O Corpo Fala

O Corpo Fala Pierre Weil

Resenhas - O Corpo Fala

Luciene Txra 20/04/2009

Psicológico...
Depois da leitura deste livro - que parece tão divertido, mas que mostra uma teoria séria -, não consigo falar mais seriamente com alguém sem perceber os meus gestos e os dos outros. Hoje mesmo, ao ser questionada por um aluno depois de muito explicar um conteúdo, me peguei de braços cruzados... rsrsrs... proteção. Descruzei-os para responder, claro.
Jessica Wolfart 22/05/2020minha estante
Eu achei muito bom também...

Aleandro 14/05/2021minha estante
Estou achando show, aprendendo bastante!

Jany 19/09/2021minha estante
Sempre que cruzo os braços numa conversa lembro do livro...kkkk muito bom!

Tom Chagas 08/01/2022minha estante
Realmente muito interessante. E avaliar as pessoas e a mim mesmo virou rotina kkk

Elaine 13/02/2022minha estante
To começando a ler agora, kkkk

Raphael Pensador 19/04/2022minha estante
Aprendendo a ler e entender sinais de nossos gestos.

Nafn 06/09/2011

Sum, ergo cogito
Sou, logo penso.

É muito difícil controlar o nosso comportamento consciente. A forma como olhamos, falamos, gesticulamos, ou até sentamos dizem muito mais sobre o que pensamos do que realmente gostaríamos de revelar.

De forma simples e com ilustrações, os autores de “O Corpo Fala” mostram como podemos ficar atentos às pequenas dicas que o comportamento corporal podem revelar sobre as pessoas e o sobre que elas realmente pensam.

O livro pode auxiliar o leitor em algumas situações como reuniões (em que se deseja notar se uma determinada idéia está ou não sendo bem aceita pelas pessoas), encontros (em que se deseja saber se devemos ou não insistir numa determinada investida amorosa), relacionamentos no trabalho (para identificar se uma pessoa veladamente deseja te esganar), entre outras situações. Porém, justamente por ser simples, a obra peca por ser superficial.

As técnicas de leitura corporal poderiam ter sido mais explicadas em termos das suas nuances. Os exemplos práticos poderiam ser mais elaborados, substituindo as ilustrações cartunescas por fotos seqüenciais de pessoas em situações reais. Além disso, os autores poderiam ter sugerido mais exercícios de observação para que os leitores pudessem treinar mais as técnicas de leitura corporal apresentadas.

Por esses motivos, tome cuidado. Não pense que por ler “O Corpo Fala” você se tornará um especialista no assunto. O livro serve apenas como introdução à temática da comunicação psicossomática.

Apesar de ser um livro para ser relido várias vezes (algo fácil de se fazer devido à sua quantidade de páginas e ilustrações) ele deixa uma sensação de “quero mais” que só pode ser preenchida com a leitura de outros livros do gênero. Portanto, se você encontrar outros livros mais abrangentes sobre o assunto compre-os ao invés deste e depois os indique para mim.
Pri 16/11/2011minha estante
Não li O Corpo Fala, pois entre as opções que encontrei sobre o assunto, me interessei pelo livro A linguagem secreta do corpo, da Anna Guglielmi, me pareceu mais completo e não tão superficial. Te indico, estou gostando bastante.

Angeeh 12/03/2014minha estante
Porque vc deu apenas 3 estrelas?

Nafn 12/03/2014minha estante
Olá, Angeeh. Dei três estrelas porque achei o livro muito superficial. Quer uma dica muuuito boa? Leia "The Definitive Book of Body Language" de Barbara e Allan Pease, pois é muito completo (400 páginas). Você encontra diversos vídeos no YouTube do Allan Pease, é sensacional!!! E por falar em vídeos, assista o seriado "Lie to me" com o ator Tim Roth, pois cada episódio é uma aula sobre linguagem corporal. Leia o livro primeiro e depois assista o seriado, você aproveitará muito mais... Abraço!!!!

Angeeh 13/03/2014minha estante
Olá,Eduardo.
Você me recomenda o livro 'O corpo fala'??,pois sei que ele mostra como as pessoas sao atravez de seus modos,nao eh?pois podemos dizer que estou com medo de ler e nao parar mas de prestar atenção nos modos das pessoas,entende?...

Matthaeus 26/03/2011

Pior livro sobre linguagem corporal
Esse é um dos piores livros de linguagem corporal. A explicação é feita através de um método extremamente confuso. Fora que ainda falta várias explicações de outros gestos. Recomendo o desvendando os segredos da linguagem corporal. É mais direto e simples de se ler.
AntonioBN 19/06/2011minha estante
Também achei o livro bem ruim.
Fiz um comentário em vídeo sobre o livro dizendo que achei bem fraco e fico recebendo críticas ruins dos fanzinhos da obra.

