O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes Thomas Harris

Resenhas - O Silêncio dos Inocentes

Andre.Crespo 20/05/2009

Suspense na medida certa
Quando me deparei com esse livro, na hora fiquei com vontade de lê-lo. Isso porque tinha visto o filme duas vezes e gstado muito. Como o mesmo é fantástico, achei que o livro estivesse no mesmo patamar.

Bem, o livro não é fantástico, mas é ótimo assim mesmo. Já de cara, ele mostra um encontro entre Clarice e Hanniball, o que deixa o leitor mais ligao ainda. Por falar nos dois, os diálogos mantidos entre eles é a melhor parte do livro. Lecter sem dúvida é o melhor serial killer da história do cinema e da literatura.

Uma diferença que notei foi o fato de que o livro mostrou uma Clarice Starling mais humana, diferente do filme, que mostrou-a uma figura mais dura, decidida.

Uma dúvida continua a perdurar: teria a Clarice gostado do Lecter? Sabe-se que ele sem dúvida gosta da Clarice; dá pra ver em Hannibal - O filme. Mas será que ela não gosta dele?
Dúvidas á parte, vale muito a pena ler esse livro!
George 27/06/2017minha estante
A minha impressão é que ela foi grata a Lecter, porque ele acabou sendo meio que um conselheiro
ou tutor para ela. Lecter serviu de um apoio para que ela vencesse os preconceitos das pessoas Mas é um daqueles sentimentos que não se definem com uma única palavra. Penso que é aquele respeito que sentimos por algo perigoso. É gostar de um leão, mesmo sabendo que ele podete devorar.

Patricia 21/10/2020

5 mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes pontos dos EUA. E para capturar esse assassino Clarice Starling, aluna da academia do FBI, é enviada para interrogar o serial killer Dr. Hannibal Lecter e com as pistas apontadas por ele a caçada ao Buffalo Bill vai se estreitando. Hannibal é um personagem extremamente interessante e no decorrer do livro você quer que ele apareça cada vez mais. É um ótimo suspense policial que nos faz devorar uma página após a outra. A única coisa que não me convence é uma aluna ser enviada para entrevistar um psicopata como Hannibal. Eu adoro o filme e gostei do livro!!
tori 21/10/2020minha estante
um dos meus thrillers favoritos ?

Marília 13/08/2022

Ainda ouve as ovelhas à noite, Clarice?
Eu sempre coloco muita expectativa em clássicos, este não me decepcionou, um enredo criativo, personagens excêntricos, e o toque de terror que deixa o suspense cada vez mais interessante.

Óbvio que o filme não chega nem perto da qualidade do livro.
AlessandraD. 20/09/2022minha estante
Amo

arqueofarias 01/05/2021

Um ótimo livro. Eu já era fã da adaptação e o livro só veio coroar meu favoritismo. Hannibal é um dos meus vilões preferidos do cinema e apesar de achar que no livro algumas partes estavam arrastadas, o conjunto não deixa a desejar. História envolvente e um ótimo suspense policial. Recomendo !!!!
Cah 01/05/2021minha estante
Ta na fila ?

Boominnie 16/04/2021

Maravilhoso
Eu amei esse livro, não é um favoritado, mas é um dos que eu mais gostei esse ano. Bill e Lecter, dois serial killers que me fizeram sentir coisas distintas. O modo como o autor conseguiu fazer com que eu odiasse um dos assassinos e amasse o outro foi sensacional.
O crescimento que alguns personagens tiveram durante a obra, o desenvolvimento de amizade e parceria que a Clarisse e o Crawford tiveram, foi muito bom para mim.
Acho que a única ressalva que eu tenho em relação a esse livro é devido à mudança do ponto de vista, muitas vezes eu me perdi com as narrações dos personagens, porém não foi algo que me fez desgostar da história.
chris 16/04/2021minha estante
esse livro é incrível

Rayane Lau 19/01/2021

Primeira leitura bem sucedida!
O Silêncio dos Inocentes ?

Clarice é uma aluna do FBI que é convidada à sala de Jack Crawford, famoso por ter prendido três assassinos em série e, trabalhar com os melhores. A jovem estudante, recebe a missão de entrevistar o temido serial killler Hannibal Lecter, com a intenção de coletar informações pessoais. Ex-psiquiatra, acusado e culpado por canibalismo ao comer nove pessoas. Surpreende a todos quando começa a conversar com a agente e ao tentar ajudá-la a desvendar um grande caso.

