O Livro da Psicologia

O Livro da Psicologia Vários

Resenhas - O Livro da Psicologia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rodrigo Fernandes 12/05/2020

Conta a história da psicologia
Dá uma pincelada nos temas. É um bom catálogo de autores e obras (muitas não traduzidas para o português), mas não se aprofunda em nenhuma área.

mariana.oliveiragc 02/10/2023

O livro é bem didático e tem muito conteúdo. Ótimo para quem, como eu, está ou vai começar o curso de psicologia.

Grazi Silva 12/07/2021

Um livro para ser consultado
O livro traz de maneira simples e didática diversos conceitos da psicologia. Dentre os capítulos, que são divididos pelas correntes, encontramos diversos autores muito e pouco conhecidos, onde temos um breve resumo de sua biografia e seus feitos. Entretanto, como citei são breves resumos, é o básico do básico, é bom para consultar e relembrar algo, porém se deseja um conteúdo mais profundo sobre determinada abordagem ou assunto, ele pode servir como guia do que buscar. No mais, embora tenhamos o acesso a internet como meio facilitador da informação, ainda preso por ter este livro na estante.

Os capítulos ainda são divididos da seguinte forma:
- Raízes Filosóficas: A Gênese da Psicologia
- Behaviorismo: Respondendo ao Ambiente
- Psicoterapia: O Inconsciente Determina o Comportamento
- Psicologia Cognitiva: O Cérebro Perspicaz
- Psicologia Social: Estar no Mundo com os Outros
- Psicologia do Desenvolvimento: Da Criança ao Adulto
- Psicologia da Diferença: Personalidade e Inteligência.

Recomendo!

Lucas 13/07/2023

Minha visão sobre O livro da psicologia
O livro da psicologia é um ótimo livro para aqueles que querem entender a visão de alguns autores do passado sobre psicologia.

Busca mostrar como eram as ideias algum assunto específico antigamente e como esses assuntos foram mudando ao longo das décadas até os dias atuais.

Caesar 24/01/2023

Iniciando na psicologia!
Ganhei esse livro de presente por iniciar no curso de psicologia! Amei a leitura, acho que ele é um ótimo guia para quem está iniciando. Amei ler algumas teorias da psicanálise.

Guilherme.Marques 20/03/2022

Ótimo
O livro fala sobre grandes nomes que contribuiram para psicologia, explica de uma forma resumida porém de fácil entendimento, ótimo para quem esta cursando psicologia e também para quem tem interesse em saber mais do assunto.

JP Scofield 25/04/2023

Sobre psicologia
O Livro da Psicologia retrata, de forma cronológica, a evolução do estudo da psicologia até os dias atuais.

Sempre achei a área da psicologia uma área muito interessante, inclusive por algum tempo foi minha opção para faculdade.

Durante a leitura, esse gosto se intensificou em algumas áreas e diminuiu em outras. Básico, afinal, retrata de forma bem precisa toda a área da psicologia.

Para um estudante, esse livro é quase uma bíblia, já que explica as partes mais importantes em capítulos curtos e se forma extremamente simples.

Super indico para quem tem interesse ou é estudante de psicologia.

