Norwegian Wood

Norwegian Wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

Clara.Sullyvan 16/03/2024

Esse foi meu primeiro livro do famoso Murakami e com certeza diferente das coisas que já li. É uma leitura devagar, as personagens femininas são bem marcantes e há bastante sofrimento em todas elas e em toda a história - mas isso não deixa a leitura difícil, pelo contrário, adorei ver a história contada por Toru (adorei principalmente os momentos dele com Midori). Acho que faltou algo que me prendesse 100% na história, mas ainda assim é um livro muito bom

Aline221 16/03/2024

O livro começa fantástico, mas da metade para o final perde o ritmo e acaba se perdendo completamente. Achei as personagens femininas rasas e caricatas. As cenas de sexo forçadas. No final achei muito ruim.
Mawkitas 18/03/2024minha estante
Tive a mesma impressão que você.

giovanna990 13/03/2024

Me contaram certa vez que o murakami escreve primeiro os livros em inglês e depois os traduz ao japonês, para evitar ser prolixo. sem dúvidas, essa técnica inusitada funciona. sua forma de escrever, apesar de simples e direta, me encanta. fui automaticamente transportada para tóquio na década de 70. que viagem enriquecedora!

Junior.Dias 13/03/2024

Que livro e que final!
Bom, esse sem dúvidas é um daqueles livros que ao final vc colocará na sua lista de releitura, afinal um homem nunca entra no mesmo rio duas vezes, pq ele já não é mais o mesmo e nem o rio.
Mas falemos sobre o livro, no livro conhecemos a história de Watanabe, um jovem japonês que pelo destino encontra com uma amiga de sua adolescência, namorada de um amigo que tirou sua vida, e por quem vem a nutrir sentimentos verdadeiros.
Porém, durante a faculdade Watanabe conhece Midori, uma jovem que vive sua vida ao máximo, e assim a história vai se desenvolvendo, com Watanabe dividido entre os sentimentos.
Vale a leitura e a releitura.

Bia 10/03/2024

Escrita muita boa
Gostei muito da escrita do autor, e apesar de o livro não ter acontecimentos muito surpreendentes, a escrita te deixa envolvida. Me identifiquei com o personagem em vários momentos, acredito que por estarmos na mesma fase de vida, mesmo que em épocas e lugares totalmente diferentes. Seus dilemas, indecisões, eu consegui entender bastante. Achei interessante a relação do Toru com a Naoko e a Midori, pessoas completamente diferentes, e isso foi legal de ver. A única crítica que eu tenho é que achei que o livro tem muitas cenas ou descrições sexuais, e ao meu ver, a maioria delas não tinha necessidade. Além disso, achei nada a ver o que aconteceu em uma das últimas cenas da história. Mas de resto, gostei bastante e fiquei com vontade de ler outras coisas do autor

nanabi 05/03/2024

Eu também me apaixonei pela Midori.
Romance delicado e real, com personagens bem desenvolvidos e interessantes do início ao fim, cada um enfrentando seus problemas e a realidade de se relacionar com alguém, mostrando dificuldades envolvendo mortes, luto, saúde, família, amizade e distância. Além de mostrar o desenvolvimento do Toru para a vida adulta, que é um ponto super interessante também, a forma que acompanhamos esse desenrolar até a chave virar na cabeça dele, de adolescente para adulto.
A forma como o Haruki escreve é especial, inteligente e envolvente.

rschuwenk 03/03/2024

Norwwgian wood
Una coisa de cada vez. E sempre aparece coisa depois da mesma. Segue o fluxo da vida, da morte, de estar vivo.

carlosmanoelt 02/03/2024

?Aos domingos, eu não dava corda em mim mesmo.?
?Norwegian Wood" de Haruki Murakami é uma obra com atmosfera melancólica e introspectiva, que mergulha profundamente nas complexidades da juventude, amor e perda. A narrativa é habilmente construída em torno das experiências do protagonista, Toru Watanabe, enquanto ele navega pelos altos e baixos emocionais da vida universitária e os relacionamentos tumultuados que o cercam. Murakami tece temas de solidão, desejo e trauma de forma envolvente, levando os leitores a uma jornada emocional intensa. Em suma, é um romance poderoso que ressoa com muitos leitores devido à sua sinceridade e profundidade emocional.

unidiniz 29/02/2024

A morte n é o oposto da vida, mas uma parte intriseca da vid
"Às vezes eu me sinto transformado no zelador de um museu. Um museu sem visitantes e totalmente vazio, do qual eu cuido exclusivamente para mim".

Há mais de dez anos assisti ao filme e imediatamente tornou-se um favorito, principalmente pela temática e trilha sonora, foi meu primeiro contato com Murakami e não pensava que um dia me agradaria tanto do seu modo de construir histórias e explorar personagens divertidos, porém complicados, conflituosos, posso sentir que conheço cada um em sua essência. É um livro pesado por tratar de várias mortes por s×××××××, deve despertar diversos gatilhos e justamente por esses motivos, a leitura torna-se mais lenta, como se demandasse um tempo para entender e absorver as mudanças na narrativa, principalmente sobre angústia de Toru. A história tem um final característico dos livros que já li de Murakami, ao meu ver bastante satisfatório! Só preciso ficar de molhinho um tempo pra poder digerir...

Brenniee 28/02/2024

Esperava tudo e recebi nada
Não é que o livro seja ruim, o enredo é interessante. Mas tem alguma coisa que não me prendeu totalmente nesse livro, e ele acabou sendo meio chato.

No geral, a história é boa, tem umas frases interessantes, e a forma como o autor retrata as relações humanas e suas camadas é bem feita. Mas ele perdeu a mão na erotização. Por exemplo: eu não entendi o por quê da Reiko ter trans*do com o Toru??? Foi COMPLETAMENTE desnecessário. A única explicação plausível pra mim é que talvez o autor quisesse representar esse ato como mais uma forma que eles encontraram de lidar com o luto, MAS tinham outras formas melhores de fazer isso????!!! Além do mais, o Toru amava a Naoko, e tinha feito uma promessa pra ela, então COMO ele iria quebrar a promessa justamente com a melhor amiga dela??? Se fosse a Midori, tudo bem, mas a Reiko era uma das pessoas que a Naoko mais amava!!!

Mas, parando pra pensar, talvez esse seja o ponto do livro, mostrar que o Toru não é tão bom e perfeito assim, porque ninguém é, e a vida não é preto no branco. E as pessoas passam pelo luto. E a Reiko tinha dito pra ele aproveitar a vida e deixar ela o levar?

E eu vou me poupar de comentar sobre a cena da Reiko com a menina de 13 anos.

rafaelmcs 23/02/2024

Sou fã do Murakami, mas não consegui me envolver tanto com essas história. Já li vários e de longe é o que menos gostei. Não achei ruim, mas não encontrei nele o Haruki Murakami dos outros livros.

Diego 23/02/2024

Atemporal
Retrata de forma clara situações que são esquecidas ou pouco popular para a sociedade como saúde mental, sexo, álcool e pessoas medianas. É muito difícil ser protagonista em um cenário como este e acredito que o autor tenha tido tamanho êxito graças ao momento em que vivia e a sua maestria é claro. Na atualidade, não seria um ser mediano, sem nada fora do normal protagonista de nada?talvez, um figurante

Julia 17/02/2024

Segundo obra que leio do autor e sem dúvidas se tornou um dos meus favoritos. Vi muitas resenhas criticando o erotismo exagerado presente na no livro e a representação das personagens femininas. Em geral, cenas de erotismo exagerado não me incomodam tanto caso a obra seja bem escrita, mas uma cena em particular protagonizada por uma adolescente e uma mulher adulta foi extremamente bizarra para mim e, para ser sincera, não vi muita necessidade da história ter seguido por essa linha, por esse motivo, o livro não vai levar 5 estrelas.
Mas, de modo geral, gosto bastante da escrita do autor, achei a trama envolvente do começo ao fim. A obra lida com temas como perdas, luto, solidão, "coming of age" e traz diversos aspectos da cultura japoneses. Um bom livro para se ler durante "a crise dos 20 anos".
A leitura me ajudou a passar por momentos complicados na minha vida, acho que por isso também me apeguei tanto à trama e aos personagens.
Murakami sem dúvidas é um autor um tanto contraditório, como já havia mencionado anteriormente, mas acho interessante dar uma chance às suas obras, caso não tenha lido ainda.

Fabi 15/02/2024

Isn't it good, nowegian wood?
Um livro lindo de doer... Acho que retratou muitissimo bem a juventude e o amadurecimento do protagonista Toru Watanabe.

Haruki Murakami fala de luto, traumas, amor, sexo, amizade... E mesmo quando a história focava nos acontecimentos mais banais e corriqueiros da vida de um universitário, em momento algum eu fiquei entediada, pelo contrário - não conseguia largar esse livro e definitivamente se tornou um dos meus favoritos da vida!

Eu acho que só gosto muito como o autor desenvolve seus personagens e toca em assuntos espinhosos de forma humana e necessária. Eu acredito que quem levante muito a bandeira do "políticamente correto", vai se espantar e torcer o nariz. Mas quem consegue entender que as experiencias humanas vão muito além do que é bonito e aceitável, vai se emocionar e guardar Toru, Midori, Reiko, Naoko e até o Nagasawa no coração.

Ludmila103 13/02/2024

Arte, sofrimento e libertinagem
Não posso negar q até os 70% eu tava vidrada na história, depois disso perdi um pouco do interesse mas continuei presa na leitura.
Norwegian wood é um livro repleto de tragédia, eu senti muita empatia por praticamente todos os personagens, a maioria tem uma história difícil e trazem reflexões muito interessantes. Também gostei muito da escrita, e amei as várias referências que tem no livro, ele cita muitas obras legais envolvendo livros, musicas, etc. Gostei de entender um pouco mais sobre a cultura japonesa.
A única coisa que me incomodou foi o erotismo realmente exagerado, como falei, tem reflexões interessantes mas parecia q tudo tinha que envolver sexo. Também não sei se curti o final, parece que ficou faltando alguma coisa, não sei bem oq o autor quis passar com aquilo (pode ser burrice minha).
Fora isso eu gostei.