Qual É A Tua Obra?

Qual É A Tua Obra? Mario Sergio Cortella

Resenhas - Qual é a tua obra?

Thiago 27/12/2011

Qual é a tua obra?

O livro explora bastante o seu tema título, sempre colocando as questões considerando a idéia de trabalharmos na nossa obra. Como o subtítulo mesmo diz, tratam-se de inquietações ao redor desse tema. Só que as reflexões e idéias são colocadas, mesmo que como inquietações, de forma bastante sensata e tranquila e, se você fizer a leitura com o espirito da "obra", vai encontrar saídas "fáceis" para algumas questões muito complexas.

Um bom exemplo é quando ele fala sobre cansaço / stress ou então audácia / aventura e até medo / pânico. Esse trecho do livro pra mim é de um valor enorme, e pode-se pensar ser uma coisa bem simples, mas que a maioria das pessoas não consegue colocar em prática: "Você tem cansaço quando uma atividade lhe exige bastante, mas é prazerosa. O estresse se instala quando aquilo que você faz lhe exige bastante, mas você não vê a razão de fazê-lo."

E aí o maior questionamento é quando não temos opção a não ser executar algo desgastante de que não gostamos e, no meu entendimento, é o momento em que devemos pensar na nossa Obra: "O que isso contribui para minha obra?". Acho que esse questionamento pode ajudar a encontrar o sentido que falta naquilo que se faz, ou a se concluir de uma vez que não há sentido.

Recomendo muito esse livro. É fácil de ler, relativamente curto e enriquecedor. Faz você refletir sobre muitas coisas do seu comportamento e com certeza te dá lições que vão afetar o seu dia-a-dia no trabalho e na vida, como líder e como profissional, mas acima de tudo, como pessoa.

Elisângela 16/10/2011

É um livro que mostra de forma clara como reagimos a mudanças no trabalho e na nossa vida fora da empresa. Nos mostra a priorizar coisas que realmente são importantes em nossa vida e não a dar valor em coisas que nem sabemos se realmente vamos ter ou fazer. Nos mostra que essa história de "sei separar a vida pessoal da profissional" é uma teoria furada.
É um livro voltado mais para a área de gestão e liderança, mas tem muitas coisas que serve para o nosso dia-a-dia.
Vale a pena ler mesmo que seja para dar um "up" em sua vida.
Recomendo a leitura.

DIRCE 31/08/2011

INSATISFATÓRIO
Eu, até o momento, não tinha lido nenhum livro do filósofo, escritor e professor Mario Sérgio Cortella, mas já o conhecia, havia um bom tempo, por meio de entrevistas( em vários programas de TV) e de palestras na TV Cultura ( Café Filosófico)
Quando me deparei com seus livros na prateleira de uma livraria, fui vítima de uma compulsão e voltei para casa com uma sacolinha nas mãos que continha 2 livros: Qual é a Tua Obra e Não Nascemos Prontos.
Assim que iniciei a leitura do Qual é a Tua Obra achei que tinha me dado mal, pois me pareceu que se tratava de um livro com endereço certo: para àqueles que estivessem no mercado de trabalho, uma vez que as questões levantadas eram relativas de Gestão, Liderança e Ética
Entretanto, à medida que eu virava as páginas ( apesar das colações carregadas de senso de humor), a leitura foi se tornando inquietante - fui levada a reflexões que me fizeram ver que, muitas vezes, a “carapuça” me serviu - me fizeram ver que meu pára-quedas está com avarias precisando de reparo ,e que devo começar temer o Mesmo.
Na medida em que eu avançava na leitura, a inquietação foi substituída por uma sensação reconfortante, pois apesar dos pesares, eu me reconheci na maternidade no meu trabalho e também como dona de casa e esposa.
Cheguei à óbvia conclusão que Qual é a Tua Obra traz questões inerentes ao cotidiano de qualquer cidadão, e longe de se tratar de um livro de auto-ajuda é um livro endereçado a qualquer pessoa preocupada em gerir sua vida de modo que lhe seja possível se reconhecer ( se ver naquilo que faz) .
Indagações me acompanharam durante toda a leitura ( como: fiz o possível, mas será que fiz o melhor?) e, até chegar ao seu final , senti que um broto foi plantado em mim ( como sugere a capa do livro: há um broto dentro da letra Q) que poderá dar bons frutos.
Qual é a Tua Obra é um livro levará 5 estrelas por ser um livro INSATISFATÓRIO.
Incoerente? Não pela explicação do Cortella. Segundo ele estar satisfeito é meio assustador, pois nada mais é esperado, em outras palavras, insatisfatório é tudo aquilo que deixa um gostinho de quero mais.
Lea Lopes 22/02/2017minha estante
Parabéns pelas sensíveis colocações, principalmente por julgar "insatisfatório" o livro e pela observação da imagem da capa. Brilhante!

