Sobre a escrita

Stephen King

Resenhas - On Writing

Leonardo 13/10/2021

O Segredo está na Revisão
Seria contraditório eu dizer que “fiquei sem palavras” quando se trata de um livro sobre a escrita?

Nesse memoir, King descreveu de maneira brilhante e concisa todo o seu processo, que não envolve atalhos nem segredos miraculosos, mas consistência, repetição – e o mais importante: revisão.

O autor começa com uma série de histórias pessoais, mostrando como algumas decisões e pontos de inflexão em sua vida o influenciaram a escrever bem. A segunda parte reúne dicas práticas e quebras de conceitos ensinados em seminários de escrita e por outros escritores, que por mais que sejam bons, não entendem de forma clara o próprio processo. Esses acabam sugerindo abstrações ao invés de conselhos práticos.

Outro ponto inesperado que fiquei feliz ao ler, é como sua família, unida a um círculo de pessoas de confiança foram indispensáveis na sua carreira. Em um trecho do livro ele defende que o segredo do seu sucesso foi ter se mantido casado e fisicamente saudável:

“The combination of a healthy body and a stable relationship with a self-reliant woman who takes zero shit from me or anyone else has made the continuity of my working life possible. And I believe the converse is also true: that my writing and the pleasure I take in it have contributed to the stability of my health and my home life.”

É um livro focado na escrita de ficção, mas acredito que a maioria desses conselhos podem ser aplicados em escrita descritiva, persuasiva, jornalística ou até poética, a qual King cita exemplos, incluindo os de sua esposa.

Não esperava que o livro fosse me impactar tanto, e apesar de suas quase 400 páginas, me pareceu curtíssimo, como bons livros têm o poder de parecer.
Hellen Joyce 13/10/2021minha estante
Esse livro é ótimo! Adorei a resenha!

Larissa.Cifarelli 18/03/2021

King
Livro maravilhoso. King nós conta como foi seu início na escrita até os dias de hoje, livro de não ficção engraçado, leve e encantador.
Romilda.Rodr 18/03/2021minha estante
Amei essa leitura,já até li alguns que ele indicou.

Gláucia 06/06/2018

Sobre a Escrita - Stephen King
Apresentado principalmente como direcionado a escritores imaginava que não me interessaria já que criação pela escrita está longe de qualquer coisa que almejo na vida. Mas o leitor tem muito a aprender com várias dessas dicas.
Tudo aqui se relaciona com a escrita na vida de King, o que essa arte representa para ele. No início ele faz um apanhado dos fatos mais marcantes de sua vida desde a infância e como cada um desses acontecimentos de alguma forma foi utilizado em seus livros. O início, a rejeição, a luta para ser publicado, vendido e lido.
Depois ele fala sobre o processo de escrita propriamente dito e nada muito mirabolante ou surpreendente é revelado. Tudo é dito de forma muito honesta e natural. São abordados vários aspectos da criação de uma história e a forma como cada uma dessas partes é trabalhada pelo autor: o enredo, os personagens, os diálogos, o desenvolvimento da trama até seu clímax e desfecho, a linguagem. Minha forma de ler mudou consideravelmente pois passei a reparar em detalhes para os quais ele nos chama a atenção.
E que leitor maravilhoso! Ao final nos apresenta uma lista gigantesca de livros que ele considera fundamentais na sua formação literária.
Muito já foi dito sobre esse livro e não há muito o que eu possa acrescentar. Com exceção talvez de uma opinião: Stephen King é a segunda melhor pessoa-escritor do mundo contemporâneo.
Marianna 22/04/2019minha estante
Fiquei curiosa para saber quem seria a segunda melhor pessoa-escritor do mundo contemporâneo...Deixa eu adivinhar: Alexander McCall Smith? kkkkk

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 05/06/2018

Só de abrir o livro já dei um sorriso e me encantei
O livro possui três prefácios: no primeiro o autor fala sobre uma banda de rock da qual participou. Pode parecer aleatório, mas ele faz isso para mencionar um frase interessante que ouviu. No segundo prefácio, mais curto que o primeiro, o autor nos fala sobre o tamanho do livro. Por fim, no terceiro prefácio, Stephen King fala, em apenas um parágrafo, sobre a importância do editor. De certa forma, cada um desses prefácio é um agradecimento a uma pessoa diferente.
O livro está dividido em algumas partes, cada uma delas com uma estrutura única. E todas são bem interessantes!

Primeiro temos Currículo, que é onde Stephen King nos conta um pouco sobre sua infância, adolescência, vida adulta, os primeiros contos que escreveu, as dificuldades. É uma parte em que a leitura flui. Eu ri, senti compaixão pelo escritor e até aflição! (Pois é, tem uma parte sobre os problemas de ouvido que ele tinha que são de arrepiar. Se as histórias de terror dele são assim, não sei te terei coragem de ler não…). Também podemos ter uma ideia de como eram as relações de King com sua família, principalmente a mãe e o irmão. A mãe, aliás, foi sua primeira grande incentivadora neste empreitada de se tornar escritor.

Depois desta “introdução”, temos O que é a escrita, que é uma espécie de conto sobre o tema. Trata-se de algumas reflexões do autor e é uma parte que quase chega a ser poética.

A terceira parte, Caixa de ferramentas, começa com uma espécie de crônica sobre este objeto e Stephen King, a partir dessa narrativa, inicia uma metáfora muito interessante sobre os elementos essenciais para uma boa escrita. Aqui o autor fala sobre vocabulário, gramática, elementos de estilo e ritmo.

Em seguida vem Sobre a escrita, uma parte homônima ao título do livro, em que o autor traz mais alguns princípios importantes da escrita. Ele considera este o coração da obra. Uma coisa que Stephen King faz questão de destacar ao longo deste livro e principalmente nesta parte, é a necessidade de ler e escrever muito. Apesar de muito interessante também, confesso que essa foi a parte que mais enrolei para ler. No entanto, ao chegar ao final e passar para a última parte, uma surpresa…

Em Sobre a vida: um postscriptum, o autor nos conta sobre um sério acidente que sofreu. Era algo que eu realmente não esperava encontrar neste livro, mas que achei muito interessante. Primeiro porque, novamente, Stephen King nos dá uma aula (prática) de narrativa. E também porque ele parece cada vez mais se aproximar do leitor para mostrar a ele que somos todos igualmente seres humanos. Outro ponto que achei muito interessante ao longo do livro, mas que fica ainda mais claro nessa última parte, é o amor de King por sua esposa, Tabby. Ele reconhece a felicidade de ambos, os esforços dela com relação a ele e sua imensurável ajuda. Tabby não só apóia e incentiva Stephen King, como também é sua primeira e mais fiél leitora.

Por fim, o autor ainda colocou duas listas de livros que ele leu nos últimos anos. Pode ser um bom lugar para encontrar sua próxima leitura!

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/
Milla 27/07/2018minha estante
undefined

Gabriel Torres 25/09/2022

Eu sei do carinho que as pessoas tem por esse livro, mas sempre quando eu leio elogios eu me questiono o quanto a prosa do King é poderosa, porque ele consegue transformar um livro de conselhos para escritores, e no qual não há muitos conselhos realmente, em um papo entre amigos. O sujeito domina a relação de coloquialidade entre autor e leitor, fazendo uso do texto como instrumento, como ninguém. Pessoas se derretem por esse livro que me parece feito meio que de qualquer jeito e com histórias absurdas como a da babá que sentava no rosto dele e peidava e... Que isso. Tratam esse livro com um carinho que, sei lá, eu nunca tive. Mas aí é que está o poder do autor, essa capacidade de capturar o leitor e transformá-lo em um amigo. Sempre que começo a ler King eu ouço o barulho de uma latinha de cerveja sendo aberta.
Michelle.Gandolfi 25/09/2022minha estante
Bela resenha. Descreveu o que é ler King!

Susannah.Fincannon 01/11/2023

O FUTURO ESTÁ DIANTE DE VOCÊ.
Eu me sinto tendo uma conversa com uma pessoa que me entende 100% e sabe tudo sobre quem eu sou. Um encontro de mentes, de fato. Eu gostaria de poder olhar no fundo dos olhos do meu ídolo e dizer a ele tudo que ele significa para mim.
"Eu jamais abri minha boca, e você jamais abriu a sua. Nós não estamos nem no mesmo ano, quanto mais na mesma sala... mas estamos juntos. Estamos próximos.
Estamos tendo um encontro de mentes."
Jordão. 05/11/2023minha estante
O livro fala sobre conflito?

Ana Sofia 04/04/2024

A leitura travou na segunda parte do livro... Voltou a fluir no finalzinho! Ler o livro do mês do Clube do Livro tem dessas coisas! Acredito que por não ser o tipo de livro que me atrai!
Amon Roumillac 16/04/2024minha estante
Travou na melhor parte!

Hazuki 29/03/2011

Leitura obrigatória para quem tem a pretensão de se tornar um escritor. Nele, Stephen King dá dicas ótimas para quem está pensando em começar a escrever e também para quem já escreve, mas está precisando de algumas dicas sobre como melhorar o estilo. Eu não tenho muita moral para dizer que “oh meu deus, esse é o melhor livro sobre métodos de escrita que eu já li em toda a minha vida”, visto que esse livro foi o primeiro do estilo que eu já li, mas devo dizer que não só aprendi muita coisa útil como também me diverti um bocado com ele.
On Writing não é um simples tutorial, tampouco um manual que detalha como as pessoas devem ou não escrever. Ele é praticamente um relato autobiográfico do Stephen King e motivacional com dicas embutidas. Fácil e rápido de ler. Recomendo!
Isabela 12/02/2013minha estante
Estava adiando essa leitura, por causa do inglês, mas acho que vou ler de vez.

Gustavo494 08/02/2021

Essencialmente essencial
Diria que é uma leitura essencial para escritores inciantes. Como Stephen diz logo no início, não é um compilado de dicas fajutas que encontramos na internet e que na maioria das vezes já sabemos de cor. Aqui ele mostra muitas coisas que aconteceram na sua vida desde muito jovem que o influenciou a ser hoje um grande escritoe, ele dá muitos conselhos ao longo do livro que realmente ajudam muito. Recomendo demais esse livro, até mesmo para quem apenas saber um pouco mais da vida do autor.
Polyana.Sousa 08/02/2021minha estante
Da hora Gu!!

Paulo 07/07/2020

Frustrante
Muitos indicaram, resenhas glorificaram, mas no fim e só um livro médio que não incentiva ninguém a escrever, logo ele né. Enfim, livro bleh. Perdi meu tempo no fim!
deimos 01/03/2021minha estante
Já li outros livros sobre o assunto, digo com toda a certeza, esse foi o pior. E que bom que você foi sincero.

isa :) 04/05/2021

Stephen King, agora seu professor particular via Literária!
Esse com certeza é meu livro de não ficção favorito! Li tão rápido quanto água jorrando da torneira!

Como uma pessoa que admira o Mestre do Terror e tem o sonho de seguir seus passos, levando histórias cativantes a outras pessoas, "Sobre a Escrita" com certeza me ganhou inteirinha! É um livro onde você conhece um pouco da vida de Steve, em primeira via, onde ele sai contando algumas fases de sua vida. Com o desenvolver da leitura parece até que estamos sentadinhos numa mesa de bar juntos!

Em sequência, é abordado por Stephen todas as dicas e ensinamentos que ele pode dar para um escritor iniciante. Dessa vez, parece que estamos em seu próprio escritório enquanto ele nos orienta o que pode ou não fazer em um processo de escrita. Para quem gosta desse assunto (e do Stephen King), é simplesmente magnífico.
Fernando.Francisco 04/05/2021minha estante
Mesa de bar! Foi essa sensação mesmo.

Lu 15/08/2015

Sobre a escrita, de Stephen King
Adiei muito o dia de falar sobre essa obra porque foi um dos livros mais fodas que li esse ano e na vida. Livro bom, pra mim, é aquele que mexe comigo, no sentido mais amplo da palavra. E Sobre a escrita é assim, um livro arrebatador.

Em "Currículo", a primeira parte do livro, conhecemos um pouco da história de Stephen King. Ele fala sobre sua infância, sobre o gosto que adquiriu desde cedo pela leitura e sobre como começou a escrever, fazendo versões em prosa dos quadrinhos que lia, impressionando sua mãe com os enredos para logo depois decepcioná-la ao assumir que a história não era totalmente sua. É aqui, também, que sabemos um pouco sobre as recusas que Steve recebeu ao enviar seus primeiros contos para revistas, sobre o primeiro "sim" e sobre a publicação de seu primeiro romance, Carrie, a estranha.

"Acredito que a estrada para o inferno esteja pavimentada com advérbios, e vou continuar bradando isso aos quatro ventos."

Depois de conhecer um pouco o escritor, é chegado o momento de falar sobre a escrita em si. A segunda parte do livro se chama "Caixa de ferramentas" e, então, King fala sobre o que todo escritor tem que ter e dá dicas mais técnicas para uma construção textual mais rica, como evitar a voz passiva e o aviso de que os advérbios são do mal. Achei tudo muito útil e fácil de colocar em prática, e dei muita risada com os exemplos irônicos e as defesas do autor às práticas que estava pregando.

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://www.ludeluciana.com/2015/08/sobre-escrita-de-stephen-king.html

gabilemos 05/09/2015

Quando percebemos que Stephen King é um ser humano como qualquer outro...
Muitas vezes cultivamos a ideia de que o escritor é um ser sobre-humano... Imbatível,extremamente criativo e produtivo e que pode, com sua escrita,cativar todos.
Imagine quando pensamos em Stephen King... Um escritor com mais de 50 livros lançados,inúmeras adaptações para cinema e televisão, e que a cada ano lança uns 3 livros na média.
O que pensar sobre ele??
Complicado definir...
E outra coisa que me intriga é o quão pouco os escritores falam sobre seu método de escrita (isso anda mudando nos últimos anos), tipo mecanismos de linguagem,modo de apresentação de personagens,etc.
King é bem direto na definição de escrita,mostrando que parece um processo de telepatia entre o autor e escritor.
A primeira parte do livro fala um pouco da vida de King,e ele fala sem nenhuma vergonha,como uma conversa com o leitor.Falando sobre algumas mancadas de sua vida (como desistir de escrever Carrie, mas só voltou porque a esposa o convenceu), e lições de amadurecimento,aprendendo e ensinando no decorrer do livro.
A segunda parte é mais focada na escrita, falando da tão famosa caixa de ferramentas de cada escritor,passando pela importância da figura do editor e culminando no ato de escrever em si.
Ou seja, desconstruir o mito que existe em cima do escritor,e mostrando que não há escritor sem um leitor,para vermos que é uma relação recíproca.
E finalizando, King desabafa o quão é importante a escrita para ele, descrevendo o que acontecera com ele no final dos anos 90,quando quase morrera atropelado,e sua recuperação (originalmente o livro estava sendo escrito por ele quando o acidente aconteceu),mostrando o quão sério deve-se levar a escrita e o quão prazerosa ela é.
Enfim, Sobre a Escrita é um livro pra leitores e escritores,para vermos que o ato de escrever é tão simples,mas ao mesmo tempo, tão poderoso!!

site: http://wondergeekblog.blogspot.com.br/2015/09/resenha-sobre-escrita-de-stephen-king.html

Candice 29/04/2016

Divertido e valioso
Não basta nos deixar apreensivos com suas histórias. King, neste livro, nos emociona. O tom é o de uma conversa com o leitor - às vezes parece um amigo, às vezes um pai.

Pra quem já leu algumas de suas obras, um dos pontos mais interessantes é quando ele nos conta seu processo criativo, de como surgiu a ideia para determinado livro - como quando nos apresenta a ideia inicial de Misery (creepy, by the way) e por que o destino dos personagens acabou mudando ao longo da produção.

Além de passagens que mais parecem autoajuda (ao estilo King, importante dizer) a escritores iniciantes, ele propõe ao leitor um desafio de escrita que é bastante pertinente e interessante. (Fiquei imaginando quantas pessoas no mundo tentaram... gostaria de ler todos os textos - imagino que ele também).

A obra traz pensamentos valiosos acerca da estrutura narrativa; ele sabe do que está falando e assume o risco desses "conselhos" técnicos. (É gostoso ver que, entre uma passagem e outra, King não abre mão do humor). Também não deixa de fora o relato do acidente quase fatal que sofreu, compartilhamos então momentos de aflição já sabendo que, no fim, correra tudo bem na medida do possível.

Você não precisar almejar uma carreira literária pra gostar do livro (que, aliás, é claramente dedicado à mulher Tabby - e, de fato, ele mostra a influência que ela teve, e tem, em sua vida profissional).

As páginas finais foram uma surpresa pra mim: ele lista os livros mais bacanas que leu nos últimos anos. o/ E um pouco antes ele escaneia um excerto da primeira versão de um livro e, depois, a segunda versão do mesmo livro com alterações à caneta. Um livro gratificante que será revisitado.

Sandrinha 11/05/2024

?Escrever não é ganhar dinheiro, ficar famoso, conseguir encontros, transar ou fazer amigos. No final das contas, trata-se de enriquecer a vida de quem lerá sua obra e enriquecer também a sua própria vida. É sobre levantar, ficar bem e superar. Ficar feliz, ok? Ficar feliz?

Sobre a escrita não é um simples livro de não ficção com conselhos e dicas sobre linguagem, mas uma declaração de amor de um escritor pela sua profissão, e por sua família.

King oferece um incentivo a escritores iniciantes, informações e técnicas valiosas para a aprimorar a sua carreira. A forma divertida e cativante que king escreve proporciona uma leitura agradável.
Em sua autobiografia nos conta sobre sua infância, a convivência com seu irmão e com sua mãe. Fez confissões de erros que cometera que muitos não teriam coragem de contar.

Adorei participar da aula!!