A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken Jostein Gaarder

Resenhas - A Biblioteca Mágica De Bibbi Bokken

Paulinha 26/01/2017

livro para quem ama livro
“(...) um livro é um mundo mágico cheio de pequenos sinais, em que os mortos podem regressar à vida e os vivos podem viver eternamente. É incrível, fantástico e “mágico” que as letras do alfabeto possam formar tantas combinações, capazes de encher enormes estantes de livros e de escancarar-nos um mundo infindo, que continuará a crescer e a expandir-se enquanto houver homens sobre a Terra. ” - Jostein Gaarder

É assim que começo esta coluna com a citação retirada do livro que indico: “A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken” de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup. O livro é cheio de aventura, trama e descobertas, os primos Boyum investigam o caso da biblioteca mágica de uma mulher misteriosa (Lili dos Livros) – que no começo parece uma mulher estranha e suspeita. A trama se passa em Oslo e Fjearland (vale muito visitar ambas as cidades no Google, eu fiz isso! Detalhe para o hotel citado que realmente existe.)

Gaarder quando escreve coloca fatos reais costurados com o imaginário, criando um livro maravilhoso e gostoso de ler. Posso descrever como saboroso também, pois quando ele descreve os pães de passas ficamos com água na boca e com vontade de experimentar, falo por mim. Nil e sua prima Berit (sim estes são os nomes) passam o último verão juntos em Fjearland e deixam uma poesia no caderno do lugar que eles estão visitando. A trama passa a se desenrolar deste ponto. Eles usam um caderno para escrever um epistolário, uma troca de carta/diário do que acontece com cada um. O caderno viaja entre as duas cidades e eles tentam desvendar quem é a Lili dos livros. Um trecho que gostei: “E tudo o que leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também. Por um momento, eu contemplei o fantástico, o mágico mundo dos livros. “ Acho que isso descreve bem quando lemos um livro ou algo que gostamos muito ‘nos tornamos maiores” ...

O livro dá dicas de como funciona uma biblioteca e a classificação de Dewey e neste mundo magico dos livros a trama se desenvolve e os primos chegam a um desfecho que eu diria interessante. A investigação vai levando os dois a superar seus medos e a usar as palavras para transmitir o que sentem. Colocando ambos em situações as vezes bem estranhas e engraçadas. Eles acham que são detetives e ficam atrás de pistas para desvendar a biblioteca de Lili.

“De repente senti muita fome. Não de comida, mas de todas as palavras escondidas naquelas estantes. Mas eu sabia que, por mais que eu lesse durante toda a minha vida, nunca conseguiria ler um milésimo de todas as frases que já foram escritas. Sim, pois há tantas frases no mundo quanto há estrelas no céu. E elas se multiplicam e se expandem continuamente, como o espaço infinito.
Mas ao mesmo tempo eu sabia que, a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho do céu. Sempre que lesse uma frase, saberia um pouco mais do que antes. E tudo o que leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também. ”

É um livro pequeno, dá para ler em um dia chuvoso ou de preguiça, sem pretensão de algo maior, dá uma sensação gostosa depois que a leitura acaba. Para finalizar com um trecho digno de um autor como Jostein Gaarder: “ Mas eu sabia que, por mais eu lesse durante toda a minha vida, nunca conseguiria ler um milésimo de todas as frases que já foram escritas. Sim, pois há tantas frases no mundo quanto há estrelas no céu (...) eu sabia que, a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho desse céu. ”

