Estudos Sobre Fogo

Resenhas - Estudos Sobre Fogo

1 | 2 | 3 | 4

marcilivros 14/01/2013

Palavra-chave: Suspense!
Yelena, agora sabendo que é uma descobridora de almas, precisa aprender no que implica tal condição. No entanto, há um ladrão de almas a solta, um pretenso rei sem noção do perigo e uma primeira feiticeira que tanto a odeia quanto a teme. Como lidar com tantos ângulos? E, para não tornar as páginas demasiado monótonas, crianças sequestradas, rituais envolvendo magia de sangue com vítimas inocentes e magos corrompidos fazem parte do tom que dá um ritmo vertiginoso a esta leitura!
Sem dúvida, uma surpresa a cada página, lutas com espadas, dardos e magia, e, claro, amor e vontade de que a tempestade passe para que uma calmaria relaxe os corpos cansados da batalha, até que outra tormenta acabe com o sossego!

GiihZagatto 25/03/2022

Vou separar essa resenha em duas partes: considerações sobre esse livro e considerações sobre a história que se desenvolveu na trilogia.

Primeiramente, esse foi o mais fraco dentre os três. Até a metade do livro pareceu apenas uma retomada do que aconteceu anteriormente com algumas pequenas justificativas e depois foi tudo se arrastando de uma maneira confusa que era milagrosamente resolvida.
Eu esperava um crescimento vindo da Yelena, porém na maioria dos momentos ela parecia mais uma criança mimada.
E o que falar desse romance sem química e nem nada? Aqui ficou pior. O que deveria ser um motivo minimamente plausível só pareceu algo para encher linguiça.

Em geral, sobre a história, podemos observar um claro desenvolvimento de poder e sobre magia. No entanto, muitas vezes parece que a autora se perdeu ali, não tinha um objetivo. O começo foi extremamente promissor e ei esperava que o final fosse mais satisfatório.

Mariana Eleutério 27/12/2021

Defendo a ideia de que poderia ter terminado no livro 02
Finalmente chegando ao fim das histórias de Yelena - foi um prazer acompanhar sua jornada, certamente - mas não estou certa se a razão disso foi minha forte convicção de que dois livros já bastavam, achei esse terceiro com um tom cansativo. Repetitivo, quase.

Tenho uma amiga que dirá sobre a evolução de Yelena enquanto pessoa, sua conexão com o próprio poder e coisas que o valha. Ela não está errada, pois definitivamente podemos ver algo bem estruturado nesse sentido. Mas que foi as custas de cenas irrelevantes, ah, quanto a isso não tenho dúvidas.

De toda sorte, fiquei muito feliz em conhecer a saga por inteiro. Preferiria um final diverso (como devem ter percebido). Não tanto sobre o que ocorreu após abaixarem as cortinas - a conclusão foi ótima. Mas os caminhos que levaram a ela não me emocionaram.
Recomendo a saga demais. Recomendo principalmente para os órfãos de Trono de vidro, são incrivelmente similares

A.Maia 12/02/2024

Estudos Sobre Fogo #3
Neste terceiro e último livro da série, Yelena, agora uma descobridora de almas, está pronta para a batalha e para colocar tudo em ordem entre os reinos, mesmo que o Conselho ache que pode decidir por ela. Em meio à muita ação, aventura e uma enorme peregrinação (por vezes cansativa), a jovem protagonista é bastante teimosa e percebe que uma rede emaranhada de pessoas e seres entram em seu caminho, onde tudo parece prestes a dar totalmente errado!

Assim como os outros volumes da série, o foco não se faz no romance, o que dá a impressão de a qualquer momento Valek se mostrar o vilão da história, em minha opinião. A fantasia é muito bem construída, mas o amor entre os personagens me parece raso e pouco estruturado, infelizmente.

