Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Fonsinho 24/01/2022

"Estou sentindo amor."
O livro Para sempre Alice é uma primorosa obra que fala sobretudo de darmos valor e amor a cada momento feliz da nossa vida. Alice vai demonstrando isso a cada agravamento da doença, mesmo não retendo todos os "hojes", ela valoriza e se empolga por cada um. Sente-se honrada por cada agradecimento e carinho que recebe seja por seus filhos, marido, amigos ou ex-alunos, mesmo já não lembrando de quem se trata ou da importância que tem em sua vida.
A construção do mal de Alzheimer soa um pouquinho romantizada ao longo da leitura, mas prefiro entender que se trata da personalidade da Alice. Entretanto, há momentos de raiva e consternação que se mostram uma ótima representação de quem sofre com a doença. Mas, Lisa Genova deixa bem claro durante o percurso da leitura que o divisor de águas, o amor, é realmente transformador.

warstranger 18/01/2022

Borboletas para Alice
Eu sempre quis entender o motivo da capa original ser a borboleta e agora faz todo sentido.
A leitura é muito empolgante porém em certos pontos um tanto confusa, mas isso é normal já que acompanhamos de perto a desorientação cada vez maior da personagem. Achei muito interessante a forma como tudo foi tratado, alguns aceitando com mais facilidade outros não, pois acredito que realmente é assim mesmo na vida real.
Queria o grupo da Alice sendo mais desenvolvido acho que é a única coisa pra falar aqui q eu senti falta.
De resto a leitura é linda e comovente você realmente acaba se colando no lugar dela e sentindo todas as emoções dela e a confusão tbm.

Melissa.Aparecida 17/01/2022

Muito interessante.
Esse livro te dá uma visão direta de como o alzheimer pode ir te destruindo com o passar dos meses. Costumamos ver a perspectiva do lado de fora, do quanto os parentes sofrem, mas, dificilmente tentamos ver pelo lado do paciente.

Você vai passando pelos estágios junto com a Alice, você consegue sentir as aflições e os medos. A própria história começa a se tornar perdida ao seguir os pensamentos confusos da protagonista, e eu achei isso o máximo, tão real e marcante.

Uma coisa interessante, é que a Alice ama o seu colar que tem uma borboleta. E bom... Devido ao Alzheimer precoce, ela terá uma vida curta, mas, assim como a vida das borboletas, terá sido uma vida incrível.

Leu 12/01/2022

A dor do esquecimento?
Neste livro eu não vi grandes eventos,
nem plot twists cheios de reviravoltas.
Que bom que é assim.

Eu pude acompanhar o processo doloroso do
esquecimento sob a perspectiva de uma mulher com Alzheimer. Compreendi o quão difícil é esquecer como pôr o sutiã; esquecer as palavras; esquecer quem se ama; se esquecer.

Quem seríamos sem os signos que aprendemos a decifrar desde a infância? Como vivem e o que sentem as pessoas que têm essa doença? Como podemos acolhê-las de forma digna?

Letícia Serrão 12/01/2022

Para Sempre Alice aborda o mal de alzheimer de maneira muito sensível e delicada. Lisa tem uma escrita linda e consegue, por meio de suas palavras, nos fazer sentir a aflição que Alice está sentindo.

Ximbinha 06/01/2022

Alice mas nem sempre
A impactante história de Alice, uma Phd. em psicologia que leciona na universidade de Harvard prende o leitor, através dos olhos de Alice vemos como o Alzheimer pode corroer até a melhor das mentes, depois de descobrir que tem a doença de instalação precoce, e que isso acompanha seus gens, a dra. Alice começa a desbravar um mundo onde não poderá contar mais com se talentoso e capaz cérebro, possuidora de altas habilidades a mulher tem uma luta ainda maior com a demência que chega independentemente de sua vontade.
É emocionante, é envolvente e delicado mesmo que assustador, ver o mundo através dos olhos de alguém que está aos poucos desaprendendo a viver.

