Morte na Flip

Morte na Flip Paulo Levy

Resenhas - Morte na Flip

Fernanda 25/10/2012

Resenha: Morte na Flip
Resenha: Morte na Flip é um livro intenso e cheio de reviravoltas. Na verdade, é o tipo de livro que te deixa apreensivo desde o começo. Eu gosto bastante de gêneros policiais e essa trama me chamou bastante atenção justamente pela narração clara e detalhada. A história gira em torno do personagem Joaquim Dornelas, e suas buscas incessantes por respostas para crimes mal resolvidos.
Antes de iniciar o evento da Feira Literária Internacional de Palmyra – FLIP, o delegado está voltando para casa, mas tem a sensação de que está acontecendo algo errado. Por esse motivo, ele fez com que um de seus investigadores ficasses espertos, pois algo poderia estar acontecendo.

“Meu nome é Joaquim Dornelas. Sou delegado titular da Polícia Civil de Palmyra. (...)” Pg. 56.

Confira a resenha completa aqui: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2012/10/resenha-morte-na-flip-paulo-levy.html

Gigio 27/01/2021

Meu primeiro contato com o autor e posso afirmar que já me conquistou. A história é muito envolvente e nada previsível. Um ótimo exemplar da literatura policial tupiniquim, Dornelas já tem seu lugar garantido entre os meus detetives (embora ele seja delegado) preferidos. Recomendo a leitura.

Ezequiel 31/03/2021

XXXI - III - MMXXI - Wednesday
31/03/2021(meu aniversário hoje haha) - Quarta - Feira

??
Morte na Flip,livro de Paulo Levy,foi um livro que li há mais ou menos 7 anos,lembro que tinha gostado muito,e para fazer sua resenha decidi ler novamente.
Vai começar a Flip - Festa Literária Internacional de Palmyra,um evento literário dos mais charmosos do mundo,que virara tradição na cidade histórica,e que estava já em sua décima edição. O delegado Joaquim Dornelas estava,pois,num dilema: alegrar-se com a cidade cheia e seu ambiente convidativo,ou ficar atento e ter a preocupação aumentando dentro de si,afinal,segundo o que acreditava,quanto mais gente e mais festa,maior a chance de confusão. Dito(ou melhor,pensado) e feito!,um crime ocorrera;complexo,cheio de contradições,de modo a confundir a polícia,e esta,por sua vez,pressionada pela imprensa. Para encerrar a apresentação da proposta do livro,quero apontar mais um ponto: antes de se chegar ao conhecimento do delegado,no dia seguinte,o tal crime,o mesmo observou,sem entender nada,um fato estranho,atípico;no meio da noite um barco sai em direção ao mar,estando presentes no tal barco duas pessoas,uma o marinheiro... Mas quem era a outra pessoa?,e por que ambos rumaram,durante a noite,para o mar?...
O pensamento que fica é: se a intuição de policial de Dornelas fosse o suficiente para convencer o escalão superior polícia a ficar de prontidão pra qualquer ação,tudo poderia ser sido evitado!...Talvez...
O livro é muito bom,diversas vezes me fez rir com os diálogos e reações dos personagens,com todo o trejeito e maneiras de pessoas do nosso país,e o mistério é muito bem trabalhado,forçando uma articulada atuação da polícia. É um livro com uma história muito verossímil,característica que percebo nos nossos autores.

Cinthia Hiromi 18/03/2021

Tive um começo arrastado, mas valeu pelo final.
Dornelas é um investigador "gente como a gente" rs
Pega algo aqui, algo ali, e acolá. Junta tudo e voalà... resolvido.

SuAlen.Pawelkiewic 15/11/2022

Intuição ou faro policial?
Morte na Flip traz outra aventura do delegado Dornelas. Com mais uma morte misteriosa e bem elaborada.

A calmaria de Palmyra acabou, a cidade está lotada de turistas, que vieram para a Flip - Feira Literária Internacional de Palmyra.

