Trilogia da Fundação

Trilogia da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

laranjai 23/08/2023

"Fundação" é uma obra-prima da ficção científica escrita por Isaac Asimov. O autor constrói um vasto universo onde a humanidade está à beira do colapso. A trama é inteligente e complexa, com reviravoltas emocionantes e personagens carismáticos. A narrativa é cativante, porém em certos momentos pode se tornar arrastada. O enredo aborda temas filosóficos e políticos de forma brilhante. A única falha do livro é a falta de aprofundamento em algumas cenas. No geral, é uma leitura obrigatória para fãs de ficção científica.

Clarissa.Rodrigues 21/08/2023

Início da mais famosa trilogia de Isaac Asimov
A Fundação conta a história do declínio do Império Galático e o surgimento da Fundação, tudo previsto e traçado por um psico-historiador chamado Hari Seldon.

Nesse primeiro volume, são apresentados diversos personagens e a história se passa em diversos tempos, por isso pode parecer um pouco confuso. Mas ao longo da história, o que pareceu confuso foi explicado de forma primorosa, fazendo com que o leitor queira continuar a leitura para ver o desenrolar dos fatos.

O livro tem muitas nuances políticas e brigas internas pelo poder, o que torna um livro muito além da ficção científica.

amandaleu 19/08/2023

Resenha de Fundação
Já fazia muito, muito tempo que não sentia vontade de continuar uma série de livros. Isso foi por água abaixo agora com a trilogia da Fundação.

Marina629 18/08/2023

Ah, "Fundação" do Asimov! Comecei essa jornada galáctica cheia de empolgação e curiosidade, e no início, foi como uma explosão de ideias e reviravoltas que me deixou sem fôlego. Fiquei fascinada pela ideia de prever o futuro através da matemática e pelo jogo de poder que envolve a queda do Império Galáctico.

Os primeiros capítulos eram como um enigma intrigante que eu estava determinada a resolver, mas aí entramos no meio do livro... e bom, a empolgação foi meio que se esvaindo. Os personagens que tinham me cativado no começo pareciam perder um pouco de profundidade e a trama se esticava como um elástico que perdeu a elasticidade. De repente, eu estava em um mar de explicações e conversas longas, e confesso que me peguei pensando em quantos capítulos faltavam.

Não me leve a mal, ainda conseguia ver o brilhantismo por trás da história, mas acho que meu cérebro começou a desejar mais ação e menos discurso. As intrigas políticas que pareciam tão emocionantes no início começaram a se desenrolar de maneira um tanto arrastada. A parte de "preservar o conhecimento" ainda tinha meu coração, mas eu queria que fosse embalado por um ritmo mais empolgante.

No fim das contas, "Fundação" é como um buffet incrível onde eu me esbaldei no começo e depois fiquei meio cheia demais para continuar. Talvez, em algum momento, quando eu estiver com saudades de tramas políticas intergalácticas e matemática preditiva, eu retorne a ele. Até lá, vou guardar as partes empolgantes no meu coração e esperar um surto de coragem para enfrentar as partes mais arrastadas.

WalterGoncalves 18/08/2023

Pela Galáxia!
A fluidez que tive na leitura foi extremamente gratificante, principalmente por se tratar de um livro complexo sobre politica, sociologia e psicologia representadas na ficção cientifica.
O primeiro livro é tão maravilhoso, por conta da mente genial de Hari Seldon. A revelação que ele faz a respeito do império é o que me fez ler até o fim.
O segundo livro é tão curioso e é meio q previsível tbm. As falsas declarações do onipotente "Deus Mulo" vão caindo por terra e os capítulos vão revelando que ele não é tudo isso.. Claro, devido a sagacidade de Bayta Darell, tudo foi resolvido em panos mornos. Foi justamente a chegada do casal na história, que me fizeram terminar esse livro até o fim.
O terceiro livro foi para mim o mais compreensível, também senti mais cómica e satírica, a composição dos personagens foi de um todo elucidativo. O Primeiro Orador é chave esclarecedora desse livro, obviamente foi o que me fez ler até o final.
Sorte, muito sorte tive em viver para ler essa Obra Prima que só tenho a agradecer por Isaac Asimov tê-lo procriado.

gabmello 17/08/2023

Um clássico, mas que hoje não é tudo isso...
"Fundação" foi meu primeiro contato com Isaac Asimov e, logo nessa leitura, percebi que a reputação do autor não é por menos: sua escrita é leve, suas descrições não são desnecessárias, seu universo é praticamente infinito e sua trama muito bem pensada. Porém, ainda assim, "Fundação" para mim foi uma leitura um tanto quanto razoável.
Confesso que muito da minha experiência mediana com a leitura se dá pela linha intensa que venho de leituras dentro da ficção científica. E, infelizmente, em meio ao arsenal literário do sci-fi, "Fundação" é um trama bastante razoável.
A tradução de contos para um romance foi o que mais me pegou: tudo foi fácil de ler, porém extremamente rápido, o tempo não foi um aliado e durante todo o percurso, sequer tive personagens para me apegar. Sentia que muitos capítulos pouco agregaram na história e que a lentidão da trama foi a protagonista para o meu desapontamento.
Porém, entendo que, em outros contextos e em na época do seu lançamento, "Fundação" teria sido estrondoso e revolucionário. Infelizmente não foi para mim.

Phil Correa 16/08/2023

Em um futuro distante, onde a civilização se encontra à beira do colapso, mergulhe em uma jornada épica onde a esperança é atada aos segredos do passado. Com tramas políticas intrigantes e reviravoltas impressionantes, Fundação é uma leitura imperdível capaz de desafiar sua percepção sobre o destino da humanidade.

Matheus1028 14/08/2023

Expectativa de um melhor desenvolvimento
Eu sempre fico com receio ao me propor a ler esses clássicos...

Fundação para mim foi uma leitura tranquila, fluida (com algumas exceções). É muito legal ver a questão das "previsões" e como tudo vai se cumprindo, não com base em achismos ou adivinhações, mas em conhecimento, matemática, psicologia, enfim, estudo.
Devido aos saltos temporais, é meio difícil se apegar a algum personagem e as vezes o desenvolvimento do enredo fica comprometido no sentido de ser complexo mesmo de entender o que está acontecendo.
A parte política é muito interessante, todas as tramas, nem tudo é tão claro, confesso até que em alguns momentos avancei a leitura sem entender 100% o que tinha acontecido na página anterior...

Mas é isso. Vamos lá para os próximos!

Glenda14 05/08/2023

Fundação
Um livro sensacional!!

A construção política dessa história é brilhante. Com personagens marcantes; disputas de poder; revoltas, revoluções, intrigas políticas; guerras vencidas não com total violência, mas sim com muita negociação e demonstração de força.

A tecnologia e as motivações do livro são simplesmente geniais. Aparelhos muito avançados e o enredo complexo cheio de possibilidades.

A única parte que eu não gostei muito foram as mudanças e os avanços muito bruscos de tempo.

Gabriel.Bavaresco 04/08/2023

Uma história extremamente complexa guiada por contos e acontecimentos passados em lugares e contextos diferentes em cada momento da história, vivenciados por personagens essencias em seus papéis em cada canto dessa trama maior que, ao final, deslumbra o leitor com essa colossal teia política e psicológica.
A Fundação e o Império são os objetivos e motivos da obra, a protagonista é a genialidade de Isaac Asimov.
Gostei muito! Me diverti principalmente a partir do segundo livro.

Shuvia 02/08/2023

O primeiro livro dessa saga canônica da ficção científica mostra toda genialidade de Isaac Asimov em descrever relações humanas e políticas tendo como pano de fundo uma civilização futurista. Mas a história é os personagens são atemporais. Nós os encontramos no passado o presente e certamente os encontraremos no futuro.

TCN 31/07/2023

Político da primeira a última palavra, muito bom!
Gostei demais por essa diferenciação entre os períodos. Achei muito dinâmico.
A leitura é bem gostosa e instigante.

Sr.Cordeiro 29/07/2023

Gênio Asimov
Não me empolgava tanto com um livro desde que li a saga Harry Potter.
Uma forma diferente de escrita, a perspectiva através de um império e não de um personagem. Apesar de nos livros 2 e 3 tratarem muito de situações bem específicas que trouxeram muitos mistérios, os quais, inclusive, se se resolvem satisfatoriamente nos 2 livros seguintes.
Livro fantástico para quem gosta de ficção, super recomendo a todos que querem algo diferenciado e de ótimo gosto.

Gabriel 28/07/2023

É só isso mesmo?
Eu deveria ter lido A Guerra do Velho, no fim das contas.
O livro é dividido em diferentes eras, com espaço de décadas entre cada período de tempo. Chega uma hora que todos os protagonistas parecem ser iguais, com arquétipos semelhantes. Uma pena, porque Gaal e Hardin mereciam protagonizar o livro todinho, além do Seldon. Eles são meio que os únicos personagens originais.
Os diálogos são sofríveis.
A única mulher com mais de uma fala (e que aparece somente 2x em todo o livro) é uma personagem completamente esteriotipada. Talvez eu abandonasse o livro, se fosse mulher.