A Montanha Encantada Maria José Dupré

Resenhas - A Montanha Encantada

Regiane 12/03/2010

Marcou minha infância
Eu recomendo para seus filhos e sobrinhos. Como disseram, eu também sou adulta, mas eu nunca me esqueci da história fascinante desse livro.
Elaine 03/03/2014minha estante
E foi através desse livro, que precisei ler para um trabalho de escola, que me apaixonei pela leitura!

LuanaT. 20/11/2017minha estante
Livro que marcou minha infância. Fiquei impressionada em ver como foi marcante para muitas pessoas por aqui, eu sempre quis falar sobre esse livro com as pessoas. Inesquecível!!

Tina Sousa 28/05/2021minha estante
Eu estou lendo para um trabalho da escola e estou adorando.

Manu 01/05/2022minha estante
Eu quero lê esse livro!

Guilherme.Richard 22/08/2018

A Montanha Encantada
Em uma noite, algumas crianças estavam em um sítio preparando para dormir.Umas das meninas viu pela janela uma luz em uma montanha,mas logo desapareceu.Ela contou para os outros, mas ninguém acreditou.
No dia seguinte, todas as crianças estavam colhendo mangas no quintal, alguns minutos depois a luz reaparece na montanha.
Para saber a continuação do livro, procure uma biblioteca mais próxima em sua cidade!
Thalles.Eduardo 22/08/2018minha estante
FAAAAALA FIOTI

laurinha 22/08/2018minha estante
nunca li este livro mais pelo jeito é muito legal

laurinha 22/08/2018minha estante
gostei muito

Milena Karla - Mika 25/03/2012

Comecei a ler este livro esperando uma grande aventura , com magia e coisas surpreendentes. Mas não encontrei nada disso.
Encontrei uma escritora querendo criar um mundo mágico, mas que acabou se atrapalhando nas próprias palavras.

Tudo começou quando um monte de crianças , todas sem muita personalidade e características próprias o que fez parecer que elas nem existiam, essas crianças viram uma luz em cima de uma montanha e o mistério do livro foi esse. Até que descobriram porque aquela luz existia , e , foi uma descoberta bem sem graça.
O que teve de legal foi a cidade dos anões, e lá não havia livros,música,nem muita coisa de bom,para comer só tinha mel, eles tinham uma quantidade imensa de diamantes e tudo era feito deles por lá,lá havia princesa e príncipe prestes a se casarem. E nem eram gnomos ou duendes nem era uma cidade mágica , era apenas anões se escondendo dentro de uma montanha durante uma guerra que já havia acabado.

A moral da história toda é que diamantes valem bem menos do que livros,música e comida de verdade.

Não achei o livro muito emocionante e os personagens não me cativaram, já que este livro ganhara muitos elogios e tal eu pensei que ia ser melhor,esperei mais dele.
Mas não estou falando muito mal , o livro é um bom passatempo e nos prende um pouco para querer saber o que vai acontecer e tal, eu gostei mas não é nenhum mundo novo, é apenas uma montanha com anões escondidos dentro.

Esse livro me fez pensar mais ainda que é muito raro encontrar bons escritores aqui no Brasil.
Flávia 19/08/2013minha estante
Não seria porque é um livro mais voltado pra crianças na faixa dos 8 anos? Tem muito livro com muita magia e tals, porém, ainda pesados para crianças pequenas. Esse deve ser o contrário.

Milena Karla - Mika 30/10/2013minha estante
Não penso dessa forma. Acho que a literatura fantástica abrange todas as idades.

nerito 09/12/2013minha estante
Olá, Mika, não acho que a autora se atrapalhou nas próprias palavras. Maria José Dupré sempre teve uma postura mais realista em seus textos. Acredito que essa expectativa de um mundo mágico está muito mais para o lado do leitor do que a intenção da autora. Se bem que, como ela está morta, não dá pra dizer com certeza... Ainda assim, acho que Maria José Dupré tentou abordar justamente a diferença entre a fantasia e a realidade. Ou seja, ela buscou dar uma roupagem realista a um tema que costumeiramente é fantástico, de forma a desenvolver sua crítica. Inté!