No caminho para casa, Dornelas fica atento, ao ver uma pequena embarcação em direção ao mar, em um horário incomum.

Achando muito suspeito, liga para Solano, ordenando que sua equipe fique de sobreaviso se algo acontecer.

Algumas horas depois, o delegado recebe uma ligação, informando que encontraram um corpo, em uma das praias de Palmyra, sua intuição se confirmou.

Ao constatar que o corpo é de uma mulher estrangeira, Dornelas sabe que tem um caso delicado em suas mãos, para piorar a situação, a vítima é a famosa escritora, Ghyta Svensson, ilustre convidada para o evento.

Logo aparece outro corpo, colocando Dornelas num emaranhado de fatos, intrigas e mentiras, confundindo a investigação, deixando a solução longe do fim.

Enquanto lida com a pressão de seu chefe e da imprensa, o autor nos traz um pouco mais sobre a vida do delegado.

Podemos acompanhar seu dia-a-dia, o desenrolar dos sentimentos entre seu novo "relacionamento" e as feridas do passado, sua relação com os filhos e seu fiel cachorro.

A sagacidade do nosso querido Dornelas é sublime, sua paixão por chocolate, goró e suas idas ao bar do Vito nos diverte.

O desenrolar da trama nos prende, com várias reviravoltas no caminho, seguindo de um desfecho surpreendente.

Delegado Dornelas se tornou um dos meus personagens favoritos, e olha que ele está ao lado de Poirot, na minha lista pessoal.

Conhecer os livros do Paulo, foi magnífico, excelente autor. Você também irá se encantar por Dornelas. ??????

@suhh_entre_livrosefelinos ??
Thiago.Barros 15/11/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler. E de saber se Dornelas equivale com o meu personagem favorito, Alex Cross, do autor James Patterson.

SuAlen.Pawelkiewic 15/11/2022minha estante
Você vai adorar Dornelas. Não conheço seu personagem favorito, espero que goste de Dornelas tanto quanto de Alex.

Ju 27/09/2013

Morte na Flip
Gente, eu estou cada vez mais apaixonada pelo delegado Joaquim Dornelas. *-* Meu primeiro contato com ele foi no livro Réquiem para um assassino, e posso testemunhar que ele lutou muito para se tornar uma pessoa melhor de um livro para o outro. Além de ser um investigador brilhante, consegue reconhecer todos os erros que cometeu em sua vida pessoal e lutar para fazer diferente na nova chance que a vida lhe apresenta.

"Uma vida pautada pela força, pelo poder de decisão e ação, não se muda de uma hora para outra. O trabalho na polícia não contribuiria em nada para isso. Pelo contrário. Se não tivesse cuidado, o embruteceria ainda mais. Desistir da carreira estava fora de questão. De uma hora para outra, num dos meandros da mente, revelou-se o desafio à frente: fazer a travessia da brutalidade para a humanidade executando o seu trabalho."

Eu já disse para vocês que o delegado é viciado em chocolate??? Ele tem uma gaveta em que guarda secretamente seu chocolate ao leite preferido. Chocolate faz milagres com ele, e comigo também! Então super me identifiquei com esse hábito... rs...

"Lembrou-se de que a barra de chocolate havia acabado. Um desespero comedido surgiu, pois para o delegado nada como o naco de um bom chocolate ao leite para desbastar as arestas de um momento de tensão."

Em Morte na Flip, na madrugada do primeiro dia do Festival, uma das principais autoras convidadas é assassinada. Dornelas a havia visto em um barco na noite anterior, acompanhada apenas pelo marinheiro, e pressentiu que havia algo errado. Mas pressentimentos não justificam ações extremas, principalmente quando ele não seria diretamente responsável por providenciar isso. Então, depois de garantir que sua equipe fique de prontidão, ele volta para casa. É acordado por Solano, seu braço direito, com a notícia de que algo realmente aconteceu.

