Cuco

Cuco Julia Crouch

Resenhas - Cuco

Silvia 27/12/2012minha estante
Lucy? O nome da personagem que é "vítima" de Polly não é a Rose?
Mas eu gostei do livro e a Rose (não Lucy) não é tão santinha assim...

Literatura 12/12/2012

Cuidado em quem você confia
Rose tem uma vida aparentemente normal. Perto de Londres, ela, o marido e os filhos vivem numa enorme casa espaçosa com direito a edícula no fundo e muito conforto. Certo dia ela recebe um telefonema de sua amiga Polly, do qual revelava que o marido dela, Christos, falecera. Rose é informada ainda que sua amiga não tem uma boa relação com a sogra e depois da morte do marido, ela se vira na rua.

Sem hesitar, Rose a convida a vir morar com ela onde poderiam – ela e os filhos – ocupar tranquilamente a edícula. Esse foi o primeiro erro dela, pois convidara sem nem mesmo consultar seu marido Gareth, que nunca havia simpatizado com Polly.

Quando Polly e os filhos chegam são bem recebidos por Rose, mas nem tanto por Gareth que prefere permanecer indiferente. Aos poucos, Polly vai se adaptando na nova casa e os filhos passam a frequentar a mesma escola de Anna, filha de Rose. Gareth, já um pouco mais tranquilo com Polly em seu lar, passa a lhe dirigir a palavra e logo ela conquista a confiança de todos.

Toda vez que Polly falava com qualquer pessoa da família de Rose, era notável seu tom de falsidade e arrogância na voz. Ora era agressiva verbalmente, ora passiva e tranquila em demasia. Em seus momentos de agressividade verbal, Rose acabava relevando o fato por ainda achar que a mesma não se conformara com a morte de Christos.

Veja resenha completa no site:

Gabi 01/12/2012minha estante
Também achei o livro bem inconstante.
Durante o livro da a entender que a Polly envenena a filha deles e faz outras diversas coisas ruins, tanto que achei que ela teria algo relacionado com a morte do marido.
O final decepciona assim como o o segredo das duas.
Criei muitas expectativas para uma história fraca, tem um enredo bom mas não foi bem desenvolvida.

Júlia 22/12/2012minha estante
Concordo! O segredo das duas foi muito fraco, e a proposta inicial do livro dava a entender que a Polly seria uma pessoa perigosa, manipuladora, sociopata, sabe? Mas não, tudo se baseou nela ser amante do marido da Rose. E aquele final? Só de lembrar, me da raiva!

Gabriela 29/10/2012

[Resenha] Cuco
Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim.

Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa.

Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.

Quando vi esse livro pela primeira vez, fiquei morrendo de vontade de ler.
O livro não me decepcionou!
Com uma trama envolvente e deliciosamente viciante, Julia Crouch nos leva para dentro da casa da família de Rose com tanta naturalidade que nos sentimos dentro da trama.
Surpreendente!
Quando você acha que sabe o que vai acontecer, acontece uma coisa que você nunca pensaria!
Arrisco a dizer que esse foi o primeiro livro em que eu amava e odiava todos os personagens ao mesmo tempo (bom, tirando as crianças).
A única coisa que me desagradou foi o final!
Na minha opinião, a autora poderia ter explorado mais os sentimentos e ações dos personagens!
Fora isso, é um ótimo thriller, que te prenderá do começo ao fim!
Super recomendo!

Milla 18/12/2012

www.amorporclassico.com
Cuco tem sido um mistério para mim desde que eu o recebi. Por ser um trhiller, fiquei bem curiosa para ler, mas fui inconscientemente adiando a leitura. Confesso que decidi ler apenas porque queria fazer uma promoção e isso não é honesto, mas logo de cara fui arrebatada pela trama de Julia Crouch.

Narrado em terceira pessoa e de uma forma que devo reconhecer que é muito envolvente, Cuco conta a história de Rose, uma mulher que, após muitas dificuldades, está enfim conseguindo colocar sua vida em ordem com seu marido e suas duas filhas numa casa no campo. Ao receber um telefonema de sua melhor amiga Polly, ela descobre que esta ficou viúva e a convida para vir com seus dois filhos passar uma temporada em sua casa.
Polly, uma ex estrela do rock, sempre foi muito peculiar, mas é na convivência que Rose começa a se dar conta que estava enganada sobre a sua melhor amiga. Segredos e mistérios envolvem a amizade de Rose e Polly e aos poucos Rose percebe que está perdendo espaço dentro da sua própria casa e família e que não pode confiar tanto assim em Polly.

Acidentes e incidentes terríveis começam a acontecer depois da chegada da viúva, mas Rose não tem forças para colocar Polly para fora.

UAU e AFF! Duas palavras para definir o que senti lendo Cuco.
Geralmente não gosto dessas frases que ocupam o lugar de subtítulo na capa do livro, acho muito apelativo. Mas com certeza a frase "seu primeiro erro foi convidá-la a entrar..." cabe muito bem ao contexto do enredo de Cuco.

Logo de cara, senti uma profunda antipatia por todos os personagens e talvez a única que tenha realmente me cativado foi a Anna, mas isso não veio como um ponto negativo. Polly é o tipo de mulher que você sente a energia ruim à primeira vista. E a cada atitude dela eu ficava com mais ódio. Rose é volúvel e achei-a uma fracassada com sua insistente tentativa de acolher a todos e buscar a perfeição. E Gareth... Nem sei o que dizer sobre um homem com alterações de humor, com um comportamento chato, que claramente não valoriza a esposa e não tem papel nenhum dentro de casa.
Apesar de personagens com características ruins, eles são bem construídos, os laços, os acontecimentos, as implicações e tudo mais. Rose é fraca e, apesar de estar vendo seu lar se destruir, ela ama a amiga e não sabe como colocá-la para fora, isso foi mostrando que ela também tinha seu lado insano regando a muito vinho.

A trama tem pontos altos, as ameaças subentendidas de Polly, a obscuridade do passado de Rose e as mudanças repentinas do Gareth. Além do aviso de todos: mande-a embora (eu também repeti muito isso para a Rose, mas ela não me escutava).

O enredo é eletrizante, mesmo com muito sono eu não conseguia largar o livro porque eu queria entender tudo aquilo e ver se a Rose não ia tomar uma atitude. Mesmo odiando cada um dos personagens e suas atitudes burras e ridículas, eu simplesmente esperava que tudo terminasse bem. Algo que me incomodou foi que em todas as cenas os personagens bebiam um cálice de vinho e isso era um absurdo porque Rose ainda estava amamentando sua filha mais nova.

E o desfecho... Nada do que eu esperava, mas algo que eu achei tão encaixado e que só comprovou minha opinião anterior sobre a Rose e manteve a Polly como a superior.

Ex Libris 23/12/2012

Resenha: Cuco
Olá leitores do Blog Ex Libris! Como estão vocês? Hoje irei escrever a resenha de um livro que divide opiniões. Muitos odiaram, alguns gostaram e outros simplesmente o adoraram. Faço parte do grupo que adorou a história escrita por Julia Crouch, porém tenho algumas ressalvas que serão apresentadas durante a resenha.

“Cuco” conta a história de uma família composta por Rose, seu marido Gareth e suas duas filhas. Uma bebê chamada Flossie e uma menina chamada Anna. Uma família que se encontra em um ótimo momento. Momento no qual a sintonia entre seus membros se torna cada vez mais evidente, principalmente após todas as dificuldades superadas e deixadas para trás.

Toda a harmonia familiar é quebrada a partir do momento que Rose, sem o consentimento inicial do marido, convida sua melhor amiga Polly e seus dois filhos para passarem o tempo que precisarem em sua casa. Rose sente uma obrigação de amiga ao fazer o convite, pois o marido de Polly, e também seu amigo, Christos, havia morrido em um acidente de carro.

A partir da chegada de sua sombria amiga a sua casa de campo em uma área rural da Inglaterra, Rose começa a perder o controle sobre seu marido, filhos, amigos... O mundo de Rose começa a ser destruído, sendo que, assustadoramente, tudo parece estar ligado a Polly.

Como já citei acima, eu realmente gostei muito desse livro. Ele é narrado em terceira pessoa, no entanto com enfoque na personagem principal, Rose. Ficamos sabendo de tudo que a personagem pensa. Suas lembranças, agonias, seus medos, segredos...

Para ler o restante da resenha, acesse: http://blog-exlibris.blogspot.com.br/2012/12/resenha-cuco.html

Mari 29/12/2012

Preciso começar o post de hoje fazendo uma pergunta: Vocês já quiseram muito ler um livro, e quando finalmente terminaram sentiram a maior decepção? Se a resposta de vocês for sim, creio que compreenderão o que vou falar sobre CUCO da JULIA CROCH (Ed. NOVO CONCEITO).

Antes de tudo preciso dizer que CUCO conquistou meu coração com sua sinopse e os sombrios dizeres na capa. Meu Deus! Eu imaginava uma grandiosa história, com uma amiga-inimiga, uma protagonista surpreendente e um final arrebatador. Mas não encontrei nada disso. A protagonista é extremamente rasa e enfadonha, assim como seu marido; a amiga-inimiga completamente amalucada, amarga e idiota; e a única coisa que salvou na história foram as crianças, capazes de formar diálogos muito mais inteligentes, concretos e verossímeis que os adultos.

