O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios Charles Duhigg

Resenhas - O Poder do Hábito

Maira.Elen 31/05/2024

Embora cada hábito signifique relativamente pouco por si só, ao longo do tempo, as refeições que pedimos, o que dizemos aos nossos filhos toda noite, se poupamos ou gastamos dinheiro, com que frequência fazemos exercícios, e o modo como organizamos nossos pensamentos e rotinas de trabalho têm impactos enormes na nossa saúde, produtividade, segurança financeira e felicidade.

Sobre qualquer vício...
Primeiro: ache uma deixa simples e óbvia.
Segundo: defina claramente as recompensas.

Moonvi.s 30/05/2024

Apesar de ter um pé atrás com livros de auto ajuda de vez em quando encontro um que vale a pena ler.
Admito que faz tempo que comecei a ler o poder do hábito, mas acabava lendo outros livros durante e nunca acabava a leitura, até que resolvi focar nele e foi um tempo muito bem gasto.

Ele não tenta te passar 10 passos para resolver sua vida, nem te promete que sua vida será solucionada se colocar em pratica o que foi descrito. Este é um livro de estudos, um compilado de artigos, estudos, matérias diversas sobre o poder do hábito. Durante o livro ele mostra que de certo modo um hábito não se mantém por si só, que há outros fatores importantes como ter uma rede de apoio boa, e ter fé( não necessariamente em um Deus), por exemplo.

É um livro de estudos, e todos os dados, informações utilizados foi explicado ou adicionado a fonte e mais locais de pesquisa para caso o leitor queira se aprofundar. São quase 100 paginas de notas dividias por capitulo.

O próprio autor em muitos momentos demonstra que não é fácil mudar um hábitos, mas ele também demonstra que não é impossível e ao final deste livro é impossível você dizer que não tirou nenhum aprendizado.

MarTrindade016 29/05/2024

É bom...
Tem um embasamento científico por trás e o mais interessante são os depoimentos das pessoas que conseguiram mudar de vida. Confesso que quando ele citou Física Quântica, e como a realidade depende do observador e mais algumas dessas balelas de coach quântico da internet, eu perdi muito a vontade de ler, só terminei pra cumprir tabela

Vittor 28/05/2024

Para entender como os hábitos são formados
Esse livro é bem interessante, nele conseguimos entender como os hábitos são formados de uma maneira geral, e impressionantemente hoje em dia é um livro vendido nas partes de autoajuda das livrarias, até mesmo em lojas online, e me fiquei surpreso em ver que contém bastante conteúdo de neurociência, também possui várias demonstrações de pesquisas, obviamente de uma maneira bem enxuta e contida para poder ser compreendido por todos os públicos.

Bialourenco 28/05/2024

Deixa-rotina-recompensa
O início desse livro foi puxado, o autor repetia informações a todo instante e dava a impressão de ler ler e não sair do lugar, por isso abandonei por um tempo, era um martírio.
A partir da metade a leitura se tornou muito mais fluida e a escrita mais dinâmica, por isso avaliei com 4 estrelas.
Foi esclarecedor e útil, seguem aprendizados que levo para minha vida:
O primeiro passo para acabar com o hábito é detectar a deixa, o que te leva a fazer isso, anote como você se sente, pode ser apenas 3 palavras, o que te leva á deixa para desejar cometer esse hábito, o que sente quando o faz e em que momento do dia e quantas vezes faz, então após detectado o motivo e a recompensa, você deve quebrar o hábito o substituindo por outra coisa mais benéfica que te traga prazer semelhante, exemplo:
Você come cookies todos os dias no horário de almoço e por isso está mal da saúde e ganhando peso, os cookies te impedem de manter uma alimentação saudável, mas todos os dias quando chega o horário de almoço você anseia por comer o cookie, o que te leva a isso? Anote!
Você gosta de ir até o balcão, conversar, rir com seus colegas e come o cookie, então anota no caderno as sensações que tem e quando analisa o que escreveu descobre que o que te dá prazer não é o cookie, e sim a interação com seus colegas, então arruma maneiras de interagir com eles sem precisar comer o cookie, continua se sentindo motivado e de quebra para de degradar sua saúde.

Nesse caso foi ainda mais fundo porque você descobriu que seu hábito tinha raizes em outra área, mas até hábitos mais fortes como fumar e consumir pornografia podem ser quebrados com a tática de anotar e descobrir as raizes do vício.

