Hannibal

Hannibal Thomas Harris




Resenhas - Hannibal - A Origem do Mal


105 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Alessander.Oliveira 18/09/2021

Razoável
Esperava mais. Pra mim é o livro mais fraco da coleção Hannibal Lecter. Não que seja ruim, mas depois de O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Dragão Vermelho eu esperava mais.
comentários(0)comente



Marcella 11/08/2021

A origem do mal
Apesar de algumas opiniões contrárias, o livro me prendeu e gostei bastante. Entretanto, alguns personagens poderiam ser mais aprofundados.
comentários(0)comente



Fabio.Chagas 13/07/2021

Frio Calculista e perturbador ???
Algumas pessoas acham os livros de Thomas Harris fracos, mas endeusam as adaptações cinematográficas baseadas nas obras do autor. Foi assim que aconteceu com toda a saga de Hannibal Lecter, ?O Canibal?. A maioria dos comentários que via nas redes sociais e também nos blogs dizia que os filmes do psicopata eram verdadeiros clássicos, bem melhores do que os livros. Teve um colega blogueiro que até usou um termo bem sugestivo: ?A Maldição da Saga Lecter?. Tétrico, não? O autor do post queria dizer que enquanto os filmes baseados nos livros de Harris decolavam, a obra literária ficava no limbo.

Com todo o respeito ao artigo escrito pelo colega, não posso concordar com tal afirmativa porque considero os quatro livros sobre Hannibal Lecter ? ?O Silencio dos Inocentes, ?Hannibal?, ?Dragão Vermelho? e Hannibal: A Origem do Mal? muito bons. Muito bons não; excelentes! Ao contrário, por exemplo, da adaptação cinematográfica de ?Hannibal? que foi um verdadeiro desastre. Quanto aos outros filmes, excetuando ?O Silencio dos Inocentes? ? este sim, um clássico ? nunca chegaram aos pés dos livros.

Com ?Hannibal, A Origem do Mal? não foi diferente. Achei o filme bem abaixo do nível do livro. Considero Harris um dos autores mais detalhistas em seu gênero, ou seja, no thriller psicológico e no suspense policial. Ele tem uma qualidade impar que falta em muitos escritores consagrados: a facilidade para compor um personagem, descrevê-lo, esmiuçá-lo. Não dá para comparar o Lecter, o Búfalo Bill, a Starling, o Graham ou ainda o Francis Dolarhyde dos filmes com os mesmos personagens dos livros. Nas obras literárias esses personagens são aprofundados, tendo um passado e um presente muito bem explorados. Nada é jogado aleatóriamente nas páginas. Por exemplo, em ?O Silencio dos Inocentes? temos um perfil psicológico muito bem elaborado do serial killer Búfalo Bill. Algo que não ocorre no filme, dando a impressão de que o vilão foi jogado ali, no enredo cinematográfico, meio que de paraquedas.  O mesmo acontece com Lecter, que apesar da brilhante interpretação de Anthony Hopkins não chega a ser tão visceral, doentio e ? como costumo dizer ou escrever ? ?classudo? quanto o Lecter dos livros. Sei lá galera, talvez dentro do contexto comparativo entre filme e livro, eu deva ser a ovelha negra, já que, certamente, a maioria das pessoas  acharam o filme bem melhor. Mas tudo bem, afinal de contas, vivemos numa democracia.

Mas vamos ao que interessa, escrever sobre ?Hannibal, A Origem do Mal?, quarto livro sobre o personagem idealizado por Harris, mas que dentro da cronologia da saga é considerado o primeiro ou, como queiram, a origem, o gênesis, onde tudo começou.

A obra de Harris publicada em 2006 é fantástica, daquelas que você lê numa tacada só, principalmente aquele leitor que já está familiarizado com o Dr.Lecter. O personagem pode ser considerado um dos mais famosos e complexos da literatura policial. Um serial killer letal e impiedoso, mas com uma classe... uma educação... um verdadeiro gentleman. E além de tudo, com um QI bem acima do normal. E é esse caráter dúbio que faz de Lecter um personagem, de fato, apaixonante.

