Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?

Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? Lemony Snicket

Resenhas - Quem poderia ser a uma hora dessas?

letscia 06/03/2024

39 (2024) errado, errado, errado.
DE: LM
ARQUIVAR EM: Leituras-LS, VFD.
1/4
cc: CSCh9
"Existe um método simples para encontrar uma pessoa quando você ouve seus gritos. Primeiro, pegue uma folha em branco e um lápis bem apontado.
Depois, trace nove colunas, cada uma delas com quatorze casas. Então, jogue
o papel fora e encontre quem estiver gritando para poder ajudá-lo. Não é hora
de perder tempo com papel."
O universo das Desventuras em Série tem muito a ser explorado, esse livro é a prova. Snicket sabe exatamente as perguntas necessárias para envolver um leitor, até mesmo as que são erradas. Seus personagens são bem construídos, permitindo uma conexão genuína com a história.
Sempre vi Lemony como alguém muito inteligente e sensato desde jovem, com uma personalidade bastante similar à de Klaus Baudelaire, foi bom saber que estava certa. A S. me irritou profundamente. É impressionante a presença constante de adultos com pouca inteligência no universo de ASOUE. Os mistérios são muito bem elaborados, lembrando bastante as obras de Agatha Christie e Doyle, e seu desenvolvimento, apesar de algumas nuances mais infantis, é bem executado. Admiro autores infantojuvenis que conseguem ser profundos na simplicidade, e Daniel Handler certamente é um deles.
Outro aspecto que apreciei foi a ambientação descontraída. Esperava uma diferença significativa em relação às Desventuras em Série, mas o estilo é bastante similar, pelo menos na escrita e na forma como a história se desenrola. Claro que uma conclusão melhor para os mistérios em aberto não faria mal... Mas para quem está há mais de cinco anos tentando descobrir o conteúdo do açucareiro, desta vez as coisas foram bem explicadas.
Em resumo, é uma obra fascinante, uma frase que aqui significa "um livro que eu releria diversas vezes e que eu mal posso esperar para ler a continuação". Mas aposto que você sabia disso.

Radu 31/03/2024

Não existe acerto maior do que ler um livro infantil
Passei minha adolescência inteira lendo, e relendo, e relendo Desventuras em Série. Cheguei a um ponto em que sei toda a história da série de cor, com todos os detalhes perfeitamente fixados em minha cabeça. E eu me acostumei tanto com o estilo de escrita do Lemony Snicket, que percebi, ao pegar pra ler esse livro, do mesmo universo de Desventuras, que sentia muita falta de ler alguma coisa dele.

É incrível ler mais sobre esse autor/personagem, e sobre todos os outros personagens sempre muito bem desenvolvidos por ele. É uma história intrigante e, acima de tudo, extremamente divertida. Pra quem tem mais de 14 anos, e nunca leu Desventuras em Série, talvez "Só Perguntas Erradas" não faça tanto sentido. Mas pra quem já tem uma ideia da história... É, inclusive, recompensador chegar ao final do livro e perceber todas as referências a personas e eventos que já conhecemos.

Lemony Snicket sempre escreveu sobre as perguntas que a vida nos faz fazer, e esse livro dá início a uma pequena série só sobre isso. Muito ansioso para ler os próximos volumes.

JP Scofield 01/04/2024

Sobre Lemony Snicket
Quem Poderia Ser Uma Hora Dessas? É o começo de uma série de livros que conta a história do jovem investigador aprendiz, Lemony Snicket, em sua primeira missão de encontrar um objeto roubado. Mas será que é roubo quando o dono de verdade ainda tem o objeto em suas mãos?

Esse livro sempre me trouxe curiosidade, tanto pela capa quanto por não ter nenhuma informação sobre do que se trata o livro. É uma pura experiência às cegas.

No começo, achei que ia ser só um livro besta infantil, mas me surpreendi com os plot twists e a sagacidade da escrita que te surpreende e faz rir nos momentos certos.

Não gostei muito da ambientação, achei rasa, e o desenvolvimento estranho da Theodora me incomodou também.

Se quer algo leve para ler em 2 dias, indico esse livro.