O Estranho Misterioso Mark Twain

Resenhas - O Estranho Misterioso

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Regis 18/07/2023

Maravilhoso!!!
O livro se passa na Áustria de 1590 numa pequena aldeia adormecida e apartada do mundo, onde ainda era idade média e três garotos (Theodore, Seppi e Nikolaus) são levados a enxergar a humanidade através dos olhos de um estranho misterioso chamado: Satã.

O enredo que acompanhei aqui é completamente singular, inusitado e surpreendentemente fascinante. Se passa em uma época tão única da história humana, na idade das Trevas, da escuridão; onde a igreja dominava e pessoas eram acusadas e condenadas a fogueira até por respirar diferente. A desigualdade era patente, e nessa aldeia perdida no fim do mundo várias histórias vão se desenrolando em uma crescente tão irregular e única que somos pegos pelo redemoinho e levados a vários extremos em pouquíssimo tempo.
Me sensibilizei muito com alguns dos acontecimentos.
Em um dado momento Satã levou Theodore para ver como os donos da fábrica na França tratavam seus funcionários e isso me fez lembrar do documentário Carne e Osso, que assisti há duas semanas, e me veio lágrimas aos olhos novamente ao recordar dos corpos mutilados e deformados pelo trabalho pesado, repetitivo e prolongado que aquelas pessoas eram sujeitadas para no fim, serem cruelmente descartadas e abandonadas a própria sorte... E ali concordei com Satã; realmente o senso moral humano não passa de uma expressão que engrandece o orgulho de seres que se acham melhores que os animais, sem o ser.
Mark Twain ataca o ego humano de forma tão didática e pessimista que é quase impossível discordar de tudo que ele diz. Ele analisa o bem e o mal e faz uma perturbadora investigação sobre a natureza humana.
Esse livro é uma viagem pela história da existência do homem através do olhar cético e cansado de um autor que chegou ao final da vida completamente desiludido e decepcionado com a humanidade. Chegando a conclusão de que o bem e mal são uma única coisa e estão ambos presentes em Deus, em Satã e na Natureza.

Com uma escrita envolvente e quase onírica Mark Twain consegue prender a atenção do leitor e arrastá-lo para um lugar de reflexão, onde ele desnuda todos os defeitos e contradições que a humanidade carrega desde sua criação.
O autor com certeza mexeu comigo e me fez refletir com o inusitado personagem Satã... sem contar o final, completamente anômalo, que me fez ficar perdida em uma viagem mental tentando compreender todos os significados das últimas palavras de Satã para Theodore.

Que leitura maravilhosa, fluída e intensa! Recomendo muitíssimo essa indagação carregada de descrença e desesperança cheio de verdades duras e perturbadoras que esse grande autor deixou como seu último livro.
Cleber 18/07/2023minha estante
Adorei a resenha, não conhecia essa obra do Mark Twain e fiquei curioso para ler também.

Regis 18/07/2023minha estante
Obrigada, Cleber. ?
Também não conhecia, mas vi um colega aqui lendo e fui correndo procurar na biblioteca. Agora pretendo comprar, pois amei o livro.

HenryClerval 20/07/2023minha estante
Que resenha apaixonada e perfeita, Régis. ?

Regis 20/07/2023minha estante
Obrigada, Leandro! Eu realmente amei esse livro. ?

Regis 24/11/2022minha estante
Ótima resenha, belligna13!????
Vou passar ele na frente dos outros do autor quando for ler.

belligna 24/11/2022minha estante
Muito obrigada! Espero que você goste do livro ?

Heidi Gisele Borges 10/09/2010

Na aldeia, em 1590, havia dois padres, Padre Adolf, dizia não temer nem o Diabo, mas mantinha-se a distancia do Astrólogo, o mesmo que falavam ser inimigo do Padre Peter, por este tê-lo denunciado como charlatão.

Alguns boatos sobre comentários de Padre Peter chegaram aos ouvidos do Bispo que o suspendeu e com isso fez com que todos os fiéis mantivessem distância do Padre e de sua sobrinha, Marget.

“Marget e seu tio se sentiram tristes e infelizes na desgraça e no ostracismo, e a luz do sol apagou-se totalmente de suas vidas”.

