O Código da Inteligência

O Código da Inteligência Augusto Cury

Resenhas - O Código da Inteligência

Menina Ciria 24/06/2020

Como ser inteleigente
Cury desvendou o código da inteligência e nos ensina que para sermos inteligentes temos que olhar para dentro de nós para reconhecermos e dominarmos nossas emoções. É preciso se conhecer. O inteligente também valoriza todas as pessoas ao seu redor porque sabe que todos possuem uma linda história da vida sofrida ou de muito sucesso.

Wendel 09/03/2012

O códico da inteligência:

Trata-se de uma obra fascinante, que promete revolucionar toda a sociedade ao revelar novas descobertas sobre algo de que, até aqui, se sabia muito pouco: a (inteligência).

Augusto Cury, um dos escritores mais publicados em todo o mundo e autor de livros já tão conhecidos como Pais Brilhantes, Professores fascinantes e Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes, defende uma das mais complexas teorias sobre o funcionamento da mente humana.

Ao longo das páginas deste livro ele indica-nos não só os códigos de inteligência que vão formar os pensadores deste século, mas também algumas das armadilhas que podem bloquear a inteligência e a saúde psíquica.

De acordo com a teoria defendida pelo autor todos nós temos a capacidade de desenvolver ao máximo a nossa própria inteligência, fazendo uso de todo o nosso potencial psicológico, intelectual, emocional e espiritual. E, por sua vez, esse desenvolvimento da inteligência vai permitir-nos atingir o sucesso, não apenas a nível profissional, como ainda no plano afectivo e social.

Destinado a leitores de todas as idades, este livro é sobretudo indicado para aqueles que procuram libertar a criatividade, expandir a arte de pensar e, em simultâneo, desenvolver a saúde psíquica.

Italo.Samack 14/04/2023

O MELHOR!
Dentre as obras de Cury, o melhor livro é este... Ensinamentos do psiquiatra e escritor que agrega demais ao desenvolvimento pessoal, trazendo códigos que, aprendidos, o tornarão uma nova pessoa.

Mina 25/10/2023

É bem interessante, mas eu n gosto muito quando começa a idealizar e exaltar a figura de Jesus de forma incessante, legal analisá-lo dentro na psicologia achei essa perspectiva bem interessante, só q acaba o colocando em um pedestal q pra mim perde o sentido de humanidade que é tão trabalhado no livro

emimattos 18/11/2022

8 meses arrastando essa leitura
Não gostei. Da pra tirar proveito de algumas coisas do livro, mas, no geral, não gostei.
Falou-se muito sobre democratização do conhecimento, mas não acredito que dele seja democrático. O linguajar utilizado é bem culto, não são todos que entendem.
Em grande parte do livro o autor se preocupa em dar exemplo da vida pessoal e algumas são completamente desnecessárias e fora de contexto.
O resumo mais simplista possível do que o autor fala sobre si nesse livro é: eu sou incrível, realizei diversos feitos inimagináveis mas eu não quero nem mereço esse crédito.

Amanda Thais 14/05/2018

Mofo
Estava eu mexendo nas minhas bagunças (cadernos e livros didáticos antigos), encontrei esse livro que eu li na época do ensino médio (2009), que inclusive comprei numa das revistas da Avon (hahahaha), aí eu pensei ‘’ vou marca-lo como lido’’, já que não vou relê-lo. Lembro que na época achei uma bosta.
Flavio.Gabriel 31/12/2018minha estante
Li hoje e decidi por fim nunca mais ler nada do Augusto Cury. Já li uns 8 livros do cara motivado pelo primeiro, que de fato achei genial. Percebi que ele escreve a mesma coisa em todos os livros.

_natalia 06/10/2022

Por vezes me forcei a ler pra ver se acabava logo e no final fiz leitura dinâmica, ficou muito maçante e esperava que ele fosse explicar melhor nas últimas páginas, o que não aconteceu. Eu já não esperava muito do livro, mas foi pior do que pensei. O autor fala o quão bom é o método, mas se repete muito em explicá-lo e no final ainda usa pra promover seus outros livros. Não gostei.

Peterrsm 12/09/2021

O livro que me leu
Me identifiquei em partes, tanto com as armadilhas quanto com os códigos da inteligência.

Estou me tornando um apreciador das ideias do A. Cury. É quase como uma terapia lendo o livro.

Recomendo, com certeza. Mesmo sendo um livro pequeno é bom ler um capítulo por dia e refletir sobre ele antes de seguir para o seguinte. Com certeza não é um livro para devorar correndo.

Oswaldo 26/06/2019

Primeiro código: eu como gestor do meu intelecto.
1. Ter consciência da existência do Eu, que representa a capacidade de escolha, a autodeterminação e a consciência crítica.
2. Treinar o Eu para administrar pensamentos, ideias, imagens mentais e fantasias.
3. Ter plena consciência de que não apenas a qualidade dos pensamentos pode comprometer a saúde psíquica, mas também a quantidade de pensamentos também é importante. Uma hiperconstrução de pensamentos, como preocupações, sofrimento por antecipação e remunição de experiências passadas pode gerar a síndrome do pensamento acelerado (SPA).
4. A SPA pode comprometer a interiorização, concentração, observação, dedução, indução, bloqueando funções vitais da inteligência.
5. Dar um choque de gestão da psique usando a arte da dúvida para questionar tudo que nós controla.
6. Dar um choque de gestão para desacelerar os pensamentos, aliviar SPA e estimular o Eu na interiorização.
7. Fazer uma mesa redonda com os medos, angústias, fantasias, inseguranças, questionando duas causas e consequências.
8. Filtrar os estímulos estressantes.

