Sob a redoma

Sob a redoma Stephen King
Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

Alana N. 28/11/2020

"As ideias são como micróbios de resfriado: mais cedo ou mais tarde, alguém pega."
“Sob a redoma” é um livrão (em vários sentidos).
Tenho uma pequena meta de vida que é ler, pelo menos, um livro do King por ano. E até agora posso dizer que está dando certo e que tem sido muito bom. (Mas nada que não fosse esperado. O cara é mundialmente famoso por uma razão, não é mesmo?)
Uma das coisas que mais gosto na escrita do King, é que ele toma um tempo para explicar sobre a dinâmica espacial nas histórias. Sei que para algumas pessoas isso pode ser cansativo, mas eu acho muito bom. Depois de um tempo, você passa a conhecer o local onde se passa a trama, então fica mais fácil de entender a movimentação dos personagens. (Sem falar que essa movimentação geralmente é muito importante, então é bom se “situar” no meio de tudo.)
Outra coisa que gosto bastante no autor, é que ele sempre nos apresenta “vilões” muito “reais”. (Sim, eu sei que ele muitas vezes dá uma bicuda no balde da realidade, mas, no geral, os antagonistas dele são apenas humanos, com motivações típicas e reais.)
Sei que muita gente se assusta com o tamanho desse livro, mas posso dizer que vale a pena deixar esse receio de lado e se jogar na leitura. Acredito que não daria para ser uma obra menor, já que cada detalhezinho é importante para a progressão da trama. E, por mais que alguns elementos do final tenham sido bem fora da casinha (o que é a especialidade do King), para mim foi uma conclusão muito boa.
Enfim, é até bobagem dizer que super recomendo, já que estamos falando do mestre do horror. Mas meu eu único adendo é: Talvez esse não seja o melhor livro para começar a ler King. Acredito que, para um novo leitor, já entrar nessas narrativas mais cheias de detalhes pode ser “cansativo”. Então: Pense bem.
(Sobre a série homônima: Assisti a primeira temporada há muito tempo e não me lembro de quase nada. Tenho a sensação de que o livro e a série são diferentes, mas não dá para confiar. E como não pretendo reassistir... Vai ficar por isso mesmo.)
Ryan 11/12/2020minha estante
Esse livro é incrível e ter ele durante a quarentena fica bem melhor

Kamilly.Belmiro 30/07/2021

Baaarbie
muito bom,me sentindo órfã e tô até meio sem reação
que vilão
a cidadezinha cara
a narrativa é incrível e a leitura flui muito
não curti muito a resolução ,mas gostei sim do final

nota mental de lembrança *****

(minha história com esse livro é bem longa
eu fui ler a sinopse e fiquei muito louca,num hype absurdo,comprei o livro desesperadamente porém o moço que ia me enviar tinha acabado.Depois de um tempinho comprei ele novamente e minha conta do shopee foi banida ? aí eu desencanei né .Na prime Day eu resolvi comprar finalmente mas o hype nunca mais foi o mesmo)
Kamilly.Belmiro 30/07/2021minha estante
todos nós vivemos sob a redoma amores

Larissa.Cifarelli 28/10/2021

Parece o Brasil 2020/2021
Muito difícil eu não gostar de uma obra do king, principalmente dos seus calhamaços, e por incrível que pareça nesse não temos um king prolixo. A obra é bem tensa te gera muitas emoções, muitos momentos me lembrou nossa difícil realidade governista.
A redoma em si não é o fator principal mas sim os conflitos dos habitantes e a sede de poder, com isso eu daria favoritado, pois é muito bem desenvolvido, cada história, cada personagem e senhores que vilão (ele é mau mesmo). Porém o desfecho da redoma não me conquistou tanto, mas não faz eu anular todo o contexto criado maravilhosamente.
Eduardo.Staque 29/10/2021minha estante
Puxa saco u.u

Nubia.Franciele 25/12/2021

Me senti assistindo a uma série?
Eu comecei a ler esse livro há uns dois meses e não foi o momento certo para essa leitura. Li 150 páginas e acabei deixando de lado. Tive dificuldade com a quantidade de personagens e acabei perdendo o interesse. Porém, livros inacabados me incomodam bastante e decidi retomar a leitura. E que bom que eu fiz isso!!! Depois que consegui assimilar todos os personagens e engrenar na história não queria mais parar. Era como se eu estivesse assistindo a uma série e cada vez que pegava o livro estava assistindo um episódio. Foi uma experiência incrível! E essas 954 páginas passaram voando. E, contrariando alguns livros do King que já li, desse final eu gostei. Acredito que esse tenha sido o meu último cinco estrelas do ano!!!
Jorge Tadeu 15/02/2022minha estante
Assisti a série e por isso fico meio relutante em investir nesse livro embora acredite que o livro deva ser bem melhor.

