Sob a redoma

Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

Cristine.Tecchio 10/09/2022

E pro time nós torcemos
A leitura desse livro me causou familiaridade em alguns momentos. No final do livro percebi que isso acontece principalmente por que a redoma apenas amplifica algo que já acontece sem que ela esteja lá.
Um pedaço de terra, limitado por uma fronteira invisível, com recursos escassos, com diversas espécies tentando conviver juntas, pode ser tanto a descrição de Chester's Mill, quanto do próprio planeta terra.
E a Terra é cheia de Big Jims, Juniors, Carters...
E apesar de toda a motivação da redoma não ser humana, o que de fato destruiu boa parte dos habitantes de Chester's Mill foram eles mesmos.

Beatr1zp 02/12/2021

Livro perfeitinho da minha vida, Stephen King arrasa sempre. Como o livro é bem grandinho eu só consegui pegar bem a leitura no meio dele, aí eu já não queria parar um dia.

Fran 15/10/2023

Mais um calhamaço do King lido e estou completamente embasbacada com tamanha perfeição.
Esse aqui me pegou do início ao fim, sensacional.

Poliana 09/05/2022

Nu e cru.
VEIO AÍ!! Primeiramente livro do King que consigo terminar. Sob a redoma me marcou por seus vilões extremamentes asquerosos, além de claro, a cidade toda como um grande personagem, a atmosfera é assustadora exatamente como dever viver sob uma redoma estando a mercê de autoridades mesquinhas e inconpetentes. A questão sobrenatural confesso que não entendi muito bem, no entanto, não interferiu na experiência geral.

Nicolly85 08/10/2022

"E PRO TIME NÓS TORCEMOS!"
É difícil explicar o quão incrível foi a experiência de ler esse livro. A profundidade do King em cada personagem e nos mínimos detalhes da história. Foi uma mistura de emoções: Raiva, ansiedade, tristeza, felicidade, entre outras.. Por que esse livro faz você sentir a história como se você estivesse nela. Faz você sentir a agonia dos personagens, sentir a dor deles.

Ao ler Sob a Redoma, você percebe que a Redoma em si não é o verdadeiro problema, apesar de ser um deles, mas sim, as pessoas que nela estão. Você vê o quão longe a humanidade pode chegar pelo seu instinto de sobrevivência, vê a verdadeira face do que realmente são. Ao estar em uma situação como essa, sobreviver é o objetivo, não importa como ou quem esteja no caminho.

São muitos personagens, cada um perfeitamente bem desenvolvido e bem descrito dos melhores atos até às piores ações. Muitos deles, o King descreveu-os como a realidade da humanidade.
É um livro que te fez refletir horas a fio, te faz perceber o quão parecido é com o mundo real, o quanto as pessoas conseguem ser más, egoístas e cruéis.

Em uma briga pelo poder, para estar sempre um acima do outro, este livro traz a narrativa de alguns dos vários personagens, e assim conseguimos ver como cada um pensa, age, e o quanto essa briga pelo poder se torna algo indispensável para muitos.

Big Jim Rennie. Extremamente asqueroso e dissimulado, um dos piores personagens (que no livro, gente ruim tem de monte) e um dos melhores vilões que eu já li.
Big Jim é o segundo vereador da cidade de Chester's Mill, apesar de ser extremamente ambicioso e querer estar sempre no poder, se esconde atrás do primeiro vereador, Andy Sanders, para que, se suas ações trouxerem algum tipo de consequência, recaia sobre o primeiro. Além de usar a religião para dar "razão" aos seus atos terríveis.
Ele utiliza o poder ao seu favor, manipulando todos a sua volta. Até a redoma para ele se torna algo bom, conveniente.
Odeio ele, e o Junior (filho dele) os dois na mesma intensidade.
King realmente foi bem preciso e se aprofundou em cada aspecto de até onde a maldade destes, e de vários outros personagens consegue ir.

Mas há quem se salve. Coronel Dale Barbara (Barbie), Julia Shumway, as crianças e outros. Cada um com seu propósito, sua personalidade, mas todos com o mesmo objetivo, "salvar o dia."
Sobre o final, de início, pensei "era só isso?"
Mas depois eu entendi que afinal de contas não foi isso que o livro quis retratar, foi bem além disso, bem além da redoma. Então sim, eu adorei o final.