Além disso, gostei de como explica a maneira que os hábitos são criados, como a marca de sprays de casa (esqueci o nome), o produto tinha tudo para ser um sucesso, era um incrível bloqueador e neutralizador de odores, mas seu público-alvo não demonstrava interesse (fumantes, pessoas com animais de estimação), estudos foram feitos e foi descoberto que adicionar aroma á formula faria com que as pessoas simpatizassem mais com o produto, tiro e queda, o produto foi um sucesso, e assim que um frasco esgotava as donas de casa iam correndo comprar outro, uma delas até disse ?não sinto que a limpeza está completa até esguichar o spray nos lençóis e sentir seu cheiro, quando o meu esgota eu borrifo perfume?, isso se tornou um hábito sem que as pessoas percebessem, usando essa mesma tática a pepsodente popularizou a pasta de dente em todo o mundo com propagandas e principalmente sensações, a sensação de frescor que as pessoas tinham ao escovar os dentes, e essa sensação incluída na rotina, tornava a escovação um hábito.
(Não foi mencionado mas creio que o mesmo se aplica a espuma de detergentes e shampoos, eu mesma só sinto que algo está bem limpo se espuma)

Outro caso, um estudo em que pesquisadores oferecem as crianças um marshmallow porém se elas aguardarem o tempo necessário sem comer o marshmallow, ganham 2, anos mais tarde já no ensino médio essas crianças são acompanhadas pelos pesquisadores, e eles descobrem que as crianças com mais auto-controle se tornaram jovens mais focados e bem-sucedidos, nesse caso é notório que o auto controle supera o QI em questão de sucesso.

Achei muito interessante a visão da fé para quebrar o hábito, como o Alcoólicos anônimos foi criado e como igrejas usam da fé para fazer com que pessoas agem de tal maneira (em alguns pontos achei essa tática semelhante á lavagem cerebral e alienação de seitas, o que não me surpreende visto que boa parte das igrejas atualmente são seitas disfarçadas), o bom resultado que o AA vem tendo ao longo dos anos é em boa parte porque eles fazem com que os viciados olhem para os motivadores do seu vício e os incentivam a quebra-los um estudo comprovou que quando você tem um grupo de pessoas você é mais sucinto agir de tal maneira e no caso do AA como ele se reúnem e expõem seus hábitos, pensam a respeito, reconhecem os motivadores e tem apoio, a libertação do hábito é possível.
Juntando no exemplo de união de pessoas e hábitos, essa leitura me abriu os olhos pra importância da sociedade nas ações do indivíduo, a violência pode ser motivada por hábitos, o exemplo da multidão que toda tarde se juntava e começavam atos violentos até que, ao estudar a situação foi descoberto que essas multidões aguentavam tanto tempo porque eram alimentados por carrinhos de comida próximos, ao remover esses carrinhos as multidões dispersavam e paravam de cometer os atos violentos, semelhante foi o caso de Rosa Parks, onde um motivador levou muitas pessoas a se unirem por uma causa, no caso de Rosa o livro explica bem, isso aconteceu pelos laços fortes e fracos e também pelo contexto histórico da época, basicamente Rosa tinha muitos laços fortes, ela era uma pessoa ativa na sociedade que frequentava igreja e fazia ações beneficentes além de ser muito conhecida pelo povo, e os laços fracos são conhecidos de conhecidos como Rosa conhecia muitas pessoas, essas pessoas conheciam outras e todos foram levados a lutar em sua causa, pois mesmo que não a conhecessem, conheciam alguém próximo a ela e sentiam que deviam fazer-lo pela simples dívida da amizade ou pela pressão de um grupo.
Resumidamente as partes que mais me impactaram nesse livro foram essas, foi com certeza útil para mim e me fez ter uma visão mais ampla de como compramos e agimos e de porque agimos de tal maneira ou de outra.

Mahya.Lameira 28/05/2024

Releitura
Esse livro é tão bom que fiz uma releitura dele esse ano. Nos trás ensinamentos sobre como abrir mão de alguns vícios nocivos para nossa vida e como substituí-los com hábitos mais saudáveis (tanto para mente, quanto para o corpo). É quase um passo-a-passo, que qualquer um pode adotar na sua própria vida.

Camila Pigato 26/05/2024

DIVISOR DE ÁGUAS
Além da consciência do quão facilmente realizamos hábitos sem termos pleno controle, este livro nos faz entender que todo hábito começa com uma escolha; depois é demonstrado como funciona o hábito na mente e o que podemos fazer para detectar fatores que desencadeiam os ruins, a fim de substituir por hábitos bons e melhorar a vida.

