Apaixonada por Palavras

Apaixonada por Palavras Paula Pimenta

Resenhas - Apaixonada por palavras

Paty 01/11/2012

Apoixonadérrima por palavras !
Me indentifiquei MUITO com esse livro, a Paula Pimenta conseguiu transmitir muito sentimento em cada crônica. Não sei muito bem como explicar mas eu me encaixei na maioria dos textos.
Sem duvida vou reler e reler e reler...

AmantesDeLivros 20/11/2012

Resenha do Blog Amantes de Livros
O livro “Apaixonada Por Palavras”, da autora Paula Pimenta, da editora Gutenberg, com 160 páginas.
É um livro de crônicas de uma das minhas autoras favoritas, a Paula Pimenta. Ela teve a brilhante ideia de juntar todas as crônicas que já tinha escrito durante sua vida em um único livro imperdível e irresistível, cuja capa é muito linda, com M&Ms formando palavras!
Também é legal acrescentar que cada crônica tem uma ou duas frases destacadas em cor de rosa e terminam com um coraçãozinho também cor de rosa ♥
Uma crônica mais linda que a outra.

O blog: amantesdelivros.tumblr.com
A página do Facebook: http://www.facebook.com/amantesdelivrostumblrcom

Mari 26/11/2012

“Odeio cantadas. Flores não me seduzem. Chocolates então, nem pensar. O que me comove são palavras." - Crônica Apaixonada Por Palavras, pág. 30

Paula Pimenta é uma escritora que me ganhou pela sua carisma. Li muitas resenhas sobre sua série Fazendo Meu Filme - todas positivas - mas mesmo assim não me interessei em ler. Na verdade, até existia um interesse, mas nada que chegasse ao ponto de dizer "Eu preciso ler esse livro!" ou "Eu preciso comprar esse livro!" e como não conhecia ninguém que pudesse me emprestar os livros, fui deixando para lá. Acabei adicionando Paula no Facebook e sempre via como ela dava atenção aos leitores, até o dia que resolvi falar com ela a respeito do lançamento de Apaixonada Por Palavras, que aconteceria aqui no Rio de Janeiro e ela foi extremamente simpática desde o "Oi Mari". Acabei comprando Apaixonada Por Palavras só para poder conhecer ela e ter a oportunidade de conversar um pouco pessoalmente.

Ao chegar no evento ela já foi tirando foto com as fãs e eu estava em um cantinho só olhando como ela era ainda mais simpática pessoalmente. O bate-papo começou, fiquei bem na frente, e logo depois foi o momento dos autógrafos. Quando cheguei para Paula e falei que meu nome era Mariana e que tinha falado com ela no Facebook ela na mesma hora me surpreendeu ao perguntar: "Ah, você pôde faltar a aula de jazz? Que bom!". Conversei um pouquinho com ela, ela autografou meu livro e ainda gravou um vídeo com uma mensagem para vocês aqui do blog (confiram no final do post) e me deixou super feliz por me mostrar que mesmo sendo super conhecida, recebendo milhares de e-mails e mensagens ela lembra e valoriza cada leitor, e é essa atenção aos leitores que falta em muita gente.

"É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido mas que já existia em mim." - Crônica Apaixonada Por Palavras, pág. 31

Neste livro a escritora nos apresenta à adolescente, à mulher, à pessoa Paula. Ela nos apresenta aos seus pensamentos, seus gostos, seus amores... Paula conseguiu me transmitir o mesmo sentimento que ela cita na crônica-título do livro: ''Apaixonada Por Palavras". Ela fala sobre a indescritível sensação de ler um texto e se identificar totalmente com as palavras do escritor, e foi exatamente essa sensação que se senti ao ler não só esta, como a maioria das crônicas de Paula.

Tirando a crônica que acabo de sitar, outras que me encantaram foram Nossa Verdade, Quase Uma Chance, Platônica Crônica e Minha Coisa Preferida. Acho que são quatro crônicas que também falam um pouco do que eu penso e fiquei com aquela sensação de "droga, porque eu não escrevi isso antes?" - rs.

