J.R.R. Tolkien: Uma Biografia

J.R.R. Tolkien: Uma Biografia Humphrey Carpenter

Resenhas - JRR Tolkien

Sidney César 10/02/2020

Um Hobbit entre nós
Para além da obra há um autor de carne e osso. Apesar de que a grandeza de uma obra independe da grandeza de um autor, não vejo como separar um do outro. E Tolkien é um exemplo de que a compreensão da grandeza de sua obra só se faz quando se compreende a grandeza do homem que a criou.

Fabi.Cofferi 05/06/2021

Ótima biografia
Li pouquíssimas biografias e normalmente não me interesso por esse tipo de livro, mas considero essa muito bem escrita e é um livro muito rico para os fãs do Tolkien ou quem quer conhecer melhor sobre a vida do autor. Sendo sincera, os primeiros capítulos não me cativaram muito e foi só mais para frente que realmente comecei a gostar do livro.
As partes que falam sobre a criação da Terra Média foram as que mais gostei, e eu conseguiria ler muito mais páginas sobre esse aspecto, é uma pena que não tinha mais capítulos sobre isso nesse livro, mas como é uma biografia da vida do Tolkien entendo o porquê disso.
De um modo geral gostei do livro, é muito bem escrito e é sempre interessante conhecer mais sobre a vida de um autor que tenho muita estima.

Well 09/04/2021

O mestre da fantasia!!
Esse livro Trata-se da primeira biografia escrita sobre Tolkien, originalmente publicada em 1976, de Humphrey Carpenter. Esta é a biografia considerada oficial, embora a obra posterior de Michael White (o qual usa como uma de suas fontes o próprio livro de Carpenter) também seja muito elogiada.
John Ronald Reuel Tolkien, eternizado como J. R. R. Tolkien, nasceu em 3 de janeiro de 1892, em Bloemfontein, na África do Sul. Talvez fosse dispensável dizer, mas nem todos que aqui chegam, vagando sem rumo, são leitores de longa data ou mesmo leitores habituais, assim, apresento-lhes, grosseiramente, Tolkien, o ilustre escritor de uma das obras mais famosas da literatura, ?O Senhor dos Anéis?. Outras obras também famosas são O Hobbit e O Silmarillion. Mas Tolkien não foi apenas um escritor. Ele também foi um renomado filólogo e professor em Oxford, e seu fascínio pela linguística provavelmente teve grande participação na criação de suas obras literárias.
A escrita de Carpenter é muito prazerosa, mesmo quando nos traz detalhes mais técnicos sobre a carreira acadêmica de Tolkien. À certa altura do livro, um pouco antes da metade, tive um pouco de receio de que, daquele ponto em diante, a leitura se tornaria enfadonha, porque o autor tratava de tecnicidades que não me interessavam nem um pouco, e temia que aquilo se tornasse comum ao longo da leitura. Felizmente, isso durou poucos parágrafos, os quais, superados, serviram como verdadeiros portões para o ingresso do melhor do livro: os capítulos que tratam do desenrolar da criação de ?O Senhor dos Anéis?, e do longo percurso de 12 anos que a obra levou para ser escrita e publicada.

Matheus656 09/04/2021

J.R.R. TOLKIEN
A biografia de Tolkien é fantástica, completa, detalhada e profunda
Conta tudo sobre a vida do autor com alto grau de descrição, desde sua família, até a guerra, oxford e mais
Entretanto, por ser desta profundidade, eu não recomendaria a quem não leu o senhor dos anéis ou outras obras de Tolkien

Fernando 25/03/2021

Impossível não se interessar pela vida de um autor de uma obra tão rica e aclamada. Nessa biografia conhecemos um pouco de Tolkien e as influências que o levaram a escrever, dentre suas obras, os famosos O Hobbit e O Senhor do Anéis. O livro é contado de maneira fluida e instigante, cheio de detalhes que nos revelam a simplicidade da vida do autor e a excelência de sua produção.

