Sem Fôlego

Sem Fôlego Brian Selznick

Resenhas - Sem Fôlego

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bon-kun 01/10/2020

A convergencia das duas histórias me cativam
Fiquei apaixonado durante todo o livro, cada parte me arrepiou e eu realmente amei tudo que aconteceu nele. Super recomendo

Bia 07/08/2020

Perfeito
Primeiro livro escolar que li numa sentada! A história me cativou de um jeito surreal e o final me deixou de coração tão quentinho, adorei a mistura bem construída entre as imagens e a narração escrita. História comovente, visual lindo e leitura super fluida.

Paula Aono 05/03/2020

Você não devia ser tão tartaruga assim!
Ben, acaba de perder a mãe num acidente de carro, indo morar com os tios e os primos.
Durante uma noite de tempestade, Ben retorna ao chalé que vivia com sua mãe, em meio a lembranças da vida dos dois, Ben acaba encontrando um livro antigo, com uma dedicatória ao certo Danny, um marca páginas de uma livraria e nele um recado de Danny para sua mãe bem como um numero de telefone.
Ben tem certeza que Danny é seu pai, e resolve ligar para o telefone do marcador, é quando um raio desce sobre o chalé, passa pelo fio do telefone e atinge o garoto, que já era surdo de um ouvido e com esse acidente passa a surdez total.
Agora completamente surdo, Ben é transferido para um internato, sem esperança e sem se sentir parte de algum lugar, ele resolve então fugir para Nova York, em busca de seu pai, e com o desejo de encontrar finalmente seu lugar!

Em uma outra época, uma garota de doze anos, também foge de casa. Rose é filha de uma famosa estrela de cinema, mas foi abandonada pela mãe, que saiu de casa para fazer carreira em filmes. A menina sente falta da mãe, o único jeito de matar essa saudade e com recortes de jornal que ela coleciona.

Essas duas histórias se intercalam a de Ben narrada com palavras, a de Rose com ilustrações lindas, e ao final se unem numa conclusão doce e surpreendente! É um livro grande porem de fácil leitura, e com uma narrativa bem fluida. Sem contar que a história como um todo é um primor!

Trechos:

"Estamos todos na sarjeta, mas alguns de nós contemplam as estrelas."

"- Sabe, Tartaruga - dizia antes de saírem para a escola - , você não devia ser tão tartaruga assim... Lembre-se de por a cabeça pra fora de vez em quando... Fale alguma coisa...seja corajoso."

Leonardo 21/02/2020

Gabinete de curiosidades
Selznick utiliza o mesmo formato de seu livro mais famoso, ?A invenção de Hugo Cabret?: pouco texto e muitas ilustrações, tanto que as 640 páginas podem ser lidas (ou vistas) em um ou dois dias. Aqui, porém, as palavras narram uma história e as imagens aparentemente contam outra, com personagens e épocas diferentes, mas ambas se reúnem mais adiante ? no tempo e no enredo. Uma trama envolvente e sensível, com segredos familiares, livrarias, museus, coleções e o silencioso mundo da surdez. A criança leitora provavelmente terá vontade de também criar sua caixa-museu e ser curadora do acervo que recontará sua trajetória particular.
SELZNICK, Brian. Sem fôlego. Traduzido por Claudio Figueiredo. São Paulo: SM, 2012. 4. impr. 2014. Tradução de: Wonderstruck (2011). 640 p. Ilustrações do autor (lápis sobre papel para aquarela Fabriano Artístico).
Literatura infantojuvenil.

Vale 06/11/2018

Sem palavras para as duas histórias que se passam no livro, a de Rose (ilustração) e Ben (escrita). Eu fiquei apaixonada pela forma que as histórias se encaixam e como o autor consegue fazer isso de uma forma que envolve o leitor. Eu mesma quando lia, ficava euforica com cada acontecimento e ja queria saber o que vinha a seguir.

Olivia 11/04/2018

Realmente incrível!
Eu vi esse livro em uma das minhas visitas à livraria e logo de cara ele me atraiu. Ele estava lacrado então não consegui ver o conteúdo dentro e logo entrei no Skoob para ver o que estavam falando sobre o livro. Quando descobri que parte do livro eram ilustrações, precisei comprá-lo!

Mas indo para o livro em si agora...o livro conta a história de duas crianças, ambas surdas, que vivem em duas épocas diferentes: uma em 1927 e outra em 1977. A história de Ben é contada por meio de narrativa, enquanto que a história de Rose é contada por meio de ilustrações (e que ilustrações!!!!). Ambos vivem uma vida de ausência...um a ausência de uma mãe famosa que nunca está por perto, e outro a ausência de um pai que nem ao menos sabe quem é.
O livro é cheio de detalhes, de carisma, de descobertas e auto conhecimento. Um livro que vai ficar em um canto carinhoso de mim por um bom tempo...

Me apaixonei não só pela história mas por todas as ilustrações desse livro. Vou procurar outros livros do autor porque realmente comecei a admirar esse escritor, esse artista!

Recomendo muito a leitura, a imersão nesse mundo novo e nesse livro único!

Bruna 24/12/2017

Emocionante!
Neste livro acompanhamos simultaneamente duas histórias.

Primeiro a história de Ben, um menino órfão que mora com os tios e o primo. E do outro lado Rose, a garota surda que apenas olha a cidade de Nova York pela sua janela. Sendo dela a história narrada apenas por ilustrações.
O que me apaixonou logo de cara foi que quando Ben é atingido por um raio e termina ficando surdo de seu ouvido bom...

Acontece... Pra mim o livro perdeu definitivamente todos os sons... ?
Ficou completamente em silêncio e quando enfim o destino de Ben e Rose se cruzam... Fica totalmente perfeito!