Um quinto do livro é a parte "notas", portanto, eu já estava bem mais parto do fim do que pensava. Recomendo a leitura, é bem leve de ler e instrutivo!

Nah S 23/05/2024

O Poder do Hábito - Charles Duhigg
Este livro trás histórias bem interessantes para demonstrar a força dos hábitos.

Gostei do livro, mas gostaria que tivesse mais exemplos de pessoas que conseguiram modificar seus hábitos bastante arraigados, já que acredito ser esse o principal motivo que deperta o interesse do leitor. Por outro lado, exemplifica extremamente bem como eles surgem e se desenvolvem. Nunca vou esquecer do caso da viciada em jogos.

Enfim, uma boa leitura para ampliar mais os horizontes sobre um assunto super importante.

Leia!

*****Minha citação favorita:

"A mudança pode não ser rápida e nem sempre é fácil. Mas com tempo e esforço, qualquer hábito pode ser remodelado.

O MODELO:
? Identifique a rotina
? Experimente com recompensas
? Isole a deixa
? Tenha um plano"

aylawt 22/05/2024

Nao sei mto o que dizer pq ele nao e exatamente o tipo de livro que eu costumo ler MAS gostaria de falr que foi uma experiência bem bacana bem legal gostei

Karen204 19/05/2024

Cansativo
O tema do livro é bom, mas já imaginei que ia me cansar do livro na metade e estava certa porque me deixou entediada bem fácil, tanto que demorei para terminar. Entendo que o tema é bom e que faz completo sentido o desenvolvimento da teoria, mas mesmo assim achei fraquinho.

Luana0612 15/05/2024

Nunca fui uma grande fã desse tipo de livro, mas reconheço que é uma obra realmente muito detalhada e pode ser muito útil se bem interpretada. É interessante observar que o autor não tentou em momento algum apelar e criar a teoria de que o leitor aprenderia uma fórmula mágica para mudar seus hábitos, muito pelo contrário, deixou claro que é uma iniciativa que deve partir de cada pessoa, mas nos ajudou com o esquema:

? Identifique a rotina
? Experimente com recompensas
? Isole a deixa
? Tenha um plano

Recomendo a leitura, pois é inspiradora

maltchik/ 13/05/2024

"As pessoas precisam acreditar que a mudança é possível."
Esse livro vai ser sempre uma lembrança
especial pra mim. Lembro que queria
começar com o hábito da leitura e pensei: "nada melhor que comprar um livro que fala sobre hábitos pra me ajudar nisso" e cá estamos no 40° livro desde então.

Não, ele não é um livro de autoajuda. Vai
abordando de maneira científica capftulo
a capitulo, seja nas diversas camadas
da sociedade, seja nos indivíduos, nas
empresas, em certos grupos específicos.. relatando experiências tanto as boas, quanto as danosas de como um hábito pode influênciar em nossas vidas.

Não é difícil de entender as explicações
achei uma leitura bem agradável e fluída,
vai direto ao ponto sem enrolação.

A avaliação pra mim foi uma incógnita
nunca tinha lido nada sobre o assunto (e
até hj n li) então n tenho muito parâmetro
pra comparação. Mesmo assim de 4
estrelas com certeza n abaixa. Funcionou pra mim, é certo q vai ser um livro que te acrescentará um bom conhecimento.
Luan.NietzsChe 13/05/2024minha estante
Interessante. Imaginava que era de auto ajuda, quem sabe um dia dou uma chance.

Rafa Perejon 06/05/2024

O livro vale o hype, não trás a ?fórmula da não procrastinação? mas diversos exemplos de histórias simples de como pessoas conseguiram mudar seus hábitos, e não ligando isso a sucesso ou dinheiro mas a mudança de estilo de vida.

FiqueBemClara 04/05/2024

Descobri como minha cabeça funciona (insanamente)
Gostei muito do livro mostrar estudos em diversas áreas, vai criando um mapa de ?rastreio? para facilitar a identificação da criação dos hábitos.

Perceber que essas pesquisas baseiam tudo (desde ações de marketing até tratamento de vícios) é mais do que interessante, abre uma porta para estudo mais aprofundado e as referências usadas ajudam nisso.

A partir desse livro é possível começar a leitura de outros (com uma introdução facilitada por esse autor) e organizar um roteiro de pesquisa sobre diversos temas (desde psicologia social até economia)

Não é uma leitura rápida e nem fácil, mas vale a pena estudar cada capitulo e anotar informações.