Farsa da Boa Preguiça

Resenhas - Farsa da Boa Preguiça

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Elvis 13/10/2022

Perfeito?
Como tudo que esse homem escreve. Primeira peça que li na vida e não poderia ter começado melhor.

Este livro ja vale a leitura pela defesa que ele escreveu anos depois para rebater as críticas em relação a essa história. Como tudo que o Ariano escreve há dezenas de referências culturais e como conterrâneo meu coração fica quentinho de ler as obras dele.

O Simão é uma peça, como ele mesmo diz.

ana 29/09/2022

A Farsa da Boa Preguiça
Li há uns meses atrás, gosto muito dos autos do Suassuna, dos últimos que li esse foi o que menos gostei, não consegui me afeiçoar com nenhum personagem, o que costuma acontecer com muita veemência quando se trata de personagens escritos por Ariano Suassuna. No mais, é uma leitura divertida, e com uma mensagem muito bem passada, os textos de apoio também são muito ricos em informações

ellie 11/08/2022

muito bonitinho, é meio impossível não ler na entonação dos personagens do Auto da Compadecida pq a escrita e os personagens são muito semelhantes a alguns do auto. muito fofo :)

Zelinha.Rossi 03/06/2022

?Farsa da boa preguiça? tem um diferencial em relação aos outros livros que já li de Ariano Suassuna: é um teatro todo escrito em versos, o que torna a leitura ainda mais especial. Além disso, como todos os outros livros do autor, é leve e divertida, nos arrancando boas gargalhadas!

?Viva o ócio dos poetas/ que tece a beleza e fia [?] Viva o povo brasileiro, / sua fé, sua poesia, / sua altivez na pobreza, / fonte de força e Poesia!/ [?] Viva Deus, viva seu Filho?/ E viva a Virgem Maria! / Mãe de Deus e nossa Mãe/ Mãe do sonho e da alegria!?

Mari 17/03/2022

Ariano Suassuna nunca erra
Desde que li Auto da Compadecida (depois de ter visto o filme 5000000 de vezes), estava morrendo de vontade de ler outra peça do grande Suassuna. A Farsa pode até não ser tão engraçada quanto o Auto e eu nem esperava que fosse, já que Auto é a obra mais hilária que já li, mas ainda assim possui seus méritos. Uma farsa é definida como uma peça cômica, simples e burlesca, onde acontecem situações ridículas, então, acredito que essa peça seja um ótimo exemplar desse gênero, pois acontecem várias situações inexplicáveis e hilárias. A trama é sobre uma aposta feita entre São Pedro e o arcanjo Miguel, com supervisão dele, Manuel, a representação de Jesus que já tinha sido usada em Auto da Compadecida (inclusive li suas falas imaginando o ator do filme), o que por si só já é inusitado, ainda mais considerando que Manuel é retratado como um camelô, tentando convencer as pessoas a seguirem seu caminho. Eles queriam decidir quem estava mais certo: Joaquim Simão, o poeta pobre e preguiçoso que se recusava a trabalhar para alimentar a família (defendido por São Pedro), ou Aderaldo Catacão, o rico trabalhador que acha que pode passar por cima de tudo e de todos (defendido pelo arcanjo). A partir daí acontecem várias situações hilárias e maravilhosas que só Ariano Suassuna poderia imaginar.

Tiago.Porto 16/01/2022

É possível imaginar as encenações das personagens de Ariano, sertanejos tão reais. Pra ser sincero, não gostei muito deste livro dele, não achei engraçado como outros, mas é uma caricatura interessante de perfis sociais bem comuns (pobres, ricos, etc.).

Lu 21/11/2021

Meu primeiro livro de teatro e eu simplesmente amei! Que crítica social poderosa!
E não tem como ler sem lembrar do filme O Auto da Compadecida, inspirado na obra do autor. Simplesmente maravilhoso! Recomendo!

Viane 31/10/2021

Uma harmonia cômica do literal com o metafísico
Eu amei esse livro? Sim. Gostaria de ver a peça? Óbvio!

Coloquei um título bonito só pra fazer referência à Clarabela e seu falso intelecto. Se ela lesse esse livro, aposto que escreveria um texto dizendo muito e ao mesmo tempo, não dizendo nada.
Acho incrível como Ariano Suassuna conseguiu criar personagens tão únicos e cômicos em uma história cheia de altos e baixos. Posso dizer que passei a leitura inteira sorrindo igual uma tola.

Nunca fui no teatro na minha vida inteira, e me sinto triste por não ter tido a oportunidade de assistir esse romance da platéia, mas eu pude muito bem imaginá-lo. Ri em muitas partes principalmente por conta das expressões familiares utilizadas pelos personagens e acontecimentos dignas de um gênio a escrevê-las. Como eu estava com saudade de me sentir assim!

Pois bem, pretendo ler mais livros desse mesmo autor, pois curiosamente nunca li nada igual.

Ed Carvalho 19/10/2021

Sábia simplicidade
Este é o terceiro Suassuna que eu leio e é sempre muito agradável conhecer sobre a sabedoria popular do povo nordestino e suas tradições.

Marcele 07/09/2021

Bem e mal
Ariano Suassuna, dramaturgo brasileiro nascido na Paraíba escreveu vários romances numa mistura de estilos como o barroco, cordel e simbolismo. Pode ser considerado um dos escritores do movimento Modernista e ficou muito conhecido pela peça teatral ?Auto da compadecida?, obra mais famosa do autor.
A farsa da boa preguiça trás elementos como o bem e o mal, mentira e verdade, além do catolicismo muito aflorado em alguns personagens, bem como a presença dos Santos e anjos se envolvendo diretamente no desenrolar da estória. O personagem principal é Joaquim Simão, um poeta preguiçoso mas com grande fé em
Deus e seus apóstolos, casado com Nevinha, são tentados o tempo todo por Aderaldo um homem rico e Clarabela sua esposa adúltera.
Uma Narrativa cheia de simbolismo em que um dos sete pecados capitais, a preguiça, é que sustenta as relações.
Gostei muito do jeito que esse autor escreve!!!

Wilza.Alves 27/08/2021

Suassuna tem um jeito único de escrever, ao mesmo tempo que ele nos diverte, nos faz refletir sobre várias questões. Embora essa não seja a que mais gostei até agora, é sempre um prazer ler as peças de Ariano.

Paula.Juca 10/07/2021

Engraçado e crítico
Farça da boa preguiça é uma sátira de muito bom humor que explora de forma magistral a crença do povo sertanejo e mostra que há beleza na preguiça criadora enquanto nem sempre há beleza no trabalho desonesto. Ariano Suassuna é um mostro da nossa literatura

Gutemberg.Monteiro 09/07/2021

A condensação da obra de Suassuna.
Farsa da Boa Preguiça é uma peça chave na literatura de Ariano Suassuna. Marcada pela tradicional religiosidade, pela literatura de cordel e pela autêntica comicidade, Ariano monta uma obra excelente!

Lilian 02/05/2021

Suassuna sabe explorar as contradições do ser humano
Todas as obras que li do autor até agora me fizeram refletir sobre o quão impossível é definir o que é ser uma pessoa boa ou uma pessoa ruim. O autor constrói a obra a partir de supostas contradições (como o preguiçoso caridoso e o trabalhador avarento, e a esposa fiel e resignada e a mulher adúltera e desprendida) em meio a um contexto social de fome que torna todos os personagens em sujeitos ainda mais complexos. Um livro que pode ser lido como comédia, pode ser lido como tragédia e pode ser lido para nos fazer refletir sobre como o ser humano é um sujeito difícil de entender.

1 | 2 | 3 | 4 | 5