Estudos Sobre Fogo

Estudos Sobre Fogo Maria V. Snyder

Resenhas - Estudos Sobre Fogo

1 | 2 | 3 | 4

Morena Cacheada 18/12/2020

A evolução da Yelena é tão surpreendente! Ao longo dos 3 livros dá pra ver que ela evoluiu muito de uma prisioneira pra uma estudante que consegue se comunicar com os mortos. Eu com certeza vou reler no futuro!

Lis 24/08/2020

Ótimo
Eu amei todos os personagens, todo o universo criado. Pra ser sincera, a yelena esperou 3 livros pra começar a ser burra, oq me deixou meio raivosa ksnbsj mas oq é natural em qualquer evolução d personagem, ela aprendeu com seus erros e aprendeu a ser sincera com ela mesma. Vou sentir saudades d todos eles, com ctz todos estão em um lugar no meu coração. Totalmente recomendado.

Cabral 27/05/2020

E o quê dizer desse livro a não ser que, como os outros, ele é fantástico e sensacional, só que ainda melhor?
A narrativa é bem escrita e viciante. Cada capítulo encerra com uma deixa do tipo:Eu sei quem matou Odete Roitman.
É quase impossível parar.
Você só sente vontade de continuar. Mais e Mais. Até que não haja mais nenhuma página para devorar.

agatamagno 22/05/2020

Finalmente!
Comecei a ler essa trilogia por indicação de uma amiga, e eu adorei o primeiro livro, e fui ansiosa ler o segundo! E aí o encanto morreu e eu demorei muito tempo pra ler o terceiro(anos)....

Eu acredito que não estava muito ligada em fantasia na época. As histórias e os personagens mudam muito de um livro pro outro. O que não me agradou tanto, vc acha que vai ler sobre uma coisa, mas acaba caindo em outra.

Longe de dizer que a trilogia é ruim! Eu gostei bastante, o mundo criado é incrível! Mas não senti empatia pela personagem principal, nesse volume então, queria matar! Mas existem outros personagens como a Kiki (a égua) o Homem da Lua e até mesmo o Valek que valem a pena.

Pra quem procurar romance dentro desse mundo fantástico, não tem. É quase inexistente. Existe momentos que eu nem lembrava que existia um casal principal. Lembro que no primeiro eles até tinham química, mas o romance é bem apagado nesse.

Eu recomendo pra quem gosta de fantasia! Mundo mágico, animais participativos e inteligentes! Mas não é a melhor trilogia desse mundo que eu li.

Manuela do Prado 16/05/2020

Diferente dos outros livros, embora este tenha sido titulado também como "Estudo", a relação de Yelena com o fogo é muito mais de enfrentamento e superação do que de aprendizado a cerca deste elemento; aqui, mais do que razões que envolvem salvar quem ama, Yelena enfrenta desafios para salvar todo o mundo que conhece (distritos de Ixia e clãs de Sítia)- terá de enfrentar um poderoso deformador do elemento que mais teme: o fogo. O Fogo que Reyad usava para tortura-la, o Fogo que foi o objeto devorador de sua ingenuidade, o Fogo que ela, com sua poderosa magia como Descobridora de Almas, não consegue dominar. Com suas alianças comprometidas, amizades abaladas e mesmo o seu relacionamento com Valek fragilizado,Yelena não sabe em quem confiar e, pior, com o seu caminho no aprendizado de magia interrompido e sua cabeça posta a prêmio em Sitia por uma traição cometida dentro do próprio conselho, nossa protagonista parece não dispor do suporte de que precisa para driblar os obstáculos de sua jornada: recapturar Ferde, desmascarar Cahil, convencer o Conselho da sua inocência e dos seus amigos e, o mais arriscado, deter os Vermes e sua busca por poder sacrificando almas inocentes. Honestamente, esperava mais da trilogia, mas acho que essa sensação é por que quando lemos "Estudos sobre veneno" não conseguimos unir ao processo de amadurecimento da personagem o evento "Ferde" + "Vermes", mesmo que no último livro tenhamos a percepção de que foram fatos cruciais a Yelena quanto a exploração dos seus poderes, o que, não acaba sendo de todo ruim, mas deixou a saga bem mediana. O ponto alto da trilogia é perceber que por ter vivido em ambos os países, Yelena, é a única capaz de perceber que o ódio entre os territórios não passa de algo baseado em preconceitos; são comuns os momentos em que ela faz comparações entre costumes, regras e leis entre os países que nos fazem perceber a semelhança entre ambos e que, com a conciliação adequada, poderiam viver, no minimo, sem a constante troca de suspeitas e hostilidades. Conseguirá a protagonista alcançar tão nobre feito? Lendo-se saberá rsrs nota 3 para esta série, nada que se compare a "Trono de Vidro" (inclusive é quase impossível não fazer comparações enquanto se lê esta trilogia). Apesar da trama mediana, os personagens tão bem construídos ficam em nosso coração.