Cláudia 09/02/2017

Mágica? Só a Biblioteca de Bibbi Bokken!
Mais um desafio vencido. "A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken", do Jostein Gaarder, Editora Cia das Letras, foi mais um livro para a conta do autor norueguês.
O livro é fofo! Confesso que li recentemente "O Castelo nos Pirineus" e achei cansativo, arrastado. Esse não! É literatura infanto juvenil, mas nem por isso deixa de ser uma boa história.
Vejo pessoas passarem por aqui dizendo - "Ah, é literatura infanto juvenil, e eu não curto!!".
Qual seu problema tupiniquim? Não é classificação que define a qualidade de um livro. No auge de meus 40 anos leio e me divirto com qualquer história, desde que está seja bem escrita, bem contada, me acrescente algo sem subtrair o que me resta!
E essa foi mais uma para a conta! Um livro realmente mágico, que se você tiver um "pingo" de imaginação, vai viajar com ele. Sem nunca se esquecer que é um livro juvenil, então deve ser tratado como tal!!!
Os livros contam muitas histórias - mas você sabia que eles têm uma história própria? O primeiro livro foi inventado há mais de quinhentos anos. Foi para contar a história desse objeto tão especial que Jostein Gaarder e Klaus Hagerup decidiram escrever um. E, como não poderia deixar de ser, contam também uma outra história, muito divertida: a de Nils e sua prima Berit, que vivem em cidades diferentes da Noruega e decidem iniciar uma correspondência que caba virando um livro.
Os dois passaram as férias juntos, na cidadezinha de interior onde ela vive, mas Nils precisa voltar para a capital, Oslo, para o reinício das aulas. No caminho, porém, ele decide comprar um caderno desses com capa dura e até chave, para escrever um diário e se corresponder com Berit: assim, os dois poderão se manter em contato também durante o ano escolar, escrevendo um ao outro nesse "livro de cartas" que viaja pelo correio de lá para cá e de cá para lá.
É justamente aí que começa o mistério. Ao comprar o caderno, Nils topa com uma mulher muito esquisita, que estranhamente se oferece para ajudar a pagar a conta. Por acaso, ela mora na mesma cidadezinha de Berit, e a menina, ouvindo o caso contado pelo primo resolve investigá-lo. Assim principia a correspondência um tanto secreta entre os dois. Quem seria essa tal Bibbi? E que história era aquela, sobre o dono de um sebo em Roma que coleciona livros ainda não escritos?
Em "A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken", o grande herói é o livro e sua história, seu processo de produção e catalogação nas bibliotecas.
E é assim que os dois autores celebram esse objeto "mágico", que mudou a história da humanidade e também a vida de muita gente como você: o bok.
Bok? Bom, talvez seja uma palavra norueguesa...

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/08/magica-so-biblioteca-de-bibbi-bokken.html
Rosalynn 30/03/2017minha estante
Abandonei o castelo dos pirineus, achei muito arrastado também, mas tenho pretensões de retornar a leitura brevemente!

Manu 08/12/2022

Li para a escola mas foi realmente uma leitura interessante
Me tirou do "normal" pois não costumo ler livros assim, acho q se encaixa no tema de suspense(!?)

Isa2741000 20/04/2023

Eu amei o livro, conserteza foi um livro com um desenvolvimento muito bom e um postituiste melhor ainda.

Sandra 20/06/2023

Mágico
Recomendo esse livro a todos que amam livros e bibliotecas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ncrln 10/02/2023

Uma aventura leve e cheia de mistério dos incríveis primos detetives. E eu com certeza me identifico com a paixão por livros da Bibbi

Book 'n' Beverage 26/04/2024

Ok.
Sou fã de livros infanto-juvenis e tenho como favorito um outro do Jostein Gaarder chamado 'Ei! Tem Alguém Aí?'. Fiquei curiosa quando encontrei esse livro na biblioteca, porém a história, contada principalmente por meio de troca de cartas entre dois pré-adolescentes, para mim não foi envolvente, nem divertida, apenas ok. Talvez eu esteja sendo muito crítica, mas esperava mais ?.

Claudia Sousa 11/03/2020

História gostosa pra ler
Autor escreveu de forma leve, a leitura flui.

May - @may.book.s 30/03/2020

A mágica dos livros...
Dois primos que se correspondem por um caderno de histórias. Só esse trecho da sinopse já me pegou... é um infanto-juvenil mas, por se tratar de Jostein Gaarder eu tinha que ler...
Esses dois protagonistas vão desvendar um mistério acerca da Biblioteca Mágica de uma senhora muito estranha chamada Bibbi Bokken...

Elaine Messias 24/04/2020

Uma biblioteca cheia de magia
Dois primos, Berit e Nils que depois de passar as férias juntos, decidem comprar um livro de cartas para se comunicar, onde escrevem o que sentem e fazem. Com isso, uma misteriosa mulher obcecada por livros começa a segui-los querendo o livro de cartas, e eles percebem que estão correndo perigo. Os primos iniciam um aventura e investigam bastante, na qual acabam descobrindo uma biblioteca mágica, e muitas outras coisas.

