Sandman: Terra dos Sonhos

Sandman: Terra dos Sonhos Neil Gaiman...

Resenhas - Sandman: Terra dos Sonhos

Beatriz 05/08/2021

Um pouco mais sobre os personagens
Entre os três primeiros volumes esse é o que tem histórias mais distintas entre si. Ao mesmo tempo que vemos personagens novos, conhecemos um pouco mais sobre a personalidade de Morpheus e Morte. A primeira história me incomodou devido ao tema, fiquei satisfeita de ao final do volume ter o roteiro dela, onde Gaiman mostra como ela era na cabeça dele e entendemos um pouco mais sobre ela.

João Paulo 28/12/2009

Talvez uma reorganização seja necessária
Este é o livro mais curto em páginas de toda a coleção Sandman, ainda mais levando-se em consideração a quantidade de páginas que há em "Fábulas & Reflexões". Uma maneira de resolver isso seria a reorganização de algumas histórias, principalmente porque em "Fábulas" as narrativas apresentadas não só estão fora da ordem de publicação original como também se desenrolam antes e depois do volume "Um Jogo de Você".

As quatro histórias de "Terra dos Sonhos" poderiam ganhar um reforço com "Contos na Areia", que de prólogo para "A Casa de Bonecas" poderia vir a finalizar este livro, que passaria a ser, em vez de o terceiro, o segundo na série. Apesar de haver nesta última uma (única) citação, de Desejo, aos eventos ocorridos naquela história, as referências em "Calíope" aos eventos em "Prelúdios & Noturnos" são bem mais fortes, e essa história é a primeira deste volume, o que mais uma vez justificaria a reorganização.

Por fim, a substituição de "Fachada" por "A Caçada", de "Fábulas & Reflexões", é sugerida por ser uma história que em nada remete a Sonho: sua protagonista é Morte, sua publicação seria melhor aproveitada no volume homônimo (que não faz parte da série Sandman). Como efeito colateral, haveria uma diminuição maior no contraste entre a quantidade de páginas (e de histórias) entre os dois volumes da coleção de Sandman.

Portanto, com a organização das histórias como está e com a coleção inteira em mãos, minha sugestão para leitura é ler "Terra dos Sonhos" como se fosse o segundo volume, para depois continuar a leitura dos demais.

Mariguima 28/12/2023

Meu primeiro em inglês
Já tinha lido essa hq em pt br, mas decidi praticar meu inglês com sandman, que eh amo kkk e deu certo. Recomendo ler sandman em inglês para quem está começando

A parte que mais me marcou nessa releitura é quando Sandman fala "são ideias que vocês quer? Então são ideias que você vai ter. Em abundância"

Uni 29/01/2021

bem curtinho
gostei da quebra de narrativa, talvez, com as histórias mais soltas, livres (fechou muito bem com a morte). preciso ler mais pra identificar alguma necessidade de reorganização

Gustavo.Kuhl 30/05/2021

"Quando a primeira coisa viva existiu, eu estava lá, esperando. Quando a última coisa viva morrer, meu trabalho estará terminado. Vou pôr as cadeiras em cima das mesas, apagar as luzes e fechar as portas do universo quando eu partir".

CoolGabe642 18/11/2021

Histórias incríveis!
Os números desse volume parecem histórias mais stand-alone, mas acredito que dão uma visão melhor sobre a relação do Morpheus com os humanos. Embora vejamos de relance no número final a Morte, Morpheus de certa forma ainda está lá como tema (não o personagem, mas seu domínio). Enfim, meu número preferido é A Dream of A Thousand Cats. Simplesmente incrível ??

Ariana87 14/07/2021

Lord Morpheus e os sonhos moldam o mundo
São quatro histórias, e todas elas mostram um aspecto do sonhar, cada uma tem seu início, meio e fim, mas as quatro estão interligada pelos perpétuos e pelas consequências de sonhar e das ambições.
A primeira conta a história do aprisionamento da musa da eloquência, Calíope, ex mulher e mãe do único filho do Lorde Morpheus, ela é aprisionada e maltratada por um escritor que quer obter sucesso e fama, isso tudo dura 60 anos, ela até implora aos deuses que lhe salvem, mas ninguém pode vir em seu socorro e nesta mesma época Sandman está aprisionado. Quando Sonho se solta ele vem e liberta a musa, embora seu relacionamento não tenha terminado bem, Morpheus sabe o que é ser preso e agora ele possui compaixão. A vingança é extremamente apropriada. E essa história mostra a decadência dos humanos.

A segunda história mostra que outros seres também sonham, como os gatos, e lorde Oneiros é o sonho de todos e mais, sonhos moldam o mundo.

A terceira história ganhadora do World Fantasy é uma das minhas favoritas, há muitos anos o reino das fadas abandonou esse plano, então Sandman lhes dá um último presente: A peça "Sonho de uma noite de verão". Não foi a última vez que vimos Shakespeare, mas a moral da história é: ?O preço que se paga para conseguir o que se quer, é conseguir o que um dia se quis ter.?