Fernanda 27/02/2017minha estante
Eu também fiquei insatisfeita e troquei o livro.

Viruga 20/12/2017minha estante
Também fiquei alegremente insatisfeito! kkk

Bea 01/05/2020minha estante
É um livro otimo, te ensina, te faz crescer, te mostra pontos de vista do mundo. Mas não sua leitura é cansativa. Li ele para a faculdade e fiz um resenha.
É um ótimo livro para pessoas teimosas que acha que está sempre certo.

Franklin Edu | @frank_dudu 16/06/2020minha estante
Perfeitas observações! Compartilho da mesma opinião.

Regina 24/07/2011

Divirta-se e aprenda
Livro profundo, o autor conversa com você de forma divertida, cumpre o que propõe, não é um livro de auto-ajuda. Cortella quer é causar, se possível, um questionamento interno sobre seus conceitos e valores e fazer com que você comece a pensar no valor dessa [aparentemente] simples perguntinha: "Qual é a tua obra?"

Lucio 29/06/2011

O autor fez juz à sua fama. Realmente é muito culto. Mostra-se inteirado com as mainstream da ciência (mesmo não tendo formação na área), e esbanja conhecimento nas análises morfológicas e etimológicas (daria um bom exegeta).

Porém, não me agradou o otimismo científico de Cortella. Algumas gafes bíblicas (cf o histórico que fiz) também descredibizam a obra. Por fim, é repugnante a ética relativista que ele apresenta.

Foi meu primeiro contato com o autor. Ele escreve muito bem, uma leitura fácil, prazerosa. Ele usa vários exemplos de sua vida, e perpassa grandes pensadores do Ocidente com facilidade.

Quanto ao conteúdo, Cortella trabalha a falta de significado no labor dos homens, e propõe uma mudança de postura em relação ao trabalho, deixando de vê-lo como castigo, e passando a vê-lo como poiesis. Ele enfatiza alguns valores que contribuem para a liderança; e algumas características inibidoras, que retardam (se não eliminam) o progresso.

Nayara 14/06/2011

Você sabe qual é a tua obra?
Esse livro é simplesmente sensacional!!!! O autor não dá a resposta para essa pergunta, mas faz o leitor decidir o que ele quer da vida, das pessoas e do trabalho. Mário Cortella tem uma maneira especial de explicar e diferenciar alguns conceitos que talvez, julgamos ser sinônimos. Nos faz refletir sobre nossas atitudes com os nossos semelhantes. Nos faz "cair do salto alto" quando nos achamos melhores que os outros, em relação ao conhecimento, à posição social, à beleza exterior, etc. Ele nos prova que, independente de qualquer coisa, somos todos iguais e temos a oportunidade de aprender, de sermos melhores, caridosos e mais humildes. Sem contar o vasto conhecimento que ele tem...
Recomendadíssimo a todos!!!!
Acredito que quando lerem, a visão de vocês se abrirão para a mudança e para o conhecimento.

Elisandro 08/01/2011

Ótimo livro
Mario Sergio Cortella é uma mente brilhante. Acho sensacional as abordagens desse grande mestre brasileiro (Doutor em Educação pela PUC/SP, além de outras qualificações). Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e recomendo o livro "Qual É a Tua Obra?". Quero ler os outros livros do Cortella. Os seus pensamentos são um legado para a nossa sociedade. Recomendo também suas palestras sobre liderança.