Segundo código: autocrítica
O código da autocrítica é o código de quem se autoavalia, pondera seus atos, julga seus comportamentos, ajusta-se, autocorrige-se, reflete sobre suas reações, conjetura consigo mesmo.

Terceiro código: resiliência e psicoadaptação
Resiliência é a capacidade de superar tensões, pressões, intepéries e adversidades. Manter sua integridade.
A psicoadaptação é a capacidade de resistir a dores, transcender obstáculos, administrar conflitos, contornar entraves, adaptar-se às mudanças psicossociais.

Quarto código: altruísmo
É o segredo da afetividade social, da capacidade de se doar, de cuidar e proteger quem nos cerca. Expressa a grandeza da alma, generosidade, bondade, compaixão, indulgência e desprendimento.

Quinto código: debate de ideias
É o alicerce de formação dos pensadores. Habilita em trabalhar em equipe, interagir, trocar experiência, romper o cerco da insegurança.

Sexto código: carisma
É a capacidade de encantar, envolver, surpreender, admirar os outros e a si mesmo.
O código do altruísmo é o segredo da paixão pela humanidade. Já o carisma é o segredocda paixão pela vida.

Sétimo código: intuição criativa
Liberta o imaginário, expande a inventabilidade, produz novos conhecimentos e refina o olhar multifocal ao processos físicos.

Oitavo código: gerir as emoções
Administrar as emoções, sentimentos, inseguranças, temores, medos, angústias, tristeza, ciúme, agonia e aflição.

Nono código: prazer de viver
Motor da motivação, ânimo e força de seguir em frente.

Não basta ser inteligente ou genial se um determinado código for ignorado. Caso contrário, é como se estivéssemos diante de um diamante bruto sem ser lapidado.

Portela 24/07/2023

"Somos uma sociedade doente que tem formado pessoas doentes"
Em O Código da Inteligência, Augusto Cury apresenta sua teoria da Psicologia Multifocal e aborda os códigos da inteligência. O livro navega entre autoajuda e divulgação científica, uma vez que fala do funcionamento da mente e ao mesmo tempo traz lições valiosíssimas sobre o comportamento humano e a sociedade.

Quando comecei a ler fiquei um pouco decepcionado porque esperava algo mais detalhado e aprofundado, mas com o tempo fui pegando o ritmo e a proposta do livro. A intenção do autor foi tornar a leitura facilitada e acessível, para que dessa maneira alcançasse mais gente. Augusto Cury de fato tem um compromisso com as PESSOAS, e isso fica muito nítido durante sua obra.

Cury certamente é muito necessário nos dias de hoje, é uma grande pena que sua teoria e visão seja tão pouco difundidas. Sério, é diferente de tudo que você já ouviu até hoje, é genial, humana e sensível. As escolas e universidades precisam urgentemente do método que ele propõe. Certamente, SE um dia eu tiver filhos, vou usar esses ensinamentos pra criar eles rs

Não vou falar muito do conteúdo do livro em si, pois já fiz anotações bem detalhadas aqui no meu perfil. Mas resumindo, os códigos da inteligência são um conjunto de pensamentos, posicionamentos e ações que devemos adquirir para atravessar a vida de forma menos conturbada e sermos protagonistas nas nossas psiques.

Recomendo a todos.

BGomes 16/04/2023

Mais um do Augusto Cury que leio e fico encantada, aprendi coisas que jamais pensei que aprenderia ou pensaria por si só. A facilidade de aprender e entender o que está sendo repassado é demais. Amei!

Glicielly Loureiro 24/08/2023

Fabuloso
Não sou muito fã de livros de auto ajuda, mas esse livro é muito bom, realmente recomendo, acho que até hoje não achei um livro ruim de Augusto Cury

Estante Atípica 17/12/2021

Acho que esse foi um dos primeiros livros que adquiri da autoria de Augusto Cury, mas até então não tinha lido. Confesso que comparado aos demais livros do autor que eu já li, esse foi o que fluiu melhor. Uma leitura que me envolveu na maior parte e que não se tornou cansativa rapidamente. Ainda continuo com a opinião de que seus livros são repetitivos, mas esse em particular me surpreendeu positivamente.

Cristiano.Santos 31/07/2017

Manual para "pilotar" o pensamento
Um livro que propõe uma viagem com "guia turístico" no interior de nossos pensamentos. Todos temos algum interesse no tema, mesmo que seja apenas curiosidade de saber o que se passa na cabeça dos outros. Uns mais, outros menos, todos nós temos essa curiosidade.
O que o Augusto Cury faz questão de frisar é a importância da humildade para lidar com os fenômenos da mente. A tentação que não raro nos assalta é desprezar esses assuntos ou diminuir sua importância. Priorizamos o exterior: aparência, imagem, status ou reputação; gastamos demasiada energia com supérfluos.
Sei que muitos não gostam de livros como esse, carimbando-os de livros de "auto-ajuda". Seriam livros que iludem com frases otimistas demais ou soluções fáceis demais.
Neste caso o autor não ilude. Deixa claro que não há solução mágica, mas um longo aprendizado ao longo de meses ou anos.
Vejo enfim a obra como um manual para "pilotar" o pensamento.

QUEIJO460 06/01/2023

Eu li
O autor parece saber do que está falando, mas tive a impressão de o livro ser meio repetitivo em algumas ideias. Acredito que o livro poderia ter menos páginas, assim talvez não existiria essa sensação de repetição. Com certeza esse foi o livro que mais me exigiu esforço para terminar.