O Estranho Misterioso

Resenhas - O Estranho Misterioso

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Regis 18/07/2023

Maravilhoso!!!
O livro se passa na Áustria de 1590 numa pequena aldeia adormecida e apartada do mundo, onde ainda era idade média e três garotos (Theodore, Seppi e Nikolaus) são levados a enxergar a humanidade através dos olhos de um estranho misterioso chamado: Satã.

O enredo que acompanhei aqui é completamente singular, inusitado e surpreendentemente fascinante. Se passa em uma época tão única da história humana, na idade das Trevas, da escuridão; onde a igreja dominava e pessoas eram acusadas e condenadas a fogueira até por respirar diferente. A desigualdade era patente, e nessa aldeia perdida no fim do mundo várias histórias vão se desenrolando em uma crescente tão irregular e única que somos pegos pelo redemoinho e levados a vários extremos em pouquíssimo tempo.
Me sensibilizei muito com alguns dos acontecimentos.
Em um dado momento Satã levou Theodore para ver como os donos da fábrica na França tratavam seus funcionários e isso me fez lembrar do documentário Carne e Osso, que assisti há duas semanas, e me veio lágrimas aos olhos novamente ao recordar dos corpos mutilados e deformados pelo trabalho pesado, repetitivo e prolongado que aquelas pessoas eram sujeitadas para no fim, serem cruelmente descartadas e abandonadas a própria sorte... E ali concordei com Satã; realmente o senso moral humano não passa de uma expressão que engrandece o orgulho de seres que se acham melhores que os animais, sem o ser.
Mark Twain ataca o ego humano de forma tão didática e pessimista que é quase impossível discordar de tudo que ele diz. Ele analisa o bem e o mal e faz uma perturbadora investigação sobre a natureza humana.
Esse livro é uma viagem pela história da existência do homem através do olhar cético e cansado de um autor que chegou ao final da vida completamente desiludido e decepcionado com a humanidade. Chegando a conclusão de que o bem e mal são uma única coisa e estão ambos presentes em Deus, em Satã e na Natureza.

Com uma escrita envolvente e quase onírica Mark Twain consegue prender a atenção do leitor e arrastá-lo para um lugar de reflexão, onde ele desnuda todos os defeitos e contradições que a humanidade carrega desde sua criação.
O autor com certeza mexeu comigo e me fez refletir com o inusitado personagem Satã... sem contar o final, completamente anômalo, que me fez ficar perdida em uma viagem mental tentando compreender todos os significados das últimas palavras de Satã para Theodore.

Que leitura maravilhosa, fluída e intensa! Recomendo muitíssimo essa indagação carregada de descrença e desesperança cheio de verdades duras e perturbadoras que esse grande autor deixou como seu último livro.
Cleber 18/07/2023minha estante
Adorei a resenha, não conhecia essa obra do Mark Twain e fiquei curioso para ler também.

Regis 18/07/2023minha estante
Obrigada, Cleber. ?
Também não conhecia, mas vi um colega aqui lendo e fui correndo procurar na biblioteca. Agora pretendo comprar, pois amei o livro.

HenryClerval 20/07/2023minha estante
Que resenha apaixonada e perfeita, Régis. ?

Regis 20/07/2023minha estante
Obrigada, Leandro! Eu realmente amei esse livro. ?

Andre.28 21/12/2020

A última jornada de Mark Twain
O grande baluarte da literatura estadunidense Mark Twain conserva em suas histórias um típico estilo de prosa humorística, recheadas de aventuras fantásticas e personagens marcados por dilemas que flertam com a tragicomédia épica. Mias do que romances e aventuras, Twain estabelece reflexões sobre os erros da humanidade de forma intrínseca as construções de suas prosas. Em “O Estranho Misterioso”, que ele escreveu no fim da vida, e que só foi publicado postumamente em 1916, Twain escreveu em um habitat fora do habitual de seus outros trabalhos conceituados. Numa trama enxuta e sombria ele, estabelece reflexões fortes sobre dilemas humanos. Entre o bem e mal ele vai além, busca no progresso da humanidade motivos para desenvolver uma crítica aguçada e sagaz.