Um dia um estranho misterioso surgiu por entre as árvores e foi até Theodor e seus dois amigos, como se fosse um conhecido. Os garotos se assustaram quando, num sopro, o estranho fez surgir fogo, mas depois se acostumaram com todas as magias.

Mas quem seria aquele menino aparentemente bondoso, que levava alegria a todos?

Seu nome? Bem, para as outras pessoas ele dizia se chamar Philip Traum, mas os três amigos sabiam da verdade, o menino dizia ser um anjo e seu nome era outro.

“Embora ele contasse muitas mentiras, não havia nele má intenção, porque era apenas um anjo e não podia ser diferente”.

Ele falava sobre o Senso Moral, mostrava o quanto o ser humano é mesquinho, supervaloriza os dons que não possui, e se acha superior às demais espécies – o que pode nos parecer óbvio, mas quem admite?

“Ah, vocês são uma raça tão ilógica, tão irracional! Mesquinha, indizivelmente mesquinha!”

O que as pessoas fazem de errado não pode ser chamado “desumano”, pois é próprio de sua natureza cruel e covarde. Um livro escrito no fim da vida de Mark Twain (1835-1910), que é bastante atual.

****
Mundo de Fantas no mundo dos livros
Gerson 21/10/2016minha estante
Bela resenha. O que posso dizer é que vimos a humanidade pelos olhos de Satã que vê tudo pelo angulo ruim. Talvez um outro anjo nos visse com um olhar mais benevolente.

Holybnnyy 06/02/2024

O Estranho Misterioso
Um dos melhores livros que eu já li. Eu amo livros que deixa você com aquele gosto de "eu quero mais". Realmente é um livro de tirar suspiros e que te faz, literalmente, pensar bastante.
A mentalidade incrível de Mark Twain não é para muitos. O ponto de vista que ele coloca e sua visão sobre os acontecimentos dentro da natureza humana chega a REALMENTE assustar e pensar que estamos vivendo as consequências de atos passados.
A maneira como ele cita as ações que consideramos "desumas" e deixando completamente explícito que são HUMANOS, é de suspirar.
Só sei que a minha cabeça chegou a doer no final desse livro. Um livro que me fez suspirar e fechar o livro para me recompor.
Estou tendo uma crise existencial agora neste momento.
10/10
Regis 07/02/2024minha estante
Ótima resenha! Também adorei O Estranho Misterioso quando li.??

Mizinhah 17/01/2016

Inesquecível
Um estranho com o nome de Satã chega num vilarejo e começa a questionar o senso de moral e as atitudes da humanidade. No começo parece uma história boba, mas a medida que vai desenrolando, percebemos que tudo aquilo faz todo o sentido e aí que começam os momentos de lucidez. É um livro para ser lido várias vezes na vida, você não fecha o livro sendo a mesma pessoa que começou a leitura. Recomendo fortemente.
Theo 23/01/2017minha estante
muito bom, comprei sem muitas expectativas e virou um dos meus favoritos

Nikk0 10/12/2022

Mark Twain estava na pior fase quando escreveu esse livro, percebe-se pela quantidade de críticas diretas a humanidade.
Ele desenvolve um pensamento filosófico semelhante ao de Thomas Hobbes "O homem é o lobo do homem'' no início do livro, mas, mais pro final ele começa a desenvolver a ideia de Rosseau "A sociedade corrompe o homem"
Adorei as reflexões e pensamentos pessimistas desse livro.
William.Almeida 10/12/2022minha estante
Adorei a resenha! Já estava na minha lista de desejos da Amazon. Agora, virou prioridade!

Eduardo 21/09/2021

O Estranho Misterioso
Entrei em contato com e texto em áudio, espero ainda arranjar o livro físico para "reler".

Satã, o estranho (maravilhoso) nesta história de Twain, aparece misteriosamente na frente de um grupo de crianças e, durante toda a história, apenas a eles revela sua verdadeira identidade. Sua estadia na companhia das crianças é recheada de criticas ao modo de vida e ao caráter geral humanos. É um delicioso livro para ler mais de uma vez.

É dito que o autor escreveu esta história num momento de desilusão para com a humanidade. Eu arriscaria dizer que foi num momento de lucidez - um tanto ou quanto radical, mas ainda assim lucidez.
Eduardo 24/09/2021minha estante
5 estrelas!