Literattus 31/12/2021

Tava querendo muito ler, porque eu sabia que tinha o filme, então queria fazer o avaliando a adaptação pro nosso perfil no insta, e então, nesse mês eu finalmente li.
Conta a história de uma professora universitária de psicologia de Harvard, a Alice, e a descoberta dela com Alzheimer precoce. Após isso, a história vai mostrando as dificuldades que ela enfrenta e como a família dela vai lidando com tudo junto com ela. É uma história muito presente na vida de muitas pessoas, tanto de quem tem Alzheimer como das pessoas que cuidam destas.
A narrativa flui muito bem, tornando o livro algo fácil de se ler, e também muito explicativo pra quem não conhece muito bem sobre o Alzheimer, tanto que a autora tem um Ph.D em neurociencia, então ela sabe sobre o que está falando, por isso, é possível perceber que existe uma abordagem bem completa sobre o Alzheimer no livro.

yanca 28/12/2021

A escrita do livro é simplesmente uma das mais interessantes que já vi. Ela muda de acordo com o avanço da doença, então, no começo, os filhos, por exemplo, tinha seus nomes apresentados quando participavam dos acontecimento e no final eles eram tratados apenas como "a atriz" ou o "a moça que chorava". A história também é incrível e bem emocionante. Não costumo chorar lendo livros, mas nesse acabei chorando em um monte de partes kkkkkkk Acabei de ler e passei um bom tempo pensando no quanto o Alzheimer é uma doença cruel, tanto pra quem vive ela na pele, quanto pras pessoas que rodeiam quem a tem. As informações científicas do livro sobre a doença aparentemente foram adicionadas com supervisão de especialistas e eu simplesmente amei isso!!!!!!!!!!! Ah, fui ver o filme depois de ler e odiei. A experiência da leitura foi mil vezes mais interessante e não acho que é por falta de fidelidade do filme ao livro. Na verdade, eu achei até que bem fiel, mas sei lá, não me prendeu (e eu odiei que tenha colocado a Alice como professora de outra faculdade sem ser Harvard).

Ina 12/12/2021

O esquecimento nu e cru
A realidade que a escritora nos traz a partir dessa narrativa é dolorida e ao mesmo tempo extremamente reveladora! Não tinha ideia do que as pessoas que sofrem com o mal de Alzheimer tinham que enfrentar e suas angústias em uma luta que não há vencedores.
Ver a história de Alice, cada dia que sua mente e sua memória definhava mais um pouco é, no mínimo, um choque. Um livro escrito com maestria sobre uma realidade pouco abordada!!
Recomendo muito S2

Lurdynha_ 05/12/2021

Fazia um tempo que esse livro estava em minha lista de leituras e só esse ano consegui ler, mesmo depois de ter visto o filme. Me trouxe muitas reflexos e não consigo parar de pensar nas alices que existem.

Debora.Oliveira 02/12/2021

Envolvente, triste e emocionante!
Esse livro me conquistou de uma forma incrível! Aborda o tema do Alzheimer precoce, uma condição que desconhecia e me surpreendeu saber mais detalhes. Traz os difíceis estágios e lutas de quem possui a doença. Emocionante, triste e necessário para conhecermos mais sobre essa realidade. Recomendo demais!

Tha 02/12/2021

que livro perfeito!
Não tenho nem palavras para expressar o quanto esse livro me tocou, foi de longe um dos melhores livros que já li, não sei como eu demorei tanto pra começar ele.

A história é extremamente envolvente, a cada capítulo você se sente mais conectado com a história da Alice. A escrita é muito fluida e bem construída, não tem pontos sem nó.

Uma das coisas que eu mais gostei foi que durante o decorrer da história a autora relatou tão bem o mal de Alzheimer que você mesma sente que está esquecendo as coisas. A cada esquecimento da Alice, a cada desilusão, parece que é você que está sentindo. Você fica extremamente conectado com isso. Apesar de não ter Alzheimer você consegue sentir como é ter.

Recomendo demais, está na minha lista de favoritos agora.

Camila 30/11/2021

Acabou comigo
Li esse livro faz, provavelmente, dois anos e até hoje não consigo parar de pensar nele as vezes.
Mesmo sendo muito triste, foi uma leitura necessária.