A Elegância do Ouriço

A Elegância do Ouriço Muriel Barbery

Resenhas - A Elegância do Ouriço

Kaiã 06/09/2021

Nem sabia que dava para chorar tanto lendo um livro. Eu fiquei preso desde o início, as reflexões e divagações de Paloma e Reneé me deixaram sem fôlego. O final foi arrebatador, não estava preparado, um soco no estômago que me deixou em lágrimas durante algum tempo. Favorito da vida, com certeza.

Isabella 04/09/2021

Tempo que não lia um livro com um fim tão emocionante, daqueles que a gente termina debulhando em lágrimas! Impressionante ver como a história dos personagens principais vão se entremeando e se conectando de uma maneira surpreendente.
Uma crítica profunda sobre o verdadeiro significado da vida. Amei amei!

Paula.MTerra 29/08/2021

Final surpreendente!
Demorei um pouco pra me conectar com o livro... foi difícil passar pelas 100 primeiras páginas... mas depois ficou extremamente viciante!
Leitura fluida, doce, inteligente, cheia de sutilezas filosóficas.. amei amei amei!
Sem falar do final surpreendente e super emocionante!
Indico demais a leitura!

Ma 22/08/2021

A sensação que eu tenho, é de ter levado um soco na cara com esse livro. Ainda estou sem ar com os últimos capítulos.

Lara 09/08/2021

A elegância do ouriço
É maravilhoso. Surpreendente. Te faz refletir sobre a vida, sobre os acontecimentos, sobre o social, sobre a nossa coletividade e ao mesmo tempo, individualismo. Vele milhões essa leitura, porém agora estou me sentindo muito insignificante, talvez tenha que ler de novo.

adriscie 04/08/2021

Linda mensagem
Gostei do livro, apesar de ter algumas partes que achei a leitura um pouco cansativa. Apenas da metade para frente achei que começou a ficar mais interessante, mas no fim das contas foi um lindo livro.

Aline no mundo das maravilhas 26/07/2021

A camélia sobre o musgo
Esse livro é lindo, poético e toca o coração.
A trama começa com Renée, a concierge do edifício. Ela é inteligente e culta, mas se mascara de ignorante para que ninguém tenha acesso a ela ( até porque, a maioria dos moradores são de pessoas esnobes e fúteis).
Ao longo da história, um novo morador chega e bagunça toda essa máscara da concierge.
Um linda amizade surge entre Renée, o morador e uma garotinha pra lá de especial.
Juntos a vida começa a ter mais cor e as camadas de proteção vão se esvaindo, sendo preenchidas por novos sentimentos.

Christiane 24/07/2021

Descobri o livro numa livraria no aeroporto enquanto aguardava meu voo, obviamente não resisti e o comprei de imediato e não me arrependi, o livro é maravilhoso.
Um prédio em Paris, número 7 da Rue de Grenelle, apartamentos de luxo onde vivem além dos proprietários a zeladora Renée, uma mulher séria, que nos parece de mal com a vida, cumpre com seus deveres e sabe seu lugar em relação aos moradores do prédio. Mas atenção, as aparências podem enganar, enquanto os moradores que são considerados distintos e cultos mas vivem na mediocridade do esnobismo, de serem algo devido sua classe social, Renée, que nos parece uma pessoa simples e ignorante pode revelar que é muito mais que isto.
Ela vive no térreo, com seu gato, Leon, e isto já poderia ser uma pista, seria Leon Tolstoi? O que ela esconde que não conseguimos perceber? Ela é uma amante dos livros, tem uma biblioteca oculta em seu apartamento. Encontra nos livros o que a vida não lhe oferece, puro deleite e amor às artes.
Mas neste prédio temos também Paloma, uma adolescente que vive com sua família, um pai ausente, um figurão, a mãe uma dondoca formada em Letras e a irmã que se considera uma filosofa. Ela decide que a vida não vale a pena ser vivida e que irá se suicidar no dia do seu aniversário de treze anos, a menos que descubra um sentido para a vida. Pelo menos ela tenta, escreve dois diários que denomina: Pensamentos profundos e o Diário do movimento do mundo. Encantei-me tanto com estes diários que acabei criando os meus.
Tanto Renée como Paloma vivem camufladas, não mostram o que são e desejam, enquanto os outros vivem com suas máscaras. Mas ambas acabam se aproximando e se descobrindo, passam a trocar reflexões, pensamentos, conversam, aqui sim, duas filosofas que duvidam e se encantam.
Eis então que surge um novo morador, o Sr Kakuro Ozu, que é o oposto de todos ali, um oriental bem humorado, que parece ter a sabedoria da vida. Ele logo percebe que Renée e Paloma se escondem por baixo de uma capa de proteção e se aproxima, principalmente de Renée. Ele lentamente saberá como trazê-las à vida e mostrar que ela realmente vale a pena ser vivida, mesmo que nisto tenha a dor, sofrimento e muitos espinhos. Ele saberá como se aproximar dos ouriços o suficiente para lhes transmitir calor, me lembrando dos porcos espinhos de Schopenhauer.

