Sob a redoma

Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

Marcella 15/05/2022

Cinco estrelas favoritado.
Livro gigante mas em nenhum momento enfadonho. Quando li It, em alguns momentos pensava ?ok, a história está boa mas essa parte aqui não tinha necessidade estar?. Já aqui, todas as partes são importantes na narrativa.
Pedro 15/05/2022minha estante
Aquela cena de sexo entre as crianças é totalmente desnecessária no livro It. O King estava muito drogado quando escreveu aquela porcaria.

Jacy Coelho 15/03/2014

Desafio Literário Skoob 2014 - Março (Suspense)
Eu não sou uma leitora de SK. Infelizmente, mas assim como quase todo mundo já vi alguns filmes. Me parece que o SK gosta de colocar as pessoas em lugares confinados e ver como se comportam. É assim com O Iluminado e com O Nevoeiro, por exemplo.

(Principalmente com o Nevoeiro! )

E é o que ele faz em Sob a Redoma. Coloca os pacatos cidadãos de uma cidadezinha presos sob uma misteriosa redoma que aparece do nada, no meio da tarde, e vamos lá ver o que acontece então.

Primeiro, parece que se passaram séculos desde quando comecei a história. E na verdade, tudo se passa em apenas cinco (não tenho certeza se são cinco mesmo) dias. Às vezes eu me espantava de um acontecimento que parecia ter ocorrido a uma semana, e na verdade só tinha se passado um dia.

Esse pouco tempo é necessário pra ver até onde algumas pessoas podem chegar, seja em busca de poder, seja movido pela perda de um parente, ou apenas por bebida... Eu não acho que Sob a Redoma seja um livro de terror, talvez nem mesmo de suspense, o ponto chave do livro, pra mim, foi ver a vida dos personagens se desenrolando, pessoas, que de repente só queriam sair do pesadelo e voltar para suas vidinhas...

E assim como aconteceu com Carrie, a estranha (o outro livro que eu li dele) me levou um pouco à reflexão...sabe, aquela história de, a gente ser humilhado por alguém, e descontar numa pessoa que consideramos mais fraca, ou simplesmente o que leva uma criança a queimar formigas...pois é!

“Arrependimento pelo erro era melhor que nada, (...), mas nenhuma tristeza depois do fato poderia reparar a alegria sentida na destruição, fosse esta queimar formigas ou atirar em prisioneiros.”

Flávia 22/03/2014minha estante
É verdade, a sensação era de muito mais tempo. Mas isso se deve a quantidade de personagens e situações envolvidas.

Albieri 14/07/2022

23° Livro do Ano
Sob a Redoma - Stephen King
??????????

Sem dúvidas uma obra interessante de se ler, apesar do seu apego a ficção científica, o livro não deu ênfase à esse detalhe interessante e não se aprofundou nos mistérios da redoma, somente mostrou que algo superior colocou a mesma em Chester's Mill.

O livro mostra na verdade, o pior do ser humano na terra, pessoas sem escrúpulos que matam em nome de Deus. Isso é uma amostra grátis de crueldade. Big Jim Rennie deve ser um dos personagens mais odiados na história. Cristão e político juntos. Que faz barbáries e diz que é para o bem de todos. Que crítica o outro e que se acha Deus na terra. (Qualquer semelhança com nosso presidente é mera coincidência) lembrando que o livro foi escrito antes.

Mas é o que ocorre sempre. Quer saber como é uma pessoa? Dê poder a ela.

Um livro empolgante e por ser meu terceiro livro do King, repito muito bem escrito e narrado.

#SobaRedoma #StephenKing #UnderTheDome #book #livro #Suspense #minhaestante #biblioteca #cabeceira #leitura #livraria #amoler #leitor #instabook #instalivro
John 17/07/2022minha estante
sou doido por esse livro