Pablo Ribeiro 19/10/2009

Simplificador das questões humanas
Realmente uma estória envolvente e interessante, ocasiona um grande efeito para se abrir os olhos e expandir o grau de percepção; o que é bom? o que é ruim? Estas duas "entidades" não podem coexistir?

Liz 13/11/2011

Foi em uma cidade austríaca isolada do mundo, presa na Idade Média, que esse garoto apareceu. Bonito e cativante, encanta a todos só por estar no mesmo lugar. Tem sinistras habilidades e diz coisas que aquela época consideraria extremamente hereges, mais do que o suficiente para mandar ao fogo uma família inteira. Ele diz que é um anjo, apesar do nome que tem. Sua presença muda totalmente a vida de todos os habitantes do lugar, em especial a de três rapazes por quem ele se afeiçoou, e estes aprenderam com ele importantes lições. Ou talvez não. Nunca. Quem sabe?

“O estranho misterioso” já havia sido lido por mim quando eu não passava de uma criança. Somente agora, relendo-o, vejo o quão tenso e sinistro é esse livro. Não exatamente pela história, mas pelo o que Twain quis falar através dela. Suas idéias sobre o ser humano são tão deprimentes que me deixaram um tempão refletindo, perturbada, com vergonha da minha própria espécie. Isso porque são todas profundamente verdadeiras.

O final também incomodou-me bastante. O porquê de existir sempre enrolou a minha cabeça com a quantidade de possibilidades, e mais ainda com a razão delas. Fiquei horas martelando a opinião apresentada sobre isso no livro. Na verdade, fiquei horas martelando o livro todo na minha cabeça, e depois o discutindo com uma amiga que também leu. É tão bom fazer isso! Acho que chegamos em lugar nenhum.

Totalmente não recomendável para pessoas deprimidas, também não acho uma boa idéia lê-lo antes de dormir. Essa obra pode ser bem melancólica, mas é viciante na mesma proporção. Sabe aquele tipo que você quase engole as páginas? Que mais tarde você volta para ler uma passagem novamente, e o faz na mesma empolgação? A minha leitura foi bem assim. Finalizando, aconselho que, se for ler esse, tenha um livro feliz como próximo da fila.

Diego 09/09/2012

Abram a mente e leiam.
Esse livro é de uma leitura especial que deve ser lido com muita atenção, e essa atenção, essa percepção, varia muito, então uma leitura profunda é altamente recomendada, pois, as questões abordadas nesse livro, são Multidimensionais.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 02/02/2017

A história se passa numa pequena aldeia na Áustria, onde os costumes ainda eram bastante conservadores, típicos da Idade Média. Uma pequena localidade parada no tempo. Acontece que nesta aldeia aparece um "estranho misterioso" que faz amizade com três garotos. É então a partir desse encontro, que o estranho começa a fazer truques que impressionam a todos, mudar o destino das pessoas e começa a questionar a natureza humana e o seu famigerado senso moral, levando o leitor a uma profunda reflexão do bem, do mal, da humanidade e do divino. Muito bom!

Tamy 29/02/2024

Pessimista ou realista? ??
Ao fim da vida, Mark Twain deixa-nos esta obra diferente de seus outros escritos, trazendo um olhar mais crítico acerca da natureza humana, uma obra que você pode considerar pessimista ou, simplesmente, realista.

Tudo começa quando em uma pacata aldeia surge um 'estranho misterioso'. Ninguém nunca o avistara antes, não se sabe de onde ele veio, porém essa aldeia não será mais a mesma depois de sua aparição.

Um sujeito com um quê de magia, capaz de mudar o tempo, os acontecimentos, de ler mentes, de prever o futuro. Durante sua passagem pela aldeia, ele aproveita para expor
suas considerações acerca dos homens e, digo, não são nada amistosas.

Palavras críticas e duras saem da boca desse ser estranho,capaz de ferir o ego de muitos homens, pois para ele, estes não passam de criaturas insignificantes, egoístas, mesquinhas. Afinal, como dar crédito a seres que destroem a si mesmos e fazem atrocidades pelo puro prazer de fazê-los?

O Estranho Misterioso conhece perfeitamente a espécie humana e desfere suas opiniões com convicção. Não há como sair dessa leitura sem refletir sobre a importância suprema que muitos dão a nossa espécie...