E finalmente a última história, extremamente pesada e emocional, aqui vemos a morte dando uma volta, e que personagem maravilhoso, ela só não é minha favorita porque Sonho e Delírio existem. Ela nos revela mais sobre ela e eu queria deixar aqui uma coisa que ela fala:
"Quando a primeira coisa viva existiu, eu estava lá esperando. Quando a última coisa viva morrer, meu trabalho estará terminado. Então, eu colocarei as cadeiras sobre as mesas, apagarei as luzes e fecharei as portas do universo enquanto o deixo para trás."

arodeox 09/08/2022

Sandman: Terra dos Sonhos
Senti falta do Sonho nesse arco, mas entendo que foi uma escolha narrativa. A história é contada por meio de vários contos, mesmo sem a participação do Rei dos Sonhos em pessoa, o sonhar é muito presente e as histórias giram em torno disso, mostrando como o sonho afeta a vida de diferentes seres. Os contos expandem o universo, mostrando questões como a mitologia que existe nesse mundo e traz um outro olhar para o sonhar, nos mostrando como outros seres vêem o reino dos sonhos e como deixa nossa imaginação criar diferentes teorias sobre como as milhares de espécies de seres vivos podem ter uma experiência diferente com os sonhos. A história de The Sandman até o momento tem expandido o mundo dos sonhos, porém me deixa cada vez mais curioso sobre como os outros Perpétuos vivem e como seus mundos são, o Perpétuos que mais vi até o momento, além do próprio Morpheus, é a morte, que foi explorada até certo nível, mas gostaria de saber mais sobre ela, como por exemplo, seu reino, como ela atua(vimos um pouco mais disso nesse arco), entre outras coisas. Acima de tudo, me sinto cada vez mais cativado pela história e pelo universo de The Sandman. Muito obrigado Neil Gaiman, amém?.

Doc Brown 05/02/2011

Calíope: Aqui encontrei uma história bem "básica", com diversas referências e tal, mas nada tão impressionante como nos volumes anteriores. Longe de ser uma história ruim, o que mais me chamou atenção foi a comprovação (se é que era preciso) do talento do Neil Gaiman. Mesmo com uma história simples e curta, ele prendeu minha atenção até o final. Muito bom!

Um sonho de mil gatos: Impressionante! Como uma cara transformou sonho de gatos (????) em algo interessante? Já me flagrei pensando sobre os pensamentos (e sonhos) de animais ditos irracionais, mas em nenhum de meus devaneios fui tão longe quanto fui ao ler esta história. E ela não é simplesmente interessante, é espirituosa e bastante poética. A melhor do álbum!

Sonho de uma noite de verão: Cheguei a dita cuja, ganhadora do tal prêmio, com uma expectativa bem alta, mesmo tentando ser imparcial. No fim das contas devo confessar que não entendi a história.
Conheço muito pouco de Shakespere (sei apenas que ele fez parte do Renascimento inglês e que escreveu Romeu e Julieta) e isso obviamente contribuiu para o não entendimento da HQ. Vou reler ela antes de partir para o próximo encadernado, mas (correndo o risco da blasfêmia) uma história que NECESSITA de uma releitura para ser compreendida não pode ser considerada boa.Uma boa história PEDE uma releitura...

Fachada: Correndo o risco de ser repetitivo de novo, Gaiman mostra todo seu talento na caracterização dos perosnagens. Além de fazer uma história de Sandman onde Morpheus não aparece, ele resgata uma antiga personagem da DC (de acordo com o glossário da edição da Conrad, esquecida mesmo!) e a transforma em mais um de seus objetos de trabalho. A forma como ele o faz é majestosa.
Rainie é tão humana que quase posso sentir sua angustia, um trabalho de mestre.
Só por isso a história já valeria a pena, mas Gaiman faz questão de mostrar a Morte em sua melhor forma até aqui (mesmo aparecendo só duas vezes)!

Vivian36 15/11/2022

Muito bom.
Este livro é muito bom mas a parte que fala sobre willian shakespeare é muito confuso mas o final é impressionante !!!!!

Beca Sasso 14/12/2021

Quando os gatos dormem...
Diríamos que gatos sonham? Sonham com o que? Quais os desejos de seus corações? Neste arco temos quatro estórias bastante distintas que de certa forma, se conectam com todo o enredo trazendo aquilo que Neil Gaiman sabe fazer: arte. Pra mim é fabuloso revisitar e perceber nuances que me passaram despercebidas em outras leituras. Minha história preferida você já deve ter descoberto... Quando todos sonharem juntos... Se não descobriu, te convido a leitura.

Nat 11/08/2022

Diferente
Nas quatro histórias curtas desta edição, Gaiman foge um pouco do que apresentara anteriormente, ao mesmo tempo em que busca introduzir o leitor mais profundamente no universo tão particular de seus personagens

Rodrigo.Trindade 09/08/2018

Gaiman em sua zona de conforto: histórias curtas
É facil notar que Neil Gaiman é atraído por edições independentes. As melhores histórias do começo de Sandman são aquelas que podem ser desfrutados sozinhos como o 24 horas, o do homem imortal e o primeiro da morte.

O fluxo de ideias nesse período parecia ser grande e variado, semelhante ao que ocorre com o Richard Madoc em Calliope (que parece ser algo vagamente autobiográfico). É um ótimo conto com uma arte incrível e momentos perturbadores muito inventivos como o final com as mão dilaceradas.

"A Dream of a Thousand Cats" para mim acho que foi uma das melhores coisas já feitas nessa série. Não apenas abrange o escopo dos "seres" utilizando o Sonhar como cria essa inusitada jornada épica de uma gata siamesa atras de respostas e movimentação social. Também usa muito bem a mensagem recorrente do sonho como força de mudança principal da realidade.

'A Midsummer Night's Dream" tem uma premissa legal do público de "Sonho de Uma Noite de Verão" serem os próprios personagens da peça, que seria um presente pelo legado das fadas deixado na Terra. Toca também no custo da genialidade: ele fica extremamente afastado de tudo e todos, pensando apenas em sua obra.

"Façade" utiliza muito bem os elementos do universo DC ao trazer o provável drama que é ter "poderes" especiais no mundo real. Caberia bem com outros poderes com potencial de serem extremamente inconvenientes como super-audição ou criar fogo pelo corpo inteiro. É simplesmente desolador e cria muito pano pra manga para discussões sobre suicídio ou doenças congênitas.