A narrativa é bastante intensa e desafiadora, caminha entre os cenários revelados nos dois livros anteriores e traz novos ambientes, novas descobertas. Mostra a força e garra dos guerreiros e como cada um está unido por um objetivo. Os acontecimentos ocorrem rapidamente e as cenas mudam da água para o vinho, não há uma constância com tanto personagem, lugar, batalha e chuva de poder.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Anna 11/06/2021

Gente, que bagaceira...adorei!
Gente, o que foi essa leitura? Depois dos 20% eu praticamente devorei esse livro, devorei! Que trilogia querida! A fantasia virou um cabaré que eu não esperava, em muitos momentos eu fiquei sem ter ideia de como os personagens iam conseguir se safar. Quando estava ruim, dava um jeito de piorar. Nos livros anteriores a gente foi apresentado a uma Yelena que sempre era ágil e casca grossa, parecia que ela aguentava muito bem tudo que era jogado para cima dela. E nesse livro, a autora realmente completou essa personagem ao meu ver, porque vimos a personagem principal no seu eu mais vulnerável, vimos ela perdida, conhecemos seu maior medo e aprendendo a enfrenta-lo aos trancos e barrancos. O nível de autoconhecimento que ela conseguiu alcançar no final desse livro é extraordinário! E a maneira como isso só serviu pra ela saber os limites e poder ajudar outras pessoas e transformar a vida delas foi lindo! Vale destacar, que durante alguns momentos do livro fiquei impaciente por ver essa desconstrução da personagem, mas quando ela se reconstruiu, tudo fez sentido, porque só agora ela realmente encontrou e está cuidando de sua própria alma. Que trilogia preciosa!

Kamy 14/04/2020

Neste terceiro livro Yelena precisa entender melhor seus poderes, precisa deixar de ser tão teimosa (kkkkkkk) pois agora as coisas dependem mais ainda dela e desse poder que ela descobriu ser importante. Entretanto, não será tão fácil essa nova jornada, nem para os amigos dela.
Achei tudo muito bom, maravilhoso. A escritora escreve muito bem, amo quando a escrita é envolvente.

Yasmin 06/07/2022

Valek é o cara
Dos 3 sem dúvidas esse é o mais fraco. A história continua na pegada dos livros anteriores porém fica uma coisa repetitiva, principalmente pelo fato de que a trama é quase a mesma coisa do livro anterior. Em contra partida, é muito legal acompanhar não só o desenvolvimento da Yelena, como também dos outros personagens. Para mim a história só começou a fluir e a me prender de vez, quando o Valek apareceu e começou a botar juízo na cabeça da Yelena. Ainda sim, recomendo esse leitura.

Fran Belgrowicz 25/03/2021

"Não aprendi dizer adeus. Mas tenho que aceitar"
Me demorei nessa leitura, queria estender o prazer dessa história por muito tempo. Que saga maravilhosa.

Esse foi o livro mais denso. E em alguns momentos me peguei com raiva dos personagens amados, mas a trama foi tão bem desenhada que as reações eram completamente compreensíveis.

A autora foi muito sabia na trilogia, deixando preparações para o todo.

Já sinto saudades das aventuras de Yelena, mas acredito seriamente que depois de viver tudo isso ela merece descanso.

Trilogia mais que recomendada.

Annalisa 04/01/2022

Estudos Sobre Fogo

Cheguei ao fim dessa trilogia aos trancos e barrancos, nunca uma série me decepcionou tanto, terminei mesmo na força da teimosia para não deixar nada para trás.
Geralmente, quando classifico uma série "ruim", ela é ruim do começo ao fim, ou "boa" do começo ao fim. Eu nunca tinha visto um primeiro livro TÃO promissor, com uma construção de mundo e universo que prometiam tanto e no meio do caminho parece que tudo fui atropelado por um caminhão, e as cosias ficaram todas jogadas no meio da estrada.

No primeiro livro acabamos aceitando alguns tropeços, por que realmente esperamos que as sequências "construam" melhor nosso entendimento. Mas chegando agora ao fim de Estudos Sobre Fogo, nada realmente foi construído. Fiquei tão decepcionada com a série como um todo, que nem conseguia finalizar esse resenha, estava p*ta mesmo.

Eu primeiro lugar, preciso comentar a decadência de relação não-construída entre Yelena e Valek, NADA, ABSOLUTAMENTE NADA neles é compatível, não há ne sequer uma fagulha de química, interação, tempero, empatia, combinação, naaaaada. É sofrível ver as cenas entre eles, Valek chamando Yelena de "meu amor", sem NUNCA ter realmente algo construído para isso. Um amor sem fim e sem tamanho, completamente vazio e oco. Não dá para engolir. Me dava vergonha alheia demais.

Segundo que quase nada dos personagens secundários foi explorado, nem as histórias, personalidades, passados, não consigo sequer lembrar direito o nome deles. Pouco desenvolvimento dos lugares, cultura e história. Personagens aparecem e somem aleatoriamente de acordo com a conveniência da história.