Os três primeiros livros da saga, trazem pouquíssimas informações sobre a infância e a mocidade do serial killer. Temos apenas pequenos resquícios desse período, somente o necessário para que o leitor entenda, bem a grosso modo, o que levou Lecter a se tornar um perigoso matador de pessoas com o estranho habito de se banquetear com alguns pedaços  de suas vítimas.

Em ?Hannibal, A Origem da Mal?, o autor aproveita para nadar de braçadas na infância, adolescência e juventude do personagem, dando todas as informações possíveis sobre o Lecter criança, o Lecter  adolescente e o Lecter jovem.

Após ler as 343 páginas da saga, cheguei a conclusão de que Hannibal Lecter só se transformou num dos piores serial-killers da história da literatura policial por causa dos eventos da 2ª Guerra Mundial. Creio que se, aquela criança de oito anos de idade que nutria um amor incondicional por sua irmã Misha que tinha quase a sua idade, não tivesse vivido os horrores daquele conflito, hoje o temido ?Lecter Canibal? não existiria.

Aquela criança dócil deixou de existir em 1945, após ver os seus pais serem mortos num confronto entre o Exército Vermelho e os alemães. Como não bastasse esse trauma, o pequeno Lecter ainda presenciou a sua querida Misha ser canibalizada por um grupo de lituanos traidores e famintos que ajudavam os nazistas. Este fato, com certeza acabou contribuindo para que o personagem adquirisse o hábito de degustar as suas incautas vítimas. Sei lá, talvez, o trauma de ver Misha sendo comida por seus algozes acabou provocando um desequilibrio tão grande na mente daquela criança, de apenas oito anos, que a melhor maneira encontrada por ela para suportar tais lembranças foi fazer o mesmo com outras pessoas. Cara, como diz o ditado: ?Só Freud explica?.

?Anniba?, como sua irmãzinha costumava chamá-lo, viu e sentiu na pele tanta crueldade dos homens durante a guerra que acabou apagando em sua mente todos os resquícios de respeito à existência humana.

Bem, esta é a essência de ?Hannibal ? A Origem do Mal?, livraço escrito por Harris. É evidente que não vou ficar vomitando spoilers do enredo neste post. Basta dizer que o autor dá detalhes não só sobre a juventude de Lecter, mas também sobre os seus pais: um conde lituano casado com uma mulher pertencente a alta burguesia italiana.

O leitor tem a oportunidade de ver momentos emocionantes vividos pelos dois irmãos que se amavam mutuamente; a fase do ?Lecter estudante e como ele acabou se tornando um brilhante psiquiatra, um dos mais influentes do país.

Harris esclarece ainda como o personagem acabou ingressando na criminalidade, dando os primeiros passos para se tornar um perigoso serial killer.

Um dos momentos mais tensos da obra é aquele em que Lecter, após atingir a maioridade, decide voltar as ruínas do local onde Misha foi morta e devorada, com o firme propósito de encontrar os soldados lituanos responsáveis pelo crime. Então tem início a sua terrível e selvagem vingança. Um livro imperdível para os fãs da saga do Dr. Lecter.

No final desse post, aproveito para dar uma sugestão à galera. Se vocês pretendem ler os quatro livros sobre o serial killer, comecem pela ?Origem do Mal?, depois leiam ?Dragão Vermelho?, na sequência agarrem ?Silencio dos Inocentes? e por último ataquem de ?Hannibal?. Fazendo isso, vocês terão uma sequência lógica do enredo, passando a entender melhor esse complexo personagem da literatura policial. Não façam como eu que ?promovi? uma verdadeira salada russa, lendo inicialmente ?O Silencio dos Inocentes?, depois ?Hannibal?, na sequência ?Dragão Vermelho? e por último ?Hannibal, A Origem do Mal?. Se eu fizesse a leitura dos livros em ordem cronológica, com certeza, teria aproveitado melhor essa excelente saga policial.