Everson Feliciano 11/04/2021

Considerações "Sob a Redoma"
“Excelente livro...

Personagens envolventes e ambientação riquíssima, só não dei 5 estrelas porque acho que no final o King deu uma escorregada. Mas nada que atrapalhe a trama que foi apresentada até então.

Preciso destacar os personagens do “Big Jim” Rennie e seu filho Junior...que dupla nojenta, poucas vezes fiquei com tanto ódio de um personagem como desses camaradas kkkkkk

Com certeza um dos melhores livros do King, vale muito a pena.”
Nathan @nathan.deus 15/04/2021minha estante
Sobre o final, acho que ele expressa bem como a humanidade é irrisória, no final, somos só formigas implorando, achei genial, mas entendo o motivo de algumas pessoas não curtirem.

Ana Luísa 22/01/2022

Melhor do ano?
O que falar do primeiro livro do ano e eu já acho que é o melhor?
Começar falando do final, que muita gente não gosta e eu ADOREI. Acredito que sim tinha outras maneiras de acabar o livro mas eu gostei de ser simples, deles terem mil ideias mas a ideia mais simples, em situação de desespero, foi o que salvou eles dali. Além disso, acho que mostrou que o livro tem seu ponto central em falar sobre poder e relações humanas, e não inteiramente sobre: ok tem a redoma e como vamos sair daqui.

Eu nunca passei tanta raiva com um personagem quanto eu passei com o big jim (e os caras da polícia ?) pra mim foi o melhor vilão que eu já li!!! Tudo pra ele tem uma motivação que só faz sentido na cabeça dele mas mesmo assim ele faz com que as outras pessoas vejam sentido no que ele quer, ele é cruel descaradamente e as pessoas pensam que ele quer o melhor pra cidade enquanto tá pensando no melhor pra ele. Odiei tanto que amei.
Enfim, nunca tinha lido um livro tão grande, e nem algum livro do king, então tava com medo de demorar pra ler e perder o interesse na história, mas o que aconteceu foi que eu ficava ANSIOSA se eu tinha que parar de ler pra fazer alguma coisa porque eu queria saber o que ia acontecer!!!
teteu 23/01/2022minha estante
melhor resenha do ano com toda certeza, meu orgulho

Jacy Coelho 15/03/2014

Desafio Literário Skoob 2014 - Março (Suspense)
Eu não sou uma leitora de SK. Infelizmente, mas assim como quase todo mundo já vi alguns filmes. Me parece que o SK gosta de colocar as pessoas em lugares confinados e ver como se comportam. É assim com O Iluminado e com O Nevoeiro, por exemplo.

(Principalmente com o Nevoeiro! )

E é o que ele faz em Sob a Redoma. Coloca os pacatos cidadãos de uma cidadezinha presos sob uma misteriosa redoma que aparece do nada, no meio da tarde, e vamos lá ver o que acontece então.

Primeiro, parece que se passaram séculos desde quando comecei a história. E na verdade, tudo se passa em apenas cinco (não tenho certeza se são cinco mesmo) dias. Às vezes eu me espantava de um acontecimento que parecia ter ocorrido a uma semana, e na verdade só tinha se passado um dia.

Esse pouco tempo é necessário pra ver até onde algumas pessoas podem chegar, seja em busca de poder, seja movido pela perda de um parente, ou apenas por bebida... Eu não acho que Sob a Redoma seja um livro de terror, talvez nem mesmo de suspense, o ponto chave do livro, pra mim, foi ver a vida dos personagens se desenrolando, pessoas, que de repente só queriam sair do pesadelo e voltar para suas vidinhas...

