J.R.R. Tolkien - Uma Biografia

J.R.R. Tolkien - Uma Biografia Humphrey Carpenter

Resenhas - JRR Tolkien

Barbara Louize 23/03/2020

Biografia muito bem escrita de um grande escritor. Quem não conhece as suas publicações mais famosas fica meio perdido no começo, mas depois a leitura passa a ser atrativa e muito gostosa.

Simas 12/03/2020

Numa cidade na Inglaterra vivia um escritor...
Comecei a ler esta biografia depois de ter visto o filme Tolkien de 2019 (com Nicholas Hoult interpretando J.R.R.T.). O filme é interessante, conta parte da vida do professor, escritor, filólogo, sua atuação na 1ª Guerra, seu amor pela linguagem, por Edith, pelos amigos. Porém vai somente até a primeira linha de O Hobbit.

A biografia traz muito mais, claro. Detalhes sobre correspondências, a complexa amizade de Tolkien com C.S. Lewis (autor de Nárnia), as linhas religiosas dele e de sua família, as diversas mudanças de lares, complicações nas publicações de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, o equilíbrio entre "criador de histórias de fantasia" e "descobridor histórico". Apresenta o longo processor de worldbuilding da Terra-Média, e os infindos textos que John Ronald Reuel punha no papel, porém nunca terminava (tanto que Contos Inacabados, editado pelo seu filho, Christopher Tolkien, traz vários destes).

Como o biógrafo, Humphrey Carpenter, deixa bem claro, esta obra não se dispõe a analisar e realizar críticas da bibliografia de Tolkien. Tampouco busca aprofundar-se na mente do escritor ou esboçar explicações sobre a fonte de sua imaginação. De maneira simples e direta, expõe os fatos e coloca à mostra o hábito de um homem simples e britânico até os dentes.

Para escritores de fantasia, ler esta biografia pode servir de inspiração, trazendo também potenciais insights sobre worldbuilding, criação de personagens, entre outros tópicos relacionados à literatura. Para fãs é uma obra que faz entender o homem por trás dos mitos.

Todavia, em muitas partes, Humphrey parece atenuar a intensidade dos fatos, tomando pontos de vista salpicados de eufemismo. Isto é, "passar o pano" para Tolkien. Como divergências com sua esposa, Edith, a depressão/melancolia nos anos finais de vida do escritor, além de alguns preconceitos, os quais justifica como "hábito".

Mesmo assim, fica a recomendação da leitura para aqueles que se interessam por Tolkien, Ficção e Fantasia.

Heber 17/02/2020

Mente encantadora
Em meio a um mundo cinza, tão tão real.
"... a principal função do linguista é interpretar a literatura e que a principal função da literatura é proporcionar prazer."

Laura 15/02/2020

Essencial para fãs de Tolkien!
Esteticamente uma belíssima edição em capa dura, revestida em tecido, num tom de verde maravilhoso que já me remeteu automaticamente às obras de Tolkien. Uma pintura montanhosa em tinta branca finaliza com excelência este lindo exemplar.
Por dentro, guarda em papel com leve brilho, e a mesma pintura montanhosa que nos acompanha ao longo de todas as oito partes do livro e apêndices. Vale ressaltar o capricho da editora em colocar todos os cabeçalhos, numerações de página e brasões dos inícios dos capítulos, em tom de verde combinando com a capa.

Sobre o livro, uma biografia riquíssima, que inicia nos conduzindo desde a história dos pais de Tolkien, costumes, o nascimento, as mudanças de endereço, seu interesse por outras línguas, etc. Vemos os pequenos detalhes desse cotidiano que, desde os primeiros anos de vida, foram pontos tão importantes em suas obras.

O texto relata as amizades tão importantes para ele, a passagem pela guerra, seus anos em Oxford, toda a trajetória desde o início das escritas de O Silmarillion, O Hobbit, O Senhor dos Anéis, entre outros textos importantíssimos e seu magnífico trabalho como filólogo. Conhecemos as dificuldades para conseguir fazer as primeiras publicações de seus livros, a quantidade de revisões que demandavam tanto tempos seu tempo, a busca pelo perfeccionismo e precisão de suas histórias.

A escrita de Humphrey Carpenter é tão fluida que tira o peso que normalmente têm as biografias, com tantas fontes de citações e referências. É mais como um contador de histórias, que em conversa perpyassa incríveis histórias de vida de uma lenda.

Será uma releitura muito esperada para daqui alguns anos.

Sidney César 10/02/2020

Um Hobbit entre nós
Para além da obra há um autor de carne e osso. Apesar de que a grandeza de uma obra independe da grandeza de um autor, não vejo como separar um do outro. E Tolkien é um exemplo de que a compreensão da grandeza de sua obra só se faz quando se compreende a grandeza do homem que a criou.

Lucas.Braganca 27/01/2020

Pra fãs e admiradores
Livro muito bem escrito, com leitura fluida e cativante. Talvez um pouco maior do que eu gostaria. O autor é extremamente detalhista, parecendo que foi um espectador diário da vida de Tolkien. Tirando algumas partes (não todas) desde um pouco antes da 1ª guerra até a escrita de "O Hobbit", que eu achei a leitura bastante cansativa, li o resto muito rapidamente e com muito interesse. Especialmente os capítulos sobre as reuniões com seus amigos, principalmente C. S. Lewis, e o capítulo que conta sobre a escrita de "O Senhor dos anéis". Um livro excelente! Vale a leitura para quem é fã de Tolkien.

Denilson Diniz 16/06/2019

Um livraço.
Que obra espetacular, ela mecha com seus sentimentos, ao ler você rir, chora e sente as tensões. O autor sabe o que estar fazendo, é uma leitura agradável, coerente (com um texto de entrada bem descontraído) e da gosto de ser lida. Uma baita de uma Biografia respeitadíssima de J.R.R, vale a pena lê-la.
Concerteza merece 5 estrelinhas, gostei muito em saber mais sobre o escritor, criador desse mundo mitológico que é a terra-média.

André 16/03/2019

Maravilhoso livro biográfico sobre JRR Tolkien ao meu ver. Leitura leve, combina fatos cuidadosamente coletados e leva o leitor que aprecia Tolkien como que uma volta ao tempo. Por meio dessa fantástica narrativa, tem-se a impressão de retorno ao tempo que passeia fluentemente através de diferentes fases da sua vida. Foi uma viagem gratificante entre o abrir e fechar do livro, seu início trouxe prazer inebriante e o final deixou desejo de continuar com o estimado professor que marcou épocas, influenciou e continua impactar por gerações.

Taci.Souza 15/02/2019

"Numa toca no chão vivia um hobbit. Nomes sempre geram uma história na minha mente. No fim, achei que seria melhor eu descobrir como eram os Hobbits. Mas isso é apenas co começo."
...

A biografia autorizada do criador da Terra-média, oferece aos admiradores de J. R. R. Tolkien, uma oportunidade incrível de conhecer mais detalhes sobre o homem por trás dos livros. Humprey Carpenter baseou sua pesquisa em vários documentos, cartas e manuscritos de Tolkien, aos quais teve acesso irrestrito. Além disso, ele conversou com amigos e familiares do escritor, e as informações coletadas ao longo de sua investigação, resultaram em um livro revelador.

O leitor tem a chance de acompanhar os primeiros anos de vida do escritor - na Africa do Sul, sua infância marcada por mudanças trágicas e constantes, o período em que serviu na Primeira Guerra Mundial, seus dias como professor na Oxford. Além de acompanhar esses aspectos pessoais da vida de Tolkien,o livro revela muito do seu processo de escrita. É possível identificar o desenvolvimento da mitologia criada por Tolkien, bem como a criação de suas personagens, destacando cada acontecimento da vida do autor que teve influencia significativa em sua obra.

Essa é aquela leitura interessante para quem já leu 'O Hobbit' e 'O Senhor dos Anéis', e obrigatória para todo aquele que se diz fã do senhor da Fantasia.