Gêmeas

Gêmeas Mônica de Castro

Resenhas - Gêmeas

Andressa 27/03/2012

Gêmeas - Mônica de Castro
Comecei a ler romances espíritas no ano passado, iniciando por livros da autora Zíbia Gasparetto e, apesar de ter gostado da leitura dos mesmos, nenhum deles conseguiu me empolgar tanto com a trama quanto o livro Gêmeas, de Mônica de Castro. Esse segundo foi aquele livro que conquistou imediatamente após as primeiras páginas e que prende o leitor até o último minuto de história.

Muita ação já toma conta do enredo desde o prólogo: um assassinato e um roubo de bebês que desencadeiam uma série de fatores e sentimentos diferentes em cada personagem e até mesmo no leitor. A partir daí temos uma mistura de alguns outros gêneros, como um pouco de mistério e romance. Todos esses pontos conseguiram me envolver demais e já do começo dá para notar o quão interessante será a história em geral.

Gostei muito da abordagem do espiritismo na leitura. Mostra os dois lados: o lado dos espíritos benignos, aqueles que estão aqui entre nós para ajudar ao próximo e mostrar o caminho mais iluminado àqueles que precisam, e também os espíritos malignos, os que ainda agem pela ignorância e por isso podem prejudicar não somente à nós como a eles mesmos. Com isso mostra-se o que pode acontecer quando sentimos raiva, medo ou até mesmo ciúme e até que ponto os espíritos podem influenciar nossas atitudes.

Podemos observar muitos pontos de vista diferentes durante o livro. Todos os personagens importantes à trama tem seu espaço na narração, vez por outra, e isso ajuda a entender seus medos e angústias ou seu amor e compaixão. Eles transmitem mágoa, raiva e amor através das páginas que pode ser sentido por cada um de nós ao ler. Foi uma ótima experiência, principalmente por ser difícil encontrar livros que mexem tanto conosco a ponto de, além de tudo isso, também nos deixar curiosos até o fim.

Algo que me incomodou bastante na leitura, apesar deste ponto bom da troca de narradores citado, foi a constante mudança dos mesmos sem qualquer aviso ou separação. Por vezes estava, por exemplo, lendo um capítulo sobre a perspectiva de Beatriz e logo no próximo parágrafo, pela de Vítor. Acho que melhoraria bastante se ao menos houvesse uma separação de espaços entre um parágrafo e outro, para demonstrar tal mudança com mais clareza.

Mesmo assim, a leitura flui rapidamente apesar de ser um livro consideravelmente grande. Quando menos se espera, o leitor se encontra no fim do livro, e isso se deve ao fato dos capítulos serem razoavelmente pequenos (aproximadamente 10 páginas) e conter uma linguagem bem simples e muito utilizada no nosso dia-a-dia.

A diagramação da editora foi impecável: simples, porém com alguns detalhes a cada início de capítulo que faziam a diferença. A revisão da história também foi ótima, sem erros de português ou concordância e o tamanho da letra facilitou a leitura à noite ou no escuro.

Num todo, a leitura me agradou muito e com certeza lerei ainda muitos livros do gênero, seja de Mônica de Castro, Zíbia Gasparetto ou outros autores espíritas. É uma crença muito apreciada por mim, com histórias comoventes e interessantes, e uma ótima dica para aqueles que também gostam ou querem conhecer o gênero.

fran 18/09/2011

Lindo
Maravilhosa essa trama, muito bem escrita, não tem muito de espiritismo, centro espírita e outras coisas que os romances espíritas tanto batem na tecla. é mais envolvente e romantico adorei