Yuri.S 02/11/2011minha estante
Bom saber que não sou o único que não gostou do livro. O pior é que quando fui comprar estava em dúvida entre este e o "Desvendando os segredos da linguagem corporal" e a moça da livraria disse que "O Corpo Fala" era melhor e que era muito utilizado em diversos cursos de graduação... Mas agora já sei qual irei comprar.

Matthaeus 03/11/2011minha estante
Deem uma lida também no Linguagem Corporal - Paulo Sérgio de Camargo. Autor brasileiro. É um livro de 160 páginas e pequeno, parece um desvendando os segredos da linguagem corporal compacto, prático e objetivo e tem até mais coisas. Para mim, é o melhor, pena que não é tão conhecido quanto os outros.

Mychelle 07/01/2020minha estante
Desculpe a intromissão, mas esse livro que voce esta recomendando eu ja tive e é péssimo também, o conteúdo e muito simplório, na minha opinião, sem muita fundamentação cientifica, faltando informações, sou psicóloga...se voce quiser um livro mais completo e com embasamento científico, sugiro o livro Comunicação não verbal na interação humana. Fica a dica

Lucimaura.0 25/02/2021

Péssimo!
O título do livro vende uma proposta totalmente diferente do que é abordado. De 100% nem 20% os autores falam sobre linguagem corporal. No início fala que vai ser usar de ilustrações e do humor pra facilitar a aprendizagem do leitor. Tudo uma mentira, é uma baita enrolação. Além de não ser objetivo com o proposta inicial, tem um "humor" bastante sexista. TODOS os exemplos quando envolve a imagem da mulher ou ela é de cunho sexual ou doméstico. Aqui não aborda a linguagem corporal da mulher na faculdade, no trabalho, no ambiente familiar, nem nada. Desprezível.
Ely 01/03/2021minha estante
Ele é um livro basico moça. Não vai especificar situações

Nathy215 04/03/2021minha estante
Exato, fora que foi escrito por um homem, em 1986, se o homem é machista hoje, imagina na época

Ely 04/03/2021minha estante
Sem contar q quando fala de homem tambem, fala dele como um conquistador e tals, ou seja, é basico em todos os sentidos.

Mariii 02/03/2020

O corpo fala
No começo imaginei que fosse um livro ate difícil de ler por ser tratar do ser humano e das teorias de seu comportamento e tudo mais. O livro basicamente conta sobre situações sociais que podem ocorrer no dia a dia e nos ajuda e ensina ao que você precisa prestar atenção e o que o "corpo" diz em relação ao que a pessoa esta sentindo naquele momento e tem todo um embasamento do porquê que chegaram a tais conclusoes. Foi um livro rápido com uma fácil leitura, muito informativo, com desenhos, referencias e com um conteúdo muito bom e divertido também.
RJigor2001 12/03/2020minha estante
Vc trocar ele?

Mariii 12/03/2020minha estante
Só tenho em pdf, não tenho ele físico ?

RJigor2001 12/03/2020minha estante
Assim

Carla Martins 06/02/2013

Li O Corpo Fala há mujitos anos e, desde então, nunca mais participei de uma reunião ou conversa da mesma maneira. Lembro que ouvi falar do livro durante uma aula na faculdade (sou formada em Jornalismo) e tinha ficado louca de vontade de ler. Uns dias depois, olhando a estante de livros do meu pai, quem eu vejo ali, paradinho e prontinho para ser lido? Ele mesmo! Tão perto de mim o tmepo todo e eu nem imaginava...

Logo de cara, já li na capa: "Com 314 ilustrações de expressão corporal". Claro que a vontade de começar a leitura só aumentou. Com tanta expectativa, as chances de decepção eram altas. Mas, pelo contrário, fiquei completamente envolvida e concentrada nos ensinamentos. O texto é divertido, tudo é exemplificado com ilustrações e toda a complicação do tema é genialmente destrinchada para uma linguagem didática.

Hoje eu acredito plenamente que a "linguagem silenciosa da comunicação não-verbal" diz muito mais do que as palavras, porque a linguagem não-verbal é insconsciente, não mente.

É muito legal acabar de ler um capítulo e perceber as mesmas coisas descritas na sua mãe, namorado e até nos colegas de trabalho.

