Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Mylena.Esteves 10/05/2023

Gênio!!
Asimov realmente incrível! A gente pega um livro com a trilogia toda, logo, enorme!!! Com uma passagem de mais de 300 anos ao longo do livro, com muitos personagens a todo momento, uns surgindo e outros sumindo, fazendo com que a gente tenha que arrumar as ideias a todo momento, com alguns termos um pouco mais complexos, bem característicos do gênero e mesmo assim a leitura não é cansativa e, pelo menos para mim, muito pelo contrário, foi uma leitura maravilhosa e instigante!!

Sou suspeita porque sou fã do gênero, mas não tem como não gostar... Não é possível rsrs.

Endre 09/05/2023

" A violência é o último refúgio do incompetente "
Bem diferente doq imaginei ao começar a ler a obra, a trama se foca na fundação como entidade e perpassa por inúmeras épocas, cada qual com suas preocupações. Inúmeros personagens bem construídos, apesar de poucas páginas para cada, com um jogo político e soluções interessantes pra cada problema. Escrita simples e com uma narrativa que prende, apesar de nomes bem estranhos e chatos de se acostumar, belíssimo universo criado pelo Asimov.
Anthunes.Rodrigues 15/05/2023minha estante
Em suma: é ótimo.

Cintia295 09/05/2023

No geral gostei bastante, porém teve seus altos e baixos.
O primeiro livro é perfeito, te prende do começo ao fim e termina de um jeito que fica super curioso a continuar.
O segundo volume começa mais lento, muitos personagens novos (o que é normal se passaram muitos anos) mas você precisa se situar de novo.Mas o final é muito bom também.
O terceiro livro gostei muitooo principalmente do meio para o final.

Quem gosta de ficção científica leiam vale a pena.

Rayssa 09/05/2023

Cadê o filme deste livro?
"A soma do saber humano está além de qualquer homem individualmente"

E assim Hari Seldon previu que todos os avanços obtidos, que levaram o homem a dominar a galáxia, seria aos poucos perdidos, como um grande incêndio da biblioteca Alexandria, mas diferente de Cleópatra ele tinha um plano (eficaz a princípio).

A ideia dele era diminuir os 30.000 anos de "idade das trevas" em 1000 anos através de um embrolho que a gente começa a conferir neste livro (acho que os primeiros 150 anos, por aí).

Achei um livro bem inteligente no desenvolvimento. Amei muito e li muito rápido! Escutar no áudio livro é difícil, porque ele são como vários contos, de momentos decisivos desse ínterim. Eu me perdia com nomes e acabei tendo que ler quase todo o livro da maneira tradicional.

Minha única crítica é a quase total falta de personagens femininas, será que ele não sabia escrever sobre mulheres? Ou que elas não estariam a frente de uma sociedade futura? Não sei.

"A violência é o último refúgio do incompetente"

Recomendo!
Syre 22/05/2023minha estante
Ta tendo a série da Apple TV. Vai ganhar a segunda temporada esse ano.

Rayssa 22/05/2023minha estante
Não sabia! Vou procurar!!

Luise.Brito 07/05/2023

Iniciando csi-fi com a melhor
Sempre tive receio de ler csi-fi com medo de não imergir na criação do mundo, mas esse livro me surpreendeu.

A fundação é envolvente e a cada crise Sheldon queremos saber como irão supera-la.

Ansiosa para a continuação dessa série

Bruno.Henriquee 05/05/2023

Que beleza...Que formozura... Que luxo...
Simplesmente me entregaram o que me prometeram, um final de explodir cabeças. Essa edição é simplesmente maravilhosa ficou em posição de destaque na minha estante, a leitura é sim longa, o primeiro livro eu acabei rápido mas os dois últimos eu precisei dar uma pausa e ler outra coisa para esfriar a cabeça.
Mas a leitura é ótima e engrena muito bem em certos pontos principalmente na reta final do último livro...
VOCÊ TEM QUE DAR UMA CHANCE PARA ESTA TRILOGIA.

Leticia.Alves 27/04/2023

A história do nosso futuro começa com a fundação
Quando comecei a ler achava que teria dificuldade, que por ser uma história antiga iria ter uma escrita mais complexa mas me surpreendeu a facilidade com que entrei no universo e como é incrível o que o autor foi capaz de pensar tantos anos atrás. Já quero dar continuidade aos próximos livros

Ronaldo.Ruiz 26/04/2023

"Conhecimento é poder"
Seja para objetivos nobres, como evitar que a civilização volte à barbárie, ou para fins questionáveis, tal qual detê-lo para subjugar outros povos. Esse velho ditado permeia o romance "Fundação", do escritor Isaac Asimov, nascido na Rússia e naturalizado norte-americano. Chamado também pelos fãs de "Bom Doutor" e "Pai dos Robôs".

