A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken Jostein Gaarder

Resenhas - A Biblioteca Mágica De Bibbi Bokken

Claudia Sousa 11/03/2020

História gostosa pra ler
Autor escreveu de forma leve, a leitura flui.

May - @may.book.s 30/03/2020

A mágica dos livros...
Dois primos que se correspondem por um caderno de histórias. Só esse trecho da sinopse já me pegou... é um infanto-juvenil mas, por se tratar de Jostein Gaarder eu tinha que ler...
Esses dois protagonistas vão desvendar um mistério acerca da Biblioteca Mágica de uma senhora muito estranha chamada Bibbi Bokken...

Elaine Messias 24/04/2020

Uma biblioteca cheia de magia
Dois primos, Berit e Nils que depois de passar as férias juntos, decidem comprar um livro de cartas para se comunicar, onde escrevem o que sentem e fazem. Com isso, uma misteriosa mulher obcecada por livros começa a segui-los querendo o livro de cartas, e eles percebem que estão correndo perigo. Os primos iniciam um aventura e investigam bastante, na qual acabam descobrindo uma biblioteca mágica, e muitas outras coisas.

Giuliana 08/06/2020

Divertido
Leitura prazerosa, ri lendo. Fantasia dentro da fantasia, mistérios a serem solucionados por dois adolescentes. Cenário atrativo por sua beleza e a magia escondida em cada livro. Pegue um café (ou uma Coca-Cola!) e divirta-se.

Keyty 07/08/2023

"Só sei que a maioria dos livros ainda não foi escrita, e que em vinte e seis letras há mais coisas ocultas do que na cabeça de qualquer pessoa neste mundo"

Uma história fascinante e delicada, construída a partir da troca de cartas entre dois primos que investigam uma misteriosa mulher e sua suposta biblioteca. Com cenas emocionantes que predem a atenção do leitor, para os amantes de livros a personagem Bibbi pode ser um espelho de nossa paixão. Um título para todas as idades, desde os mais jovens aos mais velhos deveriam realizar esta leitura.

Bárbara 14/09/2020

Dá vontade de abraçar os livros
A ideia de trocar cartas através de um caderno parece muito divertida e adoraria ter feito isso com algum amigo ou parente próximo quando mais nova =D É uma história infanto-juvenil então o mistério não caiu tão bem no meu gosto, mas se eu tivesse meus 9 ou 12 anos a conversa seria outra. O livro também aborda a literatura, os livros, a leitura, a escrita e a magia da biblioteca de forma maravilhosa

Isabela.Ruthyele 06/01/2021

Me surpreendi!!!
Esse é o primeiro livro do Jostein Gaarder que eu leio.
Como eu disse no primeiro registro dessa leitura, eu peguei esse livro na biblioteca da minha cidade a algum tempo, porém não dava muita coisa por ele. Ele não parecia aquele livro que iria ser legal ou coisa do tipo.

Mas eu comecei a ler, e fui me interessando pela história e por como ela estava se desenvolvendo.
Primeiramente temos os primos se correspondendo por um livro de cartas, e o principal assunto deles é uma estranha mulher chamada Bibbi Bokken, e a primeira parte do livro se segue sempre nessa linha, eles conversando e criando teorias sobre quem seria essa tal de Bibbi.

Na segunda parte do livro acambam as cartas e se inicia o encaminhamento para o final do livro, e essa segunda parte meio que revela toda a verdade sobre o que os primos faziam teorias na primeira parte.
E isso foi super legal, porque eu fui ficando cada vez mais surpresa, eu não esperava que fosse se desenrolar desse jeito!!

É um livro de amor pela escrita e pelos livros!!
Pelas histórias já escritas e pelas que ainda estão por vir...
Por tudo que envolve o universo dos livros, desde a criação das letras até a digitalização dos livros!!

Muito bom mesmo...
Recomendo muito!!

"Quem escolhe bem os seus livros estará sempre na melhor das companhias. Neles nos encontramos com os carateres mais ricos de espírito, mais sábios e mais nobres, que constituem o orgulho e a glória da humanidade."

Paula 12/08/2021

Amo quando leio livros que falam sobre livros
Por ser contado por crianças, a leitura é leve, divertida e com muita imaginação.
A escrita do autor é tranquila de se ler, e o amor e dedicação aos livros retratados na trama deixaram meu coração quentinho. É uma ótima recomendação para crianças e adolescentes conhecerem o poder dos livros.