Lidíssima 23/07/2021

Único defeito da Elegância do Ouriço é que ele acaba. E que acabe da forma como acaba. Amo livros com finais surpreendentes. E com certeza o fato dele ter um final assim também contribui para que ele seja um dos melhores livros lidos.
Mas essa surpresa é tão surpreendente que deixa a gente triste e feliz ao mesmo tempo. Esse livro é sobre pessoas, sobre a beleza que as pessoas têm o poder de levar para vida das outras.

Ingrid.Visentini 18/07/2021

A elegância do ouriço
O livro tem diversas referências da filosofia, o que torna a leitura mais densa. Outro fator é que, pela escritora ser francesa, a escrita é um pouco mais rebuscada.
A história é uma só, contada pelo ponto de vista de duas personagens ao mesmo tempo. Renée é a concierge de um prédio abastado em Paris. Paloma é uma pré-adolescente moradora desse mesmo prédio. Entre as duas personagens surge uma amizade. Cada uma delas narra seu cotidiano, com suas diferenças de classe. Os seus pensamentos e reflexões sobre a vida tem embasamento de assuntos ligados à filosofia, o que enriquece muito a leitura, pois constantemente algum autor é citado ou lembrado pelas personagens.

mimperatriz 04/07/2021

A elegância do ouriço
Um livro elegante de Muriel Barbery que contém ironia, crítica, humor, reflexões profundas e filosóficas, arte, amor e amizade.

Demorei um pouco para entender a escrita, mas me entreguei e me deliciei com a leitura. Fiquei instigada pela história, pela maneira dela ser contada e pelos personagens, mas não achei uma leitura leve, até mesmo pela forte parte filosófica.

Vale dizer que não ser um livro leve, na minha opinião, não tirou em nada o seu brilho. Pelo contrário, já que boa parte do seu brilhantismo vem exatamente da filosofia e da arte retratadas na vida das pessoas.

Duas histórias contadas ao mesmo tempo e que se fundem em diversos momentos dão o tom do livro.

Tais histórias são contadas por Renée e Paloma. A primeira é a concierge de um prédio abastado em Paris e a segunda é uma pré-adolescente moradora do prédio em questão.

Cada uma delas narra seu cotidiano (com as grandes diferenças de classe), seus pensamentos e suas perspectivas sobre a vida - perspectivas essas que mudam claramente com a chegada de um novo morador no prédio.

A narrativa de Renée é muito diferente da narrativa de Paloma, embora sigam para um mesmo ponto, o que deixa a leitura agradável e especial - até mesmo nos momentos mais filosóficos que exigem um pouco mais de concentração.

É um livro incrível e amei, amei ter lido!

A Rue du Bac nunca mais será a mesma! Haverá, com certeza, camélias sobre ela. ?

Meline 03/07/2021

Lindo
Um livro com lindas mensagens. Achei um pouco difícil no começo, e é todo filosófico em todo o enredo, às vezes, parei pra ficar pensando e até mesmo pra entender? Me apaixonei pelas sutilezas, pela delicadeza. Um dos preferidos da vida.

Pequena Cyn 19/06/2021

Um dos melhores livros que li no ano. Mistura uma trama incrível com reflexões profundas e maravilhosas. Deixou-me realmente envolvida com a história e com os personagens. Estou extasiada com a leitura e a experiência. Incrível! Nota mil!
Lara 20/07/2021minha estante
Que comentário elegante, amei!

Jamon 09/06/2021

Fazia tanto tempo que não lia um livro tão rápido quanto esse, me senti tão imerso na história, tão envolvido e nada me distraiu, um livro diferente do que leio, com muitas reflexões, realmente apaixonado com o que li