Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal - A Origem do Mal

Renan 19/07/2012

Simplesmente perturbador
"Hannibal" não é um livro comum. Ele mexe com você. Ele inverte valores de bem e mal e quase nos faz concordar com as atitudes do protagonista. Um texto brilhante, mas não recomendado para mentes fracas.

Juliana ;* 23/06/2012

Genial, mas nada fácil!
Ler "Hannibal: A Origem do mal" causou em mim um grande impacto, porque ao contrário da maioria das pessoas, eu nunca havia lido ou assistido nada a respeito desta história portanto encarei o livro de forma totalmente "desprotegida".

E essa leitura não foi pra mim nem um pouco fácil. Não me entendam mal. O livro é extremamente bem escrito e tem uma estrutura muito bem montada. A minha grande dificuldade foi saber e lembrar a todo o momento que Hannibal foi um dia uma criança. E é a imagem desta criança que me acompanhou durante toda a leitura.

O que eu faria, como me sentiria, quem eu seria hoje se tivesse passado pelas mesmas situações que Hannibal passou? Se ao longo da minha infância eu tivesse acumulado traumas ao ponto de não conseguir falar? Se eu perdesse tudo o que tinha sem ao menos uma justificativa plausível e evidente? Será que eu sobreviveria?

Ele sobreviveu pelo menos uma parte dele. A pior parte.

"O garotinho Hannibal morreu em 1945 lá na neve, tentando salvar a sua irmã. Seu coração morreu com Mischa. O que ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isto. Por falta de uma palavra melhor, o chamaremos de monstro." Inspetor Popil (pag. 302)

Por conta dos seus graves traumas de infância Hannibal Lecter transformou-se neste perigoso e tão temido psicopata. Hannibal é movido por um intenso e poderoso desejo vingança o que o torna ainda mais frio e calculista. Apesar de ter a consciência dos horrores cometidos por ele não consigo sentir nada além de pena. Pena por ele ter passado pelo que passou pena por não conseguir superar os seus traumas e pena por ter se transformado num monstro. O que mais fiz durante "Hannibal: A Origem do mal" foi tentar imaginar como ele seria se não passasse pela guerra.

Afinal, quem é Hannibal Lecter? Ele pode ser considerado como ser humano? Não sei o que ele é. Sei o que um dia ele foi.

Neste livro é nos apresentado a mais pura forma de amor e a forma mais cruel de ódio e desespero. Quando pegarem este livro, peço que tentem enxergar além dos personagens e seus atos. Quero que tentem enxergar os sentimentos através das palavras e como eles se transformam abruptamente em sensações totalmente diferentes.

O monstro também ama, o monstro também sofre, o monstro também se desespera. O monstro lembra, pensa, chora e se cala. O monstro é genial, é perspicaz, é ágil e sagaz. É um monstro de fato, mas carrega lembranças de quando não era.

É, eu sei quem ele é. É um homem, que carrega em si todas as sensações, medos e frustrações que nós carregamos. É muito fácil para qualquer pessoa que seja julgá-lo quando não passamos pelas mesmas situações. O que Hannibal faz é algo imperdoável, lastimável e injustificável. Mas nenhum de nós sequer imaginou o que faríamos no seu lugar. Portanto tentem conhecer esta história ao passo que ela vai sendo narrada, sem julgamentos precipitados e tenham em mente que não é uma leitura fácil e nem agradável. A não ser que consiga concentrar-se apenas nos métodos de Hannibal e no suspense contido no livro.

Apesar dos apesares é um livro que vale muito a pena ser lido. É sensacional!

