O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes Thomas Harris

Resenhas - O Silêncio dos Inocentes

Renata 05/05/2017

Um livro de suspense que cativa você do começo ao fim
Aqui temos uma protagonista feminina e forte que mostra seu potencial em resolver um crime de um assasino de mulheres mesmo sendo apenas uma estudante. Não tenho nem o que falar, ele superou minhas expectativas, eu li dragão vermelho e mesmo gostando do livro eu achei um pouco parado e não me prendeu tanto, o que é bem diferente deste livro que além da narrativa ser envolvente o livre aborda vários temas importantes e não muito falados na época em que foi lançado. Vale super a pena ler e recomendo a qualquer pessoa

Dany 10/08/2017

O Silêncio dos Inocentes de Thomas Harris
Enrolei demais para continuar lendo a série e foi por desleixo meu mesmo. Em O Silêncio dos Inocentes eu já sabia da história por conta do filme que já vi várias vezes, então não era nenhuma surpresa o enredo. Mas, como toda adaptação tem suas modificações, o enredo do livro tem certos detalhes que fazem a história se tornar ainda mais rica.

Clarice Starling é uma estudante do FBI que acaba sendo convocada por Jack Crawford para um trabalho, ele encarrega ela de falar com o Dr. Hannibal Lecter acerca de um assunto, mas com o intuito de que ele acabe sendo propenso a falar sobre o serial killer intitulado de Buffalo Bill.

Clarice é bastante inteligente e se empenha para consegui fazer com que Hannibal forneça informações para a captura de Buffalo Bill e com isso acabamos conhecendo um pouco de ambos. Sobre a vida dela, como foi à trajetória que a motivou em entrar para o FBI e ao mesmo tempo sabemos mais sobre Hannibal, sua inteligência, a frieza com que ele conversa, e um sobre seus crimes. Acho muito interessante o personagem porque ele é extremamente envolvente. Sempre que tinha uma cena com ele eu ficava pregada no livro. E por conta disso foi que a leitura deu-se de modo tão rápido. Eu simplesmente não consegui desgrudar.

Com relação ao serial killer Buffalo Bill não fiquei tão fascinada com ele. Em O Dragão Vermelho o serial killer apelidado de Dentuço foi muito bem trabalho, além de ter tido uma história mais envolvente.

Acho que o fato de eu não ter ficado tão intrigada com esse serial killer em questão é porque a história não foi tão focada nele. O ponto alto era o Dr. Hannibal Lecter e o fato de cinco mulheres terem sido assassinadas e uma ainda está desaparecida ficou como pano de fundo. Esse era o casa que Clarice procurava desvendar, até porque os crimes eram bárbaros e ao mesmo tempo que instigava a minha curiosidade em saber mais e querer desvendar esse mistério tudo ficava esquecido quando Hannibal entrava em cena.

A escrita do Thomas Harris é simples e acaba envolvendo a gente. Fora que todos os detalhes, as perguntas sem respostas, os mistérios fizeram com eu devorasse o livro rapidamente.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2017/05/o-silencio-dos-inocentes-de-thomas.html

Fêtorres 29/01/2018

Livro Fenomenal , mas o que mais me agradou foi a troca de pontos de vistas , sendo que o ápice desses momentos foi poder entrar na mente de Lecter , esse , sem dúvida , foi o ponto alto do livro.
Foi uma das leituras que me surpreendeu e que superou as expectativas , com louvor.

@apandaliteraria 02/02/2018

As pessoas são responsáveis e inocentes em relação ao que acontece com elas, sendo autoras de boa parte de suas escolhas e omissões.

O livro de Thomas Harris nos traz um mundo de romance policial, em uma trama muito elaborada Dr. Hannibal Lecter é convidado a ajudar a agente em treinamento Clarice Starling a desvendar tudo sobre um serial-killer conhecido como Buffalo Bill. Dr. Hannibal está preso em uma clinica psiquiátrica por causa de seu canibalismo e para conseguir algumas comodidades ele resolve ajudar, mas de sua maneira.
As celas de sua prisão não impedem Hannibal de manipular a todos que rodeia, com cada espaço pequeno de tempo se encontrando uma vitima, o FBI vê uma certa urgencia em construir o perfil do Buffalo Bill,
No decorrer da trama a filha da senadora é uma das vitimas do serial-killer e o tempo para o procurar se torna menor, sendo de poucos dias, os dias em que Buffalo prepara suas vitimas. Em frente a isso Clarice se vê obrigada a começar manipular Hanniabal e obter seu perfil e tudo que ele souber.
Uma historia cheia de mentiras, suspense e medo, Silencio Dos Inocentes nos prende a cada nova descoberta, nos faz querer mais de Thomas Harris pelo seu desfecho tão surpreendente.

