Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal - A Origem do Mal

belligna 23/06/2022

O mais fraco da série. Tem muita informação dispensável e personagens que não tem como a gente se apegar. Não consegui ver o Hannibal em momento algum dessa história e acho que o autor tentou transformar ele em algum tipo de herói e pra mim não funcionou. Vou fingir que não li.
Não é um livro ruim, é simplesmente desnecessário.

jeslendo 01/06/2022

Muito envolvente e perturbadora do início ao fim. É o livro do qual eu estava mais curiosa quando comecei a série, para entrar na mente de um dos personagens mais complexos e intrigantes que conheci até então. Admito que não foi como imaginava, pois esperava um pouco mais, mas foi bastante esclarecedora.
Leitora 01/06/2022minha estante
Deu vontade de ler. Vou adicionar aqui na meta.

Gabz 31/05/2022

?Por falta de uma palavra melhor, o chamaremos de monstro?
O livro é um ótimo para entender melhor a psique do Hannibal.
Um canibal refinado que ironicamente sem absolutamente a menor intenção de cooperar positivamente, de certa forma diminui a população de alguns vermes no mundo, não por bondade e sim por puro egoísmo.
Muito foda alek

Pérola 26/04/2022

É um livro totalmente intrigante e o final me surpreendeu completamente. Jamais imaginaria que seria assim. Recomendo.

polly.telles 23/02/2022

Na minha opinião, o livro mais fraco da série Hannibal... Os 3 primeiros me prenderam bem mais a atenção enquanto que esse eu senti como se empurrasse a leitura. Muito demorado para começar a engrenar a história.

Chester 14/01/2022

É apenas o começo...
Satisfeito com o desfecho literário da saga. Tudo o que mais precisávamos era da origem do doutor. E como podemos ver é altamente traumatizante.
O livro divide-se em três partes mas acompanhamos três momentos da vida do Hannibal (ou quatro): 8 anos no fim da Segunda Guerra, 13 anos indo do orfanato para a França, 18 anos consolidado na França e América.
Obrigado, Thomas Harris, pelas obras.

Chenqing 04/01/2022

Normal
A leitura do livro é fácil, uma boa escrita que não se torna "pesada", porém é um pouco confuso em alguns pontos, o que pode fazer com que se torne cansativo e excruciante para ler, não me prendeu para ter aquela curiosidade para saber o que irá acontecer ou me fez ficar ansiosa pensando sobre a história durante um tempo, se tornou chato com tempo, o final compensa um pouco, não imaginava que aconteceria daquela forma, principalmente a relação da Murasaki com o Hanibal depois.
Foi uma leitura 'ok', sem altos, com bastantes baixos, não tão interessante, mas OK.

Gabriela Paulino 26/12/2021

Dos três livros da série que li até agora (além desse, li "o silêncio dos inocentes" e "Hannibal" também), "A origem do mal" foi o mais fraco. Gostei, mas as sequências são infinitamente superiores. Zero comentários para essas edições da best bolso (aka selo da editora Record) que como sempre são horrorosas.

hammezita 22/12/2021

?O garotinho Hannibal morreu em 1955 lá na neve, tentando salvar sua irmã. Seu coração morreu com Mischa. O que ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isto. Por falta de uma palavra melhor, o chamaremos de monstro.?

Apesar da minha leitura desse livro ter sido muito demorada por estar completamente exausta de tudo nesse fim de ano, eu consegui me conectar melhor na ultima metade do livro. De todos os livros do Hannibal, esse é o mais fraco; mas não quer dizer que é ruim. Acho que só esperava um pouco mais da explicação, não foi nada que me surpreendeu. Mas a escrita do Harris é sempre uma maravilha; muita pesquisa envolvida pra cada detalhe, e muito detalhe também na narração de cada cena. Impossível não ficar imerso no cenário e na história.
Ah, e definitivamente se encaixa como último livro da saga!

?- Mischa, extraímos conforto em saber que não existe nenhum Deus. Que você não está escravizada a um Céu, feito para se puxar o saco de Deus para sempre. O que você tem é melhor do que o Paraíso. Você tem o esquecimento abençoado. Sinto sua falta todos os dias.?

Leticia.Liesenfeld 19/12/2021

Apenas Frases
O garotinho Hannibal morreu em 1945 lá na neve, tentando salvar sua irmã. Seu coração morreu com Mischa. O que ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isto. Por falta de uma palavra melhor, o chamaremos de monstro.

Wender Araújo 10/12/2021

Sanguinário e perturbador
Que livro!! Toda a adrenalina é emocionante. A narrativa instigante de Thomas e muito boa. Conheçer a origem de hannibal ajudou a dissecar esse personagem tão misterioso e magnífico. Senti medo e até tive que adiar um pouco a leitura. Muito bom, um clássico e uma ótima adição a série de livros do Thomas que eu amo.

Bia 05/11/2021

Um autor com uma obra para se admirar.
Não conhecia Hannibal nem nos filmes, meu primeiro contato com sua história foi no livro. Posso dizer que a escrita de Thomas Harris é fácil de compreender mesmo sendo cheia de detalhes, detalhes estes que por vezes me levou longe na minha própria imaginação. Ainda que eu não tenha lido os volumes anteriores da história de Hannibal, não ficaram lacunas, e ainda assim sei que posso me surpreender ao ler os demais volumes da história. Se gosta de uma história com bom desenvolvimento e detalhes que te envolvem no universo do livro, certamente este é para você.

A ansiedade pelos demais volumes me consome agora, espero lê-los em breve!

Alê 29/09/2021

Depois de conhecer a infância de Hannibal é difícil não se simpatizar um pouco pelo que aconteceu a ele e como as coisas tomaram rumo.