A Meta

A Meta Eliyahu M. Goldratt...

Resenhas - A Meta

Dr. André Barros 19/02/2024

Excelente livro. Aprendi importantes princípios que podem ser aplicados no gerenciamento de projetos em ambientes de altas demandas.

Luiz Neves 22/01/2024

Qual é a meta?
Eu estava cético quanto a essa leitura. Confesso que quando me recomendaram o livro, não esperei grandes coisas (demorei 1 ano para lê-lo), até que encontrei em uma banca no meio da paulista o livro por um valor de 10 reais.

(Foram os 10 reais mais bem gastos em leitura.)

A meta, trás uma forma de questionar o status quo e gerar provocações que tire você e os envolvidos da zona de conforto. Um livro essencial para aqueles que trabalham com processos, rotinas e meta.

Além de que, e um excelente romance, isso mesmo ROMANCE. A trama desenvolvida ao decorrer do livro é fantástica. A jornada de Alex Rogo frente a seu emprego e com sua família e digna de.. dia a dia. Isso mesmo, o livro demonstra o desequilibro que uma pressão pode gerar em uma estrutura familiar, mesmo que seja por um bom propósito.

Por fim, o livro faz um questionamento reflexivo, qual é a meta?

Após encontrar a resposta, ela irá parecer de senso comum, mas executar os processos para atingi-la, isso será desafiador.

Marcos.Detanico 09/11/2023

Dos livros que li, que abordam temas similares ou sobre técnicas e ferramentas para melhoria contínua seja no âmbito pessoal ou profissional esse foi o primeiro que realmente me fez imergir na história, analisar e avaliar os conhecimentos fornecido, não ele traga métodos inovadores, ou que os outros livros não tenham seu mérito, em nível de conhecimento não se distância dos outros, mas a abordagem adotada pelo autor é excelente.

Aqui não trás uma sequência de conceitos com exemplos específicos, histórias de grandes passadores ?evoluíram? usando o método.

Aqui ele trás uma história, onde o protagonista está gerenciando uma empresa a caminho da falência e gasta além do tempo que tem para ?apagar incêndios? e com isso sua vida familiar cada incômodo água abaixo.

E que aos poucos ele vai aprendendo e realmente entendendo como e porque uma empresa existe e a partir disso o que fazer, como pensar e como agir para atender as metas, sair do reativo e passar para um sistema funcional e eficaz.

Gostei muito, vale muito a pena esse livro faz vice analisar se afirma crítica e objetiva um problema, sem floreiros para conquistar seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.

tmgoncalves 03/10/2023

Se não há uma meta, qualquer caminho serve!
Apesar de ser um romance corporativo, é um bom livro. O autor utiliza a história fictícia para explicar a Teoria das Restrições.

A ideia principal do livro é a forma que um líder, seja corporativo, acadêmico, religioso, entre outros, se organiza frente aos eventos aleatórios da vida com a finalidade de atingir determinada meta.

Obviamente, o livro abstrai muita realidade dos trabalhadores, como por exemplo greve de funcionários, catástrofes naturais, problemas familiares dos funcionários, para seguir com o sucesso da história. No entanto, como mencionado anteriormente, esse não é o foco da história.

Em suma, um bom livro motivacional com o objetivo de incentivar as pessoas a atingir determinado objetivo.

jackgirl 23/04/2023

Errr?
Eu comecei gostando muito desse livro, achei a leitura muito boa mesmo, justamente por se tratar de um assunto que faz parte do meu cotidiano, no entanto, a leitura foi ficando extremamente cansativa quando os problemas pessoais do protagonista começam a aparecer de uma forma que não tem efeito nenhum sobre como ele reage a isso, e foi um ponto que me incomodou a ponto de querer parar a leitura, mas em um quesito geral, visando o assunto complicado que é abordado, o livro é muito bom e com certeza seus ensinamentos trouxeram grande impacto pra minha vida e visão profissional.

Beatriz 04/04/2023

A faculdade me obriga
Li esse livro por pura espontânea obrigação. Achei interessante o fato dele apesar de ser um livro técnico ser em formato de romance, pois assim facilita muita a vida do universitário ferrado. Apesar de não ser uma leitura que eu tenha amado, não odiei, porém uma fanfic é mais bem escrita, tinha pânico em alguns diálogos desse livro. No fim das contas ele explica bem a abordagem de gerenciamento que ele se propõe.

alex_fsi 29/01/2023

Pena ser muito voltado para fábricas
Descubro hoje que o autor fez um livro tratando da TOC - Teoria das Restrições para a área de gestão de projetos, então, vai entrar na fila pra leitura, pois o conceito é muito bem abordado neste aqui.