Logo a vítima é identificada: Georgia Summers, autora de muito sucesso, com vários romances de banca publicados. O delegado precisa descobrir quem teria interesse em sua morte, e o motivo. Os fatos vão se revelando aos poucos, a história foi muito bem construída.

Dornelas é fantástico, ele desvenda as coisas de uma forma espetacular. Confia plenamente em sua intuição, e que intuição ele tem! Mata as charadas bem mais facilmente do que eu. Desta vez, aliás, preciso confessar que não consegui desvendar toda a trama sozinha. Me senti como no final dos livros da Agatha Christie, em que o Poirot vai apresentando todo o caso e eu só leio, de boca aberta, me achando uma idiota. Dornelas me fez sentir exatamente do mesmo jeito.

Espero que o Paulo continue dando vida ao Dornelas, porque quero ler muito mais histórias com a participação dele. Apesar de estarmos falando de livros policiais, com o delegado as histórias ficam bem mais leves, a humanidade dele causa esse efeito. Ao mesmo tempo em que um crime está sendo desvendado, Dornelas tem que lidar com problemas comuns que se apresentam a todo ser humano, como o cachorro que ele tem e que fica grande parte do dia sozinho em casa, e sempre que o delegado aparece precisa urgentemente dar um passeio! rs...

Amei Morte na Flip, e espero que um dia vocês também possam conhecer o delegado Joaquim Dornelas.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/09/resenha-morte-na-flip.html
Juh 27/09/2013minha estante
Parabéns pela resenha Ju!! Nossa estou muito curiosa para conhecer o Joaquim Dornelas, e ele tem um hábito que eu também tenho: Chocólatra HAHHAHA, AMO CHOCOLATE. Aaaah eu sou louca por livros que me surpreendem completamente no final, os de Sherlock Holmes me deixam fascinada por causa disso e sei não, mas fiquei com a impressão que o Joaquim Dornelas é bem parecido com o Sherlock!! rsrsrsr!!

Narinha 28/09/2013minha estante
Curti bastante a sinopse e a resenha, apesar de não ter acompanhado o livro que veio antes desse, Dornelas parece ser um delegado bem divertido - com seu vício em chocolate e sua alimentação a base de farinha láctea -, mas ao mesmo tempo que alguns de seus hábitos aparentam ser meio cômicos, o policial parece ter uma batalha interna de não deixar a frieza que sua profissão requer invadir sua vida pessoal. Sempre achei interessante esse tipo de amadurecimento nos personagens e espero sinceramente gostar de Dornelas e de suas investigações :D !!

Lore 30/09/2013minha estante
Então Ju, tenho tido bastante interesse em livros policiais, não só devido a minha futura profissão, mas sim porque tenho gostado de verdade cada vez mais de livros sobre o tema. Lembro de ter gostado bastante de sua resenha de Réquiem para um assassino, achei a história bem diferente, e se não estou enganada cheguei a ler um capitulo do livro e gostei bastante. Com Morte na Flip, meu interesse pelas obras do autor aumentou, estou adorando esse crescimento de obras nacionais. A capa desse livro é maravilhosa, e estou mega curiosa para conhecer mais sobre o Dornelas :) Adorei a resenha Ju!

Cris 07/10/2013minha estante
Não costumo ler livros policiais, então não posso dizer que este tenha me interessado. Mas sempre é lega quando a gente gosta de um personagem, e consegue "vê-lo" novamente em outra história.