Publicada pela editora Aleph, "Fundação" é o primeiro livro de uma trilogia escrita nos anos 1950. Mais tarde, na década de 1980, a série ainda ganharia outros quatro volumes. Os três primeiros livros foram eleitos em 1966 a melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos, desbancando nada mais, nada menos, que O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien e Barsoom de Edgar Rice Burroughs.

A primeira obra foi publicada em partes na lendária revista pulp Astoundig Science Fiction. Para se ter uma ideia de sua importância, a trilogia inspirou outros clássicos da ficção científica, como Duna e Star Wars. Recentemente, a Apple TV+ adaptou o romance em uma série de sucesso que, infelizmente, ainda não assisti.

PSICO-HISTÓRIA

A história de "Fundação" se passa a milhares de anos no futuro, numa época em que a galáxia é governada por um Império composto por 25 milhões de planetas habitados. Somente em Trantor, planeta que é capital do Império Galáctico, vivem 40 bilhões de pessoas.

A humanidade se esqueceu até mesmo de onde veio. Os estudiosos supõem que os seres humanos surgiram em algum lugar perto de Sirius, Sol e Alpha Centauri. A expansão do Império Galáctico foi possível em muito por causa da tecnologia de viagens espaciais, chamada Salto, que pode levar uma pessoa de um ponto da galáxia a outro em pouco tempo.

Porém, após mais de 10 mil anos de soberania do Império Galáctico, um cientista chamado Hari Seldon começa a apontar sua ruína. Para isso, ele utiliza um método que me deixou fascinado chamado Psico-História. A Psico-História é um ramo da matemática capaz de prever o futuro das civilizações, baseado nas probabilidades de reações de conglomerados humanos a estímulos sociais e econômicos, excluindo-se aí ações individuais.

Segundo Seldon, em 300 anos o Império cairá. A divulgação de suas ideias causa sérios problemas a ele, por serem consideradas perigosas. Seldon então é preso e levado a julgamento. No entanto, apesar da queda inevitável, ele afirma diante do tribunal que tem um plano para reduzir o período de barbárie subsequente de 30 mil anos para "apenas" um milênio. Em seguida, o Império deverá ser reerguido.

A ideia de Seldon é a criar uma Fundação, a qual será responsável pela elaboração de uma Enciclopédia Galáctica, contendo todo conhecimento produzido pela humanidade, a fim de que ele não se perca completamente e se torne um alicerce para a restauração do Império Galáctico.

Temendo que Seldon possa estar certo, as autoridades do Império decidem exilá-lo em um planeta pobre em recurso nos limites da galáxia. Lá, longe de Trantor, ele e seu grupo de cientistas poderão desenvolver a tal da Fundação.

Mas Seldon sabia que isso poderia acontecer. Na verdade, isso fazia parte de seus planos. O fato é que a criação da Enciclopédia Galáctica foi só uma fachada para sua verdadeira estratégia para salvar a humanidade da destruição.

A queda do Império realmente começa quando os planetas da periferia da galáxia, praticamente esquecidos pelo Império, começam a se rebelar, se transformando em reinos independentes, porém, caracterizados pela falta de ciência e civilização.

'AIN, VAI FALAR DE POLÍTICA?'

"Fundação" tem muitas tramas políticas e reviravoltas de bastidores. Muitos desses acontecimentos são revelados em vários diálogos entre os personagens, que deixam a leitura mais leve e fluente.

O tema do imperialismo está presente em suas páginas, principalmente, a ideia de que todo império, por mais poderoso e longevo que seja, um dia vai desmoronar, geralmente, provocando destruição, miséria e mortes. É. A História sempre se repete. Vale lembrar que Asimov se inspirou na obra "Declínio e Queda do Império Romano" de Edward Gibbon para criar a série Fundação.

O autor retrata as várias formas como o imperialismo age para conquistar suas colônias. No caso da Fundação, primeiro a dominação de outros planetas se dá por meio da religião, que detém o conhecimento científico. Para ser introduzida nos demais reinos, a Fundação transformou a ciência em uma seita religiosa. Depois, o controle dos outros povos ocorre através do poder tecnológico e econômico.

CONCISÃO

Embora Asimov seja um escritor de hard sci-fi, a leitura não é difícil. Seu estilo é claro e bastante conciso, sem parágrafos ou capítulos extensos. Em pouco mais de 200 páginas, são narrados mais de 150 anos desde o início da Fundação.

A sensação é de que tudo acontece muito rápido, até porque a leitura leve do romance nos faz querer devorá-lo o mais rápido possível. Por outro lado, não dá muito para se apegar aos personagens. Apesar de terem uma personalidade marcante e desejos bem definidos, que ficam bastante claros nos diálogos, eles vêm e vão depressa, o que me lembrou muito outro clássico da ficção científica "O Fim da Infância" de Arthur C. Clarke.

Aliás, a galeria de personagens é extensa. Além de Seldon, os destaques vão para o primeiro prefeito de Terminus, Salvor Hardin, e para o primeiro dos Príncipes Mercadores, Hober Mallow.