Leve, encantador e emocionante esse livro te cativa pela capacidade sem limitações de seus personagens. Basta ter um sonho, basta não se deixar abater e confiar nos amigos que a vida se encarrega de por em seu caminho.

Com total certeza merece 5 estrelas! Além de ser favoritado!

@retratodaleitora 06/01/2017

Uma experiência única.
Sem Fôlego conta duas histórias diferentes. Uma toda contada através de lindas ilustrações feitas pelo próprio autor, e outra narrada em terceira pessoa. Através das imagens conhecemos Rose, uma menina surda e muda que foge de casa para assistir a uma peça estrelada por sua atriz favorita, de quem coleciona fotos e recortes de jornal. A menina foge também para se livrar das aulas de libras, que detesta, e da casa triste onde mora com o pai. Em Nova York sua aventura não dá muito certo, e o leitor vai se surpreendendo com algumas revelações. A história se passa em 1927.

Acompanhamos também o menino Ben, que perdeu a mãe recentemente e é aterrorizado toda noite por um pesadelo com lobos. Ele é um menino inteligente e curioso que coleciona pequenos objetos encontrados por aí. Em uma noite de tempestade ele vai até a casa onde morava com sua mãe, e no meio de suas coisas encontra algo que pode levá-lo até seu pai, que nunca conheceu. Depois de um acidente inexplicável que o deixa surdo, ele resolve fugir para Nova York, e lá, em busca de respostas, vive a maior aventura de sua vida. Sua história se passa em 1977.
"Estamos todos na sarjeta, mas alguns de nós contemplam as estrelas."
Não posso dizer exatamente o quê, mas as duas histórias se interligam em dado momento da narrativa. O leitor vai acompanhando tudo sedento por respostas, assim como o Ben, e somos surpreendidos pelas reviravoltas presentes em ambas as narrativas.

Nunca antes tinha lido histórias contadas apenas por imagens, e foi uma experiência incrível. Achei que fosse bem complicado, mas estava errada. Me envolvi igualmente com as duas histórias e me apeguei aos seus protagonistas. São personagens encantadores e sofridos que precisam lidar com os percalços da vida.

O final do livro é encantador, terminando com imagens muito bonitas, assim como todas as presentes na obra. Tirei fotos de algumas poucas (para ver outras acesse o instagram do blog @umaleitoravorazblog), mas saibam que mais de 50% do livro são as ilustrações. É uma edição primorosa e quero muito adquirir os outros títulos do autor, que também escreveu A Invenção de Hugo Cabret, publicado no brasil em 2007 e adaptado para o cinema.

Para conferir as fotos das ilustrações, acesse o blog:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2017/01/sem-folego-de-brian-selznick.html

Vinny 23/03/2015

EXTRÁORDINARIAMENTE SEM FÔLEGO
Esse livro é sensacional, segundo livro que tinha lido do Brian Selznick. Vocês podem não acreditar mais li esse livro em 2 dias (640 páginas).
Esse livro conta a historia de duas crianças distanciadas no meio do século que se entrelaçam no final.
Brian Selznick, cativou-me mais uma vez, os personagens são sensacionais e vocês vão se apaixonar como me apaixonei por esse livro.
O livro é daqueles que se você ler uma página hoje, amanhã você quer ler o livro todo.

Ben certo dia sente saudades da sua mãe e fica fuçando as coisas dela, até que ele encontra um marcador, que provavelmente seu pai escrevera.
Então Ben, vai em busca dele e acaba descobrindo mais sobre sua familia.

Marina Rezende 04/02/2013

Quebra cabeça de mil peças
O livro “sem fôlego” conta a história de 2 pessoas, até então distintas, e que tem a mesma deficiência, a surdez. As duas vidas tão distintas, porém tão parecidas se entrelaçam magicamente em um enorme quebra- cabeça, onde as peças se perderam no passado, e que só com muita perseverança ele poderá ser concluído.
O livro envolve o leitor já nas primeiras páginas pois conta as histórias de diferentes modos, ou por belíssimas imagens, ou pela escrita. Na parte escrita, conta a vida de Ben, e as figuras contam a história de Rose. Ambos se sentem deslocados por serem surdos e estarem em um lugar tão misterioso, o museu de história natural de Nova York, para onde as duas crianças haviam fugido por ironia do destino. Ambos fogem em busca de seu passada e de aventura, e nisso acabam descobrindo coisas surpreendentes.
Com este livro “naveguei” por emocionantes aventuras. A leitura de imagens me estimulou bastante, além de ser um livro envolvente tocante e fascinante.
Leko 09/10/2018minha estante
undefined

Carol Fujiwara 03/12/2012

Com vento, mas sem ar
O livro de Brian Selznick, Sem Fôlego, conta a hitória de 2 pessoas diferentes, mas que tem a mesma carencia.
Um livro envolvente por suas formas de contar a história tanto com imagens ou com palavras.
A história dessas pessoas confudas pelo passado, que por algumas coisas em comum acabam se cruzando.
Ben, que conta sua história através das palavras e Rose, através das imagens, em ambas não é necessário ouvir para saber. Inseguros, por serem surdos e não terem referencias e estarem em um lugar estranho, fugindo para o passado.
Com desejo de desvendar o passado nada os segura.
Viaje oara o mundo que não escuta mas que se comunica por meios fascinantes.
Kalyne 29/12/2015minha estante
Narrativa interessante, ou melhor, narrativas interessantes, já que são apresentadas duas histórias simultâneas, uma por meio da linguagem verbal e outra por meio da não verbal (imagens). O que mais amei foi a forma como essas histórias se cruzam ao final da obra!

1 | 2 | 3 | 4 | 5