"Sempre acreditamos naquilo que queremos acreditar. O fato pode ser completamente inverossímil, mas, se por acaso cismamos que aquilo é real, nem com toda ciência provando o contrário mudamos de opinião." - Crônica Nossa Verdade, pág. 37

"[...] Foi embora, correndo, para não pensar que havia deixado a covardia vencer. E perdeu a chance de ganhar o jogo, ao menos uma vez. - Crônica Quase Uma Chance

"Mas por que algumas pessoas se satisfazem em amar de longe?" - Crônica Platônica Crônica, pág. 52

''[...] Foi assim por toda a minha vida. Sempre imaginei uma compensação que me fizesse esquecer os males provisórios." - Crônica Minha Coisa Preferida , pág. 97

Na contra-capa do livro Eduardo Loureiro Jr., editor do site Crônica Falada (onde Paula começou a escrever suas crônicas) fala "Se você está com este livro em mãos e é uma pessoa com um mínimo de sensibilidade, existem duas únicas opções: ou já é apaixonada por Paula Pimenta ou irá se apaixonar" e não é que ele estava certo? Me apaixonei pela escrita da Paula, pela forma como ela consegue usar palavras mágicas e nos faz dizer "ela me entende". As crônicas desde livro foram escolhidas pela própria Paula entre as mais de 150 crônicas que ela já escreveu e uma coisa que adorei foi que colocaram o mês e o ano que as crônicas foram escritas. Isso mostra como a autora evoluiu e quando foi o inicio de tudo.

CONTINUE LENDO EM: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2012/11/apaixonada-por-palavras-paula-pimenta.html

Mari 13/05/2013

Eu simplesmente amo a Paula Pimenta e seus livros. Eu não sou muito de reler livros, mas não resistir á série "Fazendo meu Filme" também da Paula.

Como a história se passa aqui em BH, muitos lugares onde a Fani e o Leo frequentam eu conheço e a Paula faz com que acreditássemos que seus personagens são reais e que eu posso encontrá-los por exemplo no Pátio Savassi (um shopping aqui em BH frequentado muito pela Fani)!!

Enfim nem preciso comentar o que eu achei do livro "Minha vida fora de série" néh ? Simplesmente amei !!

Bom, e apaixonada por palavras não foi diferente. Primeiro me encantei pela capa (sério mesmo, nunca pensei que ficaria tão encantada com uma capa desse jeito), vocês podem até achar simples, mas não sei o que aconteceu, eu simplesmente me apaixonei pela capa.

Eu nunca gostei muito de crônicas, mas percebi que as desse livros são diferentes, pelo simples fato de você se identificar com as dúvidas, angústias e sentimentos da protagonista, que no caso é a própria autora. O livro é narrado em primeira pessoa, e os capitulos são bem pequenos coisa de 2 ou três páginas, fazendo com que a leitura não fique cansativa.

É claro que tem algumas crônicas coma as quais eu não me identifiquei, mas foram poucas, porque a maioria das crônicas atingem vários tipos de leitores. Os mais jovens por está passando ou por conhecer alguém que já passou por situações semelhantes á da autora, e o mais velhos por já terem passado por isso e saberem exatamente como é ter vivido tudo aquilo que a autora descreveu.

Lu 28/12/2012

Banana Pirata, resenha...
Oi,

Confira a resenha lá no blog.

Bjs, Lu

thais 28/12/2012

Eu, apaixonada por palavras
Eu já sou completamente apaixonada por Crônicas, mais apaixonada ainda pela autora Paula Pimenta.. tenho quase todos os livros dela. Essas crônicas escritas ai me descrevem quase que por completo, fiquei perplexa com a naturalidade e com a simplicidade das palavras. Confesso que usei muitos trechos das crônicas, e também confesso ter simplismente me apaixonado pela crônica sobre amor platonico e a que ela dedica ao "grande amor da vida dela".
Eu também sou apaixonada por palavras.