E assim como aconteceu com Carrie, a estranha (o outro livro que eu li dele) me levou um pouco à reflexão...sabe, aquela história de, a gente ser humilhado por alguém, e descontar numa pessoa que consideramos mais fraca, ou simplesmente o que leva uma criança a queimar formigas...pois é!

“Arrependimento pelo erro era melhor que nada, (...), mas nenhuma tristeza depois do fato poderia reparar a alegria sentida na destruição, fosse esta queimar formigas ou atirar em prisioneiros.”

Flávia 22/03/2014minha estante
É verdade, a sensação era de muito mais tempo. Mas isso se deve a quantidade de personagens e situações envolvidas.

Eduardo Rockwell 28/01/2022

UMA NOVELA COM UM PÉSSIMO FINAL SCI-FI
Apesar das muitas reviravoltas, acontecimentos e crueldades implantadas no decorrer do livro, o final estragou tudo. Fez parecer tudo muito simples, não deu muitas respostas e ignorou os finais dos personagens, dando até um protagonismo forçado ao personagem 'Barbie', que começa com uma boa história e se torna muito forçado ao longo de tudo, e principalmente no final.

Abaixo vocês podem conferir mais da minha opinião num tipo de "diário de leitura" (sem spoilers) que fiz durante essa jornada:

12/01/2022: PÁGINA 88

Comecei. E esse parece um autêntico livro do Stephen King. Tenho que sempre me esforçar um pouco para ler, porque os começos são sempre muito introdutórios e descritivos. Mas sei que é para um bem maior, para que lá pro meio da história tudo corra como uma bala. Porém, tá tendo uns acontecimentos bem interressantes de se ler.

13/01/2022: PÁGINA 132

Esse começo está sendo um pouco difícil. Não por ser chato, mas porque as descrições, divagações dos personagens e outras coisinhas estão enchendo páginas que deveriam se focar mais na ação das cenas iniciais (que eu acho crucial), porém ao mesmo tempo, o Stephen ta fazendo um ótimo trabalho, pois me sinto mais conectado com alguns personagens e com a cidade em si, e isso me deixa ansioso para saber o que vai rolar.

Esse livro tem um baita de um hype, é favoritado SEMPRE, eu esperava algo mais envolvente, porque mesmo achando okay, ainda sinto que estou me forçando a continuar e a gostar. Uma sensação de que a história me dá sono em algumas partes, e outras me fazem ver o potencial que ela tem. Acho que me sinto assim porque esperava algo frenético, e na realidade ta sendo uma leitura mais calma, porém cheia de acontecimentos.

14/01/2022: PÁGINA 251

Eu estava me sentindo forçado a continuar a leitura, até chegar à página 134...

Após uma reunião do Big Jim com os polícias, pra mim, a história finalmente engatou. Começou a se suceder várias coisas interressantes e cheias de ação.

Agora sim posso dizer que o livro me prendeu. Realmente, só parei de ler porque eu precisava dormir. Claro que várias coisas ainda devem acontecer e tornar tudo mais interessante, mas a partir dessa quantidade de páginas, posso te garantir que a história fica bastante envolvente. Mudou até a minha visão do início da leitura, de que as coisas estavam meio paradas, agora vejo como uma introdução na dose certa, até reli algumas partes que li só pra avançar e acabei não processando as informações direito.

15/01/2022: PÁGINA 336

O clima do livro antes de tentarem explodir a redoma com um míssil é bem instigante, várias histórias acontecem e se cruzam, você já vê uma maldade terrível cercando os personagens, e eu devorei várias páginas. Porém, logo após, tudo começou a acontecer mais lentamente. Claro, temos várias coisas acontecendo por aqui, mas o vilão, por exemplo, ainda não 'atacou de verdade' sabe... Teve um estupro e uma morte (acho que mais de uma) por essas páginas que me deixaram bem tenso, mas no geral, sinto uma certa monotonia agora.

20/01/2022: PÁGINA 619:

Desde de a pagina 336, senti em muitas partes uma leitura mais calma, mas não entediante. Basicamente algo terrível está acontecendo em cada capítulo e repartições, umas partes foram TENSAS, terríveis, cruéis, e outras foram mais utilizadas pra desenrolar a personalidade dos personagens, o clima de tensão e uns choques mais psicológicos.

