O Psicopata Americano

O Psicopata Americano Bret Easton Ellis

Resenhas - O Psicopata Americano

Juliane72 14/07/2022

Odiei
Personagens homofóbicos, preconceituosos, machistas e afins. Diálogos arrastados, assuntos desinteressantes. Os crimes demoram muito para começarem, os crimes são todos sem sentido e com contextos fora de lógica.
Sonic Judeu 02/11/2022minha estante
Mas esse era o objetivo.

TaynA130 12/07/2022

Psicopata capitalista
Quando se vê o título desse livro tão falado por ter dado origem a um filme bem polêmico e famoso, você acha que se trata somente do gore, mas a parte mais nojenta é como as pessoas ficam tão cegas pelo dinheiro e status e se tornam completamente vazias, um terno tem muito mais valor que um morador de rua e tudo mais.
Devaneio ou não, sátira ou não, mostra bem como tem gente que vive em uma bolha completamente fora da realidade

Naimica 09/07/2022

Mais pesado do que ler sobre crimes reais kkkk
Acabei de acabar o livro que acabou como começou... no meio do nada da vida do Bateman.

Estamos no diário dele, ouvindo a versão dele de tudo ...
Ao mesmo tempo que estamos na cabeça da personagem eu consigo me sentir completamente alheia a qualquer coisa, talvez pela grande quantidade de marcas mencionadas, de nomes de pessoas que parecem outras e de restaurantes. Tudo é tão material que é difícil sentir alguma coisa, qualquer empatia... qualquer raiva.
Claro que nas descrições (perfeitas) das torturas eu tive que parar para respirar e eu já estou super acostumada a ler descrições de crimes reais e ver uns filmes gore. Mas o que o autor faz aqui é de outro mundo.

Outra coisa, ler o que a personagem nos diz é sempre interessante. Narrador não confiável, meu tipo favorito. Até onde tudo isso aconteceu? Temos pistas para crer que sim, para crer que não, para duvidar de tudo, é incrível.

Enfim, foi algo totalmente diferente no tipo de narrativa. Bateman é interessante, mas duas descrições de tudo cansam de propósito. Um mundo materialista. O psicopata capitalista. Nada novo, nada diferente, mas tudo o que eu queria ler, acho.

gnaky 18/06/2022

bom livro porém brutal
um ótimo livro, apresenta uma grande crítica ao consumismo dos anos 80, fora todo o mistério em relação aos crimes de Patrick Bateman que não irei me aprofundar para não dar spoiler, so não recomendo caso você seja sensível a gatilhos, pois esse livro tem MUITOS, fora isso é uma bela obra

Laisa 03/06/2022

Esse livro não é pra quem tem estômago fraco, teve cenas em que senti vontade de vomitar. Nunca li algo tão violento e explícito.

luh 01/06/2022

gatilho de graça
esse livro se resume em: assédio e estupro; elitismo; racismo; homofobia; descrições intermináveis sobre eletrodomésticos, álbuns de música e ternos Ralph Lauren; tutoriais inúteis e assassinatos completamente detalhados com direito a tortura brutal.
é uma forma exagerada de retratar a sociedade ocidental e a elite principalmente, mas não sei se vale a pena.
é um livro muito descritivo, fala detalhe por detalhe. além de que as cenas com tortura são extremamente gráficas e pesadas, não é uma leitura pra ninguém com gatilhos.
tirando 95% do livro, algumas reflexões na última 1hr de livro são boas.

carolina.soares 31/05/2022

Você começa o livro pensando "que bando de riquinhos racista, misóginos, xenófobicos, homofóbicos..."
A patologia de Pat vai ficar cada vez mais intenso, brutal, violento e sem controle. Apesar de que, ao mesmo tempo, parece alucinação da cabeça dele, não sei se mais alguém teve essa impressão.
A agonia dessa descrição toda das roupas e grifes.

Agora sim pronta pra ver o filme.

Juli 25/05/2022

vejam os gatilhos antes de ler
peguei o livro pra ler sem saber de todos os gatilhos entao teve muita coisa que me chocou muito, no entanto, pra quem gosta desse tipo de literatura eu super recomendo, é uma obra extremamente crítica, eu particularmente gostei mt, mas n sei se seria um livro que eu faria uma releitura

Bruna Peixoto 23/05/2022

Livro super detalhado e bastante pesado. Definitivamente não é uma leitura que recomendo para todos os leitores, especialmente para leitores menores de 18 anos. Patrick é aquele tipo de personagem que mostra como o ser humano pode ser perfeitamente um lixo. Ele é asqueroso, homofóbico, racista, egocêntrico e extremamente superficial.

Rafael Flores 19/05/2022

A história polêmica em Psicopata Americano, tem uma série de gatilhos que podem corromper o leitor. Com uma mistura do profano e promíscuo, a vida do personagem Patrick Bateman, pode ser uma representação da típica vida do americano que vive à sombra das demasias do consumismo: entre vaidades e preconceitos. Além do escracho no insulto da história, são as arbitrariedades do personagem principal em matar os sujeitos que se aproximam dele pela manifestação de poder. Bateman elimina todos aqueles que são por ele julgados como fracos e os que não tem nada mais a oferecer para ele. Uma leitura forte e ao mesmo tempo polêmica com um desfecho brilhante da história.

Moni 10/05/2022

Gatilhos fortíssimos
Começo com um aviso: esse livro não é pra quem tem estômago fraco. Várias vezes quis pular cenas pelo quão crua e detalhadas eram. O autor não se sensibiliza com violência e faz questão de pontuar todos os detalhes das ações violentas e repugnantes que o personagem faz.

A escrita não é das melhores. Detalhes demais e muito denso pra falar de coisas que não interessam. O personagem fala e fala e fala sobre vestuário e cenários e são páginas e páginas de nada acontecendo. Chega a ser decepcionante.

Contudo, se você for do tipo que gosta de analisar detalhes pra entender o personagem e pegar uma figura detalhada da pessoa que ele é, esse livro é pra você. Só espero que goste de ler sobre marcas de roupa e restaurantes.

joaoggur 18/04/2022

Clara sátira ao capitalismo.
Em Psicopata Americano, temos tudo do mais podre reunido: misoginia, anti-semitismo e racismo acompanham o livro junto com o leitor. Não direi que é fácil ter que engolir conteúdo tão perverso e nojento como este, porém engana-se quem taxa o livro como algo ruim: Patrick Bateman representa uma grandíssima crítica ao capitalismo, a como os famosos ?yuppies? não passam de uma replicação de homens fúteis, viciados em drogas e sexo. Engana-se quem acha que toda a violência (seja ela verbal ou gráfica) é puramente de enfeite e para impressionar.

Psicopata Americano representa tudo aquilo que o ?sonho americano? realmente é.

Paula 05/04/2022

Decepcionante
Minha maior decepção desse ano e terminei na força do ódio. Páginas e mais páginas sobre rotina de skincare e academia, capítulos sobre álbuns. Foi um sofrimento do começo ao fim.
HeitorStormcloak 08/04/2022minha estante
Ala a mina que não entendeu querendo opinarkkkkkkkkkk