A premissa principal do livro é a chegada de Polly, com seus dois filhos, a casa de Rose e o marido. Polly havia ficado viúva, e sua amiga Rose, a chamou para passar um tempo com sua família. Com o tempo a amiga vai se mostrando amarga, invejando o que Rose conseguiu na vida e tentando ocupar o seu lugar... Bem, era para ser isso, mas Polly é uma viciada, que vive trancada em uma casa de hospedes tentando compor e deixando os filhos de lado. Ela não tem nenhuma preocupação com as crianças e ainda por cima vive dando foras e tiradas em Rose, que é uma sonsa e permite que a amiga faça isso por achar que ela está sofrendo a grande perda do marido. Mas Rose conhece Polly o suficiente para saber que não é isso, mas mesmo assim não reage!

Ela sabe que a mulher foi a culpada por ter deixado drogas perto de sua bebê e continua a protegendo, mesmo sabendo que a criança pode ter sequelas para o resto da vida. Imaginamos que quando o marido começa a se afastar de Rose, dormindo todos os dias no estúdio, e se aproximar de Polly, Rose irá reagir, mas não! Ela continua num marasmo ridículo e jamais confronta com o marido. Jamais tem um diálogo com ele ou diz as coisas as claras. Ela fica se martirizando com situações que não sabem se existem e faz idiotices infantis para ver se descobre os dois, como colocar laxantes no café que ele toma na madrugada enquanto está no estúdio. Mesmo com situações claras, ela não confronta ninguém. O máximo que faz é estragar algumas coisinhas do marido, que junto com Polly pensam em internar a esposa por acharem que ela está louca. ¬¬

Foi a parte que eu achei mais ridícula! Mesmo sabendo do plano dos dois, ela não os enfrenta, não cobra satisfações, pelo contrário, deixa que eles a acusem de estar errada. É muito marasmo para uma pessoa só.

O final até que me agradou um pouco, mas não posso dizer que compensou a história, pois seria um tremendo exagero. Ele apenas camufla um enredo ruim, com personagens sem atitudes, de um livro que é menos que mediano.

Daycir 15/01/2013

Frustrante....
Comprei na Bienal, doida de expectativA, aiaiai.....comecei animada mas o livro foi me dando uma depressão!!!! Eu lia e ficava com aquele clima de desespero, de "abuso"....nem sei explicar! E o fim????? affff...sabe aquela vontade de pôr fogo no livro quando ele acaba??? rsrsr

@leitoraincomum 24/01/2013

Cuidado com quem você deixa entrar na sua casa.
Resenha postada no blog Leitora Incomum, não reproduzir sem autorização ou os devidos créditos. Plágio não é legal.

Rose é uma mulher doce, com uma família equilibrada e feliz mesmo que construída com alguns imprevistos como a chegada inesperada da sua segunda filha Flossie que deu uma balançada em seu casamento. Ela e Gareth tem uma relação muito calma e serena até que Polly uma amiga de infância dela, telefona avisando que ficou viúva. Rose, mesmo sabendo o quanto seu marido não gosta da amiga, oferece apoio e morada para a amiga e seus dois filhos até que ela se estabilize. Todas as ressalvas de Gareth em relação a Polly aparentemente são por ela ter causado o afastamento dele de seu amigo Christos, marido de Polly.
Cuco é um thriller que aborda o tema que mais me interessa e me perturba: o psicológico humano. Devido a isso, o livro mexe intensamente com o leitor que não consegue largar o livro por mais que os personagens comecem a irritar com suas atitudes no mínimo, incompreensíveis - beirando até o inaceitável.
Quando Polly chega na casa de Rose, já é fácil perceber a que ela veio e como ela é muito menos do que Rose a descreve para defendê-la da implicância do marido que só de ouvir falar do nome dela já se irrita profundamente.
As personagens infantis Anna e Flossie, filhas de Rose e Yannis e Nico, filhos de Polly trazem uma certa leveza e realidade para alguns momentos, mas não deixam o livro menos denso por isso. Por exemplo, a maturidade de Anna com algumas situações, chega a tornar as decisões de Rose ainda mais dramáticas, por outro lado os meninos, com suas personalidades hostis refletem todo o impacto que a influência materna trouxe para a vida deles. Sim, Polly não consegue nem ser uma boa mãe para os seus filhos e chegou a me fazer chorar de raiva, afinal sou coruja ao extremo.