Sany 27/08/2016

Marcou minha infância
O livro "A Montanha Encantada", de Maria José Dupré, foi um dos primeiros que li na minha infância. E posso afirmar que foi nesse momento que paixões à primeira vista surgiram, tanto pelo livro quanto por livros em geral.
A história conta as aventuras vividas por um grupo de crianças que, durante as férias, avistaram uma estranha luz vinda de uma montanha e decidiram investigar a origem desse fato. É a partir daí que somos levados a um mundo mágico e, com a ajuda de belas ilustrações nas páginas, podemos imaginar claramente tudo o que é descrito de forma tão simples pela autora. Ou seja, nada mais é do que uma oportunidade de passar uma tarde em companhia de novos amigos.
Ainda guardo com muito carinho esse livro em minha estante - apesar de já estar velhinho depois de tantas lidas e relidas. Mas não posso perder a oportunidade de levar a história da Montanha Encantada para minhas futuras gerações!
Mundo Tolkien 28/05/2017minha estante
Também foi onde minha jornada começou...

gabri 30/06/2017minha estante
Estou doida para ler o livro, todos dizem que o livro é incrível...

Angela.Alves 08/12/2021

Sabor de infância na Fazenda ?
Eu li esse livro quando criança, acredito que foi um dos primeiros livros que li de verdade e que me apaixonei pela história, foi muito simbólico pra mim que cresci em fazenda ler um livro assim, as descrições de lanches e comidas da Maria José Dupré tem uma essência própria que só enriquece a leitura, e a aventura das crianças me lembra a minha infância, eu reli recentemente pra aprimorar minha resenha, o livro é gentil e tranquilo como um livro infantil deve ser, tem mistério, amizade, fantasia, lições e valor a natureza, me cativou quando criança e me cativa até hoje.
Carlos 03/03/2022minha estante
Acredito que esse foi o meu primeiro livro também, eu não lembrava o nome e estava achando só "A Montanha Mágica" de Thomas Man... Kkk que alegria de ter encontrado, quero reler.

Angela.Alves 04/03/2022minha estante
Hahahaha esse é clássico da infância mesmo né, eu até comprei um usado de sebo com essa mesma capa aí, vou guardar de lembrança ??

Gabs 27/12/2018

Mais valor pra literatura clássica nacional
Peguei um livro antigo que tinha na minha estante, que pertenceu à minha mãe. Faz parte da literatura nacional infantil e achei que seria um tédio ler algo desse tipo, mas me enganei.
A Montanha Encantada conta a aventura de cinco crianças que está passando as férias na fazenda dos padrinhos. Lá eles vão em uma excursão até o alto de uma das montanhas que rodeiam a casa, devido a um brilho estranho que viam sair de lá quase todos os dias e noites. Queria descobrir do que se tratava e eles conseguiram.
Normalmente deixo a literatura nacional um pouco de lado, por achar um pouco sem graça, mas ao ler esse livro, mesmo sendo um livro infantil e curto, percebi o quão rica é a nossa literatura. Vou passar a dar mais valor a ela e ler mais livros clássicos brasileiros, por mais que sejam de uma leitura difícil.
Essa história merece o selo gatinho de aprovação com cinco estrelas, com toda certeza.
Thamires_ 27/12/2018minha estante
Muito interessante, tem uma indicação de livro da literatura nacional e infantil do Jorge Amado O gato Malhado e a Andorinha Sinhá.

Elaine 06/01/2015

E assim me apaixonei pelos livros!
Esse foi o primeiro livro que me lembro de ter lido, ou pelo menos o que mais me marcou no início da infância... Ao finalizar suas páginas, completamente encantada com o mundo novo que estava descobrindo - o das estórias, encontrei uma grande paixão: A leitura.
ViniiS2 24/06/2016minha estante
É uma coleção dos livros "Cachorrinho Samba"da autora Maria José Dupré.Maria José Dupré é Paulista, nasceu na fazenda Bela Vista,município de Botucatu,próxima a divisa entre SP e PR.
Maria José Dupré é tão importante escritora de adultos quanto crianças.Ela publicou outros livros infantis de sua autoria:"Cachorrinho Samba" e "A mina de Ouro",de muito sucesso.
O livro a "A Montanha Encantada" fala sobre cinco crianças:Oscar,Quico,Vera,Cecília e Lucia que todas noites viam uma luz azul na montanha.
Eles chamaram o Padrinho para ver.Decidiram ir até a montanha ara saber o que era.
O que será que aconteceu?.Será que descobriram o que era?
Recomendamos esse livro porque ele desperta uma certa curiosidade no leitor e também atrai-nos para viajar com padrinho e as crianças por este mundo encantado da leitura