Bia Rodrigues 09/01/2013

Se tem uma coisa que a Paula Pimenta sabe usar é as palavras. Já fazia meses que eu queria ler esse livro, sou apaixonada por crônicas - e as vezes arrisco escrever algumas - e tinha muita vontade de conhecer a escrita da Paula por ver ela ser muito elogiada por todos que leem seus livros. Resultado: Estou apaixonada, fascinada, encantada, perdida no mundo das palavras que ela criou. Sair de lá é algo que não quero nunca.

"Perfeita mesmo é a imagem que você tem daquele menino lindo que nunca mais viu."

É com essa frase que ela começa a primeira crônica do livro, chamada Regresso de Ilusões. Escrita em dezembro de 2000. Como o próprio Eduardo - Editor do Crônica do Dia - cita na contra capa do livro "Aqui nos apaixonamos não por um personagem inventado, mas por uma pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras." Sim. Ele esta completamente certo. Conhecemos a Paula desde Dezembro de 2000 a Junho de 2009. A cada crônica lemos sobre momentos da sua vida, sobre coisas que ela viu, sobre sua opinião sobre o mundo. E o mais extraordinário: Mesmo lendo sobre o dia a dia dela não tem como não se identificar com cada palavra.

Esse sentimento ao qual me refiro a Paula conseguiu novamente descrever em uma crônica, dessa vez na crônica Apaixonada por Palavras - devo dizer que essa é uma das minhas favoritas. - no seguinte trecho: "É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido, mas que já existia em mim." e essa mesma Crônica ela termina com a frase: "E que por trás daquelas palavras, existam óculos em vez de músculos."

Como não se apaixonar? Acho que só se você já for apaixonada pelas palavras da autora rs Ou em casos extremos não tiver sentimento. Recomendo o livro para qualquer um que goste de palavras e principalmente para blogueiras(0s) que escrevem sobre comportamento. E um livro cheio de inspiração. Ah! Acho que nem preciso dizer que o livro ganha 5 estrelas comigo né? ♥

Débora 10/01/2013

Como a própria sinopse diz esse livro é uma coletânea de 55 crônicas escritas pela Paula entre 2000 e 2009. Primeiro vou falar dos detalhes do livro, como sempre eu acho que a Editora Gutenberg capricha na capa do livro...
É colorido, lindo e cheio de detalhes. Ainda na capa encontramos vários lugares com verniz localizado.
As páginas são brancas e em toda crônica tem um parágrafo ou frase com uma fonte rosa destacada (achei lindo!), o espaçamento é ótimo! :)
Eu sinto que você lendo esse livro se sente amiga da Paula, sabe sobre os sentimentos dela e conhece seu modo de pensar sobre vários assuntos. O jeito dela escrever me conquistou!
Minhas crônicas preferidas são Chico e Lágrimas.
Apesar do livro ser fininho acabei lendo em 3 dias, é uma leitura rápida, fácil e tranquila...

Recomendo a todos!

Luisa 01/02/2013

Resenha do blog Amantes de Livros - Por Lulu
Uma crônica mais linda que a outra.

Minha avaliação do livro: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

---Lulu

Blog: http://blogamantesdelivros.blogspot.com.br/
Página no facebook: https://www.facebook.com/Amantesdelivrostumblrcom?fref=ts

Larissa 08/02/2013

Coisa fofa!
Pensa em um livro fofo! Começando na capa, linda, cheia de verniz localizado, com as folhas super grossas e com detalhes coloridos.
E o texto? Fofo!
Uma delícia de ler, me identifiquei em muitos momentos com a vida da Paula e só me deixou com mais vontade de comprar a série Fazendo o meu filme!
Um livro que nos deixa com a sensação de que o mundo pode ser um lugar mais bonito e bom de se viver!