site: https://www.facebook.com/Rhecanto-Nerd-1629223904011540/

Paula.Soares 02/02/2018

Maravilhoso

Mr. Jonas 03/02/2018

O Silêncio dos Inocentes
Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o sanguinário assassino, uma jovem treinada pelo FBI entrevista o Dr. Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra, cuja mente está perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas por Lecter, a jovem se vê envolvida numa teia mortífera.

Ana 26/03/2018

Interessante
Eu esperava um texto mais elaborado, continuidades mais coerentes e perfis de personagens mais desenvolvidos.

O tema é envolvente.

Renata.Reis 09/04/2018

A ideia do livro é genial
Eu sou uma grande fã do seriado do Hannibal, e então, resolvi dar continuidade com o silêncio dos inocentes.
O Thomas Harris é bastante descritivo com relação a linguagem de perícia, que envolve anatomia também, o vocabulário do livro é bastante extenso. Foi um dos motivos pelo qual eu achei a leitura por muitas vezes confusa, mas nada que uma pesquisada no google não resolvesse. Isso pode tomar um tempo da sua leitura, mas não que seja ruim, até porque os detalhes aqui fazem a diferença.

O decorrer da história é fascinante. O modo como o James Gumb mata as vítimas é muito ``fascinante´´ e aterrorizante. No entanto, eu achei que o autor deveria ter explicado mais a fundo o perfil psicológico do serial killer. Até porque os sentimentos pela cachorrinha preciosa, foi um exemplo dele ter alguma empatia.

Em troca de informações, Hannibal queria saber mais sobre o passado de Clarice Starling. É interessante saber aqui o quanto ela é uma pessoa empática. Foi fascinante como o Dr Lecter analisou o perfil dela e tirou algumas conclusões. E foi fascinante também como ele deu as pistas do serial killer para a Clarice.
Só que a minha curiosidade é: mas por que ele faz isso? diversão? de fato ainda não tirei conclusão alguma sobre o canibal. Embora os outros agentes do FBI e o Dr Chilton afirmam que é um comportamento puramente de diversão, como um gato brincando com uma presa antes de mata-la.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 17/05/2018

Sugestão de Leitura
O Desafio 12 Grandes Livros com Grandes Mulheres (12GLCGM) é uma homenagem às protagonistas femininas que deixaram sua marca no mundo literário, transformando a imagem da mulher, trazendo uma mensagem de empoderamento e força e promovendo reflexões. No post de hoje, teremos "O Silêncio dos Inocentes" de Thomas Harris.

Thomas Harris, em um período de 25 anos, escreveu quatro livros cujo personagem central é o Dr. Hannibal Lecter: "O Dragão Vermelho" (1981), "O Silêncio dos Inocentes" (1988), "Hannibal" (1999) e "Hannibal - A Origem do Mal" (2006). Mas, apesar disso a protagonista do post de hoje é Clarice Starling, de "O Silêncio dos Inocentes".

Clarice Starling ainda não se formou na Academia do FBI quando é chamada por Jack Crawford para ajudar em um caso. Crawford chefia a divisão do FBI que cuida de crimes e perfis psicológicos de serial killers e não tem conseguido obter relatos consistentes de seu prisioneiro mais famoso, o Dr. Hannibal Lecter. Assim, Crawford aciona Clarice Starling para interrogar Lecter, que tem a missão de levar alguns formulários e testes psicológicos para o prisioneiro. Lecter praticava canibalismo com suas vítimas, é bastante inteligente, sofisticado e lê o íntimo das pessoas com uma precisão e uma facilidade incríveis. Depois de alguns encontros, Starling percebe que a real intenção de Crawford é investigar os assassinatos cometidos por outro serial killer, apelidado de Buffalo Bill, com a ajuda das dicas e insights do Dr. Lecter.

Uma sexta vítima de Buffalo Bill é encontrada e Starling segue a equipe do FBI para fazer a autópsia da garota. Dentro de sua garganta, Starling encontra uma pupa (casulo) de mariposa e esta pista a levará mais perto de descobrir quem é Buffalo Bill. Starling confidencia sua descoberta ao Dr. Lecter e, pelas coisas que ele supõe do caso depois disso, Starling percebe que o doutor conhece pessoalmente Buffalo Bill.