E Yelena, meu senhor, nunca sabe de nada, completamente burra e teimosa, faz as coisas por impulso, sem estrutura pra nada, não ouve, não compartilha, parece um criança sem a bola. As coisas forçosamente dão certo, só e somente porquê ela é a personagem principal e tem que ter um final feliz. George R.R. Martin já a teria matado há tempos.

Por mais que os três livros comecem com "Estudos sobre.." não vejo realmente nenhum tipo de estudo ou autoconhecimento da Yelena, tudo o que ela começou, deixou para trás, não estudou, aprimorou, conheceu, aprendeu nada. Tudo magicamente aparecia e funcionava quando ela precisava.

Foi complicado terminar esse livro, pra mim, já deu. Achei o primeiro extremamente bom, por tudo que foi prometido, porém, o resto foi só ladeira abaixo.
Se fosse recomendar para alguém, diria só para ler o primeiro, e imaginar sozinho o resto da história.

agatamagno 22/05/2020

Finalmente!
Comecei a ler essa trilogia por indicação de uma amiga, e eu adorei o primeiro livro, e fui ansiosa ler o segundo! E aí o encanto morreu e eu demorei muito tempo pra ler o terceiro(anos)....

Eu acredito que não estava muito ligada em fantasia na época. As histórias e os personagens mudam muito de um livro pro outro. O que não me agradou tanto, vc acha que vai ler sobre uma coisa, mas acaba caindo em outra.

Longe de dizer que a trilogia é ruim! Eu gostei bastante, o mundo criado é incrível! Mas não senti empatia pela personagem principal, nesse volume então, queria matar! Mas existem outros personagens como a Kiki (a égua) o Homem da Lua e até mesmo o Valek que valem a pena.

Pra quem procurar romance dentro desse mundo fantástico, não tem. É quase inexistente. Existe momentos que eu nem lembrava que existia um casal principal. Lembro que no primeiro eles até tinham química, mas o romance é bem apagado nesse.

Eu recomendo pra quem gosta de fantasia! Mundo mágico, animais participativos e inteligentes! Mas não é a melhor trilogia desse mundo que eu li.

Natalia1831 05/03/2015

surpreendente!!
Quem poderia esperar por este final de tirar o fôlego e tão cheio de reviravoltas e traições!
Nesse final. vemos uma Yelena teimosa e que por alguns dias, se permitiu ser corvarde, se permitiu deixar o medo se apossar dela...
O que, ao meu ver é natural, ninguém é uma fortaleza o tempo todo. cada um de nós, em determinados momentos de nossas vidas , também queremos ser cuidados, ter alguém que faça o "impossível" por nós...
Yelena, esta desse modo nesse livro, cheia de receios, e de "e se?" Com medo de perder quem ama e, com isso, afastando todos de si, se isolando. No começo sem perceber e depois, mesmo percebendo, deixando, esse afastamento acontecer por pura teimosia.
A grande Descobridora de Almas, acredita que seja dever único dela, salvar Sitia e Ixia.
Yelena, esta aterrorizada com sua nova posição e no que ela acarretará para a vida das demais pessoas.
Admito que essa teimosia dela, me irritou durante o livro, pois a via magoando, justamente, quem mais ela amava e queria proteger. Mas como sempre, nossa heroína, recuperou seu bom senso e aceitou de volta a ajuda de seus inseparáveis amigos, de seu irmão mais velho, e claro, de seu grande amor Valek!
Como sempre, apesar de tudo apontar contra, de tudo parecer que a derrota é o que aguarda no final. mais uma vez a inteligência unida a coragem de Yelena, torna o "final feliz" possível!
Yelena, me ensinou a ter comprometimento pessoal, em fazer dá certo, aquilo no que mais acredito e desejo!
Ana 05/03/2015minha estante
Estou a ler o primeiro e realmente estou a gostar muito! Yelena é uma protagonista forte. A história é muito boa!!

Natalia1831 05/03/2015minha estante
Yelena, nos ensina que se tivermos coragem, podemos ir do inferno ao Céu

Nanda 09/12/2015minha estante
estou lendo o primeiro, e amando! sabe onde encontro o terceiro para baixar?

Diego 15/01/2021

Deformador do fogo
O fogo encanta e amedronta, como aprender a controlalo ou a nao teme-lo.

1 | 2 | 3 | 4