Pode ser que seja SPOILER, mas vou transcrever aqui o trecho que mais gostei do livro:

"(...)Pela primeira vez na minha vida, entendi o que é um livro. Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos. É incrível, fantástico e "mágico" que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem humanos.
Olhei para as paredes e, por um instante, tive a sensação de que todos os livros olhavam para mim. Sim, como se estivessem vivos, e eles exclamavam:

Venha até nós! Não tenha medo! Venha!

De repente senti muita fome. Não de comida, mas de todas as palavras escondidas naquelas estantes. Mas eu sabia que, por mais que eu lesse durante toda a minha vida, nunca conseguiria ler um milésimo de todas as frases que já foram escritas. Sim, pois há tantas frases no mundo quanto há estrelas no céu. E elas se multiplicam e se expandem continuamente, como o espaço infinito.
Mas ao mesmo tempo eu sabia que, a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho desse céu. Sempre que lesse uma frase, saberia um pouco mais do que antes. E tudo o que eu leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também. Por um momento, eu contemplei o fantástico, o mágico mundo dos livros."

Página 148 de "A Biblioteca Mágica de Bibby Bokken", de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup.

Beatriz 28/10/2021

Que livro mais amorzinho! Super indicado para os amantes de livros e bibliotecas, algumas frases bem inspiradoras!
Achei que ele puxa um pouquinho pro lado do suspense e policial, mas bem infantojuvenil, uma vez que é narrado por crianças. A leitura super me prendeu e embora desse para prever alguns fatos ainda assim eu queria saber como tudo ia desenrolar! Mto bom mesmo!

andrealog 31/10/2021

Para os amantes de livros e bibliotecas
A melhor maneira de dizer o que isso livro significa e através desse pequeno trecho: ?passeio pelas estantes da biblioteca??um único desses livros talvez bastasse para mudar completamente a minha vida?. Para aqueles que amam ler esse livro e um presente delicado e inesquecível

ArthurAlves 26/01/2022

Livros que falam de livros com livros
Eu adorei esse livro. Gosto de ler histórias com livros como tema central ou plano de fundo. E essa é uma história contada através de um diário de cartas de duas crianças. O livro tem a inocência das crianças, o mistério a cerca da Bibi e diversas referências.

isabelle 04/02/2022

A história é bem simples, despretenciosa, infantil. Um bom livro se você pegar sem expectativas. Pode dar de presente pra uma criança da sua vida que ela deve gostar.

PS: Tem um elemento surpresa legal mas que se você se atentar dá pra perceber qual é já no início do livro.
PPS: Não vai surpreender muito quem já leu O Mundo de Sofia.

Gabriel Farias Martins 10/02/2022

Toda biblioteca é mágica.
Achei um livro divertido, aprendi um pouco sobre Dewey e incunábulos, a trama é divertida, nada excepcional mas tem seus momentos bonitos.
Gaarder não costuma decepcionar.

Ana 10/04/2022

Resenha da Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken
Realmente um livro bom demais! a história prende bastante a atenção e tem aquela sensação de curiosidade forte... realmente muito cativante! rápido de ler e linguagem descontraída? recomendo muitooo

obs: teve um problema na editora deste livro que acabou colocando letras MUITO pequenas.... e acaba dando bastante dor de cabeça ao ler o livro!

hillo_ 10/05/2022

Afinal, livros são mágicos...
Uma leitura simples e rápida, mas que com certeza carrega consigo um significado enorme! Trazendo para quem o lê o conhecimento e a importância dos livros. Uma trama envolta num pequeno mistério infantil, onde a imaginação das duas personagens é constantemente instigada a criar teorias fantasiosas sobre uma senhora aparentemente estranha e viciada em livros (e é aqui que o leitor se identifica).

Para pessoas mais velhas, pode parecer um livro bobo e infantil, mas com certeza é um livro mágico (e que livro não é mágico?) que nos faz recordar da própria magia presente nos livros e no ato de ler e escrever. Tem algumas pontas soltas no próprio mistério e um final que não é exatamente impressionante (isso é meu lado fã de mistério/romance policial falando!), mas são coisas que passariam despercebidas para um leitor mais jovem, que se deixaria abalar mais pelo próprio mistério do que por pequenos detalhes quase imperceptíveis. Creio que seja um livro que estimule a leitura em pessoas que não estão acostumadas a ler, além de ter uma mensagem e significado importantes, então julgo sim este livro como uma leitura proveitosa (PS.: nunca tinha lido um livro norueguês também, então vale a experiência!)