E então, ao tropeçar na raiz de uma árvore, teve a revelação de que ela, Anna, Flossie e Gareth simplesmente não tivera oportunidade de ficar sozinhos tempo suficiente desde a conclusão da casa para fazer a família se firmar com solidez. Construíram um muro impalpável e, ao que parece, ele tinha sido atravessado.
Página 282

A protagonista "boazinha" Rose, mostra todas as imperfeições que uma mulher que se deixa ser levada pelas suas emoções pode desenvolver e por isso vejo muito falando que ela tem dupla personalidade, só que o mundo está cheio de mulheres como ela, que precisam de uma válvula de escape quando a pressão aperta. Os personagens paralelos Simon, vizinho da família e Kate, médica de Rose, tentam de todas as formas alertá-la do perigo que ronda seu lar, mas ela se nega a afastar o mal do seu lar.
Eu li alguns comentários de pessoas que leram pelo twitter, facebook e skoob que não gostaram do livro, achando que o final deixou a desejar, mas eu achei o desfecho intrigante, complexo e sufocante. Não foi o final esperado por mim, mas foi um final satisfatório pra estória, que faz você repassar todos os acontecimentos mentalmente e entender toda essa influência que a sádica Polly tem na Rose desde o dia que se conheceram. Seria ótima uma continuação pra preencher algumas lacunas pois fica um gancho perfeito para isso na última cena, além de explorar mais personagens secundários como Simon e Kate, mas o final me deixou plenamente satisfeita.
Cuco é um livro que mesmo com uma temática densa tem uma narrativa em terceira pessoa que flui rápido, além de ter uma diagramação muito boa com fontes grandes e páginas amarelas que tornam a leitura muito confortável. O tema, porém, é complexo pois explora o psicológico e pode não se tornar uma leitura interessante para pessoas que não gostam desse tipo de trama. Um livro para perturbar o seu sono e te fazer repensar nas relações familiares de forma mais critica e protetora, afinal precisamos zelar pelo que amamos. Recomendadíssimo.

Kah Cruz 12/12/2014minha estante
Achei o livro bom! A única coisa que não é legal é o desfecho do caso principal, entre a Rose, a Polly e o Garreth... Acho que faltou mais detalhes, mais explicações.
Mas a volta da Polly serve para mostrar que segredos podem te fazer refém de algo ou alguém. Ela se livrou de um, mas acabou criando outro, que acabou ligando as duas novamente.

Nai 13/12/2016minha estante
E o que houve com as filhas de Rose?

Liana 20/09/2013

Envolvente, porém...
Primeiramente eu devorei o livro! A história é realmente envolvente e te faz querer ler mais e mais. É cheia de suspenses e mistérios, aguçando a curiosidade e certos momentos deixando o leitor revoltado, que na minha opinião, é interessante. Porém, muitos mistérios acabam ficando para depois e você imagina que tudo irá acontecer no final, mas pelo contrário, muitas situações ficam silenciadas e eu não gostei do final, achei que poderia haver uma continuação ou uma atitude diferente por parte de umas das protagonistas.

Fer Kaczynski 23/02/2014

Louco!
O livro Cuco sempre me chamou a atenção pela capa, achava bem interessante a arte e a chamada. Suspense me intriga, eu confesso, e este é até bem legal.

A história é de Rose, uma jovem esposa e mãe, que acolhe sua melhor amiga de infância Polly(uma rockstar dos anos 90), em sua residência, após a amiga passar por problemas pessoais, pois o marido acaba de falecer, e ela tendo bom coração decide receber Polly juntamente com seus filhos até ela se restabelecer. Porém, não demora muito a arrepender-se amargamente, onde o limite saudável da amizade beira a loucura, a leitura mexe com nosso psicológico e acredito que foi intencional.

Leia o restante em:

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/02/cuco-julia-crouch.html

Arlindo Barata 06/11/2014

Rose e Polly criaram laços de amizades e um tanto fraternais desde quando eram mais jovens. Polly sabe de todos os segredos de Rose e sabe também de tudo que sua amiga tinha passado. Rose se senti eternamente grata por tudo que Polly fez para ela e faz o que for preciso para ver sua amiga bem.
Polly chega com seus dois meninos na casa de Rose, e esta logo percebe que os três precisam dos melhores cuidados para superar a perda do marido/pai. Porém o marido de rose, Gareth não é a favor desta visita.
Cuco é um suspense bem trabalhado, e logo quando comecei não conseguia me conectar, mas quando consegui superar as primeiras páginas pude vislumbrar uma história incrível e que prende sua atenção. Cada vez mais queremos ver até onde Polly é capaz de ir e esperamos ansiosos pela atitude de Rose.
Porém nem tudo são flores. A Rose é um personagem cansativo, ela percebe que há algo de errado, e apesar de seus amigos lhe alertarem sobre a Polly, ela prefere acreditar em sua amiga. Em contra partida, Polly foi um personagem mais bem escrito, capaz de o leitor visualizar suas ações e falas. E é até capaz de até chegarmos a torcer por Polly.
Apesar de ter mesmo uma Rose tão burra isso levaria a ser uma boa leitura se não fosse pelo seu final. Quando finalmente temos uma atitude de Rose, ainda é uma atitude burra (que coisa hein!). Todo o encanto que tive, o final destruiu (sksk).

site: http://macaliteraria.blogspot.com.br/2014/11/resenha-cuco-julia-crouch.html