Lili Machado 06/04/2012

Ele é uma das criaturas mais assustadoras da literatura... até que a evolução de sua personalidade maligna é revelada.
Descubra as origens de um dos vilões mais assustadores de todos os tempos, neste thriller de Thomas Harris, que promete revelar a evolução da personalidade maligna de Lecter.
Thomas Harris nos apresentou ao Dr. Hannibal Lecter, em O Dragão Vermelho (resenha no blog: http://houseofthrillers.wordpress.com/?p=1556&preview=true), o primeiro livro da trilogia - uma estória que versava ao redor do agente do FBI Will Graham (o homem que o capturou) e sua habilidade de entrar na mente dos criminosos. É aqui que a lenda de Lecter se inicia.
Na sequência, O silêncio dos inocentes (resenha no blog: http://houseofthrillers.wordpress.com/2011/02/12/o-silencio-dos-inocentes-thomas-harris/), Harris presenteia seus fãs, mas foi o filme ganhador do Oscar, de Jonathan Demme (melhor ator, melhor atriz, melhor diretor, melhor roteiro adaptado), e a extraordinária atuação de Anthony Hopkins, que transformaram Hannibal, num sucesso.
Hannibal, o terceiro livro da trilogia (resenha no blog: http://houseofthrillers.wordpress.com/?p=1565&preview=true), o transformou numa presa ao invés de predador, mas ainda não tinha revelado a origem dos dons malignos do psiquiatra.
Os fãs da série esperaram 25 anos para descobrir como ele tornou-se o mestre da morte e A origem do mal foi o livro mais esperado de 2006, e o filme de 2007.
Nas primeiras páginas, Hannibal Lecter sai de um pesadelo – um garoto na neve, mudo, com uma corrente no pescoço. Ele parece muito sozinho, mas trouxe seus demônios com ele.
Mas o livro começa, mesmo, durante a 2a Guerra Mundial. A família Lecter, Um Conde e uma Condessa muito cultos (de onde vem a sofisticação e a cultura do monstro) e seus filhos talentosos, Hannibal e Mischa, foge para uma cabana numa floresta da Polônia, para escapar da invasão dos nazistas que pilharam sua mansão.
É claro que tudo dá errado, quando um avião de caça cai perto da tal cabana, queimando os pais de Hannibal e deixando as crianças por sua própria conta.
Um bando de soldados russos famintos chegam até o que restou da cabana e... sem nada mais para comer... eles descobrem Hannibal e sua irmã...
Os leitores de Hannibal, já sabiam desde o livro “Hannibal”, do trauma terrível que transformou o jovem Lecter: a morte de sua amada irmã Mischa, durante a Segunda Guerra Mundial.
A missão de Lecter é vingar-se dos responsáveis pela morte de Mischa.
O tio de Hannibal, um pintor famoso, o descobre num orfanato soviético e o traz para a França, onde vai viver com sua linda e exótica esposa, que o ajudar a tornar-se o rapaz mais jovem a entrar numa escola de medicina na França – além de tornar-se sua amante.
Mas os demônios de Hannibal continuam visitando e atormentando. Quando ele fica mais velho, a coisa muda – ele passa a visitar os demônios.
Hannibal descobre que tem outros dons além dos acadêmicos. E nessa epifania, transforma-se no prodígio da morte.
A porta de suas memórias da infância não está completamente aberta: são cenas fragmentadas em flashes luminosos acompanhados de gritos de terror.
A essas cenas podemos acrescentar registros policiais e interrogatórios forenses.
Lecter alterou seus documentos, para confundir as autoridades, mas, com esforço, podemos delinear como a fera saiu de dentro dele e ganhou o mundo.
Thomas Harris não é o autor indicado para as multidões que anseiam pelo “viveram felizes para sempre.”
E Hannibal a origem do mal não tem NADA em comum com suas outras obras anteriores.
O personagem Hannibal Lecter permanece fascinante, mas é um pouco mais humano do que o seu exemplar “adulto”, apesar de ainda ser brilhante. Pode não ser uma obra-prima, mas se aceitá-lo, simplesmente, como um conto sobre a vingança, não vai se arrepender.

Gláucia 22/08/2011

Hannibal - A Origem do Mal - Thomas Harris
Amei o filme O Silêncio dos Inocentes e também gostei do livro Hannibal, mas esse realmente foi muito apelativo.