Leilane 07/10/2013minha estante
Isso me fez lembra da série The Closer, a delegada também tem uma gaveta de doces e sempre no meio das investigações acaba comendo um para se acalmar hehe
Achei a trama super envolvente! Não sou tão fã de livros policiais, gosto de assistir a alguns filmes e séries, mas normalmente não me interesso por livros do gênero, mas confesso que fiquei curiosa com esse! Espero tem a oportunidade de ler um dia.
Amei a resenha!
Beijos

Thaís 12/10/2013minha estante
Oi Ju! Que legal, eu não lembrava que havia mais livros com o Dornelas a não ser o "Réquiem para um assassino" Adorei totalmente o livro, e na parte que eu também super me identifico em ser chocólatra, pena que se eu guardasse uma barra de chocolate no meu quarto não sobraria um pedaço para contar a história haha!

Sarah 12/10/2013minha estante
Que resenha legal Ju! Não sou muito fã de policiais, mas este parece interessante. E o vício em chocolates.... sei bem o que é isso rs!!

PAVED 19/07/2023

No começo, o enredo fica mais legal, fluída.
É muito bom, apesar do final, me deixou muito confusa e não entendi nada da resposta, quem era o assassino?
Tirando isso, foi legal até.

Blog PL 22/01/2013

Postado em: http://palaciodelivros.blogspot.com.br/2012/11/resenha-morte-na-flip-paulo-levy.html

Dornelas estava próximo à Flip, um enorme evento literário que acontecia na cidade de Palmyra, quando presenciou uma cena suspeita. Tarde da noite, uma embarcação lançou-se mar adentro, com apenas duas pessoas a bordo. E, no entanto, por mais natural e comum que fosse tal acontecimento, nosso delegado manteve-se alerta, não deixando de ignorar seu pressentimento.
Horas depois, Dornelas é informado de um possível assassinato. Próximo dali, numa praia calma, um corpo com inúmeras perfurações esperava para ser averiguado. Com traços físicos diferentes dos brasileiros, provavelmente, a identificada mulher era estrangeira; e pior: era uma das mais ilustres escritoras convidada para Flip.
Mas as mortes não acabavam por aí. O marinheiro que trouxera a escritora até a praia, também morrera, ao bater a cabeça quando a tempestade viera; ou era isso que o assassino misterioso queria insinuar...
Com mentiras, perigos, traições, egoísmo, sacrifício, e mais mortes; Dornelas tem um grande trabalho a fazer, a final, o assassino estava muito longe de ser encontrado.
O primeiro ponto que notei nesse livro, foi a sua evolução. Sem que estivesse preso e limitado pelo volume anterior – Réquiem para um Assassino – Morte na Flip foi uma obra totalmente inovadora. Os envolvimentos dos personagens, as mortes, o ritmo dos acontecimentos e a narração; tudo foi inesperado e diferente, uma experiência totalmente agradável.
Dornelas se tornou um personagem mais curioso ainda – assim como seus coadjuvantes, que tiveram uma participação muito importante nessa trama. Com atitudes reais, manias, virtudes; a personalidade no geral de Dornelas é extremamente real, da mesma maneira que as cenas descritas, muito próximas de nosso dia-a-dia.
E o que faz a obra ser envolvente é seu equilíbrio, que vai desde o suspense ao romance. E é, principalmente, a vida profissional e pessoal de Dornelas que contribuí para essa dose certa. Mas as críticas que foram feitas também favoreceram para que o livro tivesse muito conteúdo, sem deixar de mencionar as frases inspiradoras de grandes pensadores.
Talvez o que mais me incomodou nesse livro foi suas folhas, que são brancas, mas que acabei me acostumando mais tarde.
Com um suspense de arrepiar, um mistério capaz de deixá-lo tenso, e uma perfeita construção de acontecimentos – além de uma capa muito criativa e bonita – Morte na Flip é um livro que indico à todos tipos de leitores! É difícil não amar essa história tão bem construída.

Primeiro parágrafo do livro:Boletim de ocorrência, inquérito, portaria, ordem de serviço, requisição de perícia, ofícios, intimação, depoimentos, auto de prisão em flagrante, despacho, pedido de prisão, requisição para a compra de ar condicionado. Dornelas parou nessa. Largou a caneta, puxou o telefone do gancho e discou três teclas.

