Esconderijos do Tempo

Esconderijos do Tempo Mario Quintana

Resenhas - Esconderijos do Tempo

1 | 2 | 3 | 4

Quinho1 14/04/2024

Pô, Mario Quintana é um poeta tão honesto, tão claro, tão sincero. Ele não te esconde o tema, a mensagem do poeta, ele enfeita até determinado ponto evitando tirar a clareza dos seus versos. Ninguém vai ler o autor e precisar da ajuda de um especialista para entender o que o poeta quis dizer e isso não é demérito, é o estilo dele, o que conta é o conteúdo, é os versos que vem como um aconselhamento de praticamente um amigo.
E imaginar que não foi chamado para a Academia Brasileira de Letras só depõe contra a academia!
Quinho1 14/04/2024minha estante
Se o poeta falar num gato

Se o poeta falar num gato, numa flor,
num vento que anda por descampados e desvios
e nunca chegou à cidade...
se falar numa esquina mal e mal iluminada...
numa antiga sacada... num jogo de dominó...
se falar naqueles obedientes soldadinhos de chumbo que
[morriam
de verdade...
se falar na mão decepada no meio de uma escada
de caracol...
Se não falar em nada
e disser simplesmente tralalá... Que importa?
Todos os poemas são de amor!

Max 14/04/2024minha estante
Ótima, resenha!

Max 10/04/2024

Um fofo...
Quando da primeira vez que li seu mais famoso poema o "Poeminho do Contra" que diz assim:
"Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!"
Foi amor à primeira vista, como acessório vinha também aquele seu olhar de criança e bochechas de neném, Quintana sempre foi uma fofura, uma figura!
Nesse livro, de poeta maduro, fala das coisas findas, daquele seu jeitinho conciso.
Adorável!
Léo 11/04/2024minha estante
Só li um poema dele quando estava na escola, acho que o nome é Esperança.
Gostei da resenha, Max! ?

Max 11/04/2024minha estante
Obrigado, Léo!

Ivanildo16 11/03/2024

Me perdi por seus esconderijos
Sou suspeito para de Mário Quintana. Adoro seus poemas. Já li vários de seus livros. Na sua simplicidade vem sua genialidade. Em cada poema, um esconderijo. Encontro-me perdido na harmonia de seus versos

Mlluna 11/02/2024

Bilhete

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
Enfim,
Tem de ser bem devagarinho, Amada,
Que a vida é breve, e o amor mais breve ainda?

Maria20007 10/02/2024

Mais um livro que eu tive que ler pra fazer uma prova e uma prova que eu não queria, então eu li arrastada

nobodynocrime 27/01/2024

É poesia, não há muito o que dizer. Mas acho que há livros dele melhores, porque me lembro de gostar mais dos que li na escola.

Jose372 17/01/2024

...
Primeiro livro dele que leio dele, gostei muito, a forma que aborda os temas, a visão que ele tem. Bem genial essa obra

cinnamongirl612 16/01/2024

"Quem entra num poema não morre nunca"!
Esconderijos do tempo "esconde" aquilo que Quintana mais sabe transformar em poesia, "casa mortas, amores perdidos, escadas para lugar nenhum, ruas desertas, porões abandonados (...) lugares plenos de memórias. Esconderijos que o poeta tomou por empresa visitar."
É uma leitura agradável e nostálgica. Vale a pena conhecer!

"A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são 6 horas: há tempo?
Quando se vê, já é 6ª-feira?
Quando se vê, passaram 60 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado?
E se me dessem ? um dia ? uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio
seguia sempre em frente?

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas."

Claudio 12/01/2024

?Morrer é simplesmente esquecer as palavras?
Alguns poemas clássicos, parte da obra brilhante de Mario Quintana. Gosto especialmente daqueles onde o poeta usa e abusa da metalinguagem pra falar do seu ofício ou abordar as questões de vida e morte. Uma livro pra se deliciar!

lucaismaia 22/08/2023

Definitivamente, amo poesias! seiscentos e sessenta e seis e elegia número onze são meus preferidos nessa pequena coletânea. que escrita linda, capta o sentir e o além das coisas, dos atos, da simplicidade do enxergar... adorei Mario Quintana.

Julia.Miquelini 12/06/2023

Mario Quintana
Sempre que preciso engatar na leitura novamente, recorro a um dos poetas da minha vida... Normalmente é sempre Pessoa. Mas dessa vez, deixei Quintana me guiar no retorno as leituras.

Síntique 26/05/2023

Gostoso de ler
Poesia não é meu forte, mas esse livro é bem tranquilo de ler. Fácil mas profundo. Tem que ler devagar e ruminando. Vale a pena.

Kethelyn 15/04/2023

Gostei, mas
Gostei, mas esperava mais desse autor, talvez porque criei uma expectativa alta, mas achei muito dos poemas simples demais.
Mas gostei da forma coloquial e de uns 3 poemas.
Vou dar outra chance para o autor e ler outras obras dele.
É curto, fácil e rápido de ler :)

Maisa 22/02/2023

A Simplicidade de Quintana
Quintana é considerado o poeta da simplicidade, e como a simplicidade é cativante através de sua poesia, esse fato foi o que sempre me encantou e me conectou em suas obras, e essa não poderia ser diferente.
Em Esconderijos do Tempo, temas corriqueiros como a vida, o tempo, o amor e a morte são tratados com genialidade e o que seria óbvio nos é entregue em uma roupagem única alá Quintana.
Os meus poemas favoritos desse livro são:
? Bilhete
? Seiscentos e sessenta e seis
? Inscrição para uma lareira
? As mãos de meu pai

Paulinha 11/02/2023

Confesso que só leio poesia por causa do clube do livro que eu participo, poesia não é um gênero que eu sou fascinada, mas Mário Quintana consegue ser bem fluido . Confesso não tem como não amar a poesia Bilhete ? e Seiscentos e sessenta e seis.

1 | 2 | 3 | 4