O Código da Inteligência

O Código da Inteligência Augusto Cury

Resenhas - O Código da Inteligência

VonWry 05/12/2019

AUTO AJUDA
Sim, é um livro de auto ajuda.

Conhecimento básico que todos deveríamos ter.

Há muita psicologia nas entre linhas deste livro (penso eu), transcritas para um formato "coloquial" (se é que posso qualificar assim).

Enfim. A leitura é interessante. A auto-observação faz com que pensamos antes de agir/falar.

Não é uma bíblia da gestão emocional. Pode até ser uma ferramenta.

Kekeu 12/01/2020

Primeiro passo
Acho válido ler algo que o ajude a melhorar algumas coisas dos quais no dia a dia frenético nem notamos. São livros de autoajuda? Bom, que seja assim então. Para alguns a leitura pode ser o primeiro passo para procurar uma ajuda especializada.

Cleiton.Duarte 31/03/2020

é um livro bom o li em 2011, não me identifiquei muito com o autor mas é um livro!

Alexia 01/04/2020

Gostei muito da teoria desenvolvida por Cury, não é nem um pouco difícil de ser aplicada e acredito ser eficiente. Recomendo a leitura a todos!

Paulin 06/05/2020

A autonomia intelectual do indivíduo
Se você curte livros leves, que não exigem um nível relativamente elevado de abstração, que não te fazem pensar profundamente depois que terminou de ler, este livro é pra você.
Eu esperava mais dele, lendo percebi um potencial de ir mais a fundo nos questionamentos que o autor operou; mas só instiga e não se aprofunda, só ?chama pro jogo e não joga?.
Me achei no direito de comparar esse livro com a obra prima (pra mim é) do Gaarder, O Dia do Curinga. Ambos têm em comum a ambição de mostrar a importância da autonomia intelectual do ser humano. Mas apenas um cumpre com excelência tal objetivo. E infelizmente não é o caso de O Código da Inteligência: todas as questões sociais, filosóficas e psicológicas apontadas são rasas e manifestas de maneira muito clichê, além dessas ideias serem colocadas repetidas vezes como se o leitor tivesse Perca de Memória Recente. Já O Dia do Curinga não, trabalha ideias filosóficas e sociais (estas últimas em menor escala) de maneira mais profunda, como se o autor criasse através daquela ficção um laço de comprometimento com o leitor.
Enfim, O Código da Inteligência promete algo, mas infelizmente fornece apenas parte daquilo que prometeu; aquilo que o tornaria diferenciado, isto é, suas ideias relevantes, na verdade o torna frágil e componente da infinita fileira de obras repetidas com títulos diferentes que presenciamos por aí.

Rodrigo.Bueno 11/05/2020

Reflexão
Autocrítica, pensamento multiangular ao invés de dialético, sem mais sensível, são um dos pontos que certamente me fizeram refletir e rever alguns conceitos

Samuel.Batista 13/11/2020

Frases
Quando somos abandonados pela sociedade a solidão é superável, mas quando somos abandonamos por nós mesmo a solidão é quase insuportável".

"As mulheres são mais inteligentes do que os homens, se elas fossem generais provavelmente não haveria guerras, pois não teriam coragem de enviar seus filhos aos campos de batalhas enquanto os homens por muito pouco os enviam".

"Quem crer que seus pensamentos são verdades absolutas está preparado para ser deus e não um ser humano".

Sofá pra Um 12/10/2021

Excelente livro, linguagem fácil e acessível. Aborda assuntos muito importantes de crescimento pessoal e saúde mental.

Ave Fantasma 12/11/2021

MARAVILHOSO!!!!
Um livro pequeno mas com uma profundidade enorme, descobrimos ao ler ele tantas áreas em nossa mente que precisamos trabalhar. Tenho esse livro a tanto tempo e demorei tanto para ler, não sabia o que eu estava perdendo, todos deveriam ler.

Kleber.Sales 19/04/2022

Leitura essencial
Quem acha que esse livro se resume a autoajuda, está enganado em gênero, número e grau, pois classificar esta obra em um gênero literário tão simplificado é limitar tudo o que ela é e tudo o que ela pode representar nos aspectos particulares de cada leitor. Sinceramente não sei por quê tantas pessoas ainda insistem em classificar como "A" ou "B" sem sequer ter tido o trabalho de ler. Se você ainda não o leu e tem vontade, esqueça as críticas e mergulhe nessa obra que te ajuda a desmembrar e reconstruir a sua mente da melhor maneira que poderia ser feita.

Priscila Nonato 19/04/2022

Reforçou bastante a questão de questionar nossos pensamentos difíceis ou verdades que muitas vezes consideramos como absolutas, mas devo confessar que foi uma leitura muito arastada, não há fluidez nas frases, e por isso demorei bastante pra concluir a leitura.

Jeff Valerio 10/05/2022

Um excelente guia
É daqueles livros que deve-se levar para a vida.

Simplesmente excepcional. Como ele diz no início não é nem de longe auto-ajuda, mas antes é uma fonte ou guia para os pensamentos e para melhorar a qualidade de vida (a partir do psicológico e então exteriormente).

Anderson.Bomfim 13/05/2022

Apaixonado
Sim, estou apaixonado por essa obra maravilhosa. É fascinante comi você vai se encontrando em meio às palavras desse livro. O Augusto conquistou meu coração já no primeiro capítulo. Se vc busca se conhecer essa leitura é o caminho.

Obrigado Augusto Cury

Marina 21/06/2022

Horrível
Uma das piores leituras da minha vida. O livro é vago, indefinido e super genérico. Ele joga um monte de conceitos e simplesmente obriga você a entubar. As analogias e metáforas são ruins e no final ele não dá solução pra quase nada. Só cria problema.

Cibele 07/10/2022

Ressaca literária
Esse livro contribuiu para a minha ressaca literária.
Demorei um tempão para ler, pois eu não estava acostumada a ler livros de auto-ajuda.
Mas é um livro excelente.