Catharina.Mattavel 14/06/2012

A montanha encantada
Em A montanha encantada, é narrada uma história de aventura envolvendo as crianças Vera, Lúcia, Cecília, Quico e Oscar. Numa temporada no sítio do padrinho, as crianças ficam curiosas por descobrir o que significa a estranha luz que esporadicamente aparece no cume de uma montanha próxima. Com o apoio do dono do sítio, as crianças partem para uma instigante excursão rumo ao topo daquela que julgam ser a montanha encantada. Estão dispostos a descobrir o que causa a aparição do fenômeno da iluminação. No percurso, o mistério é aguçado quando os aventureiros escutam uma espécie de música, vinda da própria Montana talvez? Em certo momento, quando o grupo finalmente atinge o alto, os protagonistas mirins Vera, Lúcia, Cecília, Oscar e Quico, num acidente, caem no interior da montanha! A partir de então, a história ganha novos componentes e mais pitadas de dinamismo.
lela 15/05/2013minha estante
adorei o resumo , tenho prova desse livro mas n da tempo de ler , estou atrs de resumos

Rafaella.Gobbi 23/10/2023

A Montanha Encantada
Li por recomendação da escola e me arrependo muito, na minha opinião isso nem poderia ser chamado de livro.
marytw 23/10/2023minha estante
Eu quando leio um livro da escola ou recomendo por ela:

Letícia 05/11/2010

A montanha Encantada
Lucia, Oscar, Quico, Cecilia e Vera foram passar as férias na casa do padrinho; lá descobriram uma luz que ficava girando no alto de uma montanha, chamaram a montanha de montanha encantada. E lá, no sitio do padrinho das crianças todos viveram uma grande e inesquecivel aventura, encontrando coisas inimaginaveis e magicas. E assim tiveram as melhores ferias de sua vida.
vitoria 28/05/2012minha estante
ISSO MESMO AMANHÃ EU VOU TER PROVA NA ESCOLA SOBRE ESSE LIVRO

mau 16/02/2012

Eu achei esse livro cheio de aventuras e descobertas é fascinante o mundo dos anões!Na cidade dos anões as crianças descobrem um lugar repleto de riquezas;havia ouro e muitas pedras preciosas,porém,não havia o brilho do sol nem a beleza de uma flor.
Aprendi que devemos valorizar as pequenas coisas que a natureza nos oferece.
espero que vocÊs gostem!!!
marcelo.amora.3 27/11/2014minha estante
Li esse livro quando novinho, acredito que a partir dele comecei a gostar de ler...

Lorena 25/04/2024

Em algum lugar muito longe daqui
Esse foi o primeiro livro que eu ganhei e eu guardo essa história na minha memória, acredito que tenha passado algo como quinze anos desde que eu li, mas eu não poderia deixar de falar sobre essa história, é tão bonita e mágica, eu amava tanto que meu pai todo dia quando chegava do trabalho me levava até o alto da nossa fazenda, se sentava comigo num banco de madeira e lia para mim enquanto apontava para as montanhas que surgiam ao longe, esse livro é simplesmente lindo, eu acredito que todas as crianças deveriam ler pelo menos uma vez, é uma história que te faz sonhar com um mundo mágico.

juuh 21/04/2009

eu liii quando era adolescente ainda meuuu tao lindo li em 1 dia pq esse livro prende vc tootalmente

Jéssica Belucci 22/12/2009

Mais um dos tipcos Livros raros..
O meu era da minha mãe quando ela ia na escolinha.. ^^
Depois de A Mina de Ouro, esse é o meu favorito da colção..
Pena que não foram todos os primos que entraram pela passagem secreta :/
AUSAHSHASHAUAUSA'

Recomendo'

Thaiis - 29/11/2010

A Montanha Encantada !
Esse livro fala sobre crianças que vão para a casa de seus tios é lá vão ate uma montanha onde vêem uma luz que brilha fortemente, assim as crianças te chamam de montanha encantada, e lá encontraram muitos segredos, quais ? leia o livro, tenha certeza que você vai gostar e adorar !