Virgínia 28/10/2010

Qual é a minha obra?
Esse foi o livro do 3º semestre da faculdade, portanto leitura obrigatória!!!Mas eu gostei dele, o Mario Sérgio Cortella é muito inteligente, fora os temas abordados como ética, gestão e liderança ele explica as origens de algumas palavras e fatos interessantes sobre história antiga, o que mostra o quão amplo é o seu conhecimento.
Eu adoro pessoas inteligentes, ler...ouvir...me faz querer ser melhor, me esforçar mais para chegar pelo menos em 10% do que eles são!
Em "Qual é a sua obra?" o autor nos fazer quebrar alguns paradigmas como "separar o pessoal do profissional" entre outros e também nos questionar, afinal qual a nossa obra?

Alvaro 30/08/2010

Um livro que impressiona
Conheci Cortella através deste livro e o impacto foi tão grande que onversei com amigos e emprestei-o diversas vezes.

Ele é provocativo e nos faz refletir e pensar sobre a nossa vida, de como você tem feito com ela.

Ao mesmo tempo ele é muito espirituoso, uma leitura agravável e aculturante.

Du 09/08/2010

Qual a tua obra?
Livro muito bom de um grande autor. Mario Sergio Cortella aborda em tom filosófico temas como Gestão, Liderança e Ética. Leitura rápida e gostosa. Indicado para todas as pessoas. A vida, o cotidiano e o ser humano são alvos de uma boa reflexão!

Bárbara 02/06/2010

Esse livro é para TODOS. Qualquer um deveria saber que "há coisas que quero, mas não devo. Outras que devo, mas não posso. E outras que posso, mas não quero", e saber escolher o que fazer é, finalmente, praticar a ética nesse mundo raivoso em que vivemos.

Texto completo: http://biscoitoebolo.blogspot.com/2010/05/qual-e-tua-obra-mario-sergio-cortella.html
Regina 24/07/2011minha estante
Valeu adorei o blog também

Bia Machado 17/07/2009

Um livro inquietante, como seu subtítulo diz...
Título e subtítulo: "Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética" - Mario Sergio Cortella

Começo falando do autor: Mario Cortella é filósofo, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP, onde ainda atua como professor-titular desde 1977 (o ano em que eu nasci, ). Atua tanto na Filosofia como na Educação, acredito que de forma igualitária, não privilegiando apenas um dos lados. Em seus escritos, noto sempre sua profunda paixão pelos dois assuntos, uma paixão contagiante.

Não sei se podemos considerar "Qual é a tua obra?" um livro de filosofia. Porém, como livro escritor por um autor filósofo, é um livro inquietante. Muita gente tem medo de ler livros que evoquem a filosofia. Creio não ser esse o intuito dessa obra. Cortella escreve como se falasse diretamente a quem está lendo, como se estivesse ali, do lado do leitor e dessa forma ele lança questionamentos, que nos acampanham desde a "orelha" do livro:

"Qual é a tua obra? O que você sente ao ouvir esta pergunta, apresentada aqui, intencionalmente, com a força quase metafísica de uma convocação, da palavra que questiona e reconduz ao núcleo da existência? Você se sente confortável e satisfeito quando pensa na sua obra? Ou se sente inquieto e um tanto quanto desconfortável?
Se estiver no primeiro grupo, preocupe-se; mas se estiver no segundo grupo, anime-se, porque este livro lhe trará algumas inquietações acompanhadas de muitas proposições relacionadas à gestão, liderança e ética."

Também não se deve pensar que seja um livro [apenas] para pessoas que ocupam cargos gestores, como o subtítulo pode fazer-nos crer: essa "gestão" é a gestão dos nossos próprios atos, influentes em nosso presente e futuro, consequentemente.

Com capítulos nomeados muitas vezes de forma divertida (alguém aí já ouviu falar em "Síndrome de Rocky Balboa"?), o livro cumpre o que propõe e não, definitivamente, não é um livro de auto-ajuda. Cortella não está ali para ajudar ninguém. Na verdade, o que ele quer é causar, se possível, um terremoto interior e fazer com que você comece a pensar no valor dessa [aparentemente] simples perguntinha: "Qual é a tua obra?"
Regina 24/07/2011minha estante
excelente resenha

Fernando Blanco 16/01/2009

Cortella é um craque. Demonstra com competência qual é o caminho que nossos líderes devem seguir, para que a sociedade reencontre uma trajetória humanista para a gestão das organizações, tornando, quiçá, sustentavel o capitalismo, hoje moribundo.

Karla23 17/03/2010minha estante
bem sucinto. Gostei!