Como já havia dito, existem muitos diálogos, que achei naturais e nos dão informações sobre passado, presente e explicam conceitos. Há momentos de grande tensão, como o ataque de Anacreon à Fundação e o julgamento de Hober Mallow. As expectativas são realçadas também por trechos da Enciclopédia Galáctica antes de cada uma das cinco partes, que antecipam um pouco o que vai acontecer, e os cliffhangers no fim dos capítulos.

Gostei ainda da construção de mundo da Fundação: as características dos planetas, suas tecnologias e cultura.

Já estou ansioso para ler o segundo volume: "Fundação e Império".

site: https://marcenarialiteraria.art.blog/2023/04/26/resenha-15-fundacao-de-isaac-asimov/

Andreas.Caycedo 26/04/2023

Excelente trilogia
No geral, Senhor dos Anéis continua sendo minha trilogia de ficção favorita, mas Fundação não está muito atrás.

Diego Miúdo 24/04/2023

"Fundação": Uma jornada épica através do tempo e do espaço.
"Fundação", escrito por Isaac Asimov, é um clássico da ficção científica que conta a história de Hari Seldon, um cientista que desenvolve uma nova disciplina matemática chamada "psico-história". Ele a usa para prever o futuro da humanidade em escala galáctica e percebe que o Império Galáctico, que governa a galáxia há mil anos, está prestes a entrar em colapso, levando a uma era de trevas e caos que duraria 30.000 anos.

Para evitar isso, Seldon cria um plano para preservar o conhecimento humano e iniciar uma nova era de prosperidade em apenas mil anos. Ele cria a Fundação, uma organização de cientistas que trabalham para preservar o conhecimento e influenciar o futuro da humanidade de acordo com o plano de Seldon. A história segue a jornada da Fundação ao longo de vários séculos, enquanto enfrenta desafios e luta para manter o plano de Seldon em curso.

Asimov cria um universo complexo e fascinante, com personagens cativantes e eventos intrigantes. A escrita é clara e envolvente, tornando a leitura fluida e envolvente. A abordagem de Asimov à ciência e à matemática é inteligente e inovadora, com uma abordagem realista para a exploração espacial e a tecnologia avançada.

O livro também aborda temas universais, como a natureza humana, o poder, a ética e a moralidade, tornando-o relevante e atemporal. O leitor é levado a refletir sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade, e sobre como podemos usar nosso conhecimento para moldar um futuro melhor.

No geral, "Fundação" é uma obra-prima da ficção científica que combina elementos de aventura, política e filosofia. Com sua visão ambiciosa e cativante, é um livro que certamente deixará uma marca duradoura na mente do leitor.

Henggo 19/04/2023

Viva, viva!, Isaac Asimov!!!
Há livros de 50 páginas que são um porre. E há livros de 1000 páginas que passam num sopro. A Trilogia Fundação é um exemplo deste segundo caso. Pense na seguinte equação: ausência de um protagonista no sentido esperado + história não linear + uma trama que se passa em um milênio / por três livros - firulas descritivas - romance. Teria como dar certo? Com autores e autoras afobadas, não. Com Asimov, sim, deu certo. Algo que Fundação nos ensina é que um escritor, uma escritora, tem de QUERER fazer aquele livro; tem de AMAR a arte da escrita. Se não for assim, se não houver dedicação, até uma página que a pessoa escreva será uma grande bosta. A Trilogia Fundação te leva para muito, muito, além das possibilidades. É um livro complexo, sim, devido a quantidade de informações e de personagens, mas ele não é enfadonho. Pelo contrário, Fundação me ganhou por ser intrigante, ousado e grandioso. Literalmente grandioso! Fundação é a prova do porquê Isaac Asimov ser chamado e respeitado como sendo o pai da ficção científica. E, definitivamente, ele é. Viva Isaac Asimov! Viva a ficção científica que nos faz pensar para além das obviedades! Viva o poder transformador da literatura!

Andre 18/04/2023

Conceito bastante ambicioso
Fundação é uma história de ficção científica com um toque de sociologia, e abrange um espaço de tempo relativamente grande. Trata sobre varias ideias a respeito da queda de impérios e também discursa sobre as atitudes de grandes populações e como isso pode afetar os governos centrais. O livro é ótimo, mas os personagens ficam de segundo plano, sendo eles meros meios para comunicar as ideias de Asimov. No geral , indispensável para fãs de ficção científica.

Andreas.Caycedo 15/04/2023

Nada menos que espetacular
Um livro que faz jus a sua reputação. Um estudo brilhante sobre política, história, e religião. Talvez figure entre minhas obras favoritas da literatura, mas quero ler o resto da trilogia para definir direito.

Sara 14/04/2023

Fundação
Quando eu ouvia falar sobre o livro, sempre imaginei um sci-fi pesado, de difícil compreensão, quando na verdade, é super rápido de entender o que está acontecendo, um leitura fluída com vários gaps de tempo e sem nenhum personagem principal específico. Um trama político sensacional, com várias coisas que podem ser aplicadas a nossa realidade.