dele.

Para Rousseau, os indivíduos possuem um direito natural à liberdade, mas essa liberdade pode ser limitada pela necessidade de garantir a ordem e a segurança da sociedade. O contrato social é uma forma de conciliar esses dois princípios, em que cada indivíduo renuncia a parte de sua liberdade em favor do bem comum. Desse modo, a vontade geral da sociedade é a base do poder político, que deve ser exercido em nome do povo e em benefício dele.

O livro também trata de temas como a soberania popular, a divisão de poderes, a democracia direta e representativa, e a relação entre indivíduo e Estado. Para Rousseau, a soberania popular é a única forma legítima de exercício do poder político, e a democracia direta é a melhor forma de expressão da vontade geral. Ele também propõe a divisão de poderes como forma de evitar o abuso de poder por parte do Estado, e defende a importância da educação para a formação de uma sociedade virtuosa e justa.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Romeu Felix 15/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Do contrato social" é uma obra do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau, publicada em 1762. O livro é um tratado político que aborda a questão da legitimidade do poder político e da organização da sociedade. Rousseau questiona a ideia de que o poder político é natural e necessário para a vida em sociedade, e propõe uma teoria do contrato social como forma de estabelecer um sistema político legítimo.

Segundo Rousseau, os indivíduos têm o direito natural à liberdade e à igualdade, mas para garantir a proteção desses direitos é preciso que eles se unam em uma sociedade política. O contrato social é a forma de estabelecer essa sociedade, em que os indivíduos renunciam parte de sua liberdade em troca da segurança e da proteção oferecidas pelo poder político. No entanto, Rousseau ressalta que esse poder deve ser exercido de forma legítima e representativa, em nome do bem comum e não dos interesses particulares de quem o exerce.

Ao longo do livro, Rousseau aborda temas como a soberania popular, a divisão de poderes, a representação política e a relação entre indivíduo e Estado. Ele defende que a vontade geral da sociedade deve ser a base do poder político e que a democracia direta é a forma mais legítima de exercício desse poder.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Andrey 27/01/2023

Neste livro Rousseau desenvolve os princípios dos direitos políticos.

A escrita datada e complexa de Rousseau complicou minha cabeça limitada de inteligencia.

Eduardo 21/01/2023

Pura ciência política
Otimk livri sobre ciência política e teoria do Estado, recomendo primeiro a leitura da parte de trás dentro do livro para entender a vida e background do autor, isso vai facilitar e explicar o porquê da obra!
O livro fundamenta muito bem sobre o que afeta o Estado, qual função elr devia ter e como ele pode corromper o homem se estar numa forma tirânica.

Recomendo fortemente para quem quer fundamentar qualquer Estado como legítimo peli contrato social ou para refutar anarquista ou pessoas anti-democráticas.

gustavo 17/01/2023

dos contratos sociais
é um livro que incentiva a reflexão acerca do funcionamento de várias instituições políticas e socias da sociedade humana.