Melhor quote: Daquele momento em diante, o delegado passou a enxergar a própria existência sob uma perspectiva mais realista. Sua frágil condição humana foi abraçada como se abraça um filho querido. Uma lição que ele pensou que jamais esqueceria. E como um ser humano falível, esqueceu. A vida, por vezes indulgente, lhe concedeu uma segunda chance. Solano estava ali para lembrá-lo.

Letícia Lançanova / Palácio de Livros

Juh 16/02/2013

Em morte na Flip vamos conhecer mais uma aventura do delegado Joaquim Dornelas, Flip é um grande evento literário que acontece em Palmyra e traz muitas pessoas para a cidade, em meio à animação para o evento e à preocupação de algo acontecer o delegado Dornelas está mais atento a qualquer detalhe, na noite de abertura do evento ele nota algo suspeito, um barco de passeio que deixa a margem e ruma o mar em uma noite escura, não só o horário chama sua atenção, algo mais o intrigava e em anos de profissão ele não poderia deixar de considerar seu faro policial.
Ele deixa sua equipe em alerta e algumas horas depois recebe uma ligação, sua intuição não o enganara, uma mulher tinha sido encontrada morta em uma ilha das redondezas, com golpes de um objeto desconhecido e traços não brasileiros.
Um grande mistério começa, quem era ela? O que ela estava fazendo ali? Quem a matou e porque? Sua identidade não fora difícil de encontrar uma vez que a principal autora convidada para a Flip estava desaparecida. Agora o delegado terá de usar todo seu profissionalismo e intuição para desvendar esse crime. Mas claro, sem deixar de lado seu novo amor, Dulce Neves.

Mais um livro ótimo, com uma estória de tirar o fôlego e um desfecho de surpreender! Desde a primeira página do livro eu simplesmente não queria parar de ler e depois de devorá-lo em poucos dias eu so sinto uma pontinha de tristeza por me despedir de Dornelas! O livro tem uma estória muito envolvente e uma narrativa muito boa, o que faz ser quase impossível querermos parar de ler! A cada página idéias novas vão surgindo e a vontade de desvendar o crime aumenta. Em meio às investigações e ao seu romance com Dulce o nosso protagonista supera nossas expectativas mais uma vez! Para mim Morte na flip não merece menos que cinco estrelas e os leitores não merecem ficar sem conhecer esta estória intrigante, por isso recomendo a todos e espero que gostem assim como eu *-* Mais uma vez agradeço ao Paulo Levy por ter me enviado o livro tornando essa resenha possível e Parabéns pelas belas obras! Não posso deixar de comentar o quanto estou ansiosa pelo proximo livro!

"Refletiu sobre o tempo que dedicara, em toda a vida, à elucidação de crimes cometidos por razões no mínimo estúpidas, porém humanas: dinheiro, poder, ciúme, inveja, avareza, pura maldade. E no melhor dos casos, se é que isso é possível: amor. "O ser humano é um bicho muito estranho", concluiu."

Jéssica 23/04/2013

Resenha - Diamante Negro
Eu realmente fico triste pela Literatura Nacional ser tão pouco conhecida e divulgada pelos próprios brasileiros. São muitos talentos, todos excepcionalmente grandes, que são perdidos. E fico muito feliz em divulgar esses trabalhos para ajudar nem que seja um pouco, esses escritores talentosos e ter a honra em tê-los como parceiros.

Morte Na Flip, conta o caso de uma morte inesperada, de uma grande autora mundialmente conhecida, na Flip, um dos eventos literários mais famosos do mundo. Claro que uma morte dessas, num padrão desses, implica em mais trabalho para a polícia, e o delegado Dornelas sente isso na pele.
O Livro tem a mesma narrativa gostosa e animada do livro anterior e nossa atenção é igualmente presa. Joaquim Dornelas é sem dúvida tão bem criado pelo autor que às vezes me questiono se ele existe de verdade.
Mistério é um dos meus gêneros literários preferidos, pois aprecio o grau de dificuldade em escrever. É necessário prender o leitor, fazê-lo pensar, deixá-lo curioso e surpreendê-lo no final, Paulo Levy nos proporciona tudo isso e mais, no Morte Na Flip tem até um romancesinho *o*
Gostaria mesmo de agradecer muito ao autor pela parceria, amei os livros, o enredo é realmente digno de Best-Seller, Meus Parabéns! E claro, fazer meu pedido de leitora histérica: Quero Mais!

John 29/07/2013

Resenha - Morte na FLIP
O livro já começa de forma bem divertida e inusitada, percebemos que com um monte de preocupações com a delegacia, ele da prioridade ao preço do ar-condicionado. Também percebemos que o delegado considera o seu trabalho uma chatice, e para resolver isso, o que ele chama de pedaço do paraíso: A barra de chocolate ao leite.

A cidade de Paymira está recebendo a FLIP anual, que se iniciará com Show de Skank. Autores e leitores dos quatro cantos do mundo estão em Palmyra, e o delegado Joaquim Dornelas fica só na observação, pois se caso houver algum problema sua equipe de especialistas entrará em ação, para resolver os mistérios. Dornelas resolve ligar para Solano para avisar que um barco suspeito acabou de sair em direção ao mar, mais o investigador não da a mínima para isso, afinal de contas vários barcos saem a todos as horas da praia. Nesse dialogo eles fofocam de outro policial que resolveu ficar sozinho, do que aturar a sua mulher e o choro do bebê. Dornelas fica furioso com isso e percebemos que o delegado gosta da família.

Quando o delegado chega em casa, pega o seu cachorro e vai passear com ele, recebe um telefonema de Dulce Neves para jantar e ele acaba aceitando, ele e Dulce tem um amizade colorida.
E acontece um homem é encontrado morto dentro de um barco, aquele barco suspeito. O investigador Solano é o primeiro a saber e liga para Joaquim que passou uma noite de amor, com Dulce. Essas escapadas dele com Dulce é o que aumenta o divertimento do livro e também o suspense, o leitor se morda para saber o que aconteceu.

“O ser humano é um bicho muito estranho” 11

E no mesmo local que encontram o marinheiro, encontram uma mulher com aparência estrangeira, alta, cabelos loiros, branca, e se ela realmente for estrangeira, a imprensa em peso irá montar sobre o delegado e sua equipe. Ao que tudo indica ela é realmente estrangeira, e além de ser de outro país e ser casada com outra mulher. Se preparem, ela é uma das famosas escritoras que iriam a FLIP. E aí temos os mortos e agora só falta o assassino, o dever nos chama.

O mais empolgante na história é que quando o delegado tem que resolver os mistérios, ele tem que resolver os problemas com a sua vida, a mulher que o deixou e levou seus filhos para outro estado, seu filho que entrou na puberdade cedo. O romance com sua colega de trabalho, o vicio em chocolate e sua má alimentação. Ele tem que se dividir entre homem, pai, delegado e ser humano.

A narrativa é muito fácil do começo ao fim, não é cansativo, só nos momentos que vai descobrindo as coisas. A diagramação é boa, pontos no final de cada página, bem separado. As folhas são brancas, alguns não gostam, mas eu não vejo problemas. A capa é pouco sugestiva, não tem nada a ver com a história, acho que o autor quis fazer isso para dar mais suspense, eu fiquei o tempo todo querendo saber o que era essa caneta. O livro tem um encerramento triunfal, muito bom o final. Me surpreendeu.

site: http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

Monique.Machado 12/02/2024

Recomendo
O livro tem uma narrativa envolvente que mergulha os leitores em um intrigante cenário policial durante a décima edição da Flip–Festa Literária Internacional de Palmyra, um evento literário charmoso e renomado.

