Sandman: Terra dos Sonhos

Sandman: Terra dos Sonhos Neil Gaiman...

Resenhas - Sandman: Terra dos Sonhos

Lima Neto 24/03/2009

de tudo que eu li de Neil Gaiman, "Sandman: Terra dos Sonhos" figura entre os melhores, talvez só atrás de "Sandman: Caçadores de Sonhos".

em "Sandman: Terra dos Sonhos", o genial Neil Gaiman nos presenteia com magníficos contos, entre eles "O Sonhos dos Mil Gatos", que é, para mim, sua melhor e mais surpreendente história.

Mateus 06/09/2010

Terra dos Sonhos talvez seja o melhor e mais fabuloso livro de Neil Gaiman. Bem ilustrado, com histórias criativas e contos fascinantes, nos prende da primeira à última página. Um ponto que se destaca imensamente nos livros de Sandman é sua aparência: os livros são perfeitos e imensamente bonitos. As ilustrações mereciam ganhar prêmios e mais prêmios, de tão incríveis que são. Parece que os ilustradores capricharam muito em Sandman para torná-lo um dos livros em quadrinhos mais bonitos já escritos.

Se o livro fosse apenas de ilustrações, eu já iria ficar imensamente feliz. Mas para completar, as histórias dos contos são extraordinárias, histórias nas quais nunca poderia imaginar que alguém pensaria. São dessas histórias que nos deixam de queixo caída de tão sensacionais que são, e que nos prendem de um jeito difícil de explicar.

Li Terra dos Sonhos logo depois de Noites Sem Fim, e sinceramente fica difícil dizer qual é melhor. Na minha opinião, cada um é melhor do que o outro. Os dois livros estão mais do que recomendados para todos os amantes de fantasia e histórias em quadrinhos. Mas antes de ler, fique avisado: você irá entrar em um mundo fabulosamente diferente de tudo o que já viu. Incrível...

João Paulo 28/12/2009

Talvez uma reorganização seja necessária
Este é o livro mais curto em páginas de toda a coleção Sandman, ainda mais levando-se em consideração a quantidade de páginas que há em "Fábulas & Reflexões". Uma maneira de resolver isso seria a reorganização de algumas histórias, principalmente porque em "Fábulas" as narrativas apresentadas não só estão fora da ordem de publicação original como também se desenrolam antes e depois do volume "Um Jogo de Você".

As quatro histórias de "Terra dos Sonhos" poderiam ganhar um reforço com "Contos na Areia", que de prólogo para "A Casa de Bonecas" poderia vir a finalizar este livro, que passaria a ser, em vez de o terceiro, o segundo na série. Apesar de haver nesta última uma (única) citação, de Desejo, aos eventos ocorridos naquela história, as referências em "Calíope" aos eventos em "Prelúdios & Noturnos" são bem mais fortes, e essa história é a primeira deste volume, o que mais uma vez justificaria a reorganização.

Por fim, a substituição de "Fachada" por "A Caçada", de "Fábulas & Reflexões", é sugerida por ser uma história que em nada remete a Sonho: sua protagonista é Morte, sua publicação seria melhor aproveitada no volume homônimo (que não faz parte da série Sandman). Como efeito colateral, haveria uma diminuição maior no contraste entre a quantidade de páginas (e de histórias) entre os dois volumes da coleção de Sandman.

Portanto, com a organização das histórias como está e com a coleção inteira em mãos, minha sugestão para leitura é ler "Terra dos Sonhos" como se fosse o segundo volume, para depois continuar a leitura dos demais.

Jean Marx 21/04/2010

A linha de Sandman, escrita por Neil Gaiman, não é apenas um clássico dos quadrinhos. É um diamante bruto da literatura como um todo. Ele manipula conceitos mitológicos a abstratos com maestria ímpar.
Nestas obras ele demonstra porque muitos o consideram o grande escritor de quadrinhos de todos os tempos.

Doc Brown 05/02/2011

Calíope: Aqui encontrei uma história bem "básica", com diversas referências e tal, mas nada tão impressionante como nos volumes anteriores. Longe de ser uma história ruim, o que mais me chamou atenção foi a comprovação (se é que era preciso) do talento do Neil Gaiman. Mesmo com uma história simples e curta, ele prendeu minha atenção até o final. Muito bom!