Luks Esperança 19/06/2011

Livro - Hannibal: a origem do mal
O autor Thomas Harris começou a carreira cobrindo crimes nos EUA e no México, pois na época ele atuava como repórter e editor de um Jornal de Nova York. O livro de Hannibal a origem do mal demonstra a sagacidade de vingança que a mente humana é capaz, pois mesmo depois de tanta desgraça que acontece no período da infância de Hannibal Lecter a vida lhe dá uma nova visão de mundo. Esta visão está alicerçada de muito cuidado e preocupação (e porque não dizer de amor) por parte dos seus tios "Conde" Robert Lecter e Lady Murasaki. Contudo, mesmo numa posição mais madura de vida, sendo um dos mais jovens a passar em uma Faculdade de Medina da França ele não esquecia de vingar Mischa (sua irmã).

Ray 08/12/2010

Hannibal - A origem do mal
Esqueça TUDO que você sabe sobre Hannibal Lecter. Esqueça Clarice, a prisão e os assassinatos. Aqui vai o início de tudo. A origem de todo mal!
Thomas Harris ganhou projeção com sua trama sanguinária que tem como personagem principal o tão adorado, querido e amado Hannibal. Sim. Eu amo essa personagem. E devo dizer que me apaixonei dessa forma porque Hannibal não é só aquele assassino maligno que você deve ter visto nos filmes ou lido nos livros anteriores.
O último livro da Série Hannibal é, na realidade, a primeira parte da história. Harris conta como e porque o jovem menino se tornou tão indiferente e impassível a existência do ser humano.
Por essas páginas você mergulha na história e no fim lamentável que teve a família Lecter, assim vê que todo mal tem sua raíz. Me senti absurdamente compadecida da história personagem principal porque ela é digna e totalmente palpável. Afinal, quem nunca quis vingaça que atire a primeira pedra. Não estou dizendo que o canibalismo é algo justificável, mas tem sua razão de ser no contexto da trama.
Entrei nesse barco graças à recomendação de uma amiga e não me arrependo nem sequer por um segundo. Essa obra de Harris merece toda a atenção possível. Dez estrelas! Recomendo!

Jow 30/09/2010

O que pensar sobre Hannibal Lecter?
"O garotinho Hannibal morreu em 1945 lá na neve, tentando salvar a sua irmã. Seu coração morreu com Mischa. O que ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isto. Por falta de uma palavra melhor, o chamaremos de monstro." Inspetor Popil(pag. 302)

Ao ler "Hannibal: A Origem do mal" me fiz a seguinte pergunta: Se eu tivesse passado pelo mesmo trauma psicológico de Hannibal, como eu estaria nesse momento?

Hannibal sofreu injustamente, e se transformou nesse psicopata tão temido graças aos seus traumas de infância, e seu desejo demoniaco de vingança. Não julgo o que ele se tornou, mas o que ele se tornaria sem as mazelas da guerra. Hannibal, morreu para o mundo para ressuscitar em forma de besta na história. Ele se tornou o monstro que os homens em guerra cultivaram. Só que com um grandioso diferencial: Ele matava por vingança, por sede de lembrança, e por que não, por amor.

Hannibal vivia em amor, e sempre a guerra lhe trouxe a dor e o desespero. Ficar mudo depois de um trauma foi o modo que ele viu para guardar apenas para si, o odio que sentia. Mas também, foi uma forma de preservar a sua genialidade, o seu carater forte. E ele cresceu amando, e sempre algo o impelia ao lado obscuro, as escolhas dificeis, ao imperdoável.

Terminar esse livro me fez pensar no quanto o ser humano é decadente, fraco, desesperado. Hannibal era tudo isso mesmo sendo um gênio. Hannibal perdeu tudo, quando perdeu a familia, quando não viu na vida sentido algum, quando viu sua irmã ser devorada e não mais conseguiu ver Deus, quando amou uma mulher, que mesmo o amando não resistiu conviver com o que ele havia se tornado.

Hannibal é a figura que mostra o homem contemporâneo. Um mascarado, que pode até ter boas intenções. Mas, que carrega máculas, mágoas e desesperos, que os levam a atos absurdos.

É um livro sensacional! E o desejo de ler a série é imenso.