Núbia Esther 17/02/2013

“É rara a ocasião em que não estou com um livro por perto, e mais raro ainda é o momento que não estou com um bloco e uma caneta. Sempre anotando, pensando por escrito. Porque, se o amor à primeira vista aconteceu com as palavras lidas, o mesmo, e ainda mais forte, aconteceu com as manuscritas.”
trecho da Introdução de Apaixonada por Palavras)

Pensar por escrito, está aí um hábito que tenho desde que me entendo por gente e depois da classe de alfabetização e cadernos de caligrafia. Pena que minhas aventuras pelo mundo das palavras se restringem às minhas leituras e as anotações que faço delas, talvez se não tivesse largado o hábito de escrever crônicas lá no ensino médio, conseguisse escrever uma crônica para falar das belas crônicas escritas por Paula. O jeito é me contentar com meus arremedos de resenhas.

Em Apaixonada por Palavras podemos acompanhar a Paula de dez anos atrás que já dava mostras da habilidade de “brincar” com as palavras e através delas falar de sonhos, amores, saudades, amizade e outros assuntos do seu (mas que também foram e ainda são do nosso) cotidiano. São nove anos de histórias, nove anos de fotografias em palavras, em sua maioria textos sobre amor e relacionamentos, mas também há espaços para textos mais sérios e tristes e também para textos sobre períodos marcantes de sua vida como a história da publicação da Fazendo Meu Filme. Depois de acompanhar o roteiro da vida da Fani, começar a acompanhar a vida fora de série da Priscila e ler Apaixonada por Palavras, cheguei a conclusão de que a identificação com as obras da Paula é inerente. Identificamo-nos com seus personagens tão habilmente construídos em seus romances, e também com a autora de carne e osso por trás deles que nos é revelada em seu livro de crônicas.

Dos textos escolhidos para essa coletânea, tenho os meus preferidos: Casa, escrito em agosto de 2005, que fala sobre o período em que ela morou em Londres e a saudade constante companheira dessa época; O Filme da Minha Vida (setembro de 2005) e Bem Guardado (janeiro de 2008), ambas que falam sobre as lembranças, algumas que ficam só na memória, nossos filmes particulares, outras que voltam sempre que nos deparamos com as provas físicas de que aconteceram. Ri, chorei e tive momentos de fofurice lendo Apaixonada por Palavras. E, ah, amei o texto escolhido para encerrar o livro (Ani-versário). Crônica repleta de Paula e de suas esperanças de escritora. Aproveito a oportunidade para desejar que venham muitos anos e que em todos eles a Paula guarde muitos versos, ou melhor, compartilhe-os com seus leitores. Se você como eu também é apaixonada por crônicas, vale a pena conhecer os textos da Paula e correr o risco de se apaixonar por eles, se ainda não leu nada do gênero eis uma oportunidade para começar. Fiquei muito contente em saber que há planos para uma segunda coletânea.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2013/02/17/apaixonada-por-palavras-paula-pimenta/

Ana Karla 23/02/2013

Eita livro gostosinho de ler
Quando, antes do lançamento, li a crônica que intitula o livro e me deparei com: "É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor", esse trecho me chamou bastante atenção e foi exatamente isso o que eu senti ao terminar de ler o livro: identificação total com muitas das situações vividas e narradas pela Paula Pimenta.

Vocês não tem noção do quanto gostei da crônica "Inveja Transparente", porque o conceito de inveja que tinha era muito parecido com o da Paula, uma inveja boa que não deseja o mau do outro, me fez refletir bastante a respeito do assunto.

E também não posso deixar de dizer que amei as lindas crônicas de amor:

- Só pra você
- (Ainda) Só pra você

Só mesmo sendo uma apaixonada por Palavras para escrever do jeito que a Paula escreve. Não importa o gênero, seja romance ou seja crônica, a forma com que ela utiliza as palavras em seus textos torna especial o estilo da sua escrita. Recomendo a leitura deste livro! =)

LetAcia637 11/03/2013

Apaixonante!
"Apaixonada por Palavras" é uma enorme exceção comparada com meus gostos sobre crônicas. Como elas são muito curtas e simples, não me simpatizo muito, pois gosto de enredo e muitos detalhes. Mas, porém, contudo, todavia... Eu me apaixonei por esse livro. Paula conseguiu atingir em cheio minhas emoções e em muitos contos me identifiquei demais. Super recomendo!