Búfalo Bill é um assassino em série conhecido por matar suas vítimas e lhe arrancar a pele. Sua mais nova vítima, a filha de uma senadora, com dias contados, causará uma comoção maior e Clarice irá até o fim para vê-lo atrás das grades.

? Lecter é desafiador, sempre falando em poucas palavras esperando que a agente complete as frases por si só. É difícil saber quando um homem sem nada a perder está falando a verdade ou apenas se divertindo. E o autor consegue nos trazer essa personalidade forte do Dr. Lecter de forma que fiquemos ainda mais interessados em ler mais e consumir mais mídias sobre o canibal.
? Esse livro me prendeu por suas poucas semelhanças com uma série também famosa, chamada "Black List" em que o número um da lista de mais procurados trabalha como informante do FBI para prender criminosos e poder construir seu próprio império no crime.
Thaís Vilas Bôas 17/02/2021minha estante
Tb li pensando em Black List... Foi engraçado que, sem notar, estava lendo as falas do Lecter com a voz do Red!! Aí notei as semelhanças... A inteligência e frieza entre os personagens!!

Flavio Assunção 03/08/2011

Posso parecer um tanto "do contra" em meio a quase uma unanimidade, mas a verdade é que tive uma impressão bem diferente da maioria, o que acabou me fazendo avaliar "O Silêncio dos Inocentes" abaixo do que se esperava.

A história todo mundo conhece: uma aspirante a tira, Clarice Starling, é incubida de entrevistar o famoso assassino canibal Dr. Hannibal Lecter, de forma a extrair dele o perfil psicológico de um assassino em série apelidado de Buffalo Bill, que tira a pele das vítimas. A medida que as conversas avançam, Clarice descobre que o Dr. Lecter sabe muito mais do que afirma e corre contra o tempo para evitar que outra vítima morra nas mãos do serial killer.

O primeiro ponto que é importante destacar é que a trama demora a emplacar. O ritmo segue lento e sem atrativos até pelo menos a metade, que é quando as coisas começam a acontecer. Porém, nada muito espetacular ou diferente de outros livros do gênero. O segundo ponto é sobre o Dr. Hannibal Lecter. Com tanta publicidade em cima dele, sua "performance" no livro é apenas OK. A imagem que tinha do vilão seria a de Antony Hopkins no filme e diria até que se não fosse isso, o Dr. Lecter do livro seria sem sal, uma verdadeira decepção da obra. Esperava mais embates entre ele e Clarice ou mesmo diálogos magistrais. Isso não aconteceu.

Por último quero destacar que não vi nada de mais na história. Esperava algo genial, mas não consegui visualizar isso. Como exemplo, cito a série de coincidências que culminam no desdobramento do caso. No final das contas, a obra de destaca mais pela persistência e dedicação de uma jovem policial do que por ter uma trama inteligente. É um bom livro, mas nada espetacular.
Jackie Sabino 26/06/2017minha estante
Concordo plenamente! Acabei de deixar minha crítica e tive a mesma impresão sobre Lecter. Por ser um personagem tão icônico do cinema e com um olhar excepcionalmente animalesco emprestado por Hopkins, eu esperava bem mais desse personagem. A impressão que tive é que esse livro seguiu a ordem contrária: foi escrito depois do filme...

Letícia Darcy 19/10/2022minha estante
Just The Best

Mad Jr 07/05/2011

Nesse livro, Clarice Starling, uma aspirante a agente especial do FBI, foi designada pelo Departamento de Ciência do Comportamento para conversar com o famoso Dr. Hannibal Lecter, preso num manicômio acusado de matar nove pessoas a mordidas no passado, a fim de conseguir informações importantes que os levem a captura de um novo e cruel serial killer que anda matando mulheres, preferencialmente gordinhas, nos Estados Unidos.

Ele mata suas vítimas com um tiro, evitando ao máximo danificar a pele, que ele tira delas. O que quer ele fazer com as peles humanas?