San... 30/08/2010

Imperdível
Imperdível, mas há que se ter estomago. O ideal é ler todos os livros que encerram relação entre si, quais sejam: de inicio "Dragão Vermelho, seguido por "O silêncio dos inocentes", "Hannibal", e por fim este (Hannibal - a origem do mal) exatamente nessa ordem. São todos excelentes, muito bem escritos. Originaram filmes onde Anthony Hopkins interpretou, de forma magistral, o Dr. Hannibal.

Juninho 15/05/2011minha estante
Eu lí mas não sei, acabei carregando o livro, achei meio nojenta os assassinatos, mesmo assim recomendo para quem gosta de livros estilo serial Killer

Isa 19/07/2010

Outro livro onde o personagem principal sofre traumas e díficeis situações durante a 2º guerra mundial. Mas, diferente de " A menina que roubava livros" , Hannibal desmonstra uma personalidade totalmente vazia e obscura após as mortes brutais de sua família , principalmente de sua irmã, Misha. Além de sua capacidade intelectual acima da média, Hannibal também possui habilidades de luta adquiridas durante a história. E seus assasinatos começam com uma vingança por Misha. Ele procura por todos os homens ,já culpados por crimes de guerra, que em momentos de desespero mataram e comeram da carne de sua irmã. Era pra terminar aí,mas não é que o menino toma gosto pelo esporte ?! E ele continua sua história em " Silêncio dos inocentes " e " Dragão vermelho".

Já sabemos que Hannibal é um dos mais destacados Seriais Killers . E no livro o autor tenta " explicar" o porque do caráter de Hannibal. Ótimas descrições.

Terminei o livro recentemente, e penso , ele deveria ser perdoado ?!
Uma coisa não justifica a outra ?! Todos nós temos um monstro dentro de nós só esperando para ser libertado. Alguns o mantém muito bem preso outros nem tanto.

Inlectus 14/07/2010

Leitura magistral.
Há é apaixonante, como mostra de forma bela o mal que o próprio mal causa a seus filhos de quem diz querer bem. Leitura altamente recomendavel.

kauan 22/04/2010

Hannibal...
...é Único!
Para quem já gostava desse personagem, mesmo ele não sendo um bom exemplo, vai gostar mais ainda vendo sua triste história desde o começo!

Ninguém nasce mal, sempre há um motivo!

Biaa 19/01/2010

Instigante...
Hannibal a Origem do mal é um livro curioso que conseguiu despertar diversos sentimentos em mim...
No começo fiquei estupefata com o menininho de 8 anos que conseguia calcular pela sombra do castelo a sua altura e que tinha aulas avançadas com seu Professor particular, também fiquei sensibilizada com o amor de Hannibal pela irmãzinha de 3 anos e revoltadas com o que aqueles bandidos imundos fizeram e feliz quando o tio o achou...
Simpatizava-me por Hannibal ate mesmo depois dele cometer o primeiro assassinato, mas conforme o tempo foi passando e Hannibal foi se vingando dos homens que comeram sua irmã a parte humana dele foi desaparecendo juntos com a simpatia que eu nutria por ele...
Curioso ver como a mente de um psicopata canibal começou a funcionar e os motivos que o fizeram ser quem é...

Rudnick 15/11/2009

Belo Inicio
Muito boa a história. Nele conseguimos entender melhor os motivos que levaram Hannibal a se tornar o serial Killer perigoso. Muito bom o livro, assim como os outros.

Ket 23/10/2009

o início
Pra compreender Hannibal verdadeiramente, somente conhecendo-o na essência.
Entender a mente dele e como tudo se formou nela é incrível! estou amando!

Mary J. 13/04/2009

O livro é viciante, daqueles que você tem que fazer mil coisas e diz: vou ler só mais uma folha e paro, mas não para nunca!
O autor conseguiu ser descritivo sem ser cansativo, conseguiu manter o suspense até o fim e, claro, mostro a origem de tudo!

Pena que o filme não conseguiu ser um milésimo do que o livro é...=/