Nesta obra, o autor apresenta um enredo complexo e cativante, destacando as habilidades investigativas do delegado Joaquim Dornelas, enquanto ele se vê diante de um crime que ameaça perturbar a festividade.

A trama se desenrola em um ambiente festivo, onde a cidade de Palmyra está repleta de visitantes e entusiastas da literatura.

A Flip, conhecida por sua atmosfera única e eventos literários de prestígio, é palco de emoções contrastantes para o delegado Dornelas.

Sua alegria com o evento é ofuscada pela crescente preocupação relacionada à possibilidade de confusões e crimes em meio à multidão.

O personagem central, Joaquim Dornelas, é apresentado como um delegado experiente e astuto, cujas habilidades investigativas são colocadas à prova quando um crime é cometido nas proximidades do local do evento.

Este momento crucial ocorre momentos antes do aguardado show de abertura da Flip, intensificando a tensão e estabelecendo as bases para uma trama repleta de reviravoltas.

A pressão aumenta sobre Dornelas à medida que ele se vê confrontado não apenas pelo desafio de resolver o crime, mas também pela necessidade de lidar com a imprensa ávida por informações.

O autor habilmente explora a dinâmica entre o delegado, sua equipe e as demandas da mídia, adicionando camadas de complexidade à narrativa.

A partir desse ponto, a trama se desdobra em uma teia intricada de fatos e intrigas, projetando um desafio significativo para Dornelas e sua equipe.

A habilidade do autor em criar uma história coesa e repleta de detalhes é evidente, pois o delegado se vê envolvido em uma missão que vai além da simples resolução do crime.

Elementos como amizades coloridas, peculiaridade, seu papel como pai à distância e até mesmo suas preferências alimentares, são habilmente incorporados, enriquecendo a personalidade do protagonista.

Guigomes 11/10/2014

Bom divertimento
Segue a mesma linha da aventura anterior com o Delegado Dornellas garantindo uma leitura agradável e divertida. Para relaxar e descansar a cabeça. Bem escrito.

Lê Golz 10/12/2014

Resenha - Morte na Flip
Morte na Flip é o segundo livro que leio do Paulo, e mais uma aventura do delegado Joaquim Dornelas. Nesta leitura, minha simpatia por Dornelas cresceu ainda mais, e depois que virei a última página, senti uma pontinha de tristeza por me despedir do delegado.

"Para a polícia, intuição não é a justificativa para qualquer tipo de ação. Para Dornelas, era uma ferramenta valiosa de trabalho." (p. 13)

Noite de estréia da Flip-Festa Literária Internacional de Palmyra, um evento onde a atenção de todos está direcionada, e uma ótima oportunidade para cometer um crime. Dornelas nota uma cena estranha na praia, onde um barco com duas pessoas, navega em direção ao mar, em um horário que não é comum que isso ocorra. Intrigado e confiante na sua intuição, ele sabe que alguma coisa errada está para acontecer.

Bom de faro, o delegado confirma suas suspeitas, quando no meio da madrugada recebe uma ligação de um dos seus assistentes. Um crime havia sido cometido em uma das praias de Palmyra, e Dornelas e sua equipe têm muito trabalho pela frente para investigá-lo. Aparentemente se tratando de uma vítima estrangeira, o desafio será ainda maior, pois a imprensa não dará sossego.

Mais uma vez acompanhamos o raciocínio de Dornelas em sua investigação, onde uma cadeia de acontecimentos parecem ter sido minuciosamente elaborados para confundir a polícia. A cada depoimento, o rumo das investigações mudam, pois inúmeras pessoas parecem estar envolvidas, mesmo que indiretamente.

