Os Sete Enforcados

Os Sete Enforcados Leonid Andreiev

Resenhas - Os Sete Enforcados

Manu 02/04/2021

"Os sete enforcados" é uma novela sufocante. Ela conta os últimos momentos de sete pessoas condenadas à morte por enforcamento.
Conhecemos não só os motivos dos crimes de cada um, mas também seus sentimentos em relação a vida que tiveram e a morte que estava chegando.
Um livro profundo que coloca em xeque a legitimidade da pena capital e até mesmo do próprio cárcere.

Augusto Bogo 04/02/2024

Uma leitura rápida e, ao mesmo tempo, angustiante. Demonstra como cada um lida com sua sentença de morte e como a morte a a vida estão ligadas.
Se soubermos quando morreremos iremos querer viver diferente?

Bárbara 20/02/2024

Acho que se não fosse por tanta enrolação eu teria aproveitado mais a leitura. Não consegui me apegar as personagens, mas não considero uma perca de tempo.

Ivone.Mariano 10/05/2020

A pena máxima, reflexões sobre morrer e viver e o cadafalso
A posposta é encarar a morte de frente. Todos sabemos que vamos encontrá-la, porém, para nossa tranquilidade, a maioria de nós somos ignorantes sobre o dia e a forma em que se dará esse encontro. Digo alguns porque, nesse conto, alguns personagens receberam essa informação. Cabe-nos, então, experienciar, junto a esses sentenciados, a agonia e reflexões sobre a vida e morte.

skuser02844 10/05/2023

O fim é inevitável..
Mas até onde pôde-se chegar a loucura e anseio da morte?!
Realmente.. triste é Lindo pode ser às condições triste e humanas do cárcere.
?Assim os homens saudavam o nascer do sol.?

Bruna Lima 11/10/2023

Achei essa leitura interessante com uma escrita fluida.

O livro abordar sobre a morte e como os personagens reagem sabendo exatamente quando vai ocorrer torna ainda mais intrigante, pois, o autor consegue esmiuçar através de sentimentos, medos, reações e atitudes como esses encararam um momento cujo final é apenas um, e como as suas visões também alteram até à eminência da morte.

Uma obra com uma ambientação que dialoga com os sentimentos dos personagens, sendo em certos pontos imersiva, angustiante e reflexiva.

Uma ótima leitura!

spooky buk 14/04/2010

Às vezes você acha um pensamento, uma descrição ou uma comparação pela qual vale a pena ler um livro. Esse livro tem pelo menos duas ocorrências desse tipo a cada 3 páginas. Realmente incrível a prosa desse cara.

Carrara 14/06/2020

Uma pancada! História de 7 pessoas condenadas a forca e suas reações individuais e no coletivo nesse momento de espera pela morte.

Deskvice 19/03/2024

Demasiado humano
Nunca fiquei tão reflexivo em um livro talvez... este livro me trouxe vários conflitos e dúvidas.

Sempre fui intolerante e ignorante o suficiente para ousar dizer que "pena de morte deveria existir dependendo do crime cometido", hoje lido este livro, percebo o quão ingênuo e influenciado pela raiva e revoltado dos crimes cometidos eu fui. Percebo o quão inumano e humano é a pena de morte, "a morte anunciada", a morte iminente.

Junto aos enforcados senti suas dores, e percebo que n consigo sentir nem 5 por cento do desespero real que deve ter sido, da agustia gerada e do sofrimento causado... hoje percebo que não sou a favor da pena de morte seja ela qual for e seja ela por qual motivo for.

Deixarei esta passagem que me tocou profundamente?

"Se pode haver nobreza na crueldade, haveria naquele silêncio pesado, morto, solenemente inerte, que recolhia o mais leve sussurro ou alento.
E nesse silêncio solene, rompido apenas pelo toque melancólico dos minutos que partiam, longe de qualquer coisa viva, cinco seres huma-nos, duas mulheres e três homens, esperavam a chegada da noite, da madrugada e da execução, todos eles preparados, cada um a seu modo."

Janaína Calmet 10/05/2020

Minha primeira experiência com o aplicativo do Kindle para celular, e meu primeiro contato com a obra do Leonid Andreiev.
Lido de "uma sentada só".
Excelente!!!

"A Vida e a Morte moviam-se simultaneamente, e até o final a Vida permanecia vida, em seus detalhes mais insignificantes, ridículos e insípidos."

Jackson 27/09/2020

romantização de sete criminosos condenados à morte
Pior livro que li neste ano!
Narração prolixa, descrições desnecessárias e uma proposta ridícula! romantização de sete criminosos condenados à morte; só faltou falar que eles eram simples vítima da sociedade e que não mereciam estar na situação em que "foram" submetidos. Não tem ação, os crimes são completamente sem sentido narrativo qual era o objetivo para o desenvolvimento da trama?

Gláucia 21/11/2023

Os Sete Enforcados - Leonid Andreiev
Não conhecia esse autor russo, contemporâneo dos maiorais que já conhecemos.

Estava em busca de uma leitura rápida e achei essa novela no Kindle Unlimited, com apresentação de Fernando Sabino.

Temos sete personagens, todos tem em comum o dia marcado para morrer na forca: 5 foram condenados por tentativa de atentado à bomba, por motivos políticos (observe que o crime não se consumou) e 2 assassinos frios e brutais, que mal conseguem compreender a consequência de seus atos, parecem não entender o motivo de tal condenação, tão extrema.

Em cada capítulo estaremos dentro da mente de cada um: seus sentimentos, anseios e como a fatalidade do que está prestes a acontecer os afeta. À medida que o fim se aproxima, suas convicções vão mudando, cada um à sua maneira e o autor consegue expressar de forma muita convincente seus medos, de forma que conseguimos nos sentir tão angustiados quanto eles.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 22/04/2019

Nessa novela, sete pessoas que cometeram algum tipo de crime imperdoável são condenadas à forca.

O brilho da narrativa, no entanto, não está em como se dará (e se se dará) esses enforcamentos e mortes trágicas, mas sim na maneira com que cada indivíduo reage à sua própria condenação.

Embora a trama se desenvolva de forma bastante rápida, o autor consegue nos transmitir de forma angustiante os momentos que antecedem a lamentosa e inevitável sentença.

Enquanto um indivíduo reage de maneira calma, outro entra em um colapso mental devastador. Enquanto um tenta abstrair a mente, outro embarca na loucura. Enquanto um chora, outro ri, outro demonstra apatia e indiferença. Todos, porém, a sua forma, experimentam o medo da sua forma mais crua e implacável - medo da morte, medo do desconhecido.

Um texto de pura agonia que nos mostra o quão ínfimo é o domínio que temos sobre a nossa mente.
@pedro.h1709 22/04/2019minha estante
Pareceu -me interessante

Gustavo.Romero 22/04/2019minha estante
Há ai alguma ressonância do "Muro" do Sartre, não?

Aline Teodosio @leituras.da.aline 23/04/2019minha estante
Gostei bastante, Pedro. Gustavo, ainda não li nada do Sartre, tô criando coragem.. rsrs

Deboradfreitas 04/02/2023

Um livro incrível a forma como ele prende e entrelaça a pessoa com a história é mágico, a forma como mostra como cada pessoa vê e vai lidando com a morte é tão real.