Goldratt trás conceitos do Lean de forma bem amigável em uma espécie de romance. Os diálogos facilitam visualizar alguns conceitos técnicos de forma bem leve, apesar que às vezes faz falta algumas definições mais formais pra quem não está no contexto de fábricas.

Para quem é da área de sistemas e projetos, apesar de não ter lido ainda, o livro dele voltado para as áreas acima é o "Corrente Crítica"

Joabe.Carmo 18/01/2023

Aprende, pequeno gafanhoto!
"O bom senso não é nenhum pouco comum!"
1 semana, 365 páginas e uma "viagem" no sentido profissional extremamente empolgante num aprendizado para toda a vida!

Liara.Ribas 31/12/2022

Excelente para entendermos mais sobre a Teoria das Restrições (TOC). Aplica-se a diversas frentes de atividades, principalmente aquelas voltadas a linhas de produção, onde um processo sempre depende do anterior. Temos que descobrir onde está o gargalo e tentar otimizar ao máximo esse gargalo.

Daniele 26/12/2022

Leitura obrigatória para quem está no chão de fábrica e/ou deseja seguir carreira no ramo industrial.
Em a meta, conhecemos a história de Alex Rogo, gerente industrial da planta de uma grande indústria. Essa planta está indo de mal a pior, com baixa produtividade, atraso nas entregas e baixo lucro. Com a cabeça a mil, pensando em como pode mudar a realidade da fábrica, Alex acaba revendo um velho amigo em um aeroporto, Jonah, um professor de física que durante uma breve conversa, na qual Alex expõe seu problema, o questiona:
Qual é a meta?
Para sua própria surpresa, Alex não sabe responder qual é, e a partir disso, utilizando maiêutica, Jonah ajuda Alex, para que entenda finalmente qual é a meta, como fazer as alterações necessárias na planta e conseguir mudar o cenário.
Sou estudante de engenharia e meu coordenador, simultaneamente com o novo diretor da empresa que trabalho, pediram para que eu lesse esse livro, e pude ver todas as sacadas e ensinamentos sendo utilizados na prática. Isso foi demais!
É uma leitura obrigatória para quem está no chão de fábrica e/ou deseja seguir carreira no ramo industrial.
Dr. André Barros 19/02/2024minha estante
Excelente livro! Encontrei importantes princípios para aplicar no gerenciamento de projetos em ambiente de altas demandas.

Denise 27/09/2022

Livro muito bom sobre administração da produção. O tema ? gargalo? é amplamente abordado. É uma leitura extremamente interessante, pois é diferente dos livros comuns de administração, pois o livro traz uma história fictícia explorando os temas citados.

bhets 13/09/2022

O tema de A Meta são os novos princípios globais da indústria. O livro se trata de pessoas que tentam entender o que faz com que seu mundo
gire, e tentam torná-lo melhor. Pensando com lógica e consistência sobre seus problemas, elas são capazes de determinar as relações de "causa e efeito" entre ação e resultado.
Nesse processo, elas conseguem deduzir alguns princípios básicos que são usados para salvar a sua fabrica e transformá-la em um sucesso.

Bruna.Dietrich 25/08/2022

Recebi a indicação desse livro de uma professora e minhas expectativas foram baixas em relação a ele, porém fui muito surpreendida em como o autor é didático ao mesmo tempo em que nos envolve em uma história que poderia ser a de qualquer pessoa comum..
Eu lia o livro em qualquer segundo livre que eu tinha durante o dia de tão envolvida que fiquei na história.. amei!

Beatriz.Ordonhes 27/07/2022

Uma leitura surpreendentemente interessante, ideal para qualquer pessoa que queira aprender o básico do gerenciamento. Não só em uma empresa manufatureira.
Foi uma leitura maravilhosa e inspiradora, até para quem não entende os detalhes técnicos, como eu, ele consegue ensinar até os conceitos mais básicos da economia.

luquinhas 19/07/2022

gostei muito
um dos meus preferidos. li quando não tinha ainda o costume de ler e, ainda assim, devorei esse livro em 3 dias. queria chamar atenção à forma com que os ensinamentos são passados no livro: o professor guia o aluno a descobrir as respostas por conta própria. amo essa forma de aprender, porque, assim como o personagem principal, também pensei bastante para tentar entender alguns conceitos que o livro apresenta. talvez seja por isso que, mesmo tendo terminado de ler há mais de um ano, eu consigo lembrar bem do que aprendi nesse livro. gostei muito!! (pensando em reler para ver se minha opinião continua a mesma)