Nessa história encontramos desenvolvimento da realidade psicológica e bem e mal, passado e futuro, o autor traça os contornos de uma trama onde está presente, em Deus, em Satã e na Natureza, a fonte dos dilemas humanos. Em 1590, numa aldeia no interior das montanhas austríacas, um estranho misterioso surgiu por entre os bosques, lá ele encontrou Theodor e seus dois jovens amigos. Os garotos de seus 12 anos se assustaram quando o estranho demonstrou os seus poderes, ao fazer surgir coisas fantásticas, e com uma espécie de magia ele prometia trazer prosperidade e consertar os erros dos adultos daquele vilarejo. Na briga entre o padre Adolf e o Astrólogo da aldeia, o “Estranho” revela sua verdadeira faceta “diabólica”, plantando a intriga e a injustiça no seio da comunidade. Entre o caos instalado, seres fantásticos e uma narrativa que ressalta os valores morais e os desvios e vícios humanos, Mark Twain cria uma história enxuta e sombria.

O livro em si tem uma narrativa simples, rápida e bastante fluida. Mark Twain em sua ultima jornada dá um tom mais sombrio a sua história, com um clima pessimismo e falta de esperança na humanidade. Ele expõe as mazelas da alma humana de forma simples, suscitando um forte questionamento sobre valores morais e comportamentos em meio à ganância e a hipocrisia. Há um toque bem sarcástico, que não é nem um pouco o humorístico tom habitual de seus outros livros, que ressalta a falta de esperança do autor numa humanidade mais fraterna. É uma história bem sintomática, na medida em que critica a forma que a humanidade comanda o seu progresso, que semeia a discórdia, a morte a ignorância, o medo. A humanidade que clama por clemência não tem um pingo de remorsos sobre as atrocidades cometidas ao logo da história. No crepúsculo da vida, Mark Twain extrai de sua ultima história toda uma reflexão sombria sobre o progresso da humanidade.

Regis 24/11/2022minha estante
Ótima resenha, belligna13!????
Vou passar ele na frente dos outros do autor quando for ler.

belligna 24/11/2022minha estante
Muito obrigada! Espero que você goste do livro ?

Lia 30/06/2021

Sem dúvidas o melhor livro que já li.
É incrível, não consigo nem descrever o que eu senti quando li esse livro pela primeira vez. Ele traz diversas reflexões sobre o ser humano, foi uma leitura que fluiu incrivelmente bem, posso dizer que é o meu livro favorito da vida.

Thay 28/09/2022

O Estranho Mosterioso
Uma história que te deixa chocado com a natureza humana desde o primeiro momento. No decorrer da história conseguimos ver o quanto os seres humanos são vis.

Heidi Gisele Borges 10/09/2010

Na aldeia, em 1590, havia dois padres, Padre Adolf, dizia não temer nem o Diabo, mas mantinha-se a distancia do Astrólogo, o mesmo que falavam ser inimigo do Padre Peter, por este tê-lo denunciado como charlatão.

Alguns boatos sobre comentários de Padre Peter chegaram aos ouvidos do Bispo que o suspendeu e com isso fez com que todos os fiéis mantivessem distância do Padre e de sua sobrinha, Marget.

“Marget e seu tio se sentiram tristes e infelizes na desgraça e no ostracismo, e a luz do sol apagou-se totalmente de suas vidas”.

Um dia um estranho misterioso surgiu por entre as árvores e foi até Theodor e seus dois amigos, como se fosse um conhecido. Os garotos se assustaram quando, num sopro, o estranho fez surgir fogo, mas depois se acostumaram com todas as magias.

Mas quem seria aquele menino aparentemente bondoso, que levava alegria a todos?

Seu nome? Bem, para as outras pessoas ele dizia se chamar Philip Traum, mas os três amigos sabiam da verdade, o menino dizia ser um anjo e seu nome era outro.

“Embora ele contasse muitas mentiras, não havia nele má intenção, porque era apenas um anjo e não podia ser diferente”.

Ele falava sobre o Senso Moral, mostrava o quanto o ser humano é mesquinho, supervaloriza os dons que não possui, e se acha superior às demais espécies – o que pode nos parecer óbvio, mas quem admite?

“Ah, vocês são uma raça tão ilógica, tão irracional! Mesquinha, indizivelmente mesquinha!”

O que as pessoas fazem de errado não pode ser chamado “desumano”, pois é próprio de sua natureza cruel e covarde. Um livro escrito no fim da vida de Mark Twain (1835-1910), que é bastante atual.

****
Mundo de Fantas no mundo dos livros
Gerson 21/10/2016minha estante
Bela resenha. O que posso dizer é que vimos a humanidade pelos olhos de Satã que vê tudo pelo angulo ruim. Talvez um outro anjo nos visse com um olhar mais benevolente.

bacelar2 28/11/2022

Legal
Nada tão grandioso mas, ainda assim, uma leitura bem envolvente. Ajuda a abrir a mente de certas pessoas e ter uma noção maior do que é o senso moral do ser humano.

lane 27/05/2021

Eu nunca sei como reagir aos finais, mas esse livro me pegou desprevenida. A leitura é fácil e extremamente prazerosa ?embora os diálogos com Satã sejam realistas a ponto de serem um tanto quanto desconfortáveis. Nos é apresentada a verdade nua e crua, então você se vê no lugar do Theodor, tentando contra-argumentar sobre o que acreditamos ser verdade, justo ou injusto. Mas no final, Satã sempre tem razão. Sinceramente... só queria mais 500 páginas disso.