Kamy 14/04/2020

Neste terceiro livro Yelena precisa entender melhor seus poderes, precisa deixar de ser tão teimosa (kkkkkkk) pois agora as coisas dependem mais ainda dela e desse poder que ela descobriu ser importante. Entretanto, não será tão fácil essa nova jornada, nem para os amigos dela.
Achei tudo muito bom, maravilhoso. A escritora escreve muito bem, amo quando a escrita é envolvente.

Bete 30/03/2020

Desfecho sensacional, vários desafios superados por um amor...

Laura 31/03/2018

Que decepção! Eu esperava muito desse ultimo livro e, fiquei muito triste de ver que a autora se perdeu e exagerou, pelo menos na minha opinião na quantidade de frentes de problemas e lutas. Acabou ficando confuso e a leitura arrastada, tanto que em comparação com os outros dois que li em 2 dias esse levei 4 porque precisava parar e refrescar a cabeça, tentar entender o que meleca estava acontecendo e deixei de lado por perder a paciência. Mesmo assim a trilogia como um todo foi boa.
Jelza 01/07/2019minha estante
Esses livros não são uma trilogia e sim uma série. O problema é que o resto dessa série ainda não foi lançada no Brasil.

Jelza 01/07/2019minha estante
Esses livros não são uma trilogia e sim uma série. O restante da série ainda não foi lançado no Brasil.

Caroline 25/03/2017

Estudos sobre Veneno foi um livro incrível, um dos meus favoritos. Estudos sobre Magia foi muito bom, porém não tanto quanto o primeiro. Iniciei Estudos sobre Fogo com a certeza de que seria mais um pra minha lista de favoritos, no entanto, fiquei um pouco decepcionada com o desfecho que essa trilogia teve.
O livro começa com os treinamentos de Yelena para controlar o fogo. Mesmo sendo uma coisa simples que todos os feiticeiros conseguem fazer, Yelena tem uma grande dificuldade neste quesito.
Porém, uma coisa ainda mais importante está por vir: Ferde e outros inimigos.
Ao longo do livro, Leif, Homem da Lua, Kiki, vários personagens estão constantemente presentes e somos levados à Ixia e Sitia.
Yelena descobre mais sobre suas habilidades de Descobridora de Almas, e e seu poder de curar as pessoas. Ela é temida por muitos, pois mesmo não sendo sua intenção, essa habilidade também pode ser usada para o mal.
Me acostumei com Valek sendo um personagem muito importante, mas que aparece pouco. E quando aparece, dá o tom colorido da estória. Neste livro, não é muito diferente.
É um livro agitado. Muito, muito agitado. Sempre há lutas, SEMPREEE! Eu adoro cenas de ação, mas a autora exagerou na dose e se perdeu em meio aos objetivos. Foi acrescentando mais e mais coisas à estória, as vezes uma coisa mal foi resolvida e já havia outro enorme problema, e depois de novo e de novo.
No fim, o livro teve tantas lutas, tantos problemas e mudanças de rumo, que se tornou muito cansativo e me deixou muito confusa.
O desfecho foi bom, imprevisível (pelo menos pra mim). Poderia ter sido muito melhor? Com certeza.
Adriana 17/05/2017minha estante

Vc sabia que não é uma trilogia? vai ver foi por isso que vc não gostou......parei de pesquisar no livro 5.
entrei em contato com a Harlequin e eles não vão publicar a continuação da série......muito triste tudo isso.......

Caroline 07/08/2017minha estante
O queeeee? Não sabia disso, que droga não publicarem a continuação!