Boa leitura!
comentários(0)comente



Flávia Danielle (@flavia90danielle) 06/07/2021

"Ele está crescendo e mudando, ou talvez emergindo como o que sempre foi.".
comentários(0)comente



Matheus 05/06/2021

Hannibal, a origem do mal.
"Hannibal havia entrado no longo inverno de seu coração. Dormiu tranquilamente e não foi visitado em sonhos, como os humanos costumam ser."

Eu tenho uma certa curiosidade sobre o tipo de patologia que se desenvolve no personagem desta obra, então talvez eu seja mais elogioso a obra do que ela merece. É uma história que se desenvolve bem, que em nenhum momento se deixa cair em lentidão, que caracteriza bem os personagens, embora eu ache que faça isso de uma maneira muito rápida, e que leva entretenimento ao leitor, sem sombra de dúvidas. Se você está procurando uma leitura despretensiosa e prazerosa, esta obra pode servir. Aos mais exigentes acredito que ela não seja suficiente. Enfim não entrarei em detalhes, eles ficam por conta de vocês.
comentários(0)comente



ticinhachan 27/04/2021

Um livro desnecessário
Em ordem de leitura, esse foi minha última leitura pois preferi seguir a ordem de publicação. Se eu pudesse voltar ao passado, simplesmente não teria lido. Decidi terminar por ser um livro curto e eu já tinha passado da metade, mas sinceramente foi um livro difícil de ler porque ele vai em muitos clichês e sinceramente? É mal escrito! A narrativa é confusa e pouco trabalhada. O garotinho órfão rico que perdeu os pais na Segunda Guerra, etc etc. Sinceramente eu acho meio desmotivador um livro que explica um vilão de forma tão rasa e preguiçosa. O livro parece muito mais uma fanfic de Hannibal que realmente escrito pelo Thomas Harris, por todos esses clichês e pelo desenrolar da história que é muito desinteressante. Toda essa narrativa de explicar um serial killer e fazer o leitor sentir uma compaixão por ele precisa ser bem trabalhada e esse livro só parece ter sido fruto de três best sellers seguidos. Não que eu ache que o autor precise explicar tudo. Aliás, não acho que ele deveria ter explicado nada e é por isso que eu pularia esse livro na experiência de leitura. O mistério é muito mais excitante.
comentários(0)comente



daniel.vasco.716 15/04/2021

Hannibal Lecter é um menino como muitos: inteligente, gentil e extremamente carinhoso com a irmã, a pequena Mischa. mas os horrores da Segunda Guerra Mundial farão dete inocente menino um dos personagens mais assustadores de toda a literatura.
comentários(0)comente



Afonso 25/02/2021

Foi bom conhecer a origem de um dos serial killers mais famosos da ficção. Mas a leitura não foi agradável, senti que demorava muito para acontecer alguma coisa e quando acontecia era pouco detalhado. Tinha tudo para ser bom, mas foi razoável!
comentários(0)comente



Alan kleber 23/02/2021

A maldade contra a maldade.
" Mulheres percebem a vigilância mais rápido que os homens, como parte de suas habilidades de sobrevivência, e de imediato reconhecem desejo. Também reconhecem a ausência dele. Ela sentiu a mudança em Hannibal. Faltava alguma coisa por detrás de seus olhos".
Hannibal Lecter é um menino como muitos: inteligente, gentil e extremamente carinhoso com a irmã, a pequena Mischa. mas os horrores da Segunda Guerra Mundial farão dete inocente menino um dos personagens mais assustadores de toda a literatura.
Vagando pela neve, Hannibal, de 8 anos, emerge de seu pesadelo. É mais um cambaleante sobrevivente da guerra. Está mudo e tem uma corrente em volta do pescoço. Em sua mente, a dolorosa imagem da morte dos pais, torturantes cenas de violência e apenas uma mera lembrança sobre o que pode ter acontecido à sua irmã. Por companhia, somente seus demônios.
Levado de volta a sua casa na Lituânia, transformada agora em orfanato, sua tortura continua ? física, nas mãos de revoltados meninos mais velhos e dos inescrupulosos administradores da instituição; e psicológica, vendo nas ruínas do castelo Lecter os restos de uma infância destruída ? até o momento que finalmente é encontrado pelo tio, um pintor renomado que o leva para a França, onde passará a conviver também com Lady Murasaki, sua bela e misteriosa esposa aristocrata.
Com a ajuda desta nova família, Hannibal tentará reconstruir sua vida. Aos poucos, recobra a fala e refaz espectativas. Aluno brilhante, torna-se o mais jovem calouro de uma faculdade de medicina.
Mas os demônios de Hannibal ainda o visitam e atormentam. E quando tem idade suficiente, ele passa a retribuir as visitas. E descobre que sua ira unida a seus dons acadêmicos é a fórmula perfeita para um prodígio da morte.
comentários(0)comente



