Histórias de Mistério

Histórias de Mistério Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Histórias de Mistério

1 | 2 | 3 | 4

Maria4556 26/12/2020

Sou mt cadelinha da autora
A lygia sempre me afeta de forma mt profunda e positiva.
Leonardo 20/07/2022minha estante
Eu amei a forma que as histórias foram construídas, eu super recomendo a todos esse livro maravilhoso.

bobbie 29/06/2023

Isto é o que eu chamo de breves prazeres.
À procura de um livro rápido (64 páginas, menos ainda de texto), bem escrito, com contos curtíssimos e prazerosos? Leia este Histórias de mistério. Não espere narrativas de medo ou detetive, nada relativo a "quem matou" ou contos que te deixarão sem dormir à noite. Lygia Fagundes Telles está acima dessas mundanidades. O conto mais próximo desse "medo sobrenatural" seria o As formigas, no qual duas amigas universitárias alugam juntas um quarto modesto para viver. No quarto elas encontram um caixa contendo um esqueleto humano, que tem uma interação estranha e curiosa com um formigueiro metódico e de razões ocultas. O restante dos contos são mais simbólicos e mexem com inquietações cotidianas, típicas de você ou de mim. Uma mulher que divide uma travessia de barca com uma mãe cuja vida está envolta em tragédia, um homem que se deixa envolver, quase que literalmente, por uma peça de tapeçaria numa loja de antiguidades, uma incursão em um dia na vida da própria escritora, quando ela descobre a morte de sua grande amiga (Clarice Lispector). Os contos são breves, mas nem por isso deficientes em sua capacidade de nos envolver completamente em sua atmosfera de viagem literária. Muitas das vezes nos enxergamos em situações semelhantes, como quando estudamos uma obra de arte tão atentamente que findamos por mergulhar nela. Terminei esta leitura em 3 dias e recomendo.
Aline 29/06/2023minha estante
Como é o nome do conto sobre a morte de Clarice, por favor?

bobbie 30/06/2023minha estante
Chama-se Onde estiveste de noite?

Aline 30/06/2023minha estante
Obrigada.

Gusta.Saraiva 27/11/2022

bem biruta amei
muito bom acho que ela se tornou uma das minhas autoras favs, adorei o último conto sobre a Clarice Lispector

Natali 25/07/2022

Histórias de Mistério
É um livro de contos de mistérios envolvendos os temas de morte, amor e perda. O conto Natal na Barca é angustiante e desesperador. Já o conto Onde estiveste de noite? é intrigante e triste.

Fer 06/10/2020

São pequenos contos
Confesso que não foi o livro que mais gostei da autora. Apesar de se propor a ser contos de mistério, fica bem aquém disso, mas, não deixa de ser um bom livro para ser lido.

montegromery 25/01/2023

muito legais, em alguns momentos me lembrou os contos da Clarice. Não são histórias de mistério que causam medo/ horror (com exceção do segundo conto kkkk). Meus preferidos foram ?Natal na barca? e ?Onde estiveste de noite??

Jezzy 29/10/2022

Horror para Relaxar
No decorrer dos contos, medos e ansiedades humanas são apresentadas em situações corriqueiras, o que nos dá a liberdade tanto de refletir a respeito dos assuntos, quanto de simplesmente nos surpreender ou emocionar com as maravilhas da nossa mente e do mundo ao redor.

Leitura rápida, e, apesar das temáticas, leve e agradável. Recomendo demais.

Marymagr0 21/08/2023

A fusão da paixão com a crueldade nos dá arrepios em "O Jardim Selvagem". O frágil limite que separa nas- cimento e morte nos deixa com a respiracão suspensa em "Natal na Barca". Em "As Formigas", o confronto en- tre a racionalidade científica da estudante de Medicina e o enigma da morte faz disparar o coração. Em "A Ca- çada", uma obra de arte pode matar. Em "Lua Crescente em Amsterda", novamente a mistura de amor e morte provoca calafrios. Claro, você já percebeu que o ingre. diente que, misturado aos outros, mais provoca sobres- saltos é a morte, o maior dos mistérios humanos.

Nada, no entanto, nos espanta com tanta intensidade quanto a crônica que encerra este volume. Ela pertence ao livro de lembranças e memórias de Lygia Fagundes Telles, intitulado Durante Aquele Estranho Chá. Ou seja: não se trata mais de fantasia ou ficção. É a própria reali- dade, esta que vivemos quando estamos acordados, que nos mostra seu lado mais fascinante. Em "Onde Estives- te de Noite?" Lygia nos conta como soube do falecimen- to de sua amiga, a também escritora Clarice Lispector. Mas ao contrário do que ocorre na ficção, aqui a morte não dá medo. Ela se apresenta como uma possibilidade de expansão, de conhecimento, de liberdade.

Nandito 03/12/2023

Voltei, viu?
Depois do mês mais difícil do ano (novembro) eu consegui ter a minha rotina mais tranquila pra ler, pq antes eu n tava conseguindo focar nas leituras, mas agora eu voltei. Quando eu n consigo ler, eu não abro o Skoob, então eu não olho o Skoob desde minha última postagem. Esse livro de mistério é beeeeem mahomeno, os mistério são até bons, mas não pra tanto. Enfim, tô de volta

Gláucia 16/11/2023

Histórias de Mistério - Lygia Fagundes Telles
Pequena edição do selo jovem da Cia da Letras, a Seguinte, foi leitura indicada no sexto ano e li para acompanhar meu filho.
Já tinha lido todos esses contos em outras coletâneas e nos originais da própria autora:
1) A Caçada - nora 4/5
2) As Formigas - nota 5/5
3) Natal na Barca - nota 5/5
Amo esse conto! Vi no YouTube uma leitura dramática e foi incrível.
4) O Jardim Selvagem - nota 5/5
Queria muito saber o motivo da luva de Daniela. Que conto legal!
5) Lua Crescente em Amsterdã - nota 3/5
6) Onde Estiveste de Noite? - nota 5/5
Esse conto me fez ter vontade de ser amiga da Clarice. Que pessoa ela devia ser, ri muito de suas tiradas. A melhor, sobre um encontro literário: "Mas esses escrrritores deviam estar em suas casas escrevendo!"
Marianna 16/11/2023minha estante
Os contos são de mistério? tipo, suspense, investigação ou algo do tipo?

Gláucia 16/11/2023minha estante
Todos tem um q de sobrenatural, de inexplicado

Ariel 23/03/2021

Outro que li pela primeira vez quando estava no fundamental... num geral, gosto muito da escrita dela. Todos os contos são bons, e o do maldito anão me dá calafrios até hoje.

@leitora.ju 14/09/2022

14/09/2022
Bom, eu esperava MUITO mais do livro, por ser de uma autora tão conhecida e bem falada, mas as histórias não me agradaram, não é o meu estilo de leitura... A única história que gostei foi a última! ?

Francisco 12/04/2022

Gostei
Histórias que misturam suspense com mistério, mas principalmente terror. Essa história da caixa me deu um medo tão grande.
Eu gostei demais. Mas não entendi a última história.

tsblack 05/04/2022

achei bom ate, eu achei interessante os contos, são ate bons, so que a maioria eu não entendi muito bem o final, pq é meio confuso, fica meio aberto a interpretação do leitor, mass é isso, li por causa da escola, bem rapidinho

Gabriel.Larrubia 05/04/2022

Não teve um conto que não gostei, que não se mostrou muito nítido (o que é engraçado já que mistério sugere algo embaçado). É o mistério que perdura? É o que parece, mas o entendimento que liberta e movimenta.

1 | 2 | 3 | 4