Elaine 10/01/2023

O Livro com o PIOR vilão que já li
É isso gente, esse livro aqui tem o pior vilão q eu já li na vida!!!
Uma coisa q achei incrível é que parece q o nosso antigo presidente e os eleitores dele estavam se baseando no Big Jim (o dito cujo), cada página q eu lia ia ficando mais claro como tudo que aconteceu na Redoma poderia muito bem ter acontecido com nós brasileiros pq isso é horrível de ler... Pra mim a pior parte foi não poder brigar com os personagens pq eu fiquei com tanta raiva lendo essas coisas e eu não podia fazer NADA!! Eu era só uma telespectadora nisso, isso q me deixou com mais raiva!! Mas o livro é realmente muito bem escrito, não tiraria nada do livro ele tá de parabéns! Única coisa q eu não gostei tanto foi o final do livro, SK botou uma fórmula q não funciona tanto pra mim quando não é bem explicado e eu não gosto tanto assim disso .. é isso gostei do livro mas faltou uma coisa no final pra ficar melhor ainda.
carolina 11/01/2023minha estante
eu pensei na mesma comparação entre o ex presidente (glória) e o rennie e seus seguidores

DANILÃO1505 01/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Matt 10/07/2014

PRESOS NO VIDRO
Stephen King é o matriarca dos escritores, isso nimguem pode negar a capacidade que king tem de criar histórias que mexem com o publico são sensacionais e mexem com os leitores, Sob a Redoma lembra um pouco os simpsons o filme aonde uma cidade fica presa sob a uma redoma de vidro, king conseguiu escrever um livro enorme e com um rico conteudo

Com suas incriveis 954 paginas conhecemos um pouco da cidadezinha de Chester Mill, uma cidade de 2 mil habitantes que vive um dia comum, quando de repente a cidade é isolada por um campo de força invisivel, a cidade é isolada do resto do mundo, nimguem entra e nimguem sai, dentro da cidade, os hbitantes ainda precisam viver numa especie de guerra civil, aonde a cidade se divide entre o comandante do exercito Dale Barbara e o politico James Rennie que esta dispostos ate mesmo a matar para manter seu poder, mais do que issoi, isolados do mundo, a população da cidade começa a expor suas ambições e medos

Com mais uma perfeita narrativa, king nas primeiras paginas ja mostra a cidade sendo isolada pela redoma misteriosa, e ja nas primeiras paginas já registramos a morte de muitos personagens, mais do que contar uma ficção, king descreve uma coisa do dia dia dentro de uma ficção, as coisas que acontecem dentro da cidade, com o ditador Jim Rennie resume tudo em uma cidade de um dia normal, Kim Rennie representa a politica de todo o mundo, composta por pessoas corruptas, Rennie tambem lembra um pouco de Adolf Hitler

Por outro lado o livro fala de varias questoes como o uso de drogas, alcolismo, brigas familiares, tudo resumindo dentro da redoma, como sempre king capricha na riqueza de detalhes em seu livro e na quantidade de sangue, palavroes, sexo e morte, o livro bate todos os recordes de mortes de personagens

os personagens que mais se destacam sao as crianças, elas roubam a cena no livro todo se mostrando mais dignas de resolver o problema da redoma

King se supera e cria mais uma obra de arte, mais uma vez com personagens amaveis, o terror ficou de lado,mas o sangue e os palavroes continuam maravilhosos como sempre em 954 paginas que passam rapido demais
Eder 08/01/2015minha estante
"Stephen King é o matriarca dos escritores" WTF???

RAGGI0 27/03/2020

O Livro é Uma Experiência Linda, Mas o Final é Ruim
Confesso que, apesar da leitura ser uma experiência literária fantástica, não gostei do final. Achei muito fraco. Você consegue prever o fim já no início do livro e quando você acha que vai acabar de uma forma surpreendente, percebe que, na verdade, é mais do mesmo.
Vinicius De Miranda 09/04/2020minha estante
Concordo muito, acho a escrita, criatividade e descrição de Stephen King genial, e o livro é sim muito genial, porem como ele explica a redoma me decepcionou bastante, mas o livro em si é incrível, varias tramas e reviravoltas bem inesperadas.

Jefferson 01/02/2015minha estante
final brochante demais ... parece feito por amador, ainda bem que na serie ele mudou o rumo das coisas

Pennywise 08/02/2015

Um dos melhorres
Depois de um longo intervalo apo´s a torre negra, retorno para o mestre KIng, e me deparo com um dos melhores livros que já li dele, uma estória recheada de personagens legais de se conhecer (alguns bons outros tantos bem maus), o livro segue uma narrativa bem acelerada que me deixava louco se não lia a próxima página. Um desleixo que não é muito minha praia, porém que se encaixa em um contexto geral, resumindo adorei e indico demaaaaais.
Renato 09/02/2015minha estante
SOB A REDOMA - STEPHEN KING'',bom,terminei de ler esse livro agora pouco,e ele é simplesmente incrível!!,muito bom mesmo,sem dúvida o coloco como um dos melhores que já li em minha vida,vou tentar fazer um resumo explicando um pouco da história: ''É um dia comum em Chester's Mill ,uma pequena e cidade dos estados unidos,quando do nada surge uma redoma encobrindo toda a cidade e deixando todos os moradores presos do lado de dentro dessa redoma,ninguém entra e ninguém sai. O objetivo do livro em si não é sobre a aparição dessa redoma,mais sobre seus moradores e o que o ser humano é capaz de fazer em situações realmente extremas. Chester's Mill,tem aproximadamente apenas dois mil moradores,e três vereadores a administram (cidades pequenas dos EUA não precisam de prefeito pra governar a cidade,assim esses vereadores tem esse cargo),são esses: Andy Sanders,Big Jim Rennie e Andrea Grinnell,exatamente nessa ordem, e com a chegada inesperada dessa redoma,todos os moradores ficam sem 'rumo'',não sabem o que fazer,e é ai que entra a história do livro,Big Jim Rennie (NA MINHA OPINIÃO UM DOS MELHORES PERSONAGENS JÁ FEITOS PELO AUTOR) que É um político ambicioso que vê nessa redoma a sua chance de assumir o verdadeiro poder sob a cidade e seus moradores.Ele tem domínio fácil sobre Andy e Andrea,mesmo sendo o segundo vereador da cidade. No momento em que cai a redoma,Dale Barbara ( mais conhecido como Barbie) um ex-fuzileiro do exército está de saída da cidade, (após uma briga com o filho de Big Jim Reniie, que é Júnior,um psicopata necrófilo e muito louco),e acaba ficando preso dentro da redoma também,Barbie que em Chester's Mill,trabalha como Chapeiro de um importante restaurante da cidade. A situação vai ficando cada vez pior com o passar dos dias lá dentro,e do lado de fora o governo dos Estados Unidos tentam de todas as formas destruir a redoma,e os moradores lá dentro começam a ficar em uma situação crítica porque a falta de alimento começa a ficar escassa,isso sem falar na falta de energia e oxigênio que começa a piorar. Barbie com a ajuda de Julia Shumway ( a jornalista da cidade) e outros importantes moradores tentam organizar a situação,mais Big Jim e seus 'policiais' da cidade nada permite e Barbie acaba sendo acusado de vários crimes na cidade''. É um livro muito bom mesmo, sou suspeito de falar porque sou muito fã do autor (STEPHEN KING),apesar de suas 951 páginas o livro acaba sendo pequeno devido a narrativa fácil e bem explicada durante cada evento da história,e como eu disse no começo,o objetivo em si do livro é mostrar como reagimos diante a situações de desespero,a luta pelo poder de um político corrupto e muito sujo, e também é claro,o livro não deixa de dar um alerta sobre a mudança do ecossistema em que vivemos. RECOMENDAÇO!!!!!!!! Haha.

anicca 28/09/2020

Mais uma obra imponente e certeira do SK
A essência deste livro pode ser sintetizada com uma menção ao estado de natureza descrito por Hobbes, isto é, na falta de regras comuns... A barbárie prevalece.

A construção detalhista dos indivíduos e o desenrolar do cotidiano na cidade enclausurada muito chamaram minha atenção. Foram bem executados, de modo que as motivações, desespero e impulsividade tornam-se palpáveis e compreensíveis, e os impactos ambientais geraram claustrofobia.

A narrativa é fluida e dinâmica, sendo que, por vezes, as cenas são contadas a partir de pontos de vista diferentes - e tal recurso confere profundidade tanto aos personagens quanto à própria história. King também pontua críticas sociais contundentes e explora as mais diversas facetas da humanidade que, encerrada em uma prisão invisível, chega ao extremo.

As implicações psicológicas dos moradores de Chester's Mill me trouxeram agonia, sobretudo quando me permiti ver através dos olhos deles. Fiquei imaginando como seria estar em confinamento e como reagiria diante de certos eventos, muitos deles intragáveis e bastante gráficos.

Em razão das inúmeras colocações sobre poder e moralidade e das mais diversas situações e reações retratadas, refleti por MUITO tempo. E não deixei de estabelecer paralelos com o ano de 2020, que também tem sido tenso em diversos aspectos e revelado características desprezíveis das pessoas.

Posso dizer que VIVENCIEI este livro. A leitura foi engrandecedora para além das dúvidas e questionamentos que me fez levantar, afinal o King também proporciona verdadeiras aulas de escrita em suas publicações. Além disso, sua criatividade é admirável, até porque desenvolver mais de cinquenta livros e manter uma base estável de qualidade (e crescente de fãs) não é para qualquer um.

Sobre o desfecho e minhas expectativas: "Sob a redoma" foi excepcional da introdução ao ápice, mas perdeu força na conclusão. Acompanhar o desdobrar das subtramas e das catástrofes ali dentro teve um peso enorme, mas tudo acabou rápido demais e a explicação para a redoma soou insuficiente. Enquanto lia, disse para mim que essa justificativa seria irrelevante, afinal o percurso estava excelente. Porém, ainda que plausível, me decepcionou um pouco. Não é demérito, claro, mas um ponto a ser considerado.
Ronaldo Pereira 15/11/2020minha estante
Na na minha lista!

Beto 13/01/2021

Terminei essa leitura e tenho sentimentos conflitantes com relação a esse livro.

O ritmo da narrativa é frenético, é ação do começo ao fim, e como sempre a ambientação e a construção de personagens do King é perfeita, especialmente dos vilões, contudo esse livro, como muitos outros títulos do autor, poderia ser menor, o foco não é tanto na redoma em si mas nas relações e reações das pessoas da cidade. Sinceramente esperava mais do porquê da redoma :( mas nada que diminua a obra. Ah, e eu adorei a analogia com as formiga!

?Cidades pequenas abrigam imaginações pequenas?
Saulinho 13/01/2021minha estante
Estou finalizando It, grandinho também... Após sua resenha fiquei instigado a ler mais esse título "denso em n° páginas". Assim como a Dança da Morte também. Espero que não me decepcione...

Leticia 14/08/2020

Já dizia minha mãe: você não é todo mundo!

Stephen King é quase unanimidade.

Dele, li Novembro de 63, e amei! Os comentários sobre esse livro, que fala de viagem no tempo, eram de que não representava a obra do King.

Então dei uma chance pra esse calhamaço que estava pegando pó na minha estante.

E não rolou.

Eu posso contar a história desse livro em 2 ou 3 minutos. No mais, personagens estereotipados (personagens demais) e muita violência.

A redoma em si é mero figurante: confinada, a população da cidade enlouquece. Corrupção e agressividade dominam o pensamento e a conduta de todos.

E o final? Aaaaaahhhh, o final...

Esse, infelizmente, vai entrar pra categoria do "não é pra mim".
@julianapena.books 14/08/2020minha estante
Ai meu Deus ?

amanda.bataglin 03/08/2020

O que importa é a jornada e não o final dela
Nessa resenha vou falar sobre três pontos, a diferença da série pro livro, possíveis conteúdos sensíveis na leitura e enfim vou contar sobre a história e dar minha opinião. Ficará grande, mas se você ainda está em duvida sobre a leitura leia.
Primeiramente, eu vi a série antes de ler o livro, e percebi logo no começo a grande diferença, tirando a premissa em si e os nomes dos personagens e o fato de que os vilões e mocinhos são os mesmos, de resto nada tem igual, não há nenhum tipo de spoiler em ver a série antes, o desenrolar da história vai por caminhos diferentes e lendo o livro percebo que daria no máximo uma minissérie, então por ser uma série eles tiveram que inventar muito, uma coisa positiva é ver os atores que foram escolhidos para a série isso ajuda a ter a imagem montada deles lendo o livro, de resto não faz diferença.
O livro apresenta cenas extremamente pesadas que por alguns momentos me fez pensar em desistir, uma cena em especifico é simplesmente horrível e o desenrolar dos fatos tão ruim quanto, então se você está pensando em ler e não está a fim de ler alguns conteúdos mais fortes e muita coisa ruim acontecendo ao mesmo tempo já não recomendo, o grande vilão do livro na verdade são as pessoas e não a redoma.
Importante ressaltar que a história é contada por muitos narradores, é pegado um determinado momento na cidade e relatado o que acontece em vários pontos de vista, muitas vezes eu tinha que me relembrar em que dia da redoma estava no livro, parecia que já fazia um ano e na verdade eram dois dias.
Vi muitas pessoas comentando como demoraram anos pra ler o livro, pra mim foi uma leitura muito rápida e que me prendeu muito, só não foi mais rápida porque as vezes eu pensava ''ok chega de ler coisas ruins hoje'', esse é o meu primeiro livro do Stephen King e gostei muito da escrita dele, eu dei 4 estrelas para a jornada do livro e tirei o 1 por conta do final, eu comecei a ler pensando que não iria me importar com as justificativas que dariam pra redoma, e não foi por isso que eu tirei um pouco da nota, apesar de ser bem frustante, mas sim pelo final da cidade em si, eu não gostei, o livro conta uma história sensacional até as ultimas paginas, acredito que ele começou a escrita sem saber como terminar ai no final escreveu qualquer coisa. Enfim vale a pena a leitura se você quer apreciar uma boa história mas se o seu objetivo é ler algo com um final fechado e perfeito, melhor não se arriscar nessas 960 páginas.
laura 18/12/2020minha estante
Amei a resenha!

Davi 31/07/2020

Começa com um calorzinho de carregador de celular e termina com um calor de fornalha. O Stephen King sabe a medida certa entre a descrição e a narração frenética. O final foi meio mais ou menos mas mesmo assim o livro é muito bom.
tidu 06/08/2020minha estante
esse livro está na lista dos 10 melhores livros de todos os tempos

MENINALY 15/03/2015

Historia boa/ final sem graça
Estava com esse livro parado na estande desde de 2012 ( preguiça de ler um livro tão grande, mesmo sendo do King), porem eu determinei que desse ano passava ( vou confessar que vi as duas temporadas da serie que leva o mesmo nome e isso me empolgou mais ainda). Bem o começo é um pouquinho confuso, já que são milhoēs de personagens ( King tem esse costume de criar uma cidade com milhões de personagens, podemos ver isso no Livro Salem ou como o titulo anterior A hora do vampiro) mas depois a historia flui que é uma beleza, você se apaixonada por alguns personagens, odeia outros e por ai vai (realmente King caracterizou muito bem a cidade e sua população). As ultimas cenas é de tirar o folego, porém o misteriou do que é a Redoma, quem ou pq ela esta lá, me desculpe foi uma tremenda porcaria!! O final (depois do climax sobre o desfecho da redoma), foi muito rapido ( poxa foram 954 paginas e no momento que ele deveria ter se estendido um pouco mais para explicar o depois, não aconteceu - alias acho que foi que o King pecou bastante foi muita enrolação em alguns momentos e na hora se ter uma maiorEstava com esse livro parado na estande desde de 2012 ( a preguiça de ler um livro tão grande, mesmo sendo do King), porem eu determinei que desse ano passava ( vou confessar que vi as duas temporadas da serie que leva o mesmo nome e isso me empolgou mais ainda). Bem o começo é um pouquinho confuso, já que são milhoēs de personagens ( King tem esse costume de criar uma cidade com milhões de personagens podemos ver isso no Livro Salem ou como o titulo anterior A hora do vampiro) mas de pois a historia flue que é uma beleza, você se apaixonada por alguns personagens, odeia outros e por ai vai (realmente King caracterizou muito bem a cidade e sua população). As ultimas cenas é de tirar o folego, porém o misteriou do que é a Redoma, quem ou pq ela esta lá, me desculpe foi uma tremenda porcaria!! O final (depois do climax sobre desfecho da redoma), foi muito rapido ( poxa foram 954 paginas, poderia ter se estendido um pouco mais para explicar o depois, alias acho que ai que o King pecou bastante foi muita enrolação em alguns momentos e no momento que era necessário ter uma maior explicação não aconteceu).
Agora a explicação da Redoma foi muito sem graça ( é ate difícil falar isso pois amo de paixão King), por isso perdeu uma estrela, mas no contexto geral a historia é muito boa. Recomendo se você esta com disposição e que você não espere muito do final.
Fabito 12/04/2015minha estante
Final sem graça? Eu achei o final maravilhoso! Inclusive, por se tratar de King, eu imaginava um final sem graça. Não foi o caso deste livro.