Dr. Hannibal tem muitas informações, parece ate conhecer o tal sujeito, mas a ganância do diretor do manicômio arruína os planos do FBI, e agora, Clarice luta contra o tempo para salvar a vida de mais uma vitima de ‘Búfalo Bill’, e acabar com essa serie macabra de violência.

Que trama mais bem feitinha! Eu me acabei de medo, pavor, apreensão e tudo o mais que se possa sentir dentro de um suspense. Ficava imaginando (só imaginando pois não vi o filme) Jodie Foster e Anthony Hopkins vestidos em seus personagens e ficava realmente maravilhoso. O livro me prendeu a atenção e me pareceu ter dado certa cutucada em algumas esferas políticas americana, bem de levinho, mas ele fez.

Boa leitura!
Tiago 30/01/2021minha estante
Hey Mad, você por aqui amigo. Onde quer que você esteja, queria dizer que estou com saudades de nossas conversas. Descanse em paz amigo :(

viieiraalicee 03/02/2021

Me decepcionei
Acho que esperei demais desse livro, a história ate q é legal mas me senti lendo nada, n consegui me conectar com as cenas e nem com os personagens
°°° 03/02/2021minha estante
Essa é uma sensação péssima, a pior coisa e criar muitas espectativas sobre um livro e depois não gostar da leitura, as vezes as avaliações são boas mais a conexão como você mesmo disse não rola.

Camila.Jordão 09/12/2020

Fiquei impressionada em como o autor nos faz sentir repulsa e compaixão ao mesmo tempo! O livro é um mix de sentimentos do começo ao fim.
Gilstéfany 09/12/2020minha estante
esse livro é incrível!

Artthur0 30/06/2020

O Silencio dos Inocentes.
Um thriller investigativo, profundo e complexo. Um mergulho na arte da investigação forense e perícia criminal, e acima de tudo um banho de estudo comportamental e psicológico.
Personagens complexos e bem desenvolvido, através de uma escrita simples, mas com uma narrativa precisa e acelerada do qual você não quer largar o livro até termina-lo.
Os longos diálogos e expositivos entre Dr. Lecter e a agente Starling é cereja em cima de bolo é o grande diferencial da obra. Nesses diálogos temos equivalente a uma simulação de consulta e paciente, com a agente Starling expondo seus traumas, medos e frustações passadas, sendo de certa forma analisado por Hannibal Lecter, que ao seu modo se diverte dando pistas do então assassino em série Búfalo Bill.
O andar da investigação é empolgante e eletrizante, cada passo da agente Starling é uma passo para dentro do tão complexo mundo da criminologia. Contendo momentos horripilantes e terrivelmente real.
Trata também de pequenos pontos sociais, como a agente Starling, sendo uma mulher e lidando com problemas e interferências de um mundo machista e sexista do qual ela se embrenha. Criando se momentos delicados e de inquietudes com interpretações e análises psicológicas extremamente complexas e acima de tudo real e atual.
Em alguns momentos pode ter algumas passagens com trechos consideráveis fortes, porem nada gratuito, tudo que ocorre tem justificativa, seja para o desenvolvimento da história ou de seus grandes personagens.
A narrativa é rica em personagens, desde a protagonista e antagonista, até os meros coadjuvantes que mesmo em pouco tempo tem um certo desenvolvimento e ou algo atrativo que chamara a atenção.
História bem amarrada, sendo simples e fugaz, e nos pequenos detalhes se transformando em uma grande obra literária, assustadoramente contagiante e essencial.

5/5
Mirian.Lima 11/08/2020minha estante
Parabéns, muita bem escrita sua resenha.

Jessica.Calefi 31/03/2021

Aquele vilão...
Este livro é aquele em que você ama o vilão, pela inteligência, pela astúcia, pelo modo manipulador.

Te prende do início ao fim, tanto em volta do mistério do livro, quanto pelo dr Hannibal Lecter.

Simplesmente perfeito!
Michele 31/03/2021minha estante
Em dragão vermelho você começa a sentir pena e entender a personalidade dele.

helesnar 07/05/2021

2.5?

sei la sinceramente achei meio chato e raso, tentando fazer umas criticas ai sobre machismo etc mas nao funcionou muito nao. e o final foi ridiculo

sinceramente as unicas partes interessantes foram as conversas com o hannibal
Aline.Rosa 07/05/2021minha estante
Huuumm, polêmica. Já quero vídeo! ?