Mas olha, nesse ponto... SE você chegar a esse ponto... Ou você gostou ou você odiou. O ponto de partida da história PRA MIM começa bem aqui, na página 619, onde MUITA coisa já aconteceu, e realmente começa a pegar fogo. As merdas que criavam apenas o clima da trama tiveram o ponto final na página 615 (fim do capítulo CINZAS), e a partir de aqui todo mundo já está escolhendo seus lados.
Já estou ansioso e preparado pra ler até o outro dia raiar, porque pra mim, o King sabe fazer um climax perfeito, que te prende a cada capítulo. Sem falar que morte aqui é um problema, porque todo mundo ta morrendo/se ferrando e eu estou querendo abraçar meus personagens com medo de eles acabarem morrendo, que Deus os proteja :(

22/01/2022: PÁGINA 722

Não teve o clímax que eu tava esperando a partir da página 619, mas posso dizer que muita coisa aconteceu, coisas bem interressantes até, nas páginas 700s até então, o clima literalmente tá tenso e finalmente o Rennie se transformou nesse vilão que todos falam, eu estou morrendo de ódio desse infeliz... Também já descobriram algo bem "wtf?" que pode ter a ver com o que está mantendo a redoma em Chester's Mill e eu estou bem curioso sobre isso. Parei na parte que vai rolar a reunião do 'lado do bem', e acredito que daqui pra frente é só tiro, porrada e bomba, até porque só faltam 230 páginas.
A leitura tá ótima, já estou muito envolvido com os personagens e PRECISO saber como isso acaba.

25/01/2022: PÁGINA 839

Ocorreu uns imprevistos e tive que pausar a leitura por um tempo, porém eu estou gostando dessas últimas páginas. Têm acontecido muita coisa... descobertas, mortes, fugas, mas sinto que no final de tudo, eu esperava um pouco mais da história do livro. Tá que eu gostei muito, acho que talvez fique entre um dos meus favoritos, mas se você nunca viu a série (eu tinha assistido a muito tempo, nem lembro de nada, mas sabia mais o menos do que poderia se tratar o livro), talvez crie uma expectativa errada. A história é sobre acontecimentos dentro de uma cidade isolada, e esses acontecimentos ficam terríveis por conta de um grupo de pessoas que são o demônio na terra, principalmente Big Jim. Já o Barbie, o mocinho da história, tem me irritado muito nessas últimas páginas, ele se tornou muito chato, o grande sabe tudo, resolve tudo, mesmo tendo ficado preso, depois que saiu, ele é quem sabe tudo. Aff, ninguém merece. Ainda bem que temos Rusty, Julia, Jackie, Benny, Joe e Norrie, e espero que no fim eles levem o credito, e não esse chato de galocha, pqp.
Faltam 120 páginas, volto com o veredito final. Por enquanto, tem muita expectativa sendo criada no enredo, vamos ver o desenrolar. (As 50 últimas páginas do King sempre valem a pena, não é mesmo?)

25/01/2022: PÁGINA 847

Só vim aqui dizer que entre a página 839 e 847, eu quase ENFARTEI, tem um par de capítulos muito tensos! MDS

26/01/2022: PÁGINA 951 - FIM - (sem spoilers)

Mano... QUE VIAGEM! esse final é PODRE DEMAIS! não, sério, eu sempre ouvia falar nesse final péssimo, e pensava comigo: "de boa, eu gosto de finais diferentes, reflexivos, vou tentar abrir minha mente e vou amar". MEU UC!

A conclusão é muito jogada, "tudo" aconteceu nas últimas 7 páginas, e não explicou muita coisa, só o básico, e mesmo eu sabendo que não foi algo difícil de entender, eu considero um final preguiçoso. O livro pode até ter muita coisa acontecendo a toda hora, muita picuinha pra falar a verdade, mas ele perde o ritmo uma hora, e essa hora é faltando 100 páginas, um jeito broxante de terminar uma leitura de 951 páginas de história. Apesar de os enredos serem interressantes em vários momentos, pra mim as conclusões finais não valeram a pena, sofri e sofri pra no final não ter justiça alguma, e mesmo conseguindo desenhar um pouco do que pode ter acontecido após o final do livro, sinto que faltou algo, eu busquei por algo desde a página 1 que acabei não encontrando.