Enquanto isso, a filha da Senadora Ruth Martin, Catherine, é sequestrada e, pela forma como os acontecimentos se desenrolaram, o FBI suspeita que ela será a sétima vítima de Buffalo Bill. Em paralelo, Crawford passa por sérios problemas familiares e começa a perder credibilidade na investigação e, consequentemente, Starling é tirada do caso e orientada a retomar os estudos da Academia.

Em um primeiro momento, a análise de Starling como uma grande personagem feminina pode resumir-se ao fato de ela conseguir dialogar com o Dr. Lecter - coisa que ninguém tinha conseguido até então. De fato, isto é digno de nota, mas o mérito de Starling vai muito além disso.

Ela é a melhor aluna da disciplina de Tiro, desbancando todos os homens da turma com sua mira precisa e sua tranquilidade. Starling é uma personagem muito centrada, sempre focada nos resultados que estabeleceu para si e extremamente ambiciosa. Thomas Harris escreveu uma protagonista feminina que vai além dos clichês onde a personagem feminina "passa a perna" nas demais colegas ou usa de sexualidade para chegar onde quer. Starling é franca e retraída.

Além disso, ao longo do livro, Starling sofre assédios dos mais variados níveis e de vários homens da trama, tanto do FBI quanto dos órgãos que a ajudam, bem como do diretor do presídio psiquiátrico onde está Dr, Lecter. Fica claro, logo no início da estória, que Starling está inserida em um universo predominantemente masculino e branco e que precisará enfrentar muitas barreiras que lhes serão impostas simplesmente por ser mulher. Apenas Crawford parece levá-la a sério e enxergar todo o seu potencial, além do próprio Dr. Lecter.

Thomas Harris também conduziu de forma muito competente o encerramento do caso de Buffalo Bill. Starling relata que, para o caso ser resolvido, é preciso "pensar como uma mulher", ou seja, ter uma visão mais sistêmica da vida das vítimas: Starling reflete sobre seus sentimentos, seus pensamentos, seus anseios e sua rotina, o que a leva para pistas realmente relevantes para chegar em Buffalo Bill. Starling havia demonstrado no enredo estômago forte para lidar com cadáveres e mutilações, sangue frio para lidar com os assédios e desrespeito e, no fim, mostra sua sensibilidade e profundidade para compreender quem é o serial killer. Ou seja, ela é maravilhosa.

Catherine Martin também merece uma menção honrosa. Sequestrada por Buffalo Bill, ela luta até o fim pela sua liberdade e não deixa se abater pelo medo e pelo cativeiro. Longe de se portar como uma vítima de um serial killer, Catherine também foi ótima de se ler.

Nos próximos livros, Starling terá que enfrentar muitos obstáculos profissionais por ser mulher. Ela será renegada e prejudicada diversas vezes, só porque não é um homem branco do FBI, e isso a torna ainda mais interessante. "O Silêncio dos Inocentes" é um livro ótimo, que prende a atenção do leitor e fornece cenas de ação assustadoras e bem construídas. Gostei muito da leitura e, claro, amei Starling.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2018/05/12glcgm-o-silencio-dos-inocentes-de.html

Clara.Calais 09/07/2018

instigante e apaixonante
Sempre tenho o habito de ler romances, mas a sinopse desse livro me fez ter interesse por ele, quando comecei a ler, cada capitulo era uma nova descoberta,e voce quer ler mais um capitulo para saber o que vai acontecer,sobre Hannibal lecter ele e apaixonante, sim meu caro amigo(a), me apaixonei por ele,e um livro muito bom,recomendo muito pra vc que gosta de suspense.

Thyago 12/07/2018

Livro instigante que vai prender você com certeza!
Um suspense policial de ótimo nível. Os capítulos são bastante curtos e mostram "cenas" dos diversos personagens da trama e isso dá um ritmo muito bom à história.

Os diálogos são muito verdadeiros e incrivelmente bem escritos, revelam a profundidade dos personagens, principalmente o Dr Hannibal Lecter, que tem pouca ação no livro, mas é definitivo nesta história. Que gênio do mal! É Impossível alguém não amar esse vilão!

Outra coisa louvável no livro é o nivel de conhecimento forense/criminal que o autor Thomas Harris usou na história. Tudo foi usado com maestria sem deixar enfadonho.

O lado sobre psicologia também me chamou muita a atenção. Só desejava que o serial killer "Buffalo Bill" o jame Gumb, tivesse seu perfil psicológico detalhado e melhor explicado no fim da história.

Agora, vamos reassistir o filme??!! :)

Ket 23/08/2018

Um clássico!
Silêncio dos inocentes foi meu primeiro "livro policial" da vida e o que me abriu as portas para esse gênero, que hoje é meu favorito. Também foi o livro que fez com que eu me apaixonasse por mulheres policiais/agentes, e admirasse a força delas dentro de um ambiente predominantemente masculino e nem sempre justo. Toda vez que releio, amo mais!

Ambientado na década de 80, nessa trama somos apresentados à Clarice Starling uma agente novata do FBI que é designada para entrevistar o condenado - e psicopata - Hannibal Lecter. O FBI acredita que Lecter possui dicas valiosas sobre um serial killer que está aterrorizando o quântico e a missão de Clarice é conseguir essas informações. Mas Lecter não é qualquer um. O ex-médico possui uma mente peculiar e seus encontros com Clarice se tornam um jogo psicológico de gato e rato. As conversas entre os dois são um deleite para os leitores e, apesar de sabermos que Hannibal não é o herói da história, aos poucos vamos sendo atraídos para a teia que ele tece e nos deixamos ser capturados!

Apesar de eu adorar o Hannibal, esse livro para mim é todo da Clarice. Ela é uma mulher lutando para se impor num ambiente hostil, que a todo momento tenta derrubá-la. Se as coisas ainda são difíceis hoje em dia para mulheres em posição de comando, acredite, eram muito piores para uma novata do FBI na década de 80. Além de ter que lidar com o próprio passado e seus demônios (que Lecter traz a tona), Clarice precisa se concentrar e lutar para encontrar o serial killer e salvar as vítimas, enquanto dribla as dificuldades de ser uma mulher no quântico. Ela foi a rainha-mãe de muitas protagonistas policiais que hoje em dia fazem sucesso na literatura.

Sempre vou rasgar seda para Silêncio dos Inocentes. É um livro timidamente pequeno perto de muitos outros, mas a história é gigantesca e vale o título de clássico que recebe. Um dos meus favoritos da vida inteira!

Curiosamente, este não é o primeiro livro em que Hannibal aparece. Ele já havia dado as caras em "Dragão vermelho". Então para quem gostar dessa figura enigmática, vale ler o outro romance. A série completa de Hannibal é constituída por 'Hannibal, a Origem', 'Dragão vermelho', 'O silêncio dos inocentes' e 'Hannibal'. Essa é a ordem cronológica da vida do médico. Muitas pessoas, no entanto, preferem ler eles na ordem de publicação, que é diferente.

Victória 24/08/2018

“Não lhe conte nada pessoal. Não quer que Hannibal Lecter entre na sua cabeça.”
Um dos melhores livros que já li !
A relação entre Clarice e o Doutor Hannibal é angustiante, curiosa e inevitável.
Amo o enredo e o filme, são formidáveis e arrebatadores.

@autora_lidianemastello 23/10/2018

Envolvente
Um livro muito bom, com uma história super envolvente, que te deixa apreensivo e esperando um final espetacular, eu imaginava ser mais surpreendida, não sei na verdade o que faltou na história pra ser favorito.
Starling, é uma estudante criminal, é colocada a prova para entrevistar o Dr. Lecter, um médico que já matou muitos, Dr. Lecter gosta de brincar com a mente das pessoas, ele se diverte com isso, isso quando ele responde o que perguntam. Starling, é boa no que faz, mas no decorrer da história, tentam tirar o caso dela, conhecemos a história de quando ela era criança, ela teve muitas surpresas ao investigar o caso buffalo bill.
Dr. Lecter, tem uma mente brilhante, onde me deixava de boca aberta as dicas que ele dava, o jeito que ele descobria coisas mesmo estando preso e seu final foi espetacular.
Fiquei com vontade de ler os outros livros, o anterior a esse onde conta mais sobre o Dr. Lecter e o próximo que é mais um caso para a Starling e Dr. Lecter.
Indico a leitura, foi boa.

MAGALHÃES 03/12/2018

Apesar de ser um clássico,cada capítulo q eu lia eu tinha q voltar e reler,pois é um pouco cansativo,só conseguir pegar gosto pela leitura já qse no final..