Um sonho de mil gatos: Impressionante! Como uma cara transformou sonho de gatos (????) em algo interessante? Já me flagrei pensando sobre os pensamentos (e sonhos) de animais ditos irracionais, mas em nenhum de meus devaneios fui tão longe quanto fui ao ler esta história. E ela não é simplesmente interessante, é espirituosa e bastante poética. A melhor do álbum!

Sonho de uma noite de verão: Cheguei a dita cuja, ganhadora do tal prêmio, com uma expectativa bem alta, mesmo tentando ser imparcial. No fim das contas devo confessar que não entendi a história.
Conheço muito pouco de Shakespere (sei apenas que ele fez parte do Renascimento inglês e que escreveu Romeu e Julieta) e isso obviamente contribuiu para o não entendimento da HQ. Vou reler ela antes de partir para o próximo encadernado, mas (correndo o risco da blasfêmia) uma história que NECESSITA de uma releitura para ser compreendida não pode ser considerada boa.Uma boa história PEDE uma releitura...

Fachada: Correndo o risco de ser repetitivo de novo, Gaiman mostra todo seu talento na caracterização dos perosnagens. Além de fazer uma história de Sandman onde Morpheus não aparece, ele resgata uma antiga personagem da DC (de acordo com o glossário da edição da Conrad, esquecida mesmo!) e a transforma em mais um de seus objetos de trabalho. A forma como ele o faz é majestosa.
Rainie é tão humana que quase posso sentir sua angustia, um trabalho de mestre.
Só por isso a história já valeria a pena, mas Gaiman faz questão de mostrar a Morte em sua melhor forma até aqui (mesmo aparecendo só duas vezes)!

Gustavo Simas 18/08/2013

Contos oníricos
Continua-se a saga com os seus clássicos aspectos sombrios e místicos. Esta edição possui apenas contos paralelos, não seguindo uma ordem de acontecimentos ou focado somente num local, personagem ou tempo (o que não é um defeito).As histórias paralelas são, de certo ponto de vista, desconexas, no entanto revelam mais da história do Mestre dos Sonhos, do seu reino, suas atitudes e consequências.
E a cada edição a série fica mais profunda, mais épica...

Carina 09/09/2013

Não tão bom quanto a propaganda anuncia
As quatro histórias ("Calíope", "Um sonho de mil gatos", "Sonho de uma noite de verão" e "Fachada") giram em torno das ambições humanas. A busca de poder que cega o homem, as consequências graves de querer atingir ora a imortalidade, ora o prestígio, afundam os seres humanos em vidas amarguradas e crueis, pesadelos sem escapatória.
Gostei da dificuldade proposta pelas tramas, que exigem uma leitura mais atenta. Por otro lado, não são dignos de nota os desenhos, que têm um traço muito clichê. Como esta obra faz parte de um todo maior, talvez reveja minha crítica quando tiver uma visão que relacione o enredo de cada livro Sandman com o objetivo geral da série.

Na Literatura Selvagem 24/04/2016

Lendo Sandman - Terra dos Sonhos [3º arco]
E chegamos a terceira etapa do desafio #LendoSandman que consta de quatros histórias paralelas, que não possuem ligação direta com as partes anteriores, e nos rendem uma nova aparição de Morte na história... Dando início a Terra das sombras, acompanhamos a Musa Calíope, prisioneira de um escritor que a entrega para ser escrava de Madoc. Ambos são escritores e usam e abusam da musa para ter inspiração de escrever seus livros. Ela implora para ser libertada mas Madoc a ignora e continua usando-a para fazer sucesso ao longo dos anos, pois é através de sua posse que lhe surgem as ideias para escrever. Mas uma bela noite ele recebe a visita de Sonho, que pede para que ele a liberte. Com sua recusa, Sonho lhe 'presenteia' com ideias, vária delas... tantas que não há como parar de tê-las...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/04/lendo-sandman-terra-dos-sonhos-3-arco.html

Rodrigo.Trindade 09/08/2018

Gaiman em sua zona de conforto: histórias curtas
É facil notar que Neil Gaiman é atraído por edições independentes. As melhores histórias do começo de Sandman são aquelas que podem ser desfrutados sozinhos como o 24 horas, o do homem imortal e o primeiro da morte.

