Hannibal

Hannibal Thomas Harris

Resenhas - Hannibal - A Origem do Mal

Mr. Jonas 03/02/2018

Hannibal - A Origem do Mal
'Hannibal - A origem do mal' revela a trajetória de Hannibal Lecter - apresentado ao público em 'Dragão vermelho' e 'O silêncio dos inocentes' -, de um menino gentil a um psicopata canibal. Os traumas e fatos que distorceram seus sonhos infantis a ponto de o moldarem num dos piores criminosos procurados pelo FBI são explorados aqui por Thomas Harris. Hannibal Lecter é um menino como muitos - inteligente, gentil e extremamente carinhoso com a irmã, a pequena, Mischa. Mas os horrores da Segunda Guerra farão deste inocente menino o psicopata canibal, um dos personagens mais assustadores de toda a literatura. Vagando pela neve, Hannibal, de 8 anos, emerge de seu pesadelo. É mais um cambaleante sobrevivente de guerra. Está mudo e tem uma corrente em volta do pescoço. Em sua mente, a dolorosa imagem da morte dos pais, torturantes cenas de violência e apenas uma vaga lembrança sobre o que pode ter acontecido à irmã. Por companhia, somente seus demônios.
Levado de volta a sua casa na Lituânia, agora um orfanato, sua tortura continua - física, nas mãos de revoltados meninos mais velhos e dos inescrupulosos administradores da instituição; e psicológica, vendo nas ruínas do castelo Lecter os restos de uma infância destruída - até que finalmente é encontrado pelo tio, um pintor renomado que o leva para a França, onde passará a conviver também com Lady Murasaki, sua bela e misteriosa esposa aristocrata. Com a ajuda desta nova família, Hannibal tentará reconstruir sua vida. Aos poucos, recobra a fala e refaz expectativas. Aluno brilhante, torna-se o mais jovem calouro de uma faculdade de medicina. Mas os demônios de Hannibal ainda o visitam e atormentam. E quando tem idade suficiente, Lecter passa a retribuir as visitas. E descobre que sua ira unida a seus dons acadêmicos é a fórmula perfeita para um prodígio da morte.

Neto 03/01/2017

Não é impactante
É um livro com uma leitura muito boa e fluida e pretendo ler os outros 3 que fazem parte desse mundo que Thomas Harris criou. Vi um filme a muitos anos e tem umas coisas que não funcionaram tanto num como no outro. Para um livro de origem de um personagem tão icônico espera-se algo bem impactante, bem sangrento, mas este aqui é um livro sobre vingança. O autor não se aprofunda tanto na mente do Hannibal, terminei e senti que faltou algo, mas de jeito algum é um livro ruim, pelo contrário se você imaginar como tudo acontece com o grafismo usado na série Hannibal a experiência vai ser bem melhor. É uma pena que histórias do Dr. Hannibal Lecter estão esquecidas pelas editoras, tendo que recorrer à edição pobre de bolso. A minha é e-book mas merecia uma versão física belíssima.

Nu e As 1001 Nuccias 14/10/2016

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
Resenhista: Nuccia De Cicco

Hannibal - a origem do mal é o quarto livro da coleção Silêncio dos Inocentes, porém se refere ao início da vida de Hannibal.

A história começa na época da Segunda Grande Guerra, com a família fugindo de seu castelo na Polônia, tentando chegar a uma casa/abrigo no meio da floresta, mas falhando no quesito tempo. Alguns poloneses e russos que tentam sobreviver ajudando a SS invadem o castelo, encontram a família e os empregados. Todos são mortos pelos soldados ou por bombas aéreas, com exceção das duas crianças: Hannibal e sua irmã mais nova, Mischa.

Meses depois, com a guerra já no fim, Hannibal é encontrado vagando pela floresta. Não se recorda do que aconteceu com sua irmã, não fala e há uma corrente presa em seu pescoço. É encaminhado para um orfanato que se instalou no seu antigo castelo, até que seu tio o encontra, levando-o para seu lar, um castelo na França onde vive casado com Lady Murasaki.

Apesar de sua nova vida no castelo, Hannibal não esqueceu o terror que passou. As partes que a memória fazem questão de ocultar são lembradas muito aos poucos. Sua infância e adolescência mostram suas tendências homicidas e a genialidade em artes, matemática, medicina, especialmente em dissecção e desenho. Anos mais tarde, já como um exímio aluno da faculdade de medicina, Hannibal começa a ter pesadelos constantes sobre os dias em que ele e sua irmã estiveram presos na floresta.

Em um desses pesadelos, uma lembrança se faz persistente e, então, Hannibal viaja de volta à sua terra natal. Retornando ao casebre onde ficou preso, relembra partes tenebrosas daqueles dias e descobre as identidades das pessoas que fizeram tudo aquilo. Aí, então, começa a caçada.

O livro é narrado em terceira pessoa, dividido em 2 partes: infância e adolescência, seguido da vida adulta. Somos apresentados a um menino traumatizado que aprendeu, da pior forma possível, a se defender. O problema é que este tipo de defesa tornou-se um ataque. Gênio desde a mais tenra idade, com uma mente clínica e precisa, sabe perfeitamente o que fazer para executar seus planos e não ser pego pela polícia.