Dizem que o final da série é ruim... NÃO PODERIA SER DIFERENTE já que no livro também É! Na verdade me lembro um pouco do final da série, e diria que foi bem mais explorada que no livro.

Não me arrependo de ter começado a leitura, na verdade acho que ela foi até rápida (mais rápida que O Cemitério que passei mais de 1 mês pra ler... Porém que me ganhou total nas últimas 100 páginas), porém por ser um livro enorme, achei que teria AQUELAS últimas 100 páginas, mas recebi um cocô em forma de 7 últimas folhas.

É uma história 4/5 com as últimas 100 páginas sendo 4/5 e um final 1/5.

Se você quiser se arriscar, vale a leitura, mas se vai ser um favorito... eu acho difícil.

Outro detalhe, o "protagonista" Barbie se torna o pior personagem ao findar da história, foi de um soldado com história interessante para um sabe-tudo resolve-tu faz-de-tudo chato e arg! Sinto que o Rusty deveria levar mais credito ao final, que foi bem jogado, porque após tudo o que ele fez, ele apenas é citado ao final, aff.

Sem falar no final do "grande vilão", o Big Jim Rennie. É sério que consideram ele o cão dos vilões do Stephen? Eu diria que ele é um babaca [*****] e SÓ. E o seu final então... Uma grande BOXSTA! Eu ainda não acredito que aquele foi o final desse nojento, sério, um livro tão frenético ter um final arrastado e ruim desses? Me poupe.
Camilla.Conti 31/01/2022minha estante
Hahaha achei incrível esse diário de leitura!!

Multiverso Fantástico 29/01/2022minha estante
Não é aqueeele final, mas apesar de tudo, gostei

ynrocha21 27/01/2022

Primeira leitura do ano, comecei já com um calhamaço... e dos bons!!
Tava ansioso pra começar esse, e finalmente veio aí!!
Gosto muito de como eu consigo me envolver com as histórias do King, me apegar aos personagens (e odiar outros!!! kkkkkkk)
O livro como um todo foi uma mistura de emoções. Em um segundo eu tava sorrindo, no outro já tava querendo entrar na história pra bater no personagem, no outro eu tava triste, e depois já tava sorrindo de novo.
Muito bom!
Jub 28/01/2022minha estante
arrasou cunha!

mapadlivros 25/05/2022

E pro time nós torcemos.
Esse foi o segundo livro do King que li, mas o primeiro a me fazer amar o estilo de escrita dele. Como de costume, a atmosfera dessa história é assustadora, pesada e cruel em vários aspectos, mas sensacional.
Em Sob a Redoma, quando todos os habitantes ficam confinados e são obrigados a conviver juntos, logo se percebe que o maior problema não se dá pela redoma que os cerca, mas sim pelas próprias pessoas presas dentro dela.
O ser humano, quando tem seu instinto de sobrevivência provocado, assume o que realmente é. Um animal. A racionalidade fica por um fio e nada importa mais a não ser sobreviver. Aqui, acompanhamos uma narrativa repleta de sede pelo poder, que passa por cima de tudo e de todos e que, muitas vezes, ainda é justificada pelo fanatismo religioso.
Motivos pelo qual o vilão daqui é sensacional. Big Jim é horrível, sim, mas um ótimo vilão. Não está escrito quanta raiva eu senti (e do Junior também)! Assim como Barbie e Julia são personagens incríveis nos quais nós nos apegamos na história. E ainda, o que me chamou atenção foram as crianças. Joe, Norrie e Ben, eu adoro quando colocam crianças espertas no meio da história e que são capazes de desvendar o mistério. Em resumo, não tem um personagem que não seja necessário!
Não sou muito fã da ideia do final, mas achei perfeito, não penso que poderia ter sido de outra forma. Me surpreendi bastante com quem "salvou o dia", definitivamente me emocionou muito!
O livro é enorme? Sim. Vale cada página? Sim, e provavelmente valeria mais 500. Cada personagem é necessário e extremamente bem construído. A cada página podemos sentir os momentos de desespero, angustia, medo, raiva e ainda assim passar por momentos de alegria e risadas. Então se você, como eu, gosta de SENTIR o livro, eu recomendo demais esse aqui.
Dougrazz 26/05/2022minha estante
fiquei com muita vontade de ler depois dessa resenha