No livro, os autores utilizam a esfinge como referência para “traduzir” a linguagem corporal. As três partes da esfinge mostram como o homem é dividido: o boi seria a referência para os instintos (ou desejos), o leão refere-se aos sentimentos e a águia estaria ligada aos pensamentos (ou consciência).

O ponto fraco do livro são algumas repetições desnecessárias, alguns erros de ortografia ealguns diálogos bem machistas nas ilustrações.
Roberto 08/05/2013minha estante
Realmente é isso que você citou, após ler este livro, você passa a ter uma percepção social totalmente diferente (mesmo sem querer) e isso é muito bom.

Márcio 17/12/2019minha estante
Eu também achei os diálogos bem machistas, pois na época que o livro foi escrito tal traço era impregnado nas pessoas. Outro ponto fraco, ao final do livro, foi passar-se a ideia de que uma pessoa gorda é prepotente somente por sua postura e condição física, o que não concordo plenamente.
Apesar de também achar alguns gestos e posturas bem forçadas para a realidade, é bem perceptível as análises nos meus próprios convívios sociais e achei muito didático a referência da esfinge para traduzir a linguagem corporal.

EduardaRodrigues 15/07/2022

Esperava mais
Fui ler com as expectativas lá nas alturas (ainda mais que eu faço psicologia e preciso desse tipo de leitura) e não me surpreendeu muito. As informações que são passadas são ótimas e muito pontuais, ótimos levantamentos porém a explicação deixa a desejar, causando confusão. A escrita é muito confusa mesmo.
Luciane.Baruffi 15/07/2022minha estante
Recomendo "O que todo corpo fala" de Joe Navarro.

EduardaRodrigues 15/07/2022minha estante
Obrigada pela recomendação, vou dar uma olhada nesse!

DaviBook's 10/04/2015

O corpo fala
"O corpo fala" é um livro que quebra aquela conversa de que "só se pode falar com a boca". Ele traz com ele, inúmeras posições com o corpo, e nos mostra o que cada uma delas significa, nos transformando assim em leitores corporais (o que confiem em mim, traz muito auxilio para nossas vidas).
Bruna 14/09/2016minha estante
undefined

RoSousaAlenc 03/01/2021

O livro trata de um tema muito interessante, porém, acredito que algo em torno de 50% do conteúdo apresentado não entrega a qualidade necessária do tema. É como uma redação de ENEM dentro do tema porém com argumentos desconexos.
@monicadoceu_ 03/01/2021minha estante
Kkkkkk boa

Tayane57 29/11/2021

A ideia do livro é boa, mas foi não foi bem executada. A linguagem é muito informal, deixando de ser de fácil compreensão para bobo. Fiquei decepcionada e achei uma completa perda de tempo, só não foi pior porque li de forma gratuita. Terminei de ler na força do ódio mesmo.
Raquel.Santos 29/11/2021minha estante

Cristiano @imagensdocris 02/09/2011

Chatíssimo!
Foi difícil terminar de lê-lo, o autor escreve como se direcionasse à retardados...
Não recomendo.
Daniela M Bertuolo 13/09/2012minha estante
É chato pra valer!

Fran 23/03/2012

Quando terminei este livro tive a impressão que não aprendi nada novo. Talvez porque eu já sou uma pessoa observadora, e as vezes noto até mais sinais do que este livro ensina em pouco tempo de conversa ou observação das pessoas.
Henry 13/12/2017minha estante
Nossa, exatamente como me sentir durante a leitura. Rsrsrs

Julia.Cristina 07/07/2020

Esse livro é incrível, além de possibilitar o estudo das expressões corporais, me possibilitou um autoconhecimento que me ajudou muito. Só não dou 4 estrelas porque achei o livro um pouco enrolado em algumas partes, mas no geral recomendo muito!!
RafaelCamisao 09/07/2020minha estante
Nunca vi um livro incrível ser enrolado??

Thassia.Camille 05/10/2021

Meio ponto por ser um livro.

Primeiramente, odiei a linguagem que os autores trouxeram para o livro, muito informal e ridícula na maioria das vezes. Odiei também algumas analogias que eles trouxeram, pois foram muito preconceituosas e desnecessárias, na maioria das vezes.

Alguns capítulos não possuem um objetivo aparente, o que me irritou bastante.

De modo geral, eu esperava algo completamente diferente, ansiei ler esse livro por anos e foi uma experiência certamente terrível.

Pode ser que a linguagem funcione para você, que as analogias façam sentido e te ajudem a entender, mas para mim não funcionou nem um pouco e na metade do livro eu já não via a hora de terminar.
Tayane57 26/11/2021minha estante
O comentário mais sincero e verdadeiro que encontrei. Uma decepção completa!