O fluxo de ideias nesse período parecia ser grande e variado, semelhante ao que ocorre com o Richard Madoc em Calliope (que parece ser algo vagamente autobiográfico). É um ótimo conto com uma arte incrível e momentos perturbadores muito inventivos como o final com as mão dilaceradas.

"A Dream of a Thousand Cats" para mim acho que foi uma das melhores coisas já feitas nessa série. Não apenas abrange o escopo dos "seres" utilizando o Sonhar como cria essa inusitada jornada épica de uma gata siamesa atras de respostas e movimentação social. Também usa muito bem a mensagem recorrente do sonho como força de mudança principal da realidade.

'A Midsummer Night's Dream" tem uma premissa legal do público de "Sonho de Uma Noite de Verão" serem os próprios personagens da peça, que seria um presente pelo legado das fadas deixado na Terra. Toca também no custo da genialidade: ele fica extremamente afastado de tudo e todos, pensando apenas em sua obra.

"Façade" utiliza muito bem os elementos do universo DC ao trazer o provável drama que é ter "poderes" especiais no mundo real. Caberia bem com outros poderes com potencial de serem extremamente inconvenientes como super-audição ou criar fogo pelo corpo inteiro. É simplesmente desolador e cria muito pano pra manga para discussões sobre suicídio ou doenças congênitas.

Uni 29/01/2021

bem curtinho
gostei da quebra de narrativa, talvez, com as histórias mais soltas, livres (fechou muito bem com a morte). preciso ler mais pra identificar alguma necessidade de reorganização

KayChristie 19/05/2021

"Quando a primeira coisa viva existiu, eu estava lá esperando. Quando a última coisa viva morrer, meu trabalho estará terminado. Então, eu colocarei as cadeiras sobre as mesas, apagarei as luzes e fecharei as portas do universo enquanto o deixo para trás."

Gustavo.Kuhl 30/05/2021

"Quando a primeira coisa viva existiu, eu estava lá, esperando. Quando a última coisa viva morrer, meu trabalho estará terminado. Vou pôr as cadeiras em cima das mesas, apagar as luzes e fechar as portas do universo quando eu partir".

Ariana87 14/07/2021

Lord Morpheus e os sonhos moldam o mundo
São quatro histórias, e todas elas mostram um aspecto do sonhar, cada uma tem seu início, meio e fim, mas as quatro estão interligada pelos perpétuos e pelas consequências de sonhar e das ambições.
A primeira conta a história do aprisionamento da musa da eloquência, Calíope, ex mulher e mãe do único filho do Lorde Morpheus, ela é aprisionada e maltratada por um escritor que quer obter sucesso e fama, isso tudo dura 60 anos, ela até implora aos deuses que lhe salvem, mas ninguém pode vir em seu socorro e nesta mesma época Sandman está aprisionado. Quando Sonho se solta ele vem e liberta a musa, embora seu relacionamento não tenha terminado bem, Morpheus sabe o que é ser preso e agora ele possui compaixão. A vingança é extremamente apropriada. E essa história mostra a decadência dos humanos.

A segunda história mostra que outros seres também sonham, como os gatos, e lorde Oneiros é o sonho de todos e mais, sonhos moldam o mundo.

A terceira história ganhadora do World Fantasy é uma das minhas favoritas, há muitos anos o reino das fadas abandonou esse plano, então Sandman lhes dá um último presente: A peça "Sonho de uma noite de verão". Não foi a última vez que vimos Shakespeare, mas a moral da história é: ?O preço que se paga para conseguir o que se quer, é conseguir o que um dia se quis ter.?

E finalmente a última história, extremamente pesada e emocional, aqui vemos a morte dando uma volta, e que personagem maravilhoso, ela só não é minha favorita porque Sonho e Delírio existem. Ela nos revela mais sobre ela e eu queria deixar aqui uma coisa que ela fala: