Marighella

Resenhas - Marighella

1 | 2 | 3 | 4

Juliana Cardoso 03/10/2020

Ideais
Marighella lutou até a morte pelo que acreditava. Liberdade e justiça social.

Toni 08/09/2020

Não tive tempo para ter medo
O grande livro do jornalista Mário Magalhães já estava em casa há um bom tempo, esperando a hora certa para ser lido. E essa hora, enfim, chegou.

A obra é um registro completo. São mais de 700 páginas com muitas fotos inéditas e, sobretudo, de páginas repletas de história. Uma biografia rica em detalhes, escrita de forma brilhante pelo autor.

A vida de Marighella se confunde com a história recente do Brasil. Afinal, o jovem baiano passou pela ditadura Vargas, por presidentes como Dutra, JK, Jânio e Jango, até chegar na fatídica ditadura militar.

Além disso, o livro de Magalhães nos apresenta também a biografia da esquerda brasileira. Figuras como Luis Carlos Prestes, Carlos Lamarca e Agildo Barata são coadjuvantes de luxo desta grande história. Isso sem falar nos gênios da cultura, como Jorge Amado, Graciliano Ramos e Portinari, que estão presentes nestas páginas. Todos comunistas, por sinal.

Em tempos onde basta criticar o desgoverno Bolsonaro para virar comunista, é fundamental ler quem foi Marighella. Conhecer quem foram os nossos camaradas, os verdadeiros revolucionários. E, acima de tudo, saber o que as ditaduras brasileiras fizeram com eles.

Marighella é um livro obrigatório para qualquer pessoa de esquerda, como é o meu caso, mas também um livro necessário para qualquer cidadão que se interesse pela história do Brasil.

Ca 25/03/2013

Maravilhoso
O livro é incrível, retrata de forma bastante elucidativa a trajetória deste homem que praticamente passou toda a sua vida defendendo a sua ideologia política.
A obra descreve também uma parte importante da história do país, principalmente sob o nascimento da esquerda e sua trajetória.
O autor diz que procurou mostrar a verdade da história de Marighella, não o colocando como herói ou vilão, mas sim contanto como foi sua vida, que foi sim marcante para o país.
Para mim está mais para herói.

Recomendo Muito

Rafael 21/01/2020

Cada vez mais necessário
Mário Magalhães conta a história de um brasileiro que lutou em todos os campos na defesa de uma sociedade mais justa e igualitária e pagou muito caro por isso.
Conhecer a vida de Marighella se faz cada vez mais necessário diante dos rumos do país.

Luana.Rayalla 31/12/2019

DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E NÃO É O LIVRO SOBRE O MARIGHELLA MAS SIM DA
HISTORIA BRASILEIRA. O TIPICO LIVRO QUE FAZ JUIZO A FRASE: NUNCA JULGUE O
LIVRO PELA CAPA.

Andre.Costa 10/12/2019

A história de um brasileiro que é pouco estudado nos colégios e escolas desse país, apesar de ser um dos grandes personagens que passaram por sua história no século passado, que mesmo com algumas ressalvas e contradições, enfrentou com coragem os tempos conturbados que passou, em busca de uma sociedade mais justa e próspera para os que nela vivem

Daniel432 02/11/2019

Armas e Poesia
Quando leio uma biografia, minha maior atenção é quanto à imparcialidade do autor. Um autor parcial, seja a favor ou contra o biografado, faz com que a biografia perca muito do seu valor pois fatos importantes podem ser distorcidos ou ocultados. Por isso não faço questão de ler autobiografias, apesar de ter lido algumas.

Mário Magalhães cometeu alguns deslizes mas tratou o biografado com imparcialidade. Apontou o carisma aglutinando pessoas ao seu redor e até seu lado poético (coisa que eu, nem de longe, imaginava) utilizado, muitas vezes, de forma sarcástica, mas também apontou erros de avaliação da conjuntura em atitudes tomadas por Marighella, sendo a mais importante a insistência na instalação da guerrilha rural, e também erros táticos, sendo o mais importante o que resultou na sua morte. Essa foi a maior descoberta que fiz sobre Marighella nesse livro, ele trabalhou com armas e poesia.

Quantos aos deslizes do autor, ou melhor o deslize, relaciona-se com a forma que apresentou as notas. São 112 páginas sem nenhuma informação adicional ao texto do livro, somente referências a documentos, jornais, livros, depoimentos que corroboram o assunto tratado.

O outro deslize tem que ser visto com reserva pois há fatores que escapam do poder do biógrafo. Trata-se da necessidade do autor, em muitas vezes, contextualizar o ambiente em que Marighella estava inserido e agia, tais como o ambiente político do Estado Novo, durante o segundo governo de Getúlio Vargas e, principalmente, durante o período que antecedeu o golpe militar de 1964. Contextualizado o ambiente político, o autor viu-se na premência de esclarecer o papel de outros personagens históricos. Tais situações fez com que, muitas vezes, a biografia se afastasse do biografado. Outro fator incontrolável por parte do autor e explicitamente citado pelo autor ao final do livro é a ausência de registros sobre a vida do biografado já que grande parte de sua vida viveu na clandestinidade, escondido, apagando seus rastros. Quanto a esse deslize, não posso atribuí-lo ao autor.

Finalizando, esta biografia serviu para aumentar meus conhecimentos sobre o período ditatorial-militar no Brasil e, principalmente, para mostrar que Marighella não se insurgiu somente nesse período (essa era a minha visão), mas sua vida política e de resistência começou em 1935 no movimento que ficou conhecido como Intentona Comunista.

Depois dessa resenha, claro que recomendaria a leitura dessa biografia!!!

Eduardo Pedro 19/02/2019

Sempre gostei de ler biografias e ainda gosto, independente de quem seja o biografado, nesse caso se trata de uma figura maldita para muitos e para outras uma figura inspiradora, confesso que na minha adolescência admirava muito Marighella assim como Che, Fidel, Trotsky,Lenin etc, mas hoje tenho repulsa por todos eles.
O livro é bom, bem pesquisado algumas partes são maçantes e bem detalhadas de fatos que aconteceram nos anos de 68 e 69, meu foco hoje é a literatura e não tem como, ao estudar literatura brasileira figuras como Marighella, Pagu etc aparecem em meio a outros escritores da época.
Boa parte da classe artística do Brasil era filiada ao partidão (PCB), principalmente escritores como Jorge Amado, Drummond, Graciliano etc, alguns trechos do livro soam bem engraçados e inusitados como esse:

“O pecebista Dalcídio Jurandir e o ex-comunista Carlos Drummond de Adrande saíram no tapa pelo direito de atas. Com a paciência esgotada, Graciliano Ramos subiu numa cadeira e se esgoelou
Vão todos à puta que os pariu!”
Pagina 207

A biografia é boa em seu conteúdo, não admiro em nada o que Marighella fez ou o legado que deixou mas ainda sim é bom ler para tentar entender um pouco as épocas conturbadas do Brasil.

Daniel Rolim 15/11/2017

Só espero que o autor tenha retratado Marighella como ele foi, um guerrilheiro que queria desbancar uma ditadura para implantar outra em seu lugar.
O mais triste é a juventude e classe artística nacionais terem como ídolos falsos heróis de esquerda ou de direita, Che Guevaras, Marighellas e Bolsonaros da vida. Deviam se espelhar em Alberto Santos Dumont, inventor do avião e de inúmeras outras coisas, ou Thomas Edison, detentor do maior número de patentes de invenção da história, inventor da lâmpada e um dos fundadores da General Eletric, pessoas que realmente melhoraram a vida de todos nós.

ThelioFarias 14/04/2015

A biografia do escondido
Mariguella passou praticamente sua vida escondido. Mesmo assim, Mario Magalhães escreveu uma linda biografia desse grande brasileiro, mundialmente famoso. Poeta, deputado, homem simples, guerrilheiro, honesto, enfim, um desconhecido que merece as luzes da história.

Kein 02/02/2014

Não somente Marighella...
Não é só um relato sobre a vida de Marighella, mas como também traz fortemente boa parte da história da esquerda no Brasil, isso talvez traga para o livro aspectos bons e ruins. Bom, pois acrescenta ao leitor mais informações sobre o comunismo no Brasil e como nosso país se encaixou nesse levante comunista mundial, mostrando desde os mais pequenos detalhes sobre a vida dos guerrilheiros até suas expansões para Cuba e União Soviética, por exemplo. E ruim, pelo motivo de se perceber que Mario Magalhães empaca o texto com diversos nomes de envolvidos e detalhes que parecem tentar justificar sua vasta pesquisa. Ao primeiro momento, isso pode encher os olhos, mas com o tempo torna o texto confuso e pesado com o acréscimo de tantas pessoas que influenciaram pouco ou quase nada na história. Por conta disso, acabei demorando demais para terminá-lo, pois fiz questão de só ler um capítulo por dia visando não se perder na leitura por conta de um simples cansaço.
A escrita de Mário Magalhães é realmente muito boa, em dados momentos se vê que quase poetiza belamente em cima da história de Marighella, tornando-o um personagem totalmente carismático aos olhos do leitor, de uma forma um tanto tendenciosa. Mas vai do leitor ter um lado crítico para não cair para o lado da idolatria.

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Mariguella: o guerrilheiro que incendiou o mundo – Mário Magalhães
“Em tempos de guerra, mentira é como terra.”
“A obsessão com o espectro subversivo estimulou um burocrata de Brasília a interditar o consumo de vodca (o Leste Europeu destilava as supimpas) e o Dops carioca a interrogar sobre o grego Sófocles, tomando-o como um dramaturgo vivo, e não falecido quatro séculos antes de Cristo.”
“Marighella vaticinou: “A ditadura surgiu da violência empregada pelos golpistas contra a nação, e não pode esperar menos do que a violência por parte do povo”.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2013/11/mariguella-o-guerrilheiro-que-incendiou.html

1 | 2 | 3 | 4