O Corpo Fala

O Corpo Fala Pierre Weil

Resenhas - O Corpo Fala

Carla Martins 06/02/2013

Li O Corpo Fala há mujitos anos e, desde então, nunca mais participei de uma reunião ou conversa da mesma maneira. Lembro que ouvi falar do livro durante uma aula na faculdade (sou formada em Jornalismo) e tinha ficado louca de vontade de ler. Uns dias depois, olhando a estante de livros do meu pai, quem eu vejo ali, paradinho e prontinho para ser lido? Ele mesmo! Tão perto de mim o tmepo todo e eu nem imaginava...

Logo de cara, já li na capa: "Com 314 ilustrações de expressão corporal". Claro que a vontade de começar a leitura só aumentou. Com tanta expectativa, as chances de decepção eram altas. Mas, pelo contrário, fiquei completamente envolvida e concentrada nos ensinamentos. O texto é divertido, tudo é exemplificado com ilustrações e toda a complicação do tema é genialmente destrinchada para uma linguagem didática.

Hoje eu acredito plenamente que a "linguagem silenciosa da comunicação não-verbal" diz muito mais do que as palavras, porque a linguagem não-verbal é insconsciente, não mente.

É muito legal acabar de ler um capítulo e perceber as mesmas coisas descritas na sua mãe, namorado e até nos colegas de trabalho.

No livro, os autores utilizam a esfinge como referência para “traduzir” a linguagem corporal. As três partes da esfinge mostram como o homem é dividido: o boi seria a referência para os instintos (ou desejos), o leão refere-se aos sentimentos e a águia estaria ligada aos pensamentos (ou consciência).

O ponto fraco do livro são algumas repetições desnecessárias, alguns erros de ortografia ealguns diálogos bem machistas nas ilustrações.
Roberto 08/05/2013minha estante
Realmente é isso que você citou, após ler este livro, você passa a ter uma percepção social totalmente diferente (mesmo sem querer) e isso é muito bom.

Márcio 17/12/2019minha estante
Eu também achei os diálogos bem machistas, pois na época que o livro foi escrito tal traço era impregnado nas pessoas. Outro ponto fraco, ao final do livro, foi passar-se a ideia de que uma pessoa gorda é prepotente somente por sua postura e condição física, o que não concordo plenamente.
Apesar de também achar alguns gestos e posturas bem forçadas para a realidade, é bem perceptível as análises nos meus próprios convívios sociais e achei muito didático a referência da esfinge para traduzir a linguagem corporal.

Liara.Ribas 18/12/2021

O livro comenta vários aspectos corporais que trazem algum significado, ajudando a entender as necessidades do outro

Lucimaura.0 25/02/2021

Péssimo!
O título do livro vende uma proposta totalmente diferente do que é abordado. De 100% nem 20% os autores falam sobre linguagem corporal. No início fala que vai ser usar de ilustrações e do humor pra facilitar a aprendizagem do leitor. Tudo uma mentira, é uma baita enrolação. Além de não ser objetivo com o proposta inicial, tem um "humor" bastante sexista. TODOS os exemplos quando envolve a imagem da mulher ou ela é de cunho sexual ou doméstico. Aqui não aborda a linguagem corporal da mulher na faculdade, no trabalho, no ambiente familiar, nem nada. Desprezível.
Ely 01/03/2021minha estante
Ele é um livro basico moça. Não vai especificar situações

Nathy215 04/03/2021minha estante
Exato, fora que foi escrito por um homem, em 1986, se o homem é machista hoje, imagina na época

Ely 04/03/2021minha estante
Sem contar q quando fala de homem tambem, fala dele como um conquistador e tals, ou seja, é basico em todos os sentidos.

Leticiaos 15/01/2024

Enfadonho
Terminei esse livro numa luta interna, o tema me interessa muito e por isso insisti.
Honestamente achei a leitura levemente irritante, parece mais um roteiro de teleprompter que os autores transformaram em livro. Não tenho problema com o autor "falar" com o leitor, mas nesse livro, essa eterna "conversa" deles me incomodou.

O conteúdo é okay, não senti que agregou enormemente.

Os desenhos cartunescos são outro ponto de enorme incômodo pra mim, não gostei nem um pouco deles e, várias vezes tive que passar um tempão olhando pra tentar entender o que tinha lá.

Além de que nessa pegada de exagero que o cartunista aplica às imagens, ele acaba muitas vezes tendendo pra generalizações machistas/preconceituosas - eu sei que o livro é dos anos 80 e isso era comum e até aceitável na época, mas li agora e achei zoado.

Enfim, razoável porque deu pra coletar um pouco de informação, mas não recomendo
DidioAzul 19/01/2024minha estante
Concordo plenamente. Fui ler na maior expectativa, mas me decepcionei. Achei o livro cansativo, confuso e enfadonho. Não via a hora de acabar. Não recomendo.

thevudu 20/09/2022

Cumpre sua proposta.
É um livro legal! leitura muito, muito fácil (sério, o leitor faz questão que você entenda e pratique o conhecimento passado no livro), além de dar as noções básicas de linguagem corporal; este livro é importante uma vez que ajuda o leitor a compreender mais sobre as suas relações interpessoais e sobre si mesmo, abordando conteúdos sobre, principalmente, história e ciência de uma forma simples e didática (consequentemente, rasa).

-Louie 10/05/2021

Um bom livro para quem quer conhecer um pouco mais sobre si, sobre os outros e sobre interações sociais no geral (ou para quem é simplesmente curioso, como eu).

O livro é muito fácil de entender, cheio de desenhos que tornam o aprendizado mais dinâmico e fácil. Mas não pense que você vai terminar de ler e virar o próprio Vitor Santos Sr. Metaforando, o livro explica bem, mas é preciso prática para conseguir observar e entender tudo o que ele expõe.

Algumas horas, senti que o autor "viajou" um pouquinho escrevendo, mas nada demais. É um bom livro introdutório sobre linguagem corporal e muito interessante. Com a leitura e a prática já é possível reconhecer vários "sinais" em nosso dia a dia.

Iza 02/11/2022

Bom.................
Um livro de Pierre Weil e Roland Tompakow, publicado originalmente em 1980 e com várias outras publicações ao longo dos anos. Sua obra tem como principal objetivo mostrar ao leitor o básico da leitura e compreensão da linguagem corporal, introduzindo de forma descontraída e repleta de exemplos dos detalhes e fatores presentes em diversos momentos do seu corpo para o mundo.

Perigor 10/04/2021

Como ler linguagem corporal
Tem resenha no IGTV do meu perfil no instagram @_perigor_

site: https://www.instagram.com/tv/BodCGx-FC2f/?utm_source=ig_web_copy_link

Edilâyne 23/04/2021

Prático
Este é um livro que nos desperta para as diversas formas de linguagem corporal. Os autores são muito divertidos, valem-se de exemplos bastante simples, além de enriquecerem a obra com ilustrações de fácil entendimento. Confesso que, em alguns momentos, o livro fica um pouco exaustivo, por repetir demasiadamente algumas informações. No entanto, com persistência, ele volta a despertar interesse, e a finalização da leitura é concluída com satisfação.

Thay 21/07/2021

É um pouco simplista, mas possui muito conteudo bom.
É uma leitura facil, rapida, envolvente e engraçada.

Camile 19/09/2022

O corpo fala
O corpo dá sinais de emoções, segurança e etc...
Achei o livro bem complexo e muita teoria e um pouco cansativo.
Não é meu estilo de livro favorito, fui por curiosidade mesmo...

Quem se interessar pela linguagem corporal é uma ótima recomendação ???

Gerheim 14/07/2021

Fique chocado!
O livro é simplesmente fantástico! Desvendando tudo aquilo que costumamos ignorar. O corpo realmente fala muito mais que palavras. E é simplesmente fundamental que entendamos como fluem as energias a nossa volta para sabermos explorar o máximo das situações.

Denise Barros 23/04/2021

Esse livro trás para nos a forma como reagimos a diversas questões e como transmitimos nossa energia através das reações. Através deste livro entendemos os outros e conhecemos a nós mesmos.

Naimica 10/01/2022

Interessante, mas não tem muita informação
O tema é bom, os autores explicam bem, mas eu queria mais.
Mais explicações, mais coisas exemplificadas.
É o básico, a introdução.
É legal.