Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova

Resenhas - Para Sempre Alice

Nii 06/01/2023

Emocionante
É emocionante acompanhar a narrativa de uma pessoa com Alzheimer, entender como a cabeça dessa pessoa funciona e como é o avanço da doença. Muito emocionante.

VictAria 04/01/2023

tristeeeeeeee (e muito real)
Na real esse livro é pura tristeza, não tem nada de feliz nele, mas isso porque ele é real. A autora promete contar a história de uma mulher brilhante que recebe o diagnóstico de alzheimer precoce, e é isso que o livro entrega, e não tem como isso ser feliz. É triste, profundo e muito cru. Até a metade do livro eu tava achando razoável, porque eu tava achando que faltava falar mais sobre os outros personagens, aprofundar maks em outros assuntos, esperava um plot twist, ou sei la, minhas expectativas eram outras, e o que o livro entrega é um retrato cru do Alzheimer, desde quando Alice recebe o diagnóstico e a progressão da doença. Esse é o tema e o livro todo é focado nisso, focado principalmente no que a Alice sente, como ela enxerga, processa e passa por tudo isso.
Achei muito interessante que a autora realmente pesquisou, leu, conheceu pessoas e te mostra a realidade mesmo, de uma pessoa com Alzheimer.
É um livro bom, na minha opinião poderia ter mais paginas, aprofundando os outros personagens, fazendo o final ser mais devagar, mostrando mais o passado de Alice e desenvolvendo mais outros acontecimentos do livro. Acho que faltou detalhes e algo pra gente se conectar ainda mais com tudo e ser algo mais pessoal, sinto que apesar de ser muito real, foi contado de forma superficial demais, por isso tirei algumas estrelinhas. Mas apesar disso recomendo bastante, te faz entender e olhar para pessoas com demência com mais compaixão.
P.S: odeio o john

?Sou esposa, mãe e amiga, e logo serei avó. Ainda sinto, compreendo e sou digna do amor e da alegria dessas relações. Ainda sou uma participante ativa da sociedade. Meu cérebro já não funciona bem, mas uso meus ouvidos para uma escuta incondicional, meus ombros para que outros chorem neles, e meus braços para abraçar outras pessoas com demência. (?) Não sou uma pessoa moribunda. Sou alguém que vive com a doença de Alzheimer.?

Maressa 01/01/2023

Nesse livro acompanhamos a história de Alice, uma professora de psicologia em Harvard que tem seu mundo abalado quando descobre que possui o mal de Alzheimer.

A autora teve uma sensibilidade incrível ao descrever as situações que Alice passou por conta da sua doença. Ver uma mulher tão forte, confiante e inteligente minguando por conta de uma doença tão humilhante e avassaladora, foi cruel. Me vi várias vezes emocionada quando a Alice recobrava seus sentidos e reconhecia seus familiares.

Um livro muito interessante mas muito angustiante de ser lido.

Sandra452 29/12/2022

Uma leitura emocionante! Gostei muito!
Que livro emocionante! Comecei a ler e não tive vontade de parar!
Trata-se da história de Alice, uma cientista muito competente e renomada de Harvard que, aos 50 anos, é diagnosticada com Mal de Alzheimer de entrada precoce.
Tudo começou com pequenos lapsos de memória mas que, após exames, constataram a doença degenerativa.
Alice se vê, então, numa luta contra o tempo, querendo aproveitar cada momento: "Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhã são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente."
Ela quer se lembrar dos filhos e do marido, mas sabe que essas memórias se perderão. Alice, que sempre teve o controle de sua vida, agora não tem controle sobre as próprias memórias.
É uma história linda, envolvente e que nos traz muitas reflexões, como aproveitar o tempo com quem você ama, ao invés de dedicar toda a sua vida ao trabalho e a um status.
É um livro que deveria ser lido por todos aqueles que conhecem ou lidam com alguém com Alzheimer.
Essa foi, com certeza, uma das melhores leituras de 2022.
Ah! Tem uma adaptação do livro. Agora já posso assistir.
Boa leitura!