Nanda 29/09/2017minha estante
Na verdade é uma trilogia sim. Mas a autora continuou escrevendo outros arcos narrativos no mesmo universo, reaproveitando alguns personagens. Gostei muito da trilogia, mas não pretendo continuar lendo o restante das sagas.

Luzia.Hoinatz 04/03/2017

Aquém das expectativas
Esperava um final com o Valek valentão, mas o que vimos foi o último romântico perdendo um pouco da característica máscula do primeiro livro. Contudo, a escrita continua maravilhosa e os personagens seguem fantásticos.
Adriana 17/05/2017minha estante
tem continuação, por isso vc espera mais.....

Bia Rehm 24/06/2016

Esperava muito mais...
Tinha altas expectativas para o desfecho dessa trilogia, me decepcionei com o desenvolvimento de alguns personagens e com o rumo que a história tomou.

Se compararmos com os dois primeiros volumes da série é nítida a queda da qualidade, Estudos sobre Fogo tinha potencial para ser muito melhor do que é, mas continuo recomendando a trilogia como um todo, principalmente o primeiro volume (Estudos sobre Veneno), que pra mim, foi o melhor.

Yelena, Valek, Comandande, Leith, Ari, Janco e Opal merecem nosso amor...
Adriana 17/05/2017minha estante
não é o final......tem continuação.... até o quinto livro

Galo Doido 01/02/2016

Horrível!
Como já previa, foi uma m.. completa. Como se consegue estragar uma trilogia que teve um primeiro volume "bacana" desse jeito? É tão ruim este volume que lia uma página e saltava três porque o texto foi infantilizado ao extremo. Uma pena!. Sds.
Dani 21/05/2017minha estante
Não sei se vc viu, mas n era p acabar no 3, há um livro 4 que não foi traduzido ? talvez seja por isso que pra nos ficou tão "ãhn?"
Da uma olhada na pagina da autora, esta la estudos sobre assassino (Algo assim) e de capa negra da serie de yelena zaltana .

Naty 13/09/2015

Um final digno, mas confesso que poderia ser melhor.
É difícil resumir esse livro em palavras. Não porque ele foi demais, mas porque ele é realmente cheio de encontros e desencontros. O enredo é cheio de problemas e magia e luta, mas nunca diria que esse livro foi ruim. O que sei é que o ritmo foi mais lento que o dos outros e a história, mesmo excelente, poderia ter sido melhor.
A história é interessante, mas como muitos outros que resenharam disseram, houve uma falta de um vilão o que para mim não foi problema.
Houve um aumento no número de personagens, mas não muito grande. Apesar do título ser estudos sobre fogo não há, como nos outros, um estudo sobre o poderes de fogo, mas uma luta contra um mal proveniente do fogo (como se fosse um espírito dos fogos).
O romance continua legal, mas não nego que ficou um pouco maçante e num momento a personagem principal mostrou-se um pouco fria demais quanto a algo que acontece ou que ela pensou ter acontecido com Valek.
Não nego que a autora fez uma série mais que demais e os personagens me conquistaram e sim, eu leria outros livros dessa mesma série, se houvesse. Ainda mais se fossem pela visão de dois guerreiros muito engraçados ( Janco e Ari ) ou então de Yelena mesmo. Não me cansei de sua visão de mundo.
Outra coisa que ocorreu e sempre costuma ocorrer nos livros é que personagens que parecem muito fortes, destemidos nos primeiros livros, acabam sendo conhecidos no íntimo pelo leitor que acaba o reconhecendo como não tão demais assim. Isso aconteceu um pouco com Valek, mas moderadamente. O mesmo aconteceu em Convergente em que Four realmente me chateou um pouco.No tocante a essa série, amei e recomendo a leitura, mesmo que talvez no último livro a leitura fique um pouco mais lenta, mas não por não haverem problemas ou ação, mas eu acho que a história cansou um pouco ou o livro foi grande demais ou talvez foi culpa minha. Não sei. Só sei que recomendo essa série e nunca esquecerei de Yelena, a guerreira das situações impossíveis.
Naty 22/11/2015minha estante
Eu nunca pensei que sentiria tanta falta dessa série.

1 | 2 | 3 | 4