"No íntimo, uma coisa lhe parecia dissonante da outra, uma vez que a polícia é coisa restrita aos animais humanos. Nenhum outro bicho assassina por amor, cobiça, ódio, prazer. 'As orcas, talvez', matutou Dornelas, embora isso não passasse de especulação científica." (p. 118)

Neste livro podemos conhecer também os pensamentos de Dornelas, sobre sua vida pessoal. Dulce, legista e sua atual namorada, tem dado um rumo diferente na vida do delegado. Gostei do relacionamento dos dois na história, pois deu uma descontraída. Podemos notar também, uma maior presença dos assistentes de Dornelas, principalmente de Solano, o que também me agradou.

A diagramação está perfeita mais uma vez, e apesar das folhas serem brancas, a leitura foi confortável. Os capítulos não são longos, e o tamanho das letras é ideal. Gostei muito da capa, que está perfeitamente ligada a história, assim como o título.

A narrativa é feita em terceira pessoa e flui rapidamente. Paulo tem uma maneira única de escrever, e conseguiu me envolver tanto quanto me envolvi em Réquiem para um assassino. Consegui até rir com o livro, tanto com o vício de Dornelas com o mingau de farinha láctea, quanto com o chocolate escondido na gaveta de sua sala na delegacia.

Como citei anteriormente, o personagem Dornelas me conquistou ainda mais neste livro, pois estava mais descontraído e de bem com a vida, além de continuar possuindo uma tremenda eficiência para solucionar o crime. Este livro é uma ficção policial mais que recomendada, com uma trama cheia de intrigas, onde ninguém deve ser considerado inocente. E, como sempre existirá crimes a serem solucionados, sem sombra de dúvida gostaria de acompanhar outra aventura do delegado. Leitura recomendada!

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2014/11/resenha-morte-na-flip.html

Tauan 23/09/2015

Seguindo em uma das minhas paixões literárias: O Romance Policial.
O escritor brasileiro Paulo Levy tem um feito raro em nossas terra, uma sequência de livros. Mais ainda, uma sequência de romances policiais sobre o mesmo delegado, Joaquim Dornelas.
Nesse livro, a fictícia cidade de Palmyra está em polvorosa com a iminente realização do evento literário mais importante do país, a Festa Literária Internacional de Palmyra - Flip (evidente releitura da verdadeira Flip, Festa Literária Internacional de Paraty).
Pouco antes da abertura do evento, Dornelas identifica algo suspeito: um barco sai ao mar no começo da noite levando a bordo um barqueiro e uma passageira. Parece pouco mas é suficiente para inquietar o delegado, que, pouco antes de sair encerrar seu expediente, coloca um subordinado de sobreaviso. Não dá outra, na manhã seguinte o delegado é despertado por uma ocorrência, dois corpos encontrado na praia, um homem, e uma mulher, aparentemente estrangeira.
No curso da investigação, acompanhamos o dia a dia do delegado, um homem recém abandonado pela esposa, que começa a redescobrir o amor (com a médica-legista Dulce Neves). Entre os hábitos notáveis de nosso herói - e ele é pintado mesmo como um herói, com rígidos padrões morais, que zela para que seus subalternos sejam respeitados e respeitadores, que é um pai quase exemplar, mesmo à distância - estão seus costumes alimentares. Com a vida corrida, ele nem sempre consegue fazer refeições propriamente ditas, então, sempre que preciso, recorre a uma receita infalível: seis colheres de farinha láctea, duas de leite em pó e água até completar um consistente mingau duvidosamente nutritivo. Ele também gosta de recompensar o próprio esforço com alguns quadradinho de chocolate ao leito no meio do dia (é ou não uma característica que dá charme a um personagem?!?!).
A tarefa de Dornelas se agrava quando ele descobre que uma das vítimas era uma importante escritora dinamarquesa convidada para participar da Flip.
@jaliagoraesuavez 21/09/2021minha estante
O Luiz Alfredo Garcia-Roza já escreveu antes dele romances policiais em sequencia e todos protagonizados pelo Delegado Espinoza. Maravilhosos! Recomendo a leitura.