Toni 14/01/2019

Um livro fantástico, com uma narração cativante e intensa.
O autor é expendido em sua obra, lendo rapidamente antes de iniciar a leitura, um pouco sobre o autor e depois sobre a obra, pude compreender porque é tão bela.

Escrita no final da vida do autor, sendo uma das suas últimas obras publicadas e também, uma das menos conhecidas perto de seus clássicos, Mark Twain é brilhante ao abordar questões sobre a humanidade, sua bondade/maldade e também sobre suas crenças.

Cria-se um ambiente com personagens tão variados que no começo é um pouco complicado, mas é bom para aquelas pessoas que gostam de ir lendo a história e ver como os pontos desconexos se ligam.

Um livro muito carregado de reflexões que acompanham humanidade ao longo da sua existência, é bom a forma que ele trabalha essa reflexão usando um personagem angelical, que tem autoridade, mas também muita sabedoria para mostrar a perversão da humanidade perante os outros animais, assim como muitas coisas tem um sentido muito além do ato em si, os quais se referem. Por exemplo, as ações que adotamos hoje, por mais que possa parecer simples e mundanas, elas têm influência e um grande impacto a longo prazo.

Em outro aspecto que gostei bastante do livro, é como ele retrata o sentimento inspirado por essa figura angelical quando ela se faz presente, quem já teve a oportunidade de presenciar momentos assim, sentirá-se tremendamente contemplado pela descrição do autor, em cada palavra sua.

O final do livro, não comentarei, justamente pelo spoiler. Mas... é digno de toda obra.

Meus agradecimentos a Samuel Langhorne Clemen, por me abraçar com esse livro!

Felipe1503 09/11/2019

Recomendo a todos
Esse livro é simplesmente sensacional. Ele é extremamente ácido e te estapeia muitas vezes durante a leitura. O jeito que Mark Twain escancarou a hipocrisia e mesquinhez humana é ainda muito atual e necessária hoje, embora eu não conheça nenhum trabalho contemporâneo desse tipo.

Luciano Otaciano 01/01/2020

Livro muito bom!
Não é segredo para os que me acompanham aqui no blog que, particularmente sou amante de leituras clássicas, e este aqui é um livro genial, que certamente não tem igual, principalmente se o compararmos com a maioria dos livros contemporâneos. O que dizer desse peculiar "O Estranho Misterioso", um ponto aparentemente tão fora da curva no conjunto da obra de Mark Twain? Como todos sabem, Mark Twain é famoso por seus livros ágeis e humorísticos, muitos deles infanto-juvenis, como "As Aventuras de Tom Sawyer" e "As Aventuras de Huckelberry Finn", a maioria dos quais se passa no Mississippi e são alegres e cheios de peripécias inocentes. Entretanto "O Estranho Misterioso" , tomando um rumo bem diferente, se passa na Idade Média e é bastante sombrio, com uma visão algo que niilista e talvez até pessimista acerca da existência humana.

O pacífico vilarejo de Eseldorf cochilava no interior da Áustria em plena a Idade Média. E assim seria para sempre, se não fosse a chegada de um ser enigmático e poderoso que causa sérias mudanças na vida da comunidade. Esse "Estranho", de comportamento tão imprevisível, diz apenas para as crianças do vilarejo que ele é um anjo, e, para provar que é quem diz ser, realiza magias impossíveis, das quais só elas podem saber que ele é o responsável, como fazer surgir frutas nas mãos das pessoas e dar vida a bonecos feitos de barro. Quando as crianças lhe perguntam seu nome, ele responde, sereno, que se chama "Satan". Recomendo à todos a leitura deste livro tão genial.

O livro é realmente singular e inesquecível. Por curiosidade, vale mencionar que o filme "As Aventuras de Mark Twain, uma animação em stop-motion de 1985 que faz uma maluquice bem divertida em misturar fatos reais da vida do autor e algumas de suas frases célebres com diversas de suas estórias, incluiu uma cena um tanto esquisita e até assustadora fazendo referência a "O Estranho Misterioso". Dizem que a cena foi censurada quando o filme foi exibido na tevê aberta de alguns países, pois era considerada sombria demais para as crianças. Não sei se a informação é verídica, mas vale a pena conferir o filme, o assisti e gostei bastante do longa metragem, muito embora eu tenha preferência pelo livro. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

1 | 2 | 3 | 4 | 5