Mila 08/02/2022

Stephen é um gênio! Júlia é perfeita!
Mais um livro terminado do mestre do terror e posso dizer com sinceridade que fiquei um bom tempo olhando o nada após terminar a última linha.
É o segundo livro do King que me deparo com ficção científica pesada (o primeiro: Buick 8) e estou fascinada.
O autor expressa entusiasmo e coragem ao pegar uma ideia desse nipe e passar nos pesquisando pra escrever um livro dessa magnitude. Me sinto lisonjeada por poder ler um livro escrito por esse homem.
Júlia é simplesmente o tipo de mulher que quero ser tanto por sua coragem quando pela alma caridosa.
Além da ficção o livro levanta questões muito importantes sobre a convivência humana: uso de drogas, ganância por poder, a vontade de viver, falsidade, o pensar no próprio umbigo e o mais importante, como algumas pessoas se comportam em circunstâncias excepcionais.
Livro magnífico e que nos faz refletir muito, simplesmente King.
Mandye 10/02/2022minha estante
tmb achei a Júlia tudooo

Leonardo 07/04/2021

Conhecendo King.
Começou lento, lento demais.
Antes da metade, quando começamos a acompanhar os desdobramentos do isolamento da cidade, começa a ficar ótimo e você não quer parar de ler.
No fim, fica angustiante.

Um livro muito bom, mas que tem algumas ressalvas.
Nathan @nathan.deus 15/04/2021minha estante
É característico do estilo de escrita do King essa narrativa um pouco mais lenta e detalhada, eu já li tanto que estranho se for diferente, mas pra iniciante é complicado mesmo, e olha que esse é um livro onde o King está bem menos prolixo que o normal

Matt 10/07/2014

PRESOS NO VIDRO
Stephen King é o matriarca dos escritores, isso nimguem pode negar a capacidade que king tem de criar histórias que mexem com o publico são sensacionais e mexem com os leitores, Sob a Redoma lembra um pouco os simpsons o filme aonde uma cidade fica presa sob a uma redoma de vidro, king conseguiu escrever um livro enorme e com um rico conteudo

Com suas incriveis 954 paginas conhecemos um pouco da cidadezinha de Chester Mill, uma cidade de 2 mil habitantes que vive um dia comum, quando de repente a cidade é isolada por um campo de força invisivel, a cidade é isolada do resto do mundo, nimguem entra e nimguem sai, dentro da cidade, os hbitantes ainda precisam viver numa especie de guerra civil, aonde a cidade se divide entre o comandante do exercito Dale Barbara e o politico James Rennie que esta dispostos ate mesmo a matar para manter seu poder, mais do que issoi, isolados do mundo, a população da cidade começa a expor suas ambições e medos

Com mais uma perfeita narrativa, king nas primeiras paginas ja mostra a cidade sendo isolada pela redoma misteriosa, e ja nas primeiras paginas já registramos a morte de muitos personagens, mais do que contar uma ficção, king descreve uma coisa do dia dia dentro de uma ficção, as coisas que acontecem dentro da cidade, com o ditador Jim Rennie resume tudo em uma cidade de um dia normal, Kim Rennie representa a politica de todo o mundo, composta por pessoas corruptas, Rennie tambem lembra um pouco de Adolf Hitler

Por outro lado o livro fala de varias questoes como o uso de drogas, alcolismo, brigas familiares, tudo resumindo dentro da redoma, como sempre king capricha na riqueza de detalhes em seu livro e na quantidade de sangue, palavroes, sexo e morte, o livro bate todos os recordes de mortes de personagens

os personagens que mais se destacam sao as crianças, elas roubam a cena no livro todo se mostrando mais dignas de resolver o problema da redoma

King se supera e cria mais uma obra de arte, mais uma vez com personagens amaveis, o terror ficou de lado,mas o sangue e os palavroes continuam maravilhosos como sempre em 954 paginas que passam rapido demais
Eder 08/01/2015minha estante
"Stephen King é o matriarca dos escritores" WTF???