Não é só a Redoma, este livro trás muitos assuntos, problemas que existem no mundo real, que está em nossa sociedade.
Uma ficção científica repleta de suspense, drama, e que contém diversos assuntos pesados, por isso, é sempre bom dar uma olhada nos gatilhos! Porém, é um livro extremamente bom, foi realmente uma experiência extraordinária.

É um livro grande de 954 páginas, e todas elas, sem exceção de nenhuma, são extremamente importantes. Esse livro vale cada uma delas e valeria muito mais. Além de ser, surpreendentemente, uma leitura bem fluida. FAVORITADISSIMO!!
"Depois da noite escura, a luz da aurora brilha mais pura."

"QUANDO O PODER DO AMOR, FOR MAIOR QUE O AMOR AO PODER, O MUNDO TERÁ PAZ."

(Editado / Publicado em 08/10)

Arthur Abelha 10/01/2024

Pior Não É Impossível
Esse já era um livro que estava na minha lista de desejo a tempos, então no final do ano passado adquiri uma edição física de segunda mão e aproveitei para abri 2024 com essa obra. E que decisão meus amigos.
A narrativa, como alguma outras das obras do King que exploram a reação humana a situações desesperadas, se passa em um curto período de tempo.
Quando a cidade de Chester Mill é isolada do resto do mundo por uma barreira invisível e intransponível, os cidadãos se encontram em situações cada vez mais complicadas, considerando a já decadente situação econômica e política da cidade.
Na obra acompanhamos não somente os efeitos da redoma sobre a cidade e seus moradores como um todo, mas também os problemas de cunho pessoal que antes já existiam ganham destaque ao serem levados ao extremo dada a situação.
Durante toda a narrativa se pode notar a degradação humana através do poder e da impunidade, qual o problema de fazer o que quiser quando não se tem punição em vista.
No livro também é trabalhado o fanatismo, de mais de um ponto de vista.
A obra é maravilhosa e horripilante, me manteve preso a todo momento, me fez rir, me fez chorar e principalmente me fez raiva, pois era uma sucessão sem fim de desgraças, desventuras, desencontros e tramoias que é de enfurecer qualquer um.
Recomendo bastante.

giurassica 06/08/2020

Intenso
Esse foi o terceiro livro do King que li até hoje e, sem dúvidas, o melhor até agora.

As 960 páginas desse livro são necessárias. Quero dizer que não é um calhamaço por ter partes dispensáveis ou longas descrições chatas. Pelo contrário, a escrita do King é incrível, e todos os acontecimentos são de alguma forma relevantes para o desenvolvimento da história.

Há muitos personagens e coisas acontecendo o tempo todo por conta disso, o que não dá a sensação de cansaço ao ler a mesma história por tanto tempo. Claro, o livro tem como ponto principal a Redoma que envolve Chester's Mill, mas ele trata mesmo de todas as consequências disso, que contribuem para que o livro seja simplesmente instigante o tempo todo, já que sempre estão acontecendo muitos conflitos entre os habitantes da cidade.

Os acontecimentos são extremamente impactantes, os inúmeros personagens bem apresentados e, apesar de serem muitos, todos têm o seu papel. No início, pra mim, foi um pouco confuso diferenciar todos devido à quantidade, mas isso muda ao longo das páginas. A lista de personagens que tem no início do livro também ajuda.

"Sob a Redoma" é intenso, impactante e com certeza superou minhas expectativas.

Lívia 27/06/2021

Jornada épica.
De repente uma barreira transparente como vidro, mas indestrutível, cerca uma cidade. Acidentes fatais acontecem já que não é possível enxergar a parede. Assim, a cidade de Chester?s Mill é isolada do resto do mundo.
Dale Barbara é um veterano de guerra, ele quer manter a situação em ordem, mas para isso é preciso enfrentar o segundo vereador da cidade, Big Jim Rennie, que não aceita contradições e vê a redoma como uma grande oportunidade para comandar a cidade, estando até mesmo disposto a matar qualquer um.

Mais um favoritado do King na minha vida! Sob a Redoma é incrível e já começa com tudo. Um livro que te prende do início ao fim. É até difícil falar sobre ele de tanta coisa que acontece. Se você tem receio em ler calhamaços saiba que o livro voa! E também apesar de ter muitos personagens (colocaram até uma lista de 3 páginas no início sobre os personagens) não é difícil de lembrar de cada um e a lista ajuda muito no começo, mas depois nem precisa mais olhá-la.