Giuliana 08/06/2020

Divertido
Leitura prazerosa, ri lendo. Fantasia dentro da fantasia, mistérios a serem solucionados por dois adolescentes. Cenário atrativo por sua beleza e a magia escondida em cada livro. Pegue um café (ou uma Coca-Cola!) e divirta-se.

Bárbara 14/09/2020

Dá vontade de abraçar os livros
A ideia de trocar cartas através de um caderno parece muito divertida e adoraria ter feito isso com algum amigo ou parente próximo quando mais nova =D É uma história infanto-juvenil então o mistério não caiu tão bem no meu gosto, mas se eu tivesse meus 9 ou 12 anos a conversa seria outra. O livro também aborda a literatura, os livros, a leitura, a escrita e a magia da biblioteca de forma maravilhosa

Isabela.Ruthyele 06/01/2021

Me surpreendi!!!
Esse é o primeiro livro do Jostein Gaarder que eu leio.
Como eu disse no primeiro registro dessa leitura, eu peguei esse livro na biblioteca da minha cidade a algum tempo, porém não dava muita coisa por ele. Ele não parecia aquele livro que iria ser legal ou coisa do tipo.

Mas eu comecei a ler, e fui me interessando pela história e por como ela estava se desenvolvendo.
Primeiramente temos os primos se correspondendo por um livro de cartas, e o principal assunto deles é uma estranha mulher chamada Bibbi Bokken, e a primeira parte do livro se segue sempre nessa linha, eles conversando e criando teorias sobre quem seria essa tal de Bibbi.

Na segunda parte do livro acambam as cartas e se inicia o encaminhamento para o final do livro, e essa segunda parte meio que revela toda a verdade sobre o que os primos faziam teorias na primeira parte.
E isso foi super legal, porque eu fui ficando cada vez mais surpresa, eu não esperava que fosse se desenrolar desse jeito!!

É um livro de amor pela escrita e pelos livros!!
Pelas histórias já escritas e pelas que ainda estão por vir...
Por tudo que envolve o universo dos livros, desde a criação das letras até a digitalização dos livros!!

Muito bom mesmo...
Recomendo muito!!

"Quem escolhe bem os seus livros estará sempre na melhor das companhias. Neles nos encontramos com os carateres mais ricos de espírito, mais sábios e mais nobres, que constituem o orgulho e a glória da humanidade."

Paula 12/08/2021

Amo quando leio livros que falam sobre livros
Por ser contado por crianças, a leitura é leve, divertida e com muita imaginação.
A escrita do autor é tranquila de se ler, e o amor e dedicação aos livros retratados na trama deixaram meu coração quentinho. É uma ótima recomendação para crianças e adolescentes conhecerem o poder dos livros.

Pode ser que seja SPOILER, mas vou transcrever aqui o trecho que mais gostei do livro:

"(...)Pela primeira vez na minha vida, entendi o que é um livro. Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos. É incrível, fantástico e "mágico" que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem humanos.
Olhei para as paredes e, por um instante, tive a sensação de que todos os livros olhavam para mim. Sim, como se estivessem vivos, e eles exclamavam:

Venha até nós! Não tenha medo! Venha!

Mas ao mesmo tempo eu sabia que, a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho desse céu. Sempre que lesse uma frase, saberia um pouco mais do que antes. E tudo o que eu leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também. Por um momento, eu contemplei o fantástico, o mágico mundo dos livros."

Página 148 de "A Biblioteca Mágica de Bibby Bokken", de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup.

Beatriz 28/10/2021

Que livro mais amorzinho! Super indicado para os amantes de livros e bibliotecas, algumas frases bem inspiradoras!
Achei que ele puxa um pouquinho pro lado do suspense e policial, mas bem infantojuvenil, uma vez que é narrado por crianças. A leitura super me prendeu e embora desse para prever alguns fatos ainda assim eu queria saber como tudo ia desenrolar! Mto bom mesmo!