Evy Sena 09/03/2021

J. R. R. Tolkien
Para quem gosta da mitologia que Tolkien criou ou descobriu, esse livro é perfeito.
Conseguimos ver claramente como tudo começou, as motivações do autor e entender a forma que ele via tudo que estava criando.
Uma biografia muito bem escrita. Recomendo para aqueles que desejam conhecer mais sobre a obra e a vida do Tolkien

Mirtes.Tatiane 05/03/2021

Adorei!
Conhecer a vida de Tolkien e entender um pouco só processo de criação de suas obras me deixaram com mais vontade de ler todos os seus livros.

Juh Lira 21/06/2021

Leitura obrigatória para os fãs de Tolkien
Essa leitura foi tão prazerosa que fiquei até com pena de terminar. O autor tem um texto fluído e bom de acompanhar e nos mostra todas as facetas desse autor muito querido. Ah e o processo criativo do Tolkien era um negócio surreal :)

Michelle 28/02/2021

Livro escrito para fãs. Tolkien era contra a escrita de sua biografia, mas sua história tinha que ser contada. Conservador, católico fervoroso, um homem com todo esteriótipo do seu tempo. Ele foi um gênio.

Stanleyasr 11/02/2021

Uma fantástica biografia do maior autor de fantasia
Para mim, uma biografia de Tolkien precisa ser feita com todo o cuidado e dedicação que ele teve por sua obra. E é isso que temos no texto do Humphrey, uma riquesa em detalhes, dedicação e amor à vida e obra do maior escritor de fantasia que já existiu.
Me emocionei e me maravilhei diversas vezes ao longo da leitura.
??????????????

Gabriel 13/12/2020

O Homem e o Mito
Humphrey Carpenter fez um trabalho incrível nesta biografia. Suas fontes incluem documentos da família e a própria colaboração dos filhos de Tolkien e de seu irmão Hilary. O resultado é um relato detalhado e embasado sobre a vida do autor de O Senhor dos Anéis.

Nesta obra o leitor vai conhecer mais sobre os acontecimentos da vida do professor, suas conquistas, sua infância, relacionamento com a família, amizades, seus hábitos e manias... Mas não só isso, também compreenderá o que influenciou sua personalidade, sua criatividade e consequentemente suas obras.

A influência de sua mãe Mabel, sua relação com a Igreja Católica, o amor por sua esposa Edith Bratt, o impacto de C. S. Lewis em sua vida, a sua visão sobre mitos, seu talento e dedicação ao estudo das línguas e como ele encarava suas próprias obras de fantasia.

Recomendo muito a leitura tanto para quem já conhece quanto para quem ainda não teve contato com este mestre da filologia e da criação de mitos.

Marcio 26/10/2020

O Homem por trás da obra.
Essa biografia é considerada a oficial da vida de Tolkien. O autor teve acesso aos documentos da família, manuscritos e conversas com Christopher Tolkien (herdeiro literário) para traçar um panorama bastante completo da vida e obra. O que mais me chama atenção é que Tolkien era muito humilde, buscando cumprir o seu dever de professor na Universidade que trabalhava, sustentar e manter a família com dignidade e nos momentos de folga envolvia-se no seu "vício secreto" de criar línguas e gestar todo um mundo novo fruto da sua imaginação.

Romulo 20/10/2020

Muito bom!
Livro muito bom! Tolkien tinha uma vida comum, ordinária, mas ao mesmo tempo conseguiu criar uma mitologia original!

Luana 05/10/2020

Tolkien foi tão normal como qualquer outro
Um mente brilhante. Isso eu não posso negar. Criar uma mitologia inteira, um universo com suas histórias e línguas não é para qualquer um. Mas também, ele foi um soldado, um amigo, um professor, um esposo. Basicamente é isso que mostra o livro. Os dois lados desse gênio. Devo confessar que em muitos trechos, eu acho ele muito chato e egoísta (principalmente com a Edith), além de um certo ciúmes com o "Jack" (C.S.Lewis).