Há ainda um toque de romance entre ele e Lady Murasaki quando já é um adulto. Além destes personagens, temos o inspetor Popil que praticamente persegue Hannibal desde seus 12-13 anos, quando um homicídio sem explicações aconteceu às margens de um riacho próximo ao Castelo na França.

Harris soube conduzir bem o livro, nos apresentando ao passado do psicopata canibal mais famoso da literatura. Descobrimos o que aconteceu e o porquê de se tornar tão célebre.

Todos os livros de Harris foram adaptados ao cinema. Hannibal - a origem do mal ganhou versão para o cinema em 2007, com Gaspard Ulliel no papel de Lecter. Mas ninguém jamais vai conseguir barrar a interpretação fantástica de Anthony Hopkins nas adaptações lançadas anteriormente.

O seriado Hannibal, com apenas 3 temporadas, é a mais recente adaptação. A 3ª temporada é aquela que irá se basear nesta obra sobre a origem do personagem principal.

Eu acompanhei os filmes e o seriado bem de perto, mas esta é minha primeira leitura do autor e da coleção que fala do psicopata mais famoso da literatura. Estranho, né?

*Resenha com imagens e quotes no link do blog.

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2016/10/especial-outubro-sangrento-resenha-livro-hannibal.html

Morfindel 15/04/2016

A origem
É bom por nos mostrar o nascimento do Hannibal que conhecemos há muito.
Beth 18/06/2016minha estante
Mas não explica como ele se transformou no monstro retratado nos demais livros.

Portolese 06/10/2015minha estante
Uau, eu tinha um preconceito bobo com essa série até ler isso. Obrigado.

Gabriel Santos 08/09/2015

Livro - Hannibal: a origem do mal
Apesar de ter assistido à adaptação do Bryan, eu não havia tido contato com os livros/filmes da história, o que me deixou ainda mais apaixonado por ela.
O livro é pesado, perturbador e brilhante. Você mergulha na pele do protagonista e conhece aquele menino culto e inteligente. Tenta se colocar na pele dele, tomando suas dores e, no final, chega a ficar um pouco cético sobre concordar ou não com suas ações.
Um livro mais do que recomendado!

Ana 25/03/2015

Como situações podem influenciar nosso modo de vida
Faz algum tempo que terminei este livro. Ele foi o último da série de livros escrita por Thomas Harris, que li.
Estava me decidindo como escrever tudo o que absorvi, nos quatro livros.
O autor passa um assunto bem atual. Não a respeito do Canibalismo, mas como as circunstâncias podem mudar psicologicamente uma pessoa.
Nesse mostra o início da vida de Hannibal. Uma vida de superação, por tudo que ele passou aos 8 anos de idade e sua transformação, a perda de seu coração.
Não o considero o melhor. Para mim, foi Hannibal. Onde fiquei eletrizada com Starling e ele. No entanto este livro trás um pouco sobre como ele se transformou.
Recomendo quando for lê-lo, se pretende ler a série começar com o Dragão Vermelho e finalizar por este.
Enfim boa leitura.

Álisson Ferreira 02/02/2015

Palácio de Lecter
A forma que o autor Thomas Harris escreve nos convida a encher nosso palácio de lembranças com imagens, cheiros e gostos, de seu enredo e de seus personagens. Destaque para Margot Verger que tem um papel importante nesse livro, após Clarice Starling, sendo a queridinha, com intensidade e inteligência.
Claro, a maior parte de nosso palácio é preenchido pela figura de Hannibal Lecter, muitas vezes amedrontador, misterioso, inteligente e que nos confunde em amar ou odiar o monstro.
Muitos passagens do livro se distanciam do filme, diferente de Silêncio dos Inocentes.
Com um final que lembra muito um clássico conhecido por nossas infâncias o livro Hannibal é saboroso do início ao fim.
Pra quem vai acompanhar a terceira temporada da série na AXN é altamente recomendável a leitura, pois de acordo com o trailer vai ter muitos elementos do livro.

Karoll Brito 09/12/2014

problemas na edição
Ótima história, gostei bastante do desenvolvimento, da forma com que o autor te faz gostar de certa forma entender personagens que quando não se olha o contexto tem atitudes extremamente reprováveis. No entanto, a editora pecou muito, muitos erros no texto tanto de formatação quanto de ortografia.
Beatriz 27/04/2016minha estante
Gente, que edição porca! meu deus, dificultou a leitura muito, muita coisa que foi traduzida errado e coisas nesse sentido

Arlete 22/05/2014minha estante
Gostaria de saber se alguém tem os 4 livros do thomas harris? tenho interesse em comprar.

Max 23/06/2013

É uma historia que faz você se sentir como o personagem, cada cena uma surpresa. A história é um pouco centrada no personagem principal faltando um pouco de detalhes para com os outros.
Mas com certeza é um livro que recomendo.

Mell Bento 11/03/2013

Hannibal, o melhor.
Inteligentíssimo, culto, frio e calculista.
Seu espírito de vingança o torna um dos assassinos mais cruéis.
Hannibal teve uma infância conturbada, órfão devido à guerra, perde toda a família, e sua única irmã, é brutalmente assassinada por criminosos de guerra.
E ele não descansará, até vingar a morte de Mischa.

— O garotinho Hannibal morreu em 1945 lá na neve,
tentando salvar sua irmã. Seu coração morreu com Mischa. O que
ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isto. Por falta de
uma palavra melhor, o chamaremos de monstro.( pág 229).