Sob a Redoma tem algumas cenas muito pesadas que mostram a maldade do ser humano, parece até impossível existir pessoa tão ruins no mundo, mas infelizmente existe fora e dentro da ficção. E um exemplo é Big Jim, um vilão muito asqueroso e hipócrita, às vezes eu me perguntava se ele realmente acreditava no que dizia ou se estava tentando enganar a si mesmo.
Já Dale Barbara é o melhor personagem desse livro. Barbie quer o bem de todos e realmente se esforça pra isso. Fiquei apaixonadinha kkkkk

Amei muito essa leitura e espero que todos amém também.

Caroline457 26/11/2023

O fim de uma longa jornada!
Sob a Redoma é uma ficção científica excelente que traz consigo diversas reflexões, juntamente a uma escrita bem fluida e instigante, apesar da característica prolixidade utilizada pelo autor em suas obras.
O livro, apesar de não ser de terror, é humanamente assustador, contendo gatilhos como estupro, drogas e violência explícita. O mesmo nos apresenta a inúmeros personagens, dentre os quais estão um dos vilões mais cruéis escritos pelo King. Big Jim cria um regime autoritário baseado em fanatismo religioso e violência, uma vez que o momento delicado que a cidade de Chester?s Mill enfrenta torna as pessoas mais manipuláveis. Ademais, também podemos notar que quanto maior a escassez de alimentos e recursos, mais explícita fica a postura primitiva da população.
O final desse calhamaço foi bem chocante, recomendo pra quem curte uma investigação policial e um bom mistério repleto de conflitos e reviravoltas.

?É pequena a cidade, e pro time nós torcemos!?

Matheus.Mesquita 03/11/2020

Sob a redoma - Gostei, menos do final
Primeiramente achei o livro realmente bom, sendo o segundo livro que li do autor, portanto pude perceber o quando ele pode ser cruel com os personagens e foi exatamente isso que contribuiu para que eu ficasse cada vez mais fascinado com a narrativa.

O livro em si é muito bom, mas o começo pode complicar um pouco devido a quantidade de personagens, mas depois pega o jeito. O livro é muito bem narrado e cheio de detalhes e tramas, e a todo tempo eu ficava torcendo para os mocinhos tentar dar a volta por cima de todas as atrocidades que estavam acontecendo, me mantendo a todo momento preso ao livro e querendo saber o que aconteceria com todo mundo.

Para falar de vilão, para mim é um dos mais perversos que eu já li e tudo que ele faz é para ganho próprio, mas sempre mascarado como algo bom que ele está fazendo para todos da cidade, acredito que nessa parte serviu bem para uma crítica a certas pessoas que se encontram no poder.

Por fim posso dizer que o final é meio sem graça, na verdade me causou uma certa estranheza em ver como ele acaba, porém todo o processo até ele faz valer a pena de alguma forma, mas também não há como culpar totalmente o autor, pois ao pegar o livro eu tinha em mente que a explicação para essa eventualidade seria difícil e portanto não me surpreenderia se fosse mostrado de uma forma sem sentido ou estranha.

Mona 17/12/2022

Mais um que eu...amei?
Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é essa barreira, de onde ela veio e quando – ou se – ela irá desaparecer. Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade. O que será que vai acontecer com essa cidade? E de onde vem essa redoma?
Comecei a ler esse livro com a LC da Julia do @canalrespirandoletras e terminei um pouco depois (atrasada em LC como sempre kkkkkkkkk) e que bom que eu fiz isso. Mas já deixo aqui como aviso pra você que quer ler: o livro tem INFINITOS gatilhos, principalmente pra violência fisica e psicológica, então, cuidado. Mesmo assim, a leitura valeu cada página. Quando eu ouvia falar que o Big Jim era o pior vilão do King, eu não botava muita fé, mas posso confirmar que SIM, ele é o pior e vocês vão sentir muita mas muita raiva mesmo dele ao longo de todo o livro. Obvio que eu recomendo demais a leitura, afinal de contas, é King

site: https://www.instagram.com/p/CgABNc7LK6S/?utm_source=ig_web_copy_link