"Não há nenhum Deus, nenhum Universo, nenhuma raça humana, nenhuma vida terrena, nenhum Paraíso, nenhum Inferno. É tudo um sonho, um sonho grotesco e tolo. Nada existe a não ser você. E você nada mais é que um pensamento. Um pensamento andarilho, um pensamento inútil, um pensamento sem lar, peregrinando desesperado pelas vazias eternidades!?

jessylins 31/03/2022

Sensacional

Bia.Ribeiro 29/12/2023

Boa escrita. Não achei pontas soltas. Personagens bem construídos, mas não achei cativantes. Li rápido, mas não releria.

Liz 13/11/2011

Foi em uma cidade austríaca isolada do mundo, presa na Idade Média, que esse garoto apareceu. Bonito e cativante, encanta a todos só por estar no mesmo lugar. Tem sinistras habilidades e diz coisas que aquela época consideraria extremamente hereges, mais do que o suficiente para mandar ao fogo uma família inteira. Ele diz que é um anjo, apesar do nome que tem. Sua presença muda totalmente a vida de todos os habitantes do lugar, em especial a de três rapazes por quem ele se afeiçoou, e estes aprenderam com ele importantes lições. Ou talvez não. Nunca. Quem sabe?

“O estranho misterioso” já havia sido lido por mim quando eu não passava de uma criança. Somente agora, relendo-o, vejo o quão tenso e sinistro é esse livro. Não exatamente pela história, mas pelo o que Twain quis falar através dela. Suas idéias sobre o ser humano são tão deprimentes que me deixaram um tempão refletindo, perturbada, com vergonha da minha própria espécie. Isso porque são todas profundamente verdadeiras.

O final também incomodou-me bastante. O porquê de existir sempre enrolou a minha cabeça com a quantidade de possibilidades, e mais ainda com a razão delas. Fiquei horas martelando a opinião apresentada sobre isso no livro. Na verdade, fiquei horas martelando o livro todo na minha cabeça, e depois o discutindo com uma amiga que também leu. É tão bom fazer isso! Acho que chegamos em lugar nenhum.

Totalmente não recomendável para pessoas deprimidas, também não acho uma boa idéia lê-lo antes de dormir. Essa obra pode ser bem melancólica, mas é viciante na mesma proporção. Sabe aquele tipo que você quase engole as páginas? Que mais tarde você volta para ler uma passagem novamente, e o faz na mesma empolgação? A minha leitura foi bem assim. Finalizando, aconselho que, se for ler esse, tenha um livro feliz como próximo da fila.

Mizinhah 17/01/2016

Inesquecível
Um estranho com o nome de Satã chega num vilarejo e começa a questionar o senso de moral e as atitudes da humanidade. No começo parece uma história boba, mas a medida que vai desenrolando, percebemos que tudo aquilo faz todo o sentido e aí que começam os momentos de lucidez. É um livro para ser lido várias vezes na vida, você não fecha o livro sendo a mesma pessoa que começou a leitura. Recomendo fortemente.
Theo 23/01/2017minha estante
muito bom, comprei sem muitas expectativas e virou um dos meus favoritos

Kamonmila 26/01/2022

Peculiar?
Uma leitura muito peculiar. Meu primeiro contato com a escrita do Mark Twain e gostei muito de sua narrativa, sua forma de desenvolver o enredo. Os personagens são extremamente interessantes, os conflitos e questões existenciais que apresentam prendem o leitor. Um livro denso, mas fácil de ler e super recomendável. Apenas o final não me foi satisfatório.

Nikk0 10/12/2022

Mark Twain estava na pior fase quando escreveu esse livro, percebe-se pela quantidade de críticas diretas a humanidade.
Ele desenvolve um pensamento filosófico semelhante ao de Thomas Hobbes "O homem é o lobo do homem'' no início do livro, mas, mais pro final ele começa a desenvolver a ideia de Rosseau "A sociedade corrompe o homem"
Adorei as reflexões e pensamentos pessimistas desse livro.
William.Almeida 10/12/2022minha estante
Adorei a resenha! Já estava na minha lista de desejos da Amazon. Agora, virou prioridade!

1 | 2 | 3 | 4 | 5