Alex 28/12/2022

Livro extremamente necessário. Trata com bastante sensibilidade acerca do Alzheimer e dos estigmas associados a essa doença. Em muitos momentos você se pega se colocando no lugar da personagem e imaginando como seria sua vida se de repente você começasse a esquecer coisas muito importantes pra você: família, amigos, palavras... É muito triste, porém uma ótima leitura.

Ahiposy 28/12/2022

O livro é bom, mas acho que coloquei expectativas demais em cima de um livro com um enredo tão meticuloso. Achei que o livro navegou por áreas seguras que envolvem o mal de Alzheimer .

Nanda 26/12/2022

Escrita diferente da que estou acostumada, entretanto, o livro não somente foi bom, como o devorei mesmo estando de férias. O tema me é sensível, tal qual a protagonista meu maior medo é esquecer. De quem sou, de quem amo e o que posso fazer.
A autora foi cuidadosa em pesquisar pacientes e médicos antes de conduzir-nos pela batalha de Alice.

Se já amava a história através do filme, agora tenho um carinho ainda maior.

Iazinhað 19/12/2022

Para sempre Alice
Conheci esse livro através da minha irmã, e meu namorado me presenteou com ele. Além de ser um romance, nos ensina a valorizar o tempo que temos. Alice nos mostra através de seus dias incertos a viver o hoje, aproveitar cada segundo. Recomendo sem medo.

Dinha 23/10/2022

Mal de Alzheimer
Acompanhar a história de Alice foi extremamente impactante para mim. Verdadeiramente, coloquei-me no lugar da personagem.

A princípio, a postura de alguns personagens me irritou profundamente, mas conforme a história foi e evoluindo, percebi a humanidade em cada um. Pessoas sujeitas a falhas e a posturas equivocadas (ou não, depende do ponto de vista) frente a situações tão difíceis quanto a que assolou a personagem principal e sua família.

Aprendi muito com esse livro.

Porém, em alguns momentos a história ficou meio arrastada e o final foi muito rápido, o que me fez tirar meio ponto na avaliação.

Apesar disso, valeu a pena a leitura, recomendo!

luiza2569 13/10/2022

O q acheii
O q me destruiu é ela não lembrando da vida em si. Foi de 100 a 0 muito rápido. Um dia, professora em Harvard e noutro, uma pobre mulher com demência, sem se lembrar quem é o próprio marido.

Edkarl 10/10/2022

Também já conhecia a história devido ao filme
Bem, nesse caso não acho que conhecer a história tenha atrapalhado a experiência, até porque faz bastante tempo que vi o filme, e de qualquer forma, é uma história cativante e emocionante. O problema aqui, talvez, seja que esse tipo de escrita 'dramática' já foi muito meu tipo preferido, e hoje, depois de ler tanto, e de ler outras escritas desse genero, mais atual, eu diria que se tornou algo "maçante", mas fiz anotações e chorei, lógico kkkkkk

Raquel268 29/09/2022

Very sad
Ninguém espera ficar com mal de Alzheimer né? Nem mesmo uma pessoa que se dedicou muito com seu cérebro, trabalhava na Universidade de Harvard, mas se é um gene dominante em sua vida....
Esse livro foi lindo, embora ao mesmo tempo triste, da para aprender muita coisa também, e você entende os personagens, é de partir o core, mas você ama cada parte, se irrita também k?kk um bom livro para se ler

Raiane 13/09/2022

Impactante
Lisa Genova nos conduz para o dia a dia de alguém que sofre com o Alzheimer. É lindo como a escrita reproduz os estágios. Assim como os pensamentos de Alice, a escrita também se repete, se confunde, se "perde". É particularmente sensível para quem conhece alguém q tenha passado por esse processo. Um livro com dados de realidade, emocionante e perturbador.