J.R.R. Tolkien: Uma Biografia

J.R.R. Tolkien: Uma Biografia Humphrey Carpenter

Resenhas - JRR Tolkien

Jonatas Luiz Squiavo 07/06/2022

livro preferido
é definitivamente o livro que me fez amar o Tolkien para além de suas brilhante obras, ele é um ser humano incrivel não apenas como escritor, é uma grante referencia pra mim

Kau 31/05/2022

Tolkien não aprovava biografias. "Sua verdadeira biografia é O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion". Porém, viajar pela vida desse escritor genial foi uma experiência sem parâmetros.
Eu teria adorado ser amiga de Tolkien só de saber que ele gostava de boa conversa, risada e cerveja. Imagina então sentar em uma sala aconchegante com lareira, partilhar risadas e leituras do que viriam a ser best-seller mundiais?
Tolkien não se considerava um inventor de histórias, ele as descobria, como se descobre lendas. E suas lendas fizeram parte da minha infância, adolescência e vida adulta.

Thiago 13/05/2022

Apesar de ser dito sempre que Tolkien não queria que sua vida fosse comparada a sua obra, as partes que mais gostei dessa biografia, foi onde o autor fala sobre o seu caótico processo de escritas.

Angelo.Miguel 18/04/2022

Gostei de saber alguns detalhes sobre vida do Tolkien, mas esperava mais sobre as obras e o processo de criação. Mas no geral foi uma boa leitura.

EvertonJOB 07/04/2022

Perfeito
Gostei muito de ler sobre a biografia de Tolkien, já tinha lido As Cartas, mas esse é muito mais completo. O Professor merece todo elogio por tanta dedicação e trabalho, mesmo sendo procastinador em alguns momentos rsrs. Viveu uma vida normal e até mesmo ordinária, mas tudo q tem pra saber sobre a grandeza desse homem está nas suas obras. Que viva por muitos e muitos anos a memória desse gigante e obrigado por ter nos dado essas histórias tão fantásticas.

Brunna Fernanda Freire 28/03/2022

Elucidador
Nunca foi fã de ler biografias, mas decidi ler essa por ser imensamente apaixonada pelo Legendarium de Tolkien.
E devo dizer, é muito importante lê-la se você quiser entender melhor o Universo da Terra-Média, pelo menos de um jeito mais profundo. Me peguei rindo com algumas passagens e tendo raiva em outras, nunca imaginei que uma biografia me traria esses sentimentos, muito menos de um autor que, como pessoa, não sou particularmente fã, mas cujo a obra amo.
Hoje tenho outro entendimento não só sobre a Terra-Média, mas também sobre o processo criativo e prático de se escrever um conjunto de obras como essas.

Marcone989 27/03/2022

Árvore e folha.
Diante dele estava a Árvore, sua Árvore, terminada. Se é que se pode dizer de uma árvore viva, cujas folhas se abriram, os ramos cresciam se curvavam ao vento que tantas vezes Cisco sentira ou adivinhara, e tantas vezes não conseguira captar. Ele fitou a árvore e lentamente ergueu os braços e os abriu largamente - É um dom ! - disse ele. E assim se encerra a Biografia desse criador de lendas, um mago das palavras, um dos responsáveis pelo meu amor por toda cultura literária, um ser humano que dificilmente terá seus feitos superados. Muitos chegaram perto, mas nenhum se igualou. Nenhum.

Thathithas 15/03/2022

Digna do autor da Terra média
Confesso que a biografia do Tolkien é muito mais fácil de ser lida que sua obra prima. Porém, assim como em o senhor dos anéis também somos fisgados pelo poder não do anel, mas do homem por trás das páginas e páginas de aventura que deslumbram gerações.

Vale muito a pena.

Matheus 11/03/2022

A biografia autorizada do mestre da fantasia :)
Livro ?: J.R.R Tolkien - Uma biografia
Autor ?: Humphrey Carpenter
Faixa etária ?: ???
Nota ?: 5 ?

J.R.R Tolkien. Escritor de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis". Cristão. Pai de quatro filhos. Se tem uma coisa que não tem como decepcionar, é conhecer a sua história.

"O bebê é adorável. Tem belas mãos e orelhas, cabelos bastante claros, olhos 'Tolkien' e uma boca indubitavelmente 'Suffield.'"

Nesta obra de Humphrey Carpenter, autorizada pela família Tolkien, vamos conhecer a vida do gênio por trás de "O Senhor dos Anéis" desde o casamento dos seus pais, até sua morte aos 81 anos. Conhecemos os filhos de Tolkien, as ideias no qual ele teve para escrever seus livros, suas impressões, suas relacoes amorosas, desafios e amizades.

No começo, eu confesso que, eu não estava gostando muito, mas a medida que o livro foi andando e a medida que ele começou a ter as ideias para a história, eu fui me acostumando e fui cativado.

Juro que a dificuldade para fazer essa resenha e para avaliar esse livro foi muito difícil, porque eu não sei como devo avaliar a história de vida de alguém. Se ela chegou a ser uma biografia é que ela é realmente importante, eu não posso dar 2 estrelas (apesar de eu não ter nem cogitado essa opção) para uma biografia simplesmente por não ter me interessado.

Outra coisa: As pessoas normalmente pensam que biografias são leituras mais maçantes e tediosas... NÃO. Simplesmente NÃO PENSEM ISSO :) procurarem a biografia de alguém que se interessem por que você com certeza vai gostar.

Recomendo essa obra para todos os fãs de Tolkien, Senhor dos Anéis, o Hobbit, o Silmarillion, Béren e Luthien, os Filhos de Húrin, a Queda de Gondolin, as Aventuras de Tom Bombadil, Árvore e Folha, Mestre Gil de Ham, Ferreiro do Bosque Grande e para todas as pessoas que procuram mais sobre o pai da fantasia.

Super interessante, recomendo demais :)

Fabio.Nunes 09/02/2022

O homem por trás do mito e o mito por trás do homem
Tolkien é, até hoje, o meu autor favorito. Aquele que, com sua brilhante capacidade imaginativa, me ajudou a entender grandes verdades sobre mitos e contos de fadas. Um autor que me proporcionou prazeres literários sem igual, numa época em que eu muito necessitava.
Como homem, vejo-o como um conservador chato e cheio de manias. Uma pessoa idiossincrática, cheia de opiniões, incapaz de se concentrar num determinado ponto por muito tempo sem criar muitas digressões e nunca mais voltar ao ponto anterior (vide a história sobre o Silmarillion). Um homem sem organização e método de trabalho que o permitissem publicar mais do que sua mente extraordinária era capaz (foram 12 anos para finalizar O Senhor dos Anéis).
Mas isso é o humano, o mundano, a forma. Muito diferente de sua obra, seu mito, seu espírito.
Este sim, é o legado que ele deixou e que perdura até hoje.
Como toda história de um ser humano, ela termina com sua morte - e nem me venha dizer que há algum spoiler nessa verdade.
Mas tal morte, no meu entender, empobreceu um pouco nossa humanidade; pois, assim como uma obra ganha vida própria e independente de seu autor, fico imaginando o que aquela mente feérica poderia nos ter trazido se vivesse um pouco mais. Jamais saberemos, mas satisfeitos estamos.

Breno 30/01/2022

é estranho saber que o homem que escreveu o senhor dos anéis levava um vida tão simples e comum.
as partes sobre a amizade do Tolkien e do Lewis são uma das melhores coisas do livro, sem dúvida nenhuma

Thiago275 30/12/2021

Excelente!
Escrito por Humphrey Carpenter, esse livro pode ser considerado a biografia definitiva de Tolkien, pois o autor teve acesso irrestrito a todos os diários, cartas e demais escritos de Tolkien, conversou com familiares, amigos e conhecidos e, certa vez, encontrou-se com o próprio criador da Terra-Média.

Escrito numa prosa deliciosa, o livro nos dá um panorama de toda a vida de Tolkien, começando na infância, passada na África do Sul. Logo após a perda do pai, vemos as dificuldades pelas quais o jovem Tolkien passou na Inglaterra, agravadas posteriormente pela perda da mãe.

Carpenter narra vários aspectos da vida do grande escritor. Seu romance quase impossível com a jovem Edith, que se tornaria sua companheira de toda a vida (e que serviu de inspiração para a história de Beren e Lúthien); sua participação na Primeira Guerra Mundial (na qual se feriu e, enquanto se recuperava, escreveu os primeiros esboços do que viria a ser sua mitologia); seu interesse por línguas, que seria a base de toda a sua vida intelectual.

Um dos pontos mais interessantes do livro é que o autor mostra a vida de Tolkien como ela realmente era: a vida de um professor universitário, profundamente apaixonado por sua área de estudo - a filologia - que gostava muito de beber e conversar com seus amigos, esposo dedicado e pai amoroso. Seria difícil imaginar uma vida mais rotineira e comum.

Daí vem as grandes questões: como um homem tão comum possuía uma imaginação tão profunda? Como um professor tão pacato conseguiu criar personagens, idiomas, continentes, linhas temporais tão espetaculares? São perguntas que certamente não têm resposta, mas evidenciam a complexidade do ser humano.

O livro não deixa de destacar os percalços e defeitos de Tolkien, como sua falta de disciplina (ele raramente terminava o que começava, e gostava de fazer inúmeras revisões sobre todos os seus escritos, incluindo cartas e textos acadêmicos), sua pouca tolerância para críticas, etc.

Mas, comparadas à sua generosidade e seu incansável trabalho, tais defeitos são o de menos. Certamente, os fãs de Tolkien, após lerem essa biografia, sairão, como eu, ainda mais admiradores desse inigualável escritor.

Luana 28/12/2021

Foi uma releitura. Tinha lido a primeira versão de 198... Mas essa edição sem dúvidas é melhor. Gostei da Harper ter incluído os textos acadêmicos de autoria do Tolkien nos apêndices, mas senti falta das publicações feitas no Brasil além de fotos da família.

Assim, sou muita fã da obra dele como um todo, mas da pessoa acho que nem tanto.

Recomendo a leitura para aqueles que como eu, querem entender melhor a pessoa por trás das obras.