camila 09/12/2019

Psicologia - Uma Abordagem De seus Conceitos
A abordagem feita do livro da psicologia abre conteúdos que interligam os campos de estudo que podem ser aprofundados dentro da escolha particular, apresentando diversos ramos para o profissional de psicologia.
O livro veem com indicação de muitas pesquisas de grandes estudiosos sobre diversos estudos da memória, personalidade, consciência etc. pesquisas de grandes estudiosos que revolucionaram este campo profissional de estudo.
A obra é dividida através de pontos de conteúdos não só da psicologia, mais também: Filosófico, Sociológico, Individual, e da Sociedade como:
• Gênese da Psicologia: Raízes Filosóficas.
• Behaviorismo: Ambientes.
• Psicoterapias: Inconscientes\ Comportamento.
• Psicologia Cognitiva: Cerebral.
• Psicologia Social: Conviver com Pessoas.
• Psicologia do Desenvolvimento: Criança\ Adulto\ Comportamental.
• Psicologia da diferença: Personalidade\ Inteligência – Formação do Eu.
René Descartes: “Deve se separar corpo da mente”.
QUATRO TEMPERAMENTOS DA PERSONALIDADE: Sanguíneo
Fleumático
Colérico
Melancólico
Hipnose: “Não é sono, mas uma concentração em uma única ideia fixa”.
“Quando a natureza e criação são obrigadas a competir, a natureza sempre vence”.
James Lange – Emoções: Derivam das percepções da mente consciente acerca das condições fisiológicas.
Consciência: Centro do Cérebro – órgão interior (Pode ser aquilo que é útil acreditar).
- Infecção
- Genética\ Distúrbio.
Só em 1885, por Hermann Ebbinglaus a psicologia foi fomentada e reconhecida como: Disciplina Individual: Podendo contar com: Métodos Meticulosos usado nos dias atuais.
2 modelos inteligência: Fluido (inato). Cristalizado (experiência).
Behaviorismo: Estímulo no ambiente social junto do: Estimulo- Resposta = Aprendizagem, ação comportamental.
3 Emoções fundamentais: John Watson: Medo- Raiva- Amor.
Sociedade Utópica: Comportamento por Condicionamento
Controle Social obtido por Reforço Positivo
Freud “acreditava que: - Acessando o inconsciênte por meio de conversa, poderia trazer memórias ocultas para a conscientemente cotidiano”.
Mente Cotidiana: ID: Oculta o Inconsciente. SUPEREGO: Voz critica. EGO: Pensamento Regular, Julgada.
A maioria dos símbolos dos sonhos significa um desejo sexual reprimido. Cura pela fala.
Arquétipos Inconscientes: Podem ser encontrados em qualquer coisa. Fluem como: Psique= Ego= memórias\ Informações calados dentro de si. Inconsciente Pessoal e Coletivo.
Conceito Gestaltismo: Compreensão totalidade para percepção= Forma e Figura.
Controle Psíquico Ambiental: Explora dois lados e formas: 1: Como interpretar o ambiente. 2: Como reagir ao ambiente.
Período Edipiano: Desenvolvimento Psicossexual da criança do sexo masculino que indica a atração pelo feminino no caso a mãe (como mulher).
Psicoterapia: Amor: Dizemos eu te amo, quando quer se pronunciar: Eu me vejo em Você, amando perde a singularidade e procura-se possuir o desejo imposto. Amor= cuidado= Responsabilidade= Respeito= Conhecimento= Objetivo.
Otto Rank (1920): Separar pensamentos emocionais dos comportamentos que são ultrapassados é parte essencial para o crescimento e desenvolvimento.
Carl Rogers: Nós negamos, bloqueamos, distorcemos (Reinterpretamos o que de fato está ocorrendo para manter nossas ideias preconcebidas.
Terapia Centrada: Cliente identifica seus problemas e a direção que a terapia deve tomae. Encontro de Respostas.
Irvin Yalom: 4 preocupações da Vida: Morte- Liberdade- Isolamento Existencial- Falta de Sentido\ Razão.
Depressão: Opinião Fantasiosa e Negativo acerca do mundo.
William James: Quatro camadas do Eu : Material, Social, Espiritual, Ego Puro.
Terapia Insight: Processo Inconsciente de Comportamento.
A maioria dos processos de terapia psicológicas prometem resultados rápidos se manifestem, porém a ação nos consultórios e com o Id do cliente, não funciona por esta base, pois pode demorar e variações de pessoa para pessoa, dependendo de cada um.
Lacan afirma “O Filho enxerga o pai como encarnação da lei”.
Efeito Zeigarnik: Conseguir lembrar muito mais detalhes de uma coisa que já encerrou do que uma que ainda esta para fazer.
Terapia Cognitiva: Examina a percepção das pessoas com relação a suas expêriencias.
Endel Tulving: Memória Processual: Lembrar como se faz algo.
Memória Explícita: Temos Consciência.
Memória Implícita: Não temos consciência: Não nos afeta.
Paul Ekman: “Emoções são poderosas, díficéis de controlar como um trem desgovernado”.
Elizabeth Hoftus: “Mesmo o cérebro funcionando normal, nem sempre é possivél recuperar informações que estão inseridas dentro da memória cerebral.
Daniel Schacter: Sete Falhas memória:
Transitoriedade – Distorção- Bloqueio- Atribuição- Equivocada – Sugestão – Persistência.
TOC: Disturbio de Passado reprimido.
VYGOTSY: Entendia desenvolvimento humano se dava três níveis: Cultural\ Interpessoal\ Individual.
• Cérebro Empático: 17% Homens
• Cérebro Sistemático: 17% Mulheres
3 Fatores: Hans Eysenck: Extroversão – Introversão – Neuroticismo- Psicotismo.
Método Nomotético: Estudos algoritismos de aproximação.
Recomendo este livro para abrir novos informativos e aspectos sobre novos modelos de psicologia e análise de estudos das formações de personalidades, e estudos da memória.

Wanderreis 23/03/2019

Outros Psicólogos
Vendo a parte final do livro (Outros Psicólogos) tem-se a impressão que muitos dos nomes listados nesta parte deveriam ter sido abordados com destaque, como os outros do livro.

meandros 14/04/2019

[ Originalmente publicado na Revista Psicodom (10. ed.) ]

O Livro da Psicologia é uma obra de divulgação científica que pretende apresentar ao público os principais conceitos da área psicológica. Foi premiado como o livro do ano pela British Psychological Society e segue o mesmo formato e projeto gráfico de “O Livro da Filosofia”, o que antecedeu no mercado editorial.

A equipe de autores (são seis colaboradores) é formada, em sua maioria, por psicólogos e professores universitários, havendo entre eles formação também em jornalismo, arte e filosofia. A diversidade de autores é bem justificada pela diversidade de temas abordados ao longo da edição.

Ao contrário do que está estampado em sua capa (“As grandes ideias de todos os tempos”), a obra não é organizada a partir dos principais conceitos ou temas da Psicologia. Difere, portanto, de boa parte dos livros introdutórios que se organizam em torno de grandes temas (como atenção, percepção e memória, por exemplo) ou de acordo com critérios históricos e/ou historiográficos. O Livro da Psicologia é, ao contrário, um compêndio onomástico dos principais psicólogos e de outros pesquisadores e pensadores de áreas afins que possuem contribuição relevante para a ciência psicológica. As teorias e ideias psicológicas são apresentadas, portanto, a partir de seus autores e são eles que organizam cada capítulo.

São ao todo 126 autores abordados, apresentados individualmente, recebendo de um parágrafo a 8 páginas de conteúdo, de acordo com a importância atribuída. Cada autor é apresentado por uma ideia principal que abre o capítulo, uma caixa de contexto (que nomeia a abordagem teórica, os trabalhos e autores que o influenciaram e os trabalhos e autores que sofreram sua influência), uma breve biografia com a menção dos principais trabalhos e um texto mais longo que explica alguns conceitos principais, geralmente ilustrado por um infográfico. O capítulo menciona também outros pesquisadores presentes no livro que se relacionam com o autor em questão.

Estes capítulos são organizados de acordo com campos temáticos, iniciados por um capítulo introdutório que apresenta um texto de abertura e uma linha do tempo situando os principais eventos daquele campo.

No primeiro campo temático, “Raízes Filosóficas: a gênese da Psicologia”, O Livro da Psicologia remonta as origens da Psicologia na Filosofia. Menciona primeiramente a abordagens dos temperamentos da personalidade de Galeno, adiantando-se para Descartes e situando os outros pensadores em épocas modernas ou contemporâneas. Os últimos pesquisadores citados neste capítulo não necessariamente enquadram-se na categoria de filósofos, mas sim principalmente como psicólogos pioneiros na então recém criada disciplina,tal qual Francis Galton, William James e Wilhelm Wund.

No próximo campo temático, “Behaviorismo: Respondendo ao ambiente”, são apresentados os principais pesquisadores representantes da área como Ivan Pavlov, John B. Watson, com especial espaço dedicado para B. F. Skinner.

O grupo de capítulos seguinte, “Psicoterapia: O inconsciente determina o comportamento”, apresenta teóricos principalmente das áreas da Psicanálise, da Psicologia Humanista e da Psicoterapia Cognitiva que se dedicaram à pesquisa em psicoterapia. São apresentados autores como Sigmund Freud, Carl Jung, Fritz Perls, Erich Fromm, Carl Rogers e Albert Ellis.
A seguir, “Psicologia Cognitiva: o cérebro perspicaz”, apresenta estudiosos da área do cognitivismo e das neurociências, destacando-se Wolfganfg Köhler, Aaron Beck, Martin Seligman e Steven Pinker.

No bloco “Psicologia Social: Estar no mundo com os outros”, dada a origem anglófona do livro, são reunidos psicológos da psicologia social européia e americana como Kurt Lewin, Serge Moscovici, Stanley Milgram, Philip Zimbardo. No entanto, o livro também dá destaque para o espanhol Ignacio Martín-Baró que, a partir de sua atuação em El Salvador, influenciou fortemente a psicologia social latinoamericana.

Os autores de diversas abordagens e de diversos objetos de pesquisa que envolviam o desenvolvimento humano como Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Bowlby, Françoise Dolto, Albert Bandura e Noam Chomsky estão agrupados sob o título de “Psicologia do Desenvolvimento: Da criança ao adulto”.

Por fim, o último agrupamento de autores é chamado de “Psicologia da Diferença: Personalidade e Inteligência” e apresenta pesquisadores como J. P. Guilford, Gordon Allport, Hans, J. Eysenck e Walter Mischel, que investigaram diferenças individuais acerca dos dois mais discutidos constructos psicológicos, a inteligência e a personalidade.
Há ainda uma última seção denominada “Outros Psicólogos” que apresenta 24 autores de uma forma mais condensada, com um parágrafo para cada autor. São autores como John Dewey, Hermann Rorschach, David Wechsler e Alexander Luria, que apresentam alguma ligação (apontada ao final do parágrafo) com os outros autores mencionados na obra, mas que provavelmente não foram avaliados como possuindo relevância suficiente para receberem um capítulo completo. O livro apresenta, ainda, um glossário e um índice geral em suas últimas páginas.

Vale destacar o excelente o projeto gráfico, que dá a tônica ao livro. O design, os infográficos e ilustrações valorizam o texto, apresentam o conteúdo de forma bastante didática e convidam à leitura.

Como ocorre em boa parte das obras de divulgação científica, existem alguns pequenos erros que ocorrem quando há o resumo e simplificação de teorias que originalmente são extensas e complexas. Ao final do texto sobre Alfred Binet, por exemplo, é afirmado que “....‘o teste de QI’ desenvolvido por Binet é considerado até hoje a base do conceito de inteligência”. (COLLIN et al., 2012, p. 53) Sabe-se, no entanto, que Binet não costumava empregar o termo QI e que se posicionava contra a ideia de uma única medida descrever toda a inteligência: foi William Stern, descrito brevemente ao final do livro, o criador da terminologia QI. Estas pequenas distorções da teoria aparecem em vários momentos do livro e, dadas a diversidade das teorias e dos teóricos abordados e a natureza didática e de divulgação da obra, tornam-se perfeitamente toleráveis.

A origem britânica e americana dos autores provavelmente influenciou na escolha e distribuição dos psicólogos descritos, o que pode causar alguma estranheza para o leitor acostumado com os autores da Psicologia estudados no Brasil. Vygotsky, por exemplo, que possui uma influência considerável na Psicologia latinoamericana, recebeu apenas uma página de conteúdo, a mesma quantidade que outros autores muito menos mencionados pelos psicólogos brasileiros como o londrino Simon Baron-Cohen (que pesquisa a “Teoria da Mente” e autismo) e o americano J. P. Guilford (que possui trabalhos sobre criatividade e psicometria da inteligência). Allport, também muito menos divulgado que Vygotsky por aqui, tem dedicadas oito páginas, tal qual Freud, Rogers e Piaget, os psicólogos com maior espaço dedicado na obra.

No entanto, O Livro da Psicologia cumpre seu objetivo de divulgação científica da Psicologia, apresentando uma gama de teóricos e teorias de uma forma bastante acessível e amigável, sem ser simplista. Embora seus capítulos possam ser lidos em sequência, a organização e independência dos conteúdos faz com que a obra preste mais como um manual de consulta, bastante útil para quem queira começar ou se aprofundar nos meandros da mente e do comportamento humano.

site: http://www.dombosco.sebsa.com.br/faculdade/revista_10ed/

fvieira 08/09/2020

Bom para Entender homeopaticamente
O livro é rico em desenhos, fotos e ilustrações, conteúdo resumido de cada corrente da psicologia e direciona cronologicamente para os admiradores e entusiastas desta ciência.
Pode trazer um bom incentivo a busca de mais conhecimento da escola em que se simpatizar.

yomaeli 20/03/2020

Obviamente é um conteúdo super simplista e generalista sobre Psicologia, mas tem passagens super explicativas e talvez seja bom para interessados no assunto que querem entender um pouco mais sobre essa ciência.

Lily 21/06/2020

O Livro da Psicologia
É um livro bem teórico, realmente para quem quer conhecer a história da Psicologia. Resumidamente fala sobre cada teoria/abordagem da Psicologia e de seus teóricos. Foi dado ênfase demais em alguns e em outros de menos. Além de que, senti falta de alguns mestres que não foram inclusos. Mas vale a leitura para conhecer um pouco sobre o que cada um propôs.

1 | 2 | 3 | 4 | 5