Marilia 21/02/2021

Entendo (um pouco)mais do Hannibal
O livro conta a infância do Dr. Lecter, seu passado no período da 2° Guerra e o que motivou ele a começar a matar.
comentários(0)comente



Carol - carollivros 17/12/2020

Que livro!
Quando comprei os demais, anos atrás, não tinha encontrado este. Vi que existia através de um site de fora. Assisti o filme e logo vi que ele não era sobre o livro Hannibal. Agora, finalmente, consegui ler este: a origem do mal.

Sei que o que ele faz não é o "correto", mas não consigo deixar de ter empatia pelo garoto que foi, o que passou... Não digo que ele está certo em agir como age, a vingança pelas próprias mãos, os pedaços dos corpos, o canibalismo... NÃO!
Bom, postei resenha há pouco no blog...
.

https://www.carollivros.com.br/2020/12/hannibal-origem-do-mal.html?m=1
comentários(0)comente



Clau Munhoz 20/10/2020

Confuso e nada fluído...
Não sei se foi pelo fato de eu ter colocado muita expectativa nesse livro, mas me decepcionei demaaaaais. Não consegui terminar de ler.

Extremamente confuso, uma leitura nada fluída. As coisas acontecem super rápido sem nenhuma distinção de momento e tempo, então em um momento o personagem está em um lugar, e no momento seguinte está em outro, mas até o leitor entender isso vai um tempo lendo totalmente sem rumo.

Há momentos que o autor narra o que ele chama de "palácio da mente", ou algo do tipo, mas até o leitor entender que já não está na "realidade" e sim na mente da personagem vai uns bons parágrafos boiando no que está acontecendo ali.

Além disso, a história pula vários anos da vida da personagem, muito entendível por se tratar da vida dela, mas a mesma coisa, de maneira mega confusa.

Esperava muito mais por ser fã do Hannibal, ainda mais por se tratar da história de vida dele, mas fiquei decepcionada.
comentários(0)comente



Adiel Barbosa 11/10/2020

Frenético!
Já conhecíamos o Hannibal e do que ele era capaz. Agora descobrimos como tudo começou.
comentários(0)comente



Luiz Amaro 12/09/2020

UMA PESSOA NASCE COMO PSICOPATA OU A VIDA LHE TORNA UM?
Neste livro Thomas Harris nos traz a origem do seu ?filho? Hannibal Lecter.

Ele nos leva a Lituânia no ano 1944 no meio da Segunda Guerra mundial para nos apresentar o drama da família Lecter.

Hannibal ainda menino sobrevive a essa barbarie, porém, com muitas cicatrizes emocionais. Esse episódio nunca mais será esquecido por ele.

Apesar dessa edição #bestbolso deixar muito a desejar, a trama consegue nos prender, a leitura flui rápido e nos instiga a querer saber o desfecho da história.

Como fã dessa saga eu só desejava um carinho maior com as edições dessa obra que é merecedora de edições de luxo para colecionadores.
comentários(0)comente



Elani Araújo 05/09/2020

Achei que seria melhor...
A leitura é arrastada e muito descritiva, que neste caso, infelizmente, não foi algo bom. De fato conhecemos a origem do mal em Hannibal. Mas a história que é bem interessante, não foi bem escrita.
comentários(0)comente



105 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR