Sobre a escrita

Stephen King
Stephen King

Resenhas - On Writing

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 05/06/2018

Só de abrir o livro já dei um sorriso e me encantei
O livro possui três prefácios: no primeiro o autor fala sobre uma banda de rock da qual participou. Pode parecer aleatório, mas ele faz isso para mencionar um frase interessante que ouviu. No segundo prefácio, mais curto que o primeiro, o autor nos fala sobre o tamanho do livro. Por fim, no terceiro prefácio, Stephen King fala, em apenas um parágrafo, sobre a importância do editor. De certa forma, cada um desses prefácio é um agradecimento a uma pessoa diferente.
O livro está dividido em algumas partes, cada uma delas com uma estrutura única. E todas são bem interessantes!

Primeiro temos Currículo, que é onde Stephen King nos conta um pouco sobre sua infância, adolescência, vida adulta, os primeiros contos que escreveu, as dificuldades. É uma parte em que a leitura flui. Eu ri, senti compaixão pelo escritor e até aflição! (Pois é, tem uma parte sobre os problemas de ouvido que ele tinha que são de arrepiar. Se as histórias de terror dele são assim, não sei te terei coragem de ler não…). Também podemos ter uma ideia de como eram as relações de King com sua família, principalmente a mãe e o irmão. A mãe, aliás, foi sua primeira grande incentivadora neste empreitada de se tornar escritor.

Depois desta “introdução”, temos O que é a escrita, que é uma espécie de conto sobre o tema. Trata-se de algumas reflexões do autor e é uma parte que quase chega a ser poética.

A terceira parte, Caixa de ferramentas, começa com uma espécie de crônica sobre este objeto e Stephen King, a partir dessa narrativa, inicia uma metáfora muito interessante sobre os elementos essenciais para uma boa escrita. Aqui o autor fala sobre vocabulário, gramática, elementos de estilo e ritmo.

Em seguida vem Sobre a escrita, uma parte homônima ao título do livro, em que o autor traz mais alguns princípios importantes da escrita. Ele considera este o coração da obra. Uma coisa que Stephen King faz questão de destacar ao longo deste livro e principalmente nesta parte, é a necessidade de ler e escrever muito. Apesar de muito interessante também, confesso que essa foi a parte que mais enrolei para ler. No entanto, ao chegar ao final e passar para a última parte, uma surpresa…

Em Sobre a vida: um postscriptum, o autor nos conta sobre um sério acidente que sofreu. Era algo que eu realmente não esperava encontrar neste livro, mas que achei muito interessante. Primeiro porque, novamente, Stephen King nos dá uma aula (prática) de narrativa. E também porque ele parece cada vez mais se aproximar do leitor para mostrar a ele que somos todos igualmente seres humanos. Outro ponto que achei muito interessante ao longo do livro, mas que fica ainda mais claro nessa última parte, é o amor de King por sua esposa, Tabby. Ele reconhece a felicidade de ambos, os esforços dela com relação a ele e sua imensurável ajuda. Tabby não só apóia e incentiva Stephen King, como também é sua primeira e mais fiél leitora.

Por fim, o autor ainda colocou duas listas de livros que ele leu nos últimos anos. Pode ser um bom lugar para encontrar sua próxima leitura!

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/
Milla 27/07/2018minha estante
undefined

Phablo Galvão 30/05/2016

o essencial sobre a escrita
E é com grande satisfação que concluo "Sobre a Escrita - a arte em memórias" de Stephen King. Nossa, esse livro foi um verdadeiro achado na minha vida de jornalista até porque qual profissional não passou pelo clichê de estar na frente de uma folha em branco e se perguntar: e agora?! Em "Sobre a Escrita", King traz uma visão prática da profissão de escritor, incluindo, vale destacar, o que ele considera como sendo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir. Mas não para aí, o grande ponto do livro na minha opinião é o fato dele ser também um relato pessoal do Stephen King. Uma autobiografia íntima, um retrato da sua vida familiar e de seu processo criativo no transformar uma ideia em livro.

No livro ele narra como alguns incidentes e situações de sua vida o transformaram no escritor que ele é. É interessante notar que King aponta a escrita como algo mais de instinto do que outra coisa. Ele aproveita e responde as questões que sempre lhe fizeram ao longo de sua carreira e também de outras que gostaria que lhes tivessem feito, como sobre a linguagem. É proveitoso o fato dele aconselhar tendo como base suas próprias memórias vividas da infância e nas experiências de início de carreira.
É uma grande aula sobre a arte da escrita, sem dúvidas. Muito, muito bacana mesmo. Recomendo a todos que trabalham com essa arte. (N°4|16) #phgbook #StephenKing #Sobreaescrita #OnWriting #book
Tadeu.Miranda 08/07/2016minha estante
undefined

Leonardo 13/10/2021

O Segredo está na Revisão
Seria contraditório eu dizer que “fiquei sem palavras” quando se trata de um livro sobre a escrita?

Nesse memoir, King descreveu de maneira brilhante e concisa todo o seu processo, que não envolve atalhos nem segredos miraculosos, mas consistência, repetição – e o mais importante: revisão.

O autor começa com uma série de histórias pessoais, mostrando como algumas decisões e pontos de inflexão em sua vida o influenciaram a escrever bem. A segunda parte reúne dicas práticas e quebras de conceitos ensinados em seminários de escrita e por outros escritores, que por mais que sejam bons, não entendem de forma clara o próprio processo. Esses acabam sugerindo abstrações ao invés de conselhos práticos.

Outro ponto inesperado que fiquei feliz ao ler, é como sua família, unida a um círculo de pessoas de confiança foram indispensáveis na sua carreira. Em um trecho do livro ele defende que o segredo do seu sucesso foi ter se mantido casado e fisicamente saudável:

“The combination of a healthy body and a stable relationship with a self-reliant woman who takes zero shit from me or anyone else has made the continuity of my working life possible. And I believe the converse is also true: that my writing and the pleasure I take in it have contributed to the stability of my health and my home life.”

É um livro focado na escrita de ficção, mas acredito que a maioria desses conselhos podem ser aplicados em escrita descritiva, persuasiva, jornalística ou até poética, a qual King cita exemplos, incluindo os de sua esposa.

Não esperava que o livro fosse me impactar tanto, e apesar de suas quase 400 páginas, me pareceu curtíssimo, como bons livros têm o poder de parecer.
Hellen Joyce 13/10/2021minha estante
Esse livro é ótimo! Adorei a resenha!

estantedaju 06/12/2021

Meu primeiro contato com a escrita de King
📚 Sempre tive curiosidade de ler algo do Stephen King, mas a vida da pessoa medrosa não permitia hahahaha até que eu descobri esse livro, que fala sobre escrita e tem uma pitada autobiográfica que eu ameeei por proporcionar o que eu procurava: conhecer um pouco mais sobre a história desse autor que causa rebuliço pelo mundo, e também ler um pouco mais sobre a escrita, processo que me encanta e me envolve diariamente.

❤ "Sobre a escrita: A arte em memórias" ganhou vários prêmios, e não é à toa! O livro é dividido em partes, iniciando com um relato autobiográfico profundo e envolvente que mostra o caminho percorrido por Stephen, todos os "nãos" e aprendizados enfrentados em sua jornada, e seguindo por dicas àqueles que desejam seguir a profissão, conhecer um pouco mais sobre o processo de colocar um livro no mundo ou simplesmente ouvir uma boa história.

✍ O livro foi publicado pela primeira vez quando eu ainda era um bebê, mas continua atual em muitos aspectos. Concordo com a maior parte das dicas de Stephen, e principalmente sobre a necessidade de escritores lerem muito e terem cuidado com as versões e revisões, porque é de fato desanimador pegar um livro em que o cuidado com escrita e a revisão são deixados de lado.

🥰 Ainda não criei coragem para ler uma de suas histórias macabras, mas esse livro deixou claro para mim a paixão e dedicação que Stephen tem pela escrita, o que admiro muito!

💌 Um livro rico em memórias e aprendizados, e que de quebra vai te envolver em uma história de fortes emoções. Adorei a experiência!

site: https://www.instagram.com/p/CXHa89ALGYq/
Alê | @alexandrejjr 09/12/2021minha estante
Parabéns pelo texto, Júlia!

Gabriel Torres 25/09/2022

Eu sei do carinho que as pessoas tem por esse livro, mas sempre quando eu leio elogios eu me questiono o quanto a prosa do King é poderosa, porque ele consegue transformar um livro de conselhos para escritores, e no qual não há muitos conselhos realmente, em um papo entre amigos. O sujeito domina a relação de coloquialidade entre autor e leitor, fazendo uso do texto como instrumento, como ninguém. Pessoas se derretem por esse livro que me parece feito meio que de qualquer jeito e com histórias absurdas como a da babá que sentava no rosto dele e peidava e... Que isso. Tratam esse livro com um carinho que, sei lá, eu nunca tive. Mas aí é que está o poder do autor, essa capacidade de capturar o leitor e transformá-lo em um amigo. Sempre que começo a ler King eu ouço o barulho de uma latinha de cerveja sendo aberta.
Michelle.Gandolfi 25/09/2022minha estante
Bela resenha. Descreveu o que é ler King!

Gustavo494 08/02/2021

Essencialmente essencial
Diria que é uma leitura essencial para escritores inciantes. Como Stephen diz logo no início, não é um compilado de dicas fajutas que encontramos na internet e que na maioria das vezes já sabemos de cor. Aqui ele mostra muitas coisas que aconteceram na sua vida desde muito jovem que o influenciou a ser hoje um grande escritoe, ele dá muitos conselhos ao longo do livro que realmente ajudam muito. Recomendo demais esse livro, até mesmo para quem apenas saber um pouco mais da vida do autor.
Polyana.Sousa 08/02/2021minha estante
Da hora Gu!!

Senhor Wayne 27/05/2021

A Metalinguagem de King
De forma simples, porém sábia King nos guia para sua mente como visitantes numa grande biblioteca de memórias e estudos pragmáticos de escrita. O Autor nós guiando pelo seu processo criativo é sublime
Amanda 27/05/2021minha estante
Quero de mais ler esse ??

Cláudia 08/02/2017

Vida Longa Ao King!
AMO! AMO! AMO!
Como um ser humano pode ser tão bom em tudo o que faz? Sim, sei que existe algumas exceções, algumas que não foram "a história", mas convenhamos, foi por MUITO pouco, vai... E ele tem crédito para isso.
Meu herói, Stephen King, vive me surpreendendo, e sempre da melhor maneira possível.
Saindo de sua zona de conforto, encontramos um King sarrista, cômico, auto critico, sofisticado, e todos os adjetivos que quiserem usar. Com o King, pode!
Em "Sobre a Escrita", da Editora Suma de Letras, encontramos um Stephen genuíno, simples, batalhador, hilário. Vou mais além, um professor nato de escrita literária. Dá até vontade de usar suas dicas e tentar para ver o que acontece!
King dá, literalmente, uma aula sobre a arte de escrever, nos fala sobre sua infância alegre e pobre, sua árdua batalha para incluir seus textos em jornais locais até sua vitória, fazendo parte do seletivo hall da fama dos melhores.
Nesse exemplar, ele nos conta de toda sua trajetória - infância, juventude, casamento com sua adorada e inspiradora esposa, Tabha - dicas gramaticais, estilo e gênero literário, até "nãos" que foram aceitos como crescimento para textos melhores. E, melhor ainda, nos atualiza com uma lista de seus livros e escritores favoritos.
Aqui, ele divide com nós, seus mortais leitores, suas experiências, sua escrita, suas dicas, sua rotina, suas inspirações. É uma viagem corajosa, sagaz e persistente em busca de um único ideal: a literatura!
Resumindo: uma aula singular do maior autor de suspense de todos os tempos.

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/04/vida-longa-ao-king.html
Luiz Miranda 01/05/2017minha estante
Nasceu pra escrever. King é o mestre maior do terror e suspense.

Gláucia 06/06/2018

Sobre a Escrita - Stephen King
Apresentado principalmente como direcionado a escritores imaginava que não me interessaria já que criação pela escrita está longe de qualquer coisa que almejo na vida. Mas o leitor tem muito a aprender com várias dessas dicas.
Tudo aqui se relaciona com a escrita na vida de King, o que essa arte representa para ele. No início ele faz um apanhado dos fatos mais marcantes de sua vida desde a infância e como cada um desses acontecimentos de alguma forma foi utilizado em seus livros. O início, a rejeição, a luta para ser publicado, vendido e lido.
Depois ele fala sobre o processo de escrita propriamente dito e nada muito mirabolante ou surpreendente é revelado. Tudo é dito de forma muito honesta e natural. São abordados vários aspectos da criação de uma história e a forma como cada uma dessas partes é trabalhada pelo autor: o enredo, os personagens, os diálogos, o desenvolvimento da trama até seu clímax e desfecho, a linguagem. Minha forma de ler mudou consideravelmente pois passei a reparar em detalhes para os quais ele nos chama a atenção.
E que leitor maravilhoso! Ao final nos apresenta uma lista gigantesca de livros que ele considera fundamentais na sua formação literária.
Muito já foi dito sobre esse livro e não há muito o que eu possa acrescentar. Com exceção talvez de uma opinião: Stephen King é a segunda melhor pessoa-escritor do mundo contemporâneo.
Marianna 22/04/2019minha estante
Fiquei curiosa para saber quem seria a segunda melhor pessoa-escritor do mundo contemporâneo...Deixa eu adivinhar: Alexander McCall Smith? kkkkk

Jarbas15 09/01/2022

Autobiografia
O livro é mais uma autobiografia do que uma especie de ajuda a escritores, conta bastante sobre sua infância e adolescencia e como foi sua vida adulta dividida com a escrita. Deu algumas dicas valiosas sim, porém, que poderia ser resumidas em 10 paginas.
mauricio 09/01/2022minha estante
nossa ia comprar pra minha amg que tá querendo ser escritora

Beatriz 26/01/2023

King não promete nada e entrega tudo! Até em um livro de não ficção, que ele busca ?ensinar? truques para a escrita, ele consegue prender a atenção e deixar fissurado nas páginas. Depois desse livro da até vontade de escrever algo? hahaha
Mulher dos Livros 26/01/2023minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro ?

Bruno1204 03/05/2023

Nunca havia lido um livro de king, mas sempre soube que ele e muito bom. Comecei logo pelo livro sobre a escrita. E a forma que ele escreve e muito fluida. O que fez eu querer ler seu livro.
DHPCarn 03/05/2023minha estante
Tenho que ler esse ainda.

Leia com a gente 04/02/2018

Dicas de um mestre da escrita
Quero compartilhar com vocês algumas impressões sobre esse livro incrível! Eu gosto bastante do gênero que o autor escreve, que é um suspense mesclado com toques de fantasia e terror, mas sou ainda mais fã do seu estilo de escrita.

Independente de gostar ou não do tipo de livro que ele escreve temos de admitir que o cara é um dos escritores mais produtivos e bem sucedidos da atualidade. E é justamente sobre a arte da escrita que King se propõe a escrever nesse livro.

O autor nos conta, num tom de conversa bem informal, como é a experiência da escrita e como o processo de criar uma história e colocá-la no papel funciona para ele. Stephen King compartilha conosco suas experiências pessoais e narra alguns acontecimentos de sua vida relacionados a rotina de escritor.

Mas o mais incrível desse livro são algumas técnicas e conselhos que ele dá a quem quer aprimorar suas habilidades na escrita. Se você, assim como eu, apenas gosta de escrever ou até mesmo para aqueles que pretendem fazer da escrita sua profissão vale a pena conferir algumas citações de Sobre a Escrita que são verdadeiros conselhos, afinal não custa nada ouvir umas dicas de um mestre da escrita como Stephen King!

QUOTES:

“Não existe um Depósito de Ideias, uma Central de Histórias nem uma Ilha de Best-Sellers Enterrados; as ideias para boas histórias parecem vir, quase literalmente, de lugar nenhum, navegando até você direto do vazio do céu: duas ideias que, até então, não tinham qualquer relação, se juntam e viram algo novo sob o sol. Seu trabalho não é encontrar essas ideias, mas reconhecê-las quando aparecem.” (p. 35)

“Quando você escreve, está contando uma história para si mesmo. Quando reescreve, o mais importante é cortar tudo o que não faz parte da história.” (p. 53)

“Na ficção, o parágrafo é menos estruturado — é a batida, não a melodia. Quanto mais ficção você lê e escreve, mais verá seus parágrafos se formando por conta própria. E é isso que você quer. Ao escrever um texto, é melhor não pensar demais sobre o início e o fim dos parágrafos; o truque é deixar a natureza seguir seu curso. Se depois você não gostar, é só corrigir. É isso que significa reescrever.” (p. 116)

“O objetivo da ficção não é a correção gramatical, mas fazer o leitor se sentir à vontade e, depois, contar uma história… Fazer com que ele esqueça, sempre que possível, que está lendo uma história. O parágrafo de uma única frase lembra mais a fala que a escrita, e isso é bom. Escrever é seduzir.” (p. 118)

“Se você quer ser escritor, existem duas coisas a fazer, acima de todas as outras: ler muito e escrever muito. Que eu saiba, não há como fugir dessas duas coisas, não há atalho.” (p.126)

“Posso ser direto? Se você não tem tempo de ler, não tem tempo (nem ferramentas) para escrever. Simples assim.” (p. 128)

“A leitura é o centro criativo da vida de um escritor. Eu levo um livro comigo aonde quer que vá, e não faltam oportunidades para mergulhar na leitura” (p. 128)

“De meu ponto de vista, histórias e romances se dividem em três partes: narração, que leva a história do ponto A para o ponto B e, por fim, até o ponto Z; descrição, que cria uma realidade sensorial para o leitor; e diálogo, que dá vida aos personagens através do discurso. (p.141)

“Histórias são relíquias, parte de um mundo pré-existente ainda não descoberto. O trabalho do escritor é usar as ferramentas que tem na caixa para desenterrar o máximo de histórias que conseguir, tão intactas quanto possível. Às vezes o fóssil encontrado é pequeno; uma concha. Às vezes é enorme, como um Tyrannosaurus Rex, com aquelas costelas enormes e aqueles dentes sorridentes. Seja o que for, uma história curta ou um romance colossal de mil páginas, as técnicas de escavação continuam sendo basicamente as mesmas.” (p. 141)

“A descrição pobre deixa o leitor confuso e míope. A descrição exagerada o enterra em detalhes e imagens. O truque é encontrar um bom meio-termo. Também é importante saber o que descrever e o que deixar de lado enquanto você se concentra no trabalho principal, que é contar uma história.” (p. 150)

“O uso da metáfora e de outras figuras de linguagem é uma das grandes delícias da ficção — na escrita e na leitura, também. Quando acerta o alvo, uma metáfora nos agrada tanto quanto encontrar um velho amigo em meio a uma multidão de desconhecidos. (p. 153)

“Uma das principais regras da boa ficção é nunca dizer algo que você pode, em vez disso, nos mostrar.” (p. 155)

“A escrita não é para fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, e também para enriquecer sua vida. A escrita serve para despertar, melhorar e superar. Para ficar feliz, ok?” (p. 229)

Ok mestre!

Até a próxima bibliófilos, e continuem lendo com a gente!

site: www.leiacomagente.com.br
Negres 04/02/2018minha estante
Que baita dica! Coloquei na minha lista de interesse ?

Ina 29/07/2022

Eu amei, eu sempre tive dificuldades em escrever qualquer coisa, e lendo este livro de king descobri que o certo é por no papel tudo que vem a mente do jeito que esta na cabeça, depois você revisa e revisa e revisa.
Estou pondo em pratica esta conduta e daqui uns meses vou descobrir se valeu a pena.
Outro ponto importante no livro, eu descobri que n gosto de livros que falam indiretamente sobre a historia, gosto da história mais direta.
Andressa Tanabe 01/08/2022minha estante
Quero ser uma das primeiras pessoas a ler uma obra sua ??

martins.adriano 20/01/2022

Aquele livro que te deixa com vontade de escrever
Confesso que não tinha lido nenhum livro do King antes, mesmo sempre colocando ?O Iluminado? e ?Misery? na lista dos que eu preciso ler; o que acontece é aquela cobrança comigo mesmo pra pegar um deles e ler logo. Ainda não o fiz, mas depois dessa leitura, pretendo fazer o quanto antes.
Assistindo algumas resenhas na internet, me deparei com a indicação tão boa desse livro que não consegui conter a curiosidade. Um livro do escritor mais aclamado dos últimos tempos dando dicas de escrita, com certeza uma ideia sensacional (e instigante).
E olha, valeu a pena furar a fila e ler está obra prima antes dos outros, viu? Que livro maravilhoso!
O livro todo tem uma ótima fluidez, tanto nos momentos que ele discorre sobre a sua vida e o início da sua carreira, quanto nas partes em que ele fala da própria escrita em si e das técnicas que ele desenvolveu pra criar suas histórias. Inclusive, a forma direta com que ele fala me deu a sensação de uma conversa mesmo com o autor.
Vale super a pena a leitura, super indico pra quem ainda não tenha lido, e garanto que você também vai ficar com aquela vontade de pegar uma caneta e despejar suas histórias todas no papel.
anicca 20/01/2022